quarta-feira, julho 20, 2016

ERDOGAN


Erdogan é o Presidente da Turquia, eleito pelo povo turco. A sua acção tem sido a de cortar cada vez mais liberdades, a de combater os curdos,  a de dar um forte pendor religioso à política.

Os chefes da oposição , uns estão presos e outros no exílio. É o terceiro ou quarto país onde mais jornalistas estão na prisão. A sua sanha contra a liberdade de expressão , chegou ao ponto de exigir à chanceler alemã a prisão de um humorista alemão que , na Alemanha, fez uma rábula sobre ele.

O seu pensamento sobre a Mulher é absurdo e retrógrado, pois não vale nada por si, deve ser obediente  ao homem e funcionar simplesmente como máquina reprodutora. Esta abordagem insere-se na visão mais radical do Islão, pelo que a sua mulher se apresenta em público e em cerimónias oficiais com o véu a cobrir-lhe totalmente o cabelo.

A Turquia insere-se numa zona  de charneira e em ebulição e há muitos anos que pediu a entrada na União Europeia (UE), algo que está cada vez mais longe de acontecer.

Na crise dos refugiados, a desoladora UE que temos fez um acordo estapafúrdio com Erdogan,  dando-lhe milhões e milhões de euros para conter a vaga de pessoas em fuga das guerras que o Ocidente  originou no Iraque, na Síria, na Líbia.

Na passada sexta-feira , as televisões mundiais anunciaram um golpe de estado na Turquia, esmagado em poucas horas...mas, ainda assim, com dezenas de mortos.Até porque o presidente turco apelou à população para ir para a rua defender o regime.

Resultado desta situação : Erdogan faz uma purga à la Estaline em todos os sectores do país.

Neste momento, milhares de militares, juízes e professores foram afastados, presos , castigados. Além disso, exige  a extradição de um clérigo, que acusa de ser o instigador da  intentona, aos EUA, onde este se exilou  há muitos anos.

Como se tudo isto não bastasse, quer instituir de novo a pena de morte.

Incompreensivelmente ou nem tanto, a UE apoia esta criatura invocando o facto de  ter sido eleito. Se ganhar eleições justifica todos os actos, então Adolf Hitler está ilibado, pois também ele chegou ao Poder  por eleições.


Sinceramente, cada vez mais me parece tudo ter sido uma encenação para dar mão livre a Erdogan  na sua escalada para ditador.

Entretanto, já foi decretado o estado de emergência. 

29 comentários:

  1. O mundo esta se enchendo de pessoas assim... bem parecido é Trump aqui nos Estados Unidos, e esta bem perto de poder ganhar...no Brasil esta crescendo a popularidade de Bolsonaro que tem a mesma linha de pensamento de Trump... sinceramente nao sei o que esta acontecendo com o mundo... de onde estao surgindo e tendo seguidores esse tipo de pessoas... devemos temer pelo futuro da humanidade...

    Querida São, aceite um abraço carinhoso pelo dia da amizade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou estarrecida, minha querida, com a provável hipótese de Trump ocupar a Casa Branca, pois representa o que de mais primário em todos os aspectos os EUA têm.

      Como é possível a ascensão de Bolsonaro, meu DEus, num país que sofreu uma brutal ditadura militar recentemente ?!

      A Humanidade encontra-se no período de transição anunciado pelos Maias e eu temo muito que seja este padrão de violência a determinar o futuro.

      Amiga , forte abraço com votos de excelente final de semana

      Eliminar
  2. A Hungria e a Polónia já são governadas por ditadores, têm legislação fascista em matéria de liberdade de imprensa e a Europa mantém-se calada. Isto está a caminhar para um final trágico. E não deve demorar muito tempo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo, o que resta da UE é o invólucro , porque da essência nada existe já...

      E temo muito o futuro, tal como tu

      Eliminar
  3. Há muito ruído no ar mas penso que que a máscara do democrata Erdogan já caiu. Ele está a jogar uma cartada muito alta. A Turquia precisa da Europa mas, simultâneamente, Erdogan sabe que a Europa precisa "dele". O projecto de adesão à UE fica em banho maria até porque a Europa, num mundo em conflito, deixou de "ter voto na matéria", como ele bem sabe. Parece-me que, neste momento, deseja mais poder e mãos livres para o xeque-mate do jogo regional: curdos, Iraque e Síria. Como serão desenhadas as fronteiras no final da guerra?

    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo,, não é entrada na UE que preocupa ERdogan.Pretende, sim, como bem diz tratar outros assuntos à sua maneira,

      Lamentavelmente a defunta UE está só preocupada em derrubar a ESquerda: fê-lo na Grécia e está a fazê-lo agora em Portugal!

      E quando será esse final de guerra?...

      Bom fim de semana

      Eliminar
  4. Um energúmeno...

    Os ''donos da Europa'' são uns pavalhões...

    Beijinho, amiga.
    ~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um patife sem escrúpulos apoiado por gente sem valores - que, para nossa desgraça, estão à frente deste UE defunta e sem norte.

      Abraço, amiga

      Eliminar
  5. O que se passa na Turquia é uma vergonha, o descaramento humano não tem limites.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.
    Andarilhar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma vergonha , tem razão.Mas, para mim, vergonha ainda maior é a cumplicidade da UE neste horror!

      Beijinho

      Eliminar
  6. Os piores ditadores são aqueles que se erguem à custa do voto, numa legitimação supostamente democrática.

    Beijos, São.

    (a cor de fundo da tua página está bastante escura e dificulta a leitura em telemóvel. Não dará para clareiras um bocadinho?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, não há dúvida...


      Quanto à cor, tentei : espero que agora te seja mais fácil a leitura :)

      Abraço

      Eliminar
  7. Mas o problema é quando o Ocidente Livre deixa de apoiar os seus amigos, como Saddam, claro que este justifica-se, pois foi feito com a chancela de qualidade que é Durão Barroso, que sabia onde estavam as armas, afirmou-o, mas a sua carregada agenda nunca permitiu ir ao Iraque mostrar o sítio exato. Por outro lado ele é cofundador do Estado Islâmico e responsável direto pelo terrorismo na Europa, mas por ser um gajo porreiro, ninguém se lembra; deixar cair Erdogan talvez não seja boa ideia, Saddam e Kadafi, foram, têm a qualidade Durão Barroso, mas Erdogan é um tiro no escuro, Saddam e Kadafi, não foram, pois tinham a luz Durão Barroso.

    Os franceses andam a falar de ética e moral em relação a Durão, não que Hollande o Moscovici sejam melhores, mas falar de ética e moral associada ao nome de Barroso, é uma coisa tão estranha, como minhocas com pernas ou iogurte com espinhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. POIS, SUBSCREVO CADA PALAVRA DO TEU LÚCIDO COMENTÁRIO.

      SÓ ACRESCENTO QUE O CHERNE PODRIDO, QUE COMEÇOU ROUBANDO MÓVEIS NO MRPP NA JUVENTUDE, SÓ PODERIA , NA VELHICE, JUNTAR-SE AOS CRÁPULAS JUDEUS DA MAFIA QUE É O GOLDMAN SACHS

      Fica bem

      Eliminar
  8. Ainda há pouco o presidente Obama disse que a democracia deveria ser respeitada ao referir-se à Turquia. Um homem inteligente como é, sabe perfeitamente que a democracia não impera naquele país. É o politicamente correto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porém , o politicamente correcto muitas vezes é de uma hipocrisia insuportável ...

      Bom domingo :)

      Eliminar
  9. Já voltou do " estaleiro" o teu computador e logo com um assunto que a todos apavora. Não sei onde vai parar o nosso mundo; o medo que estes ataques terrorista têm provocado no povo está a levar a extrema direita ao poder, com a promessa de que a " mão dura " e não entrada de emigrantes, trarão mais segurança. Não me admira nada que tenhamos o Trump na presidência dos estados unidos, precisamente pela retórica dele em relação às minorias. Vai ser uma vergonha, mas, infelizmente tenho receio de que isso aconteça. Beijinhos e um bom fim de semana
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trump nos EUA , Marine Le Pen em França, Theresa May em Inglaterra, ERdogan na Turquia, Israel esmagando os palestinianos, os judeus do Goldman Sachs a manipularem toda a economia mundial,a UE sabotando a Grécia e Portugal para não poderem demonstrar que existe alternativa à austeridade, o DAESH criado no Iraque pela estupidez de Bush e aliados ,o Ocidente sem emendar a sua política desastrosa relativamente à Síria....

      Minha querida amiga, penso que a Humanidade está a descer vertiginosamente o abismo!

      Grande abraço

      Eliminar
  10. Estamos a assistir a um novo massacre,com o aval da UE.

    Um beijinho e bom fim de semana amiga São

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SEm dúvida e, para cúmulo e como resposta aos ataques na Europa, intensificam-se os bombardeamentos sobre a martirizada Síria ...

      Que o GRande ESpírito nos ilumine e ajude, amiga!

      Beijinhos

      Eliminar
  11. e a Europa dos "direitos humanos" paralisada pelo terror e pelo medo.

    beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ainda existe essa Europa ?...

      Abraço... e parabéns

      Eliminar
  12. Um fascista da pior espécie, um ser humano repugnante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo de todo.


      Lamentável, o modo como a Europa está reagindo

      Eliminar
  13. Uma ditadura que só pode gerar muita dor e sofrimento!!!
    Bj

    ResponderEliminar
  14. SEM DÚVIDA, PORQUE O MAL SÓ GERA O MAL...


    QUE O DIA SEJA BOM E GRANDE ABRAÇO

    ResponderEliminar
  15. Um verdadeiro facínora!!! Imagem de Hitler, de Estaline, desses monstros adorados pela populaça... Que nojo! (e que medo!!)

    Beijinhos, anyway...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem aparecida sejas!

      Subscrevo as tuas palavras...

      Abraço grande

      Eliminar
  16. Sabes o que penso, através de algumas coisas que vou partilhando e comentando no FB e até em textos que já divulguei no meu blogue. Sobre a Turquia, assistimos a uma total insanidade e a Europa mostra-se completamente impotente. Cada vez mais, o mundo é um jogo de xadrez.
    A minha esperança é que o mundo consiga "produzir" mais pessoas de bom senso do que insanas.
    Bjo, amiga

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue