sábado, maio 06, 2023

QUEM CONHECE ESTAS MULHERES ?

- Virginia Cowles (1910-1983)

Correspondente do Sunday Times , do Daily Telegraph e do Grupo Hearst.


- Helen Kirpratrick (1909 - 1997)

Correspondente do Chicago Daily News


- Clare Hollingworth (1911 - 2017)

Correspondente do Daily Telegraph



As mulheres citadas foram correspondentes de guerra em condições dificilimas e correndo muito mais riscos que os seus colegas do sexo masculino numa época em que os jornalistas tinham protecção militar, mas as  jornalistas trabalhavam por sua conta e risco.


Aqui fica a minha homenagem !



24 comentários:

  1. Junto à sua a minha admiração por estas valentes mulheres!

    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como eu esperei que fizesse.

      Estreito abraço, Maria João, tudo de bom :)

      Eliminar
  2. Associo-me à homenagem.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou em boa companhia.

      Abraço, tudo de bom :)

      Eliminar
  3. Não conhecendo fica a minha admiração e respeito por todas elas.
    Beijinho e um Sábado feliz.
    *
    Acordo num silêncio sonhador
    */*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu outro espaço falarei de mais três correspondentes de guerra.

      Abraço, bom Dia da Mãe

      Eliminar
  4. Uma salva de palmas para elas!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Junto-me à tua homenagem, São.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente.

      Amiga, tudo de bom e um abraço

      Eliminar
  6. São,
    Me considero, sem falsa modéstia, um bom jornalista, sempre atento em reconhecer o valor daqueles que ajudam no ato de escrever a História mundial.
    Conheço a biografia destas jornalistas citadas por ti e, acresceria o nome da jornalista norte-americana: “Martha Ellis Gellhorn” (8 de novembro de 1908 - 15 de fevereiro de 1998), que passou seis décadas de vida sendo uma das maiores correspondentes de guerra.
    Um abraço e bom domingo!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Martha Gelhorn será referida num post, já em rascunho, que publicarei no meu outro blogue.

      Gosto de quem reconhece o seu valor sem , por isso, ser arrogante. Não me agrada a falsa modéstia.

      Abraço e tudo de bom

      Eliminar
  7. Son mujeres fuertes. Lindo homenaje. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida!

      Necessária muita coragem .

      O exército israelita assassinou a tiro muito recentemente uma jornalista da Al Jazeera e brutalizou quem participou no funeral, quase fazendo cair o caixão no chão.

      Besos

      Eliminar
  8. Qué valientes!!!
    Mi aplauso para ellas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, de muita valentia, principalmente na época.

      Besos

      Eliminar
  9. Bela homenagem, querida São Que tenhas um dia especial, com muitos miminhos . Beijinhos e a minha sincera amizade
    Emilia 🌹 🌻 💝

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda, amiga!

      Temos que reconhecer o valor de quem o tem, não é?

      Tudo de bom para , abraço grato :)

      Eliminar
  10. Repórteres de guerra, homens ou mulheres, são gente com uma coragem invulgar.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, mas penso que as mulheres são mais vulneráveis.

      Agradeço e retribuo o voto.

      Eliminar
  11. Respostas
    1. Merecem, porque na época a profissão era ainda mais perigosa do que hoje.

      Grato abraço, retribuindo

      Eliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue