sábado, julho 03, 2010

CRÁPULAS PETROLÍFEROS

"Discutir com executivos do petróleo é uma experiência devastadora.

Trata-se de gente arrogante, convencida que são os donos do mundo, calculista até ao último cêntimo, indiferentes aos aspectos humanos das sua operações.

Rodeados de legiões de advogados e de fiscalistas, sentem-se impunes e acima das regras. Um sentimento que é reforçado por auferirem salários astronómicos e regalias inimagináveis.

Se vai revelar certamente  a atitude descuidada com que as grandes companhias de exploração de petróleo encaram a gestão dos riscos.

É preciso adoptar um regime legal que leve à responsabilização criminal dos gestores, quando for necessário.

Os riscos ligados à extracção em condições extremas, como, por exemplo, a grande profundidade, devem ser melhor avaliados.

É imperativo continuar a insistir no respeito por valores éticos e na salvaguarda do património natural."

                                                          VÍCTOR ÂNGELO
                                                               (Junho  2010)

NOTA:
Tirei a foto em S. Petersburgo (Rússia) em Junho de 2010 :é a fachada das instalações de uma das maiores e mais conhecidas petrolíferas russas.

30 comentários:

  1. Olá São

    Que bom estares de volta!

    Também tinha pensado para hoje uma curta reflexão, no Confessium, sobre o petróleo, mais exactamente o infame caso da BP no Golfo do México. Irei também brevemente continuar com a reflexão sobre este tema, propondo dados para uma avaliação de quem é quem neste imenso universo de interesses.
    É tão triste constatar que chegados ao século XXI ainda olhamos para nós humanos como mercadoria...

    Bom fim de semana e dá notícias.

    Abraço e muita saudade

    ResponderEliminar
  2. Excelente denúncia.
    LUIZ

    ResponderEliminar
  3. Fazes bem em falar acerca dessa infâmia da BP. Tanto mais que o seu responsável máximo acha que já gastou tempo demais com o derrame!!!

    Muitas saudades, meu querido!

    ResponderEliminar
  4. Se acham os donos do mundo...uma coisa te digo, querida São, os grandes só são grandes, porque estamos de joelhos.
    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Muito bem dito, até porque alguns estão de rastos...

    Um grande abraço, querida.

    ResponderEliminar
  6. O dinheiro que jorra negro das entranhas da terra e o poder que isso acarreta para quem explora as jazidas, deslumbram muita gente e fazem-nos pensar que os fins justificam os meios. O Obama percebeu isso da pior maneira.
    Abraço do Zé

    ResponderEliminar
  7. cara São
    regressaste! fico feliz!
    com relação ao post.. definitivamente eu ainda me pergunto o que eles esperam!


    beijos

    ResponderEliminar
  8. Estrarão esperando ainbda maiores tragédias para tomarem medidas?!

    Bom fim de semana, Caro ZÈ.

    ResponderEliminar
  9. SERGINHO,obrigada!

    Também faço essa pergubta: que esperam os Governos para actuarem?!

    Bom final de semana.

    ResponderEliminar
  10. lindo! um testemunho real, sempre e cada vez mais em dia!
    o que somos nós? simples moeda de troca dos ditos senhores que crescem cada vez mais...
    politiquices e aspectos económicos mundiais que não gosto de falar, xará linda, prefiro temas suaves, que "doam" doutro modo...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Há muito tempo que se dizia que o petróleo era uma fonte de energia com fim á vista. Pura mentira, diz-se hoje. Eu estou convencido e mais do que isso que o petróleo não é inesgotável. Pelo menos em tempos muito longos. Chegar-se-á a altura em que os produtores de petróleo o hão-de comê-lo amassado com areia.Ou talvêz hão-de dar a volta a esta bola e fazêla ir pelos ares. A maldição está sobre nossas cabeças. Todos nós somos culpados. Espero desaparecer deste planeta muito brevemente, para não assistir a esse apocalipse.

    ResponderEliminar
  12. GAIVOTINHA, uma tristeza o que nós vemos por esse mundo fora. Particularmente quando o luxo e a ostentação são desmesurados e conseguidos à custa de sofrimento alheio!!

    Um abraço fraterno, querida xará.

    ResponderEliminar
  13. Meu querido amigo JOÂO, não gosto de te "ouvir" afirmar essa tua vontade de te ires!!

    Se alguém deve escafeder-se não és tu , de certeza, mas sim os canalhas que nos exploram!!

    Um abraço muitoooo grande, amigo!

    ResponderEliminar
  14. O afâ do dinheiro sobrepõe-se a tudo e a todos.
    Parece-me que foi Honoré de Baldac que disse:
    "Por trás de uma grande fortuna está um grande crime".
    Veja-se como "migalhinhas" russos se transformaram em poderosos do petróleo. Mas só os que "compraram" e "venderam" os favores do e ao governo russo.
    Quem não bajulou, como Mikhail Khodorkovsky (parece-me que se escreve assim) vai apodrecer na prisão, um dos maiores milionários do petróleo que comprou as terras por uma bagatela.
    Outros fugiram e os que mant~em alguns laços, estão a tentar fugir com o dinheiro, caso do Abramovich (do Chelsea).
    Será que algum de nós no caso deles tomaria uma atitude diferente?
    O dinheiro compra tudo, até a saúde ... e alguns são mentalmente débeis.

    Um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  15. E no entanto, todos andam de popó ou têm casa com luz eléctrica, mesmo os que viram a luz do "como fazer bem". (As mudanças só podem ser introduzidas pelo "consumidor inteligente", e há de tudo: pneus inteligentes, casas inteligentes, telefones inteligentes, semáforos inteligentes etc. etc. etc., - mas consumidores inteligentes não há, nem nunca serão feitos.

    Já percebi esta tendência que notei para a malta andar na opção preto para o blog: a Isabel dos Santos anda a comprar blogs (já comprou grande parte de Portugal mais coisa menos coisa). good domingo

    ResponderEliminar
  16. Minha amiga. Assisti (fui obrigado a ouvir, pois os "porcos" falavam bem alto)dentro de avião numa viagem a Milão, feita em executive, a conversa entre um recente Administrador de uma companhia petróleos e seus secretários, que metia nojo.
    O pedantismo e o novo riquismo de mãos dados com a democracia e as nomeações por agentes partidários...

    beijokitas

    ResponderEliminar
  17. Olá São!

    Estando nosso modo de vida, e "civilização" - tal como hoje a conhecemos - dependente da utilização do petróleo, é inevitável que quem o detém se sinta senhor do mundo - e disso tire partido.O resto, tudo decorre daí.O poder corrompe, e não falta quem se ponha jeito para ser corrompido.É uma realidade, ainda que dela discordemos, profundamente.

    Beijinhos.
    Vitor

    ResponderEliminar
  18. Meu caro JOSÉ, aos onze anos um meu professor de liceu fez-me saber que todas as pessoas têm preço.Talvez seja verdade, mas, por enquanto, eu ainda não o tive.Tenho que confessar, porém, nunca ter exercido cargos onde me pudessem oferecer quantias fabulosas para favorecer fosse quem fosse.No entanto...

    E , de facto, não creio em fortunas totalmente limpas.Principalmente, depois de ter visto na semana passada a onstentação, o luxo e a desmesura de toda a Côte d´Azur, com destaque para o Mónaco!

    Uma boa semana, meu caro.

    ResponderEliminar
  19. Meu caro TÀXI, o negro foi por puro acaso, pois não entendo nada destas coisas, rrss , e se fosse a Isabelinha ( eis uma das fortunas bem culpadas que por aí andam) teria ao meu dispor alguém que me tratasse desta fera indomável que é, para mim, o computador( ou qualquer tipo de máquina, diga-se de passagem, rrrss)

    Sim, nãi posso deixar de concordar na crítica que fazes a quem consome...mas o facto não implica desculpabilizar as companhias petrolíferas( e outras).

    Boas corridas.

    ResponderEliminar
  20. Meu estimado ZÈ, ontem ouvi um conselheiro de Estado escolhido pelo nosso inteligente Presidente da República a defender que essas "pessoas de muito talento, têm que ser incentivadas e recompensadas"!!!

    Eu só não entendo é porque razão eu tive que sobreviver exclusivamente do meu ordenado de funcionária pública( com várias funções)e ainda assim sou acusada da falência do país!!!

    Um nojo, meu amigo, um verdadeiro nojo o que esta sociedade se tornou. Não foi para ISTO que vibrei tanto com o fim da ditadura, francamente!

    Um abraço grande, Zézinho.

    ResponderEliminar
  21. Meu caro VICTOR, não posso deixar de concordar com a análise. Porém, nada obriga a que a realidade seja assim e é por essa mudança que temos que lutar o mais possível.

    Meu abraço amigo.

    ResponderEliminar
  22. Estimada Amiga:
    Um post admirável com uma mensagem preciosa: "...É imperativo continuar a insistir no respeito por valores éticos e na salvaguarda do património natural..."
    Tem razão, o petróleo e, as suas companhias, são os maiores detentores de todo o dinheiro do mundo que comanda as nossas vidas.
    São insensíveis aos valores patrimoniais por mais significativos que eles sejam.
    Arrasam tudo o que têm pela frente sem olhar ao que destróiem.
    Parabéns. Um post pertinente, em que quem vence sempre é o mais poderoso com interesses financeiros e que "governam" o Planeta, sem olhar à maciça força do que destróiem de precioso para as pessoas.
    Abraço amigo de um respeito imenso.
    Com admiração constante e SEMPRE.

    pena

    Excelente, amiga.
    Bem-Haja, pelo texto fabuloso.

    ResponderEliminar
  23. os dos petróleo... dos diamantes... da droga... da bolsa.

    ... e tutti quanti!

    abraços

    ResponderEliminar
  24. Meu querido e considerado PENA, a força dos interesses - sejam de que ordem forem - aí estão sobrepondo-se aos direitos das pessoas e sob o olhar complacente de quem pratica e beneficia com a corrupção!

    Deus o acompanhe e aos seus.

    ResponderEliminar
  25. também dos minérios...das florestas,...enfim, ...
    Uma boa semana, caro HERÉTICO.

    ResponderEliminar
  26. Ah, o blog de roupa nova! Muito bom!

    Quanto ao post, é isso mesmo. Eles são os que mandam e desmandam, mas ainda hão de cair do cavalo rs... É o que espero.

    Beijos na alma e uma ótima semana!

    ResponderEliminar
  27. Gostou da roupagem? Te agradeço, amiga!

    Também acredito que se irão esbodegar do cimo da sua arrogãncia, sim!

    Um abraço apertado.

    ResponderEliminar
  28. ROSAMARELA FICA VERDE DE RAIVA E FÚRIA COM PATIFES DESTE JAEZ.

    ResponderEliminar
  29. As pessoas com decoro ficam indignadas, claro.
    Boa semana.

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue