segunda-feira, maio 17, 2010

DIA INTERNACIONAL CONTRA A HOMOFOBIA

Após o pastor alemão , na passada semana em Fátima, se ter posicionado contra o aborto e ter defendido como único casamento possível ( e indissolúvel)o de um homem com uma mulher; e de o Secretário de Estado do Vaticano ter afirmado publicamente existirem provas científicas de que a pedofilia está relacionada com a homossexualidade, mas não com o celibato; e sendo hoje o derradeiro dia de Cavaco Silva se pronunciar sobre a lei que passará a permitir em Portugal o casamento de duas pessoas de sexo igual...que sinal será dado?!

Temos que esperar, até porque está anunciada uma comunicação do Presidente da República ao país às 20, 15H.

Nota:
Tirei a foto no Cairo(capital do Egipto)em Junho de 2008.

ADENDA
Embora a contragosto , Cavaco Silva teve o bom senso de promulgar a Lei.

De qualquer modo, não percebo a necessidade de uma comunicação ao país por causa do assunto. Aliás, o mesmo se passara já relativamente ao Estatuto dos Açores.

Pergunto: quando achará o sr. Presidente indispensável falar toda a verdade acerca do momento crítico em que Portugal está afundado?!

40 comentários:

  1. Será el combate ético que tendremos que dar en las próximas décadas.
    Besos.

    ResponderEliminar
  2. Penso que já estou cansada de tanta exclusão, tantos rótulos, preconceitos. Já não seriam tempos para tolerancia, fraternidade e paz?
    Penso que dá vontade de parar de olhar em torno, parar de ver o que acontece.
    Essa deve ser a grande vantagem que levam os monges e monjas ou os loucos

    ResponderEliminar
  3. Tenho um "feeling".

    Que logo à noite o Prof. Dr. Eng. Cavaco Silva via justificar o seu veto, ou será que fará o contrário muito a contragosto?

    Pessoalmente não tenho nada contra mas gostava que "eles/elas" também pudessem adoptar as crianças desamparadas e institucionalizadas por falta de quem as queira.

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. No comentário anterior quero dizer "vai" em vez de via.

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. o mundo muda a passos de tartaruga... quem sabe... nada me surpreende

    ResponderEliminar
  6. Minha querida amiga.

    Vamos sonhar pelo menos por um dia que o mundo está cor de rosa, que a banda do Xico desceu à cidade e vai percorrer todas as vilas e Aldeias deste Portugal desgraçado, que todos vão à janela para aplaudir quando ela passar e acenamos com lenços, bandeiras de corres berrantes, mas livremente de espontânea vontade.
    E se entretanto tivermos a noticia que os abutres, que nos desgovernam, fugiram, morreram, ou foram presos, daríamos então gritos de alegria, porque iam acabar as empresas de trabalho temporário. Se isto não é a exploração do homem pelo homem, então que classificação têm estas empresas(?).
    jinhos

    ResponderEliminar
  7. E será que falará disso e/ou da crise?

    LUIZ

    ResponderEliminar
  8. mais preconceitos a varrer... mais um assunto em discussão, tão abrangente e chedio de burocracias teimosas
    pode ser que sim...
    depois das 20, a gente falará, xará linda!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Minha querida Irmã

    Estou esperando ansioso, aqui de bem longe, as notícias sobre o discurso do... Senhor Presidente da República. Contudo... Contudo, acho suspeito que ele tenha que vir anunciar o seu veto ou promulgação em discurso à Nação. Justificar-se?!

    Se ele pensa em fazer isso com cada lei que for a promulgar ou vetar, melhor será desenterrar o modelo das "Conversas em Família" do Marcelo Caetano. Acho que lhe assentaria como uma luva.

    Um beijo e até logo

    ResponderEliminar
  10. Infelizmente não é só o Cavaco que professa ideias tão retrógradas, porque o caso da professora de Mirandela está aí para nos recordar que as mentalidades ainda são o que são.
    Abraço do Zé

    ResponderEliminar
  11. Fico sempre um pouco temerosa sobre essa liberdade que precisa de leis para garanti-la.
    Abração e boa semana.

    ResponderEliminar
  12. Sim, devemos acabar com os preconceitos e as discriminações.
    Te abrazo, PEDRO mio.

    ResponderEliminar
  13. Eu espanto-me como é que ainda existem craituras preocupadas com a maneira como as pessoas vivem a sua própria vida!!

    Uma felzi semana, DONA.

    ResponderEliminar
  14. TITE, eu pensei também que ele vetaria, mas ...afinal lá promulgou.

    Quanto à adopção, não tenho nada a opor. Mas toda a gente tem que estar consciente de que a adopção é uma tentativa de resposta ao direito que cada criança tem de ter uma família que a ame e cuide. E não um direito dos adultos seja qual for a sua orientação sexual!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Parece que desta vez, Cavaco atinou.

    Abraços, SERGINHO.

    ResponderEliminar
  16. Promulgou, mas fez o discurso mais miserável e homofóbico que ouvi a um político desde o 25 de Abril.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  17. Caramba que a "vaca tá indo pro brejo" no país e vão votar casamentos de homossexuais? O que o casamento assegura na prática?? Que possam dividir bens e receber seguros de vida e pensão pos morte, certo? Para isso basta irem a um cartório e assinarem um contrato. Agora se a ideia é, com a lei serem aceitos na sociedade não é o casamento que vai mudar isso. As pessoas aceitam ou não, com papel ou sem papel. No prédio do meu filho o síndico vive em união de fato com o outro rapaz e ninguém tem nada com isso e o homem é respeitado pelo que é. Por alguns, não todos. Se fossem casados não mudaria nada, entendem o que eu quero dizer? O caso não é o papel e sim a atitude de quem está em volta e isso ninguém muda, infelizmente.

    Agora, vir o Presidente da República em cadeia nacional (ou não) falar sobre isto na atual situação em se encontra a Nação, desculpem mas é ridículo. E eu posso falar porque tenho intereses aí!

    Desculpa, São, se me estendi.

    ResponderEliminar
  18. Ai meu Deus que me estendi mesmo e olha, São, ainda acho que teria ficado muito lindinha de "anjinha". hehehe

    ResponderEliminar
  19. Posso estar sendo preconceituoso, mas sou da opinião que, se não todos, a grande maioria dos homofóbicos são, no fundo, homossexuais com medo de assumirem para si mesmos.
    Que fique claro, não tenho absolutamente nada contra a opção sexual de qualquer pessoa. Mas abomino a hipocrisia de muitos.
    Beijo!

    ResponderEliminar
  20. Salve! São

    O cidadão Cavaco Silva foi à televisão mostrar o quão arrogante, homofóbico e preconceituoso é.

    Aprovou com cobardia e depois se desculpa com a harmonia nacional. Hum!... Ele que anda sempre fazendo queixinhas e botando uns contra outros...

    Enfim... uma vitória política, que não sei se os homossexuais irão poder desfrutar tranquilamente em paz e harmonia. Do que sabemos deste Presidente da República já podemos contar com o pior de discriminação e perseguição.

    Um longo abraço, Amiga-Irmã

    ResponderEliminar
  21. ZÉZINHO, amigo meu, vamos, penso, de mal a pior. Agora temos um Presidente que, de modo cínico, pensa na sua reeleição de maneira exclisiva, pelo que as suas convicções vão às malvas!

    Sabes que uma dessas vergonhosas empresas de trabalho temporário recrutou pessoas de boa apar~encia e resitência física para agitarem bandeirinhas e gritarem vivas ao pastor alemão?...Eu só gostaria de saber quem encomendou - e pagou! - isto: a igreja e/ou o Estado?

    Um abraço grande.

    ResponderEliminar
  22. Minha querida xará para mim Cavaco tem uma agenda completamente errada: porque não fala ele ao país da tremenda aflição em que todos economistas dizem estarmos metidos?! Será porque também tem responsabilidades graves na situação?

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  23. Amigo , mas alguém esperava um discurso diferente, sabendo-se quais as características da criatura?!

    O que eu receio é que numa nova maioria, a Plataforma Cidadania e Casamento concreize o que ontem ameaçou: fazer rever a lei...e se este presidente ainda estiver em exrcício ( e ele está cuidando disso), não sei , não, como vão ser as coisas!

    As conversas em família não serão resuscitadas, só porque Cavaco simplesmente fala de Lima, de homofobia e dos Açores, isto é, só de que lhe interessa pessoalmente!

    Um abraço saudoso.

    ResponderEliminar
  24. Caro ZÉ POVINHO, as mentalidades não se mudam nem por decreto nem muito rapidamente, infelizmewnte.

    E em Portugal o machismo e o preconceito têm fortes raízes, até porque o catolicismo ainda tem muita força...como agora se viu.

    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  25. Pois é, CLARICE, não é a legislação que acaba com o preconceito...mas pelo menos o Estado dá um sinal positivo no seu combate.

    Claro que não é o caso do Presidente da República, que deixou clarissima a sua posição preconceituosa e homofóbica.

    Um beijinhos.

    ResponderEliminar
  26. O discurso foi tudom isso e mais ainda: foi cínico e calculista.

    Mas outra atitude não seria expectável deste senhor que os portugueses escolheram para Presidente, apesar de o terem vários e duros anos com primeiro-ministro.

    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  27. PITANGA , menina "anjinha"( que ficarias bonita, não duvido, rrs), o tema do casamento homossexual vinha já da legislatura anterior: ontem foi só o término.

    Penso, como tu ,que não é o casamento o mais importante na relação afectriva de heterossexuais ou homossexuais.

    E disse-o desde os meus 17 anos, provocando escândalo num Portugal sob ditadura.

    Quanto à comunicação do Presidente, pois também acho ridículo que se tenha dado ao trabalho de afazer n. Principalmente quando mantém uma mudez de chumbo acreca da crise em o país se encontra!!

    Um abraço.

    Ah! Podes sempre escrever tudo quanto queiras e com o tamanho que achares necessário, linda.

    ResponderEliminar
  28. E geralmente são esses encapotados os que mais perseguem quem tem a coragem de se assumir!!

    Um abraço para si e sua LOba.

    ResponderEliminar
  29. também eu reciei o veto presidencial. depois da visita do Papa

    abraços

    ResponderEliminar
  30. *
    eu aprovo,
    cada um que faça o que quiser,
    ,
    São,
    porém para equilibrar o debate,
    quando eu casei,(há muitos anos)
    convidei um amigo meu, gay,
    amizade que continua, recusando o
    convite, afirmando que casar
    era sinónimo de Burguesia,
    hoje senti que estava feliz,
    o que me agradou, embora ficasse
    sem saber, se mudou de ideias ou se
    aburguesou está claro não vou perder
    a sua amizade, perguntando-lhe !!!
    ,
    serenas conchinhas, deixo,
    ,
    *

    ResponderEliminar
  31. A comunicação ao país foi ridícula.
    É um presidente fraquinho, mas eu já o sabia desde que foi 1º ministro.

    Para além disso, entrou em contradição. Andoa a apregoar aos quatro ventos que a situação em Portugal não era assim tão má como isso e ontem flou da "situação dramática" onde nos encontramos...

    Beijos.

    ResponderEliminar
  32. Graças a DEus , nos enganámos ambos.

    Beijinhos, HERÉTICO.

    ResponderEliminar
  33. Meu POETA, se calhar aburguesou-se uo talvez se tenha deixado influenciar por casamentos de bom resultado, rrss Quem sabe?

    Para mim, o casamento é dispensável, mas se querem casar....pois casem!

    Um abraço , companheiro.

    ResponderEliminar
  34. Caro NILSON, por ter a opinião que tens é que me parece que ,ao fim e ao cabo , o povo português merece tudo quanto lhe acontece...
    Beijos.

    ResponderEliminar
  35. O Cavaco Silva deve tanta explicação ao povo e cadê que faz?

    Muito obrigado por comentar no blog "A questão e A Resposta". Comecei então com o pé direito com seu afortunado comentário!

    Beijos

    ResponderEliminar
  36. A melhor maneira de agradecer é ir espreitar8e comentar) no "SÃO", rrss E muito êxito para esse seu novo espaço, viu?

    Cavaco como sempre gere a sua imagem pois , embora o negue, é político profissional!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  37. Olá São!

    O homem quis agradar a gregos e troianos - fazer o pleno ; as eleições estão à porta ...

    Beijinhos.
    Vitor

    ResponderEliminar
  38. Pois foi...e ainda ele diz que não é político, imagina!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  39. O que eu queria ver, era um neto, ou bisneto de Cavaco casar com um Paulão ou um Ramón, inevitavelmente irá suceder.

    ResponderEliminar
  40. rrrss rrss

    Pois, pois...eu tenho igual dúvida: que faria Cavaco ou quem o apoia se lhes calhar na família?

    Beijinho.

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue