quinta-feira, julho 04, 2013

KAFKA EM PORTUGAL

Dada a velocidade estonteante com que se têm desenrolado as cenas desta ópera bufa em que o  PSD e o CDS transformaram a política portuguesa nestes  últimos dias, ainda não me atrevera a deixar aqui as minhas inquietações.
 
Vítor Gaspar abandona o Governo censurando Passos e reconhecendo  o total falhanço das suas políticas, deixando o país francamente pior do que estava há dois anos e com milhões de vidas destruídas. Ora  , fora de toda a lógica, Passos - contra a vontade de Portas - nomeia Maria Luís Albuquerque, sua antiga professora e informadora do que se passava no Governo Sócrates.
 
Cavaco , tão furioso com Sócrates por não o ter informado já não sei bem de quê, como se sentirá hoje após as cenas perfeitamente caricatas de dar posse a uma amiga de Passos, de reputação manchada pelos SWAPs , responsável pela privatização da EDP e cujo marido  logo lá foi admitido?!
 
 
Será que também vai acusar Passos de deslealdade constitucional porque este nem se deu ao trabalho de o informar que , desde manhã, tinha na mão  o pedido de demissão irrevogável de Paulo Portas?
 
Pelas 20 H , Passos  faz uma declaração surrealista ao país e declara o sequestro de Portas, porque lhe recusa a demissão.
 
A desfaçatez do PSD no Parlamento, na tarde de 3-7-2013,  é algo de  espantoso. O CDS nem abre boca .
 
Portas e Passos depois de comportamentos  absolutamente inadequados em democracia, reuniram à noite para lançarem uma "nova " coligação.
 
Como Cavaco não quer tomar responsabilidades e tem assumido sem sombra de dúvidas que este é o seu Governo, aceitará  a solução. Sem sombra de vergonha ou remorso por estar a trair o juramento de fazer respeitar a Constituição e de continuar a permitir que um  bando de irresponsáveis continue
a brincar com a nossa vida e a roubar o futuro das próximas gerações.
 
Eu nem peço eleições antecipadas, embora ache essa a solução preferível - sabendo todos os riscos implícitos. Exijo, porém, ao reformado a viver dos meus impostos no luxuoso lar de Belém , que cumpra as suas obrigações e peça ao PSD a indicação de um novo Primeiro-Ministro e a formação de novo Governo dentro da maioria vigente ; ou que forme um Governo de sua iniciativa.
 
Nem Kafka teria capacidade de imaginar tamanho absurdo e situações tão surrealistas!
 
Acho que nem  Nossa Senhora de Fátima nos vai salvar das areias movediças em que as criaturas no Poder - especialmente Pedro Passos Coelho, Paulo Portas e, ainda muito mais, Aníbal Cavaco Siva - estão a afundar deliberadamente Portugal e a população portuguesa.
 
Oxalá me engane. Sinceramente!

29 comentários:

  1. Oxalá te enganes, São! E eu também, já que estou a ver o mesmíssimo filme...

    Bons sonhos!

    ResponderEliminar
  2. São!,
    Que confusão...
    Tenha paciência,
    mas retire lá essa exigência

    É que podemos ter o azar
    do asno a aceitar!

    ResponderEliminar
  3. Depois de declarações quentes e loucas parece que todos acordámos dentro do maior pesadêlo em que Portugal se encontra.
    Continuo à espera que estes meninos irrequietos e irresponsáveis se acalmem e que se "refundam" leis que os punam pelos crimes cometidos.

    ResponderEliminar
  4. Enfim!
    Sabes o que é que a minha mãe diria?
    "Tralha"!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Erro de análise: O país já estava afundado no governo de Sócrates. Depois, a São (que respeito) continua a pensar a política portuguesa como que o país não tivesse debaixo de um feroz resgate. Isto é, Portugal é um protectorado e a política caseira deve girar sob aquele pressuposto. Aliás, é o erro de muita gente.
    Agora, que os últimos acontecimentos são de facto um absurdo e de uma grande leviandade,isso é bastante claro. E é de uma grande leviandade, porquê? Porque estamos na contingência de um 2º resgate e de piorar a situação perante os nossos credores. Cá está!
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  6. Amiga querida; tenho acompanhado toda crise dai e é preocupante mesmo. Mas tenho fé em Deus que tudo vai ficar bem, E que essas mudanças sejam para trazer o sol e a alegria para todos.
    Também atravessamos um período crítico, mas tenho fé em Deus que iremos ficar bem.
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. "Ópera bufa", qué bien definido lo que pasa hoy en el mundo y cómo nos lo cuentan...
    Besos.

    ResponderEliminar
  8. Não foram todos para Fafe exibir-se no congresso dos palhaços?
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Essa gentinha tem que ser corrida à vassourada...
    Todos juntos, conseguiram fazer ainda pior que o Santana Lopes...
    E o sem vergonha do Paulinho das feiras parece que vai para ministro da Economia.
    Irra...! Basta de palaçadas...!!!
    Beijo, querida amiga.

    ResponderEliminar
  10. Ainda não sei nada hoje, pois ainda nem abri a televisão ...mas até e estou com receio de ver os Telejornais.

    Só falta que Portas integre o novo Governo!!

    Beijinhos, TETÉ

    ResponderEliminar
  11. Ai, NILSON, por toda a corte celestial!! Ministro da Economia , o Paulo camaleão???!!

    Isso quer dizer que Álvaro regressa ao Canadá... e a Albuquerque continua nas Finanças?!

    Estes seres são totalmente desavergonhados e têm a cobertura total daquele idiota de Boliqueime!!

    Tens razão, isto é um circo, onde nós pagamos bem caro para assistir!!

    braço grande

    ResponderEliminar
  12. Os Palhaços são profissionais dignos, estes tipos são nojentos.

    Pedro Santana Lopes e Sócrates ao pé desta corja são meninos de coro, caramba!

    Abraço, agora sim, rrss

    ResponderEliminar
  13. Fafe?...Não sei de nada!

    Mas andam a passear pelo país à nossa custa?

    Oh, Deus, quando é que o povo toma ISTO em mão, quando???

    Um abraço, LINO

    ResponderEliminar
  14. Não te preocupes. a alimária vai aceitar sem complicações a "renovada " aliança , pois não quer é maçadas!

    Fica bem, ROGÉRIO

    ResponderEliminar
  15. Pior do que tralha, ROSA, bem pior, porque essa vai para o lixo e estas criaturas continuam no POder , onde foram postas por quem as escolheu não sei como !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Cara São, estou a deixar que a nuvem de pó de arroz da maquilhagem dos palhaços assente um pouco para se poder ver com um pouco mais de nitidez. Irei publicar um comentário no blogue "Do estado das coisas". A situação é tudo menos Kafkiana: Em Kafka, os personagens buscam um sentido e uma esperança para sair das situações absurdas, porém sérias e reais em que se encontram. Ora, estes artistas fabricam o absurdo e o grotesco. Tem mais a ver com Beckett ou Ionesco do que com Kafka.

    ResponderEliminar
  17. Olá, São!

    Ao ponto onde chegámos, já só restam más soluções para daqui tentar sair; qual delas a pior, pois que todas são de resultado imprevisível.

    O nível dos governantes neste país foi ao longo dos tempos caindo tanto, que acabou ao nível desta corja despudorada que agora nos "governa"...o que, sinceramente, não me surpreende.Este estado foi apodrecendo, ficou nas mãos dos corruptos, e agora iremos fazer companhia aos Gregos - que muitos, esfregando as mãos, já vêem como país fornecedor de mão de obra barata.E é isso que também nos resta, já que não acredito em milagres...

    Bom fim de semana; quem gostar de sol e calor, já não perde tudo...
    Abraço amigo, Vitor

    ResponderEliminar
  18. LUÍS, Passos defendeu a penalização criminal dos políticos que prejudiquem o país.

    Assim sendo, pode já começar poe , por Cavaco e por Portas e respectivos núcleos duros - sendo indispensável levar a julgamento Gaspar, Borges, Macedo e Moedas!

    Bom final de semana

    ResponderEliminar
  19. LUCINHA, que sim, que o Brasil consiga aquilo que quer e por que luta: fim da corrupção, política limpa, satisfação das necessidades do povo!

    Aqui, por enquanto, ainda nos encontramos nas jogadas de bastidores, na ignorância do que realmente se passou e passa e com um Presidente da República a proteger assumidamente esta coligação e sem autoridade moral seja para o que for - além de não estar à altura do cargo.

    Bem haja, meu bem!

    ResponderEliminar
  20. É isso, não é , PEDRO?

    Estão a tomar-nos por completos tontos enquanto nos apunhalam pelas costas.

    Abraço forte, querido amigo

    ResponderEliminar
  21. Meu caro, terá pois mais a ver com Ionesco, não contesto.

    Eu sinto-me mais ou menos perdida, porque não me parece que se devam tomar pelo seu valor facial os mais recentes desvarios desta gentinha a quem um Presidente sem capacidade para o cargo que ocupa deixa à rédea solta.

    Quem está no POder , finge que não há crise e , entretanto, todo o nosso sofrimento , que já não resultara em nada de positivo, nestes dais está a ir por água abaixo...

    Lá irei ver o texto, RAFAEL

    ResponderEliminar
  22. Olá, VÍTOR!

    Eu sempre achei que o nosso caminho era o da Grécia, francamente.

    A qualidade da classe política, com raras excepções, é de uma pobreza confrangedora.Incluindo, obviamente, Cavaco Silva.

    E, como bem dizes, agora só temos que aguentar a menos má das soluções. Para mim, isso significaria eleições antecipadas, pura e simplesmente.

    Um bom final de semana , esperando que estejas em franca recuperação

    ResponderEliminar
  23. Nem Kafka é, aquela apresentação de ontem, e o que se segue: as audiências de Cavaco, como se ele já não tivesse dado o okay, não é Kafka, é Júlio Dantas.

    ResponderEliminar
  24. Sim, a partir daquela leitura televisiva de Passos ontem, o reformado de Boliqueime, vai só cumprir formalidades e nada mais,

    Porque tudo agora é só encenação, já que Passos e Portas (realmente o novo Primeiro-Ministro, com 12%)não fariam a estupidez de vir fazer aquele tipo de comunicação se não tivessem garantida a bênção de Cavaco.

    Bom domingo

    ResponderEliminar
  25. Cavaco Silva vive há tanto tempo em cima do muro que qualquer dia despenca dele. Acorda, homem!

    ResponderEliminar
  26. Te enganas, a criatura não vive em cima do muro, desde o discurso de 25 de Abril de 2013 que se assumiu defensor acérrimo desta coligação CDS/PSD , permitindo-se armar em engraçado com a oposição!

    Mas o melhor - e eu fiquei bem satisfeita - é que nem Portas nem Passo o respeitam e fizeram-no fazer figura de tolo. Como, aliás, ele merece, rrrss

    Fica bem

    ResponderEliminar
  27. Ó amiga, esa do governo de iniciativa presidencial é que não, por favor! Seria pior a emenda do que o soneto. Como diz o povo, na sua imensa sabedoria, para melhor está bem, está bem,, para pior já basta assim :-)

    ResponderEliminar
  28. De qualquer modo, meu amigo, será sempre o Governo de Cavaco : este remendo agora proposto tem a "mão atrás dos arbustos" do reformado de Boliqueime...ao menos, assim a responsabilidade seria só da criatura e teria que a assumir perante a população.

    Esta é a exclusiva razão da minha posição.

    Tudo de bom, rrrs

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue