quarta-feira, julho 30, 2008

SIDA EM PORTUGAL


Acabo de saber que a Organização das Nações Unidas considera que em Portugal existem trinta e quatro mil pessoas infectadas com HIV.


Sabe-se também que o número de mortes baixou, mas em contrapartida o número de infecções aumentou.


Face a esta preocupante e triste situação, o Bloco de Esquerda exige à banca a não discriminação dos seropositivos.


Quando os primeiros casos apareceram a nível mundial foi o pânico e o terror, com consequências bem gravosas para os doentes e não só.


Claro que a nível religioso declarou-se logo que se tratava de castigo divino pela licenciosidade de costumes e perda de fé da vida actual.


Depois circunscreveu-se a doença aos designados "grupos de risco", com principal incidência nos homossexuais.


Ninguém se lembrou do flagelo representado, muito tempo antes, pela sífilis.

Esta grave doença apresentava as mesmas características: não tinha cura, transmitia-se por relações sexuais, passava da mãe para a sua criança e as consequências eram terríveis.


A sua aparição em Portugal deve-se, segundo a convicção de algumas pessoas, ao abuso sexual dos meninos da Casa Pia pela comunidade homossexual norte-americana, transmitindo-se depois aos abusadores portugueses.


De qualquer modo, já se sabe há longo tempo que a doença se prende, isso sim, com comportamentos de risco.
E, muito francamente, são esses comportamentos arriscados que me parece não terem sido diminuídos minimamente por todas as campanhas de informação e prevenção levadas a efeito durantes anos e anos no nosso país.
Há ainda o facto de só muito poucas pessoas assumirem publicamente a sua condição de doentes. E é esta atitude compreensível, pois a discriminação ainda está aí bem patente, desgraçadamente.
É também necessário que quem é portador da doença se responsabilize pelos seus actos e tenha a perfeita consciência de que é seu estrito e inalienável dever proteger as demais pessoas , particularmente as mais estreitamente relacionadas consigo.
Espero sinceramente a melhoria das condições de vida das pessoas doentes e um maior sucesso das campanhas contra a doença.
Espero igualmente que o novo fármaco Raltegravir, a ser comercializado no nosso país muito em breve, confirme as expectativas, isto é, reduzir o Vírus a níveis baixíssimos..
Antes de acabar , quero agradecer o magnifico trabalho da minha cara amiga Isabel F. que , generosamente como sempre, me ofereceu o gosto de aqui enriquecer este meu texto.
Para aprofundar o tema e acompanhar o testemunho real de quem vive dia a dia com a doença , recomendo uma visita ao Sidadania.
Qualquer dos endereços pode ser encontrado aí ao lado , nas Netamizades.
Tenham um dia bom!

54 comentários:

  1. Não será a não discriminação por parte da Banca aos seropositivos que lhes irá melhorar a vida. Será apenas uma gota a retirar do copo da segregação a que estão votados, e com poucos efeitos práticos. No caso de créditos à habitação, por exemplo, serão sempre obrigados, tal como todos, a fazerem o teste, e como convencer uma máquina de fazer dinheiro que quem está à sua frente é uma pessoa e não um indíviduo com a esperança de vida reduzida ou ameaçada?

    ResponderEliminar
  2. Tens razão, mas por algum lado teremos que (tentar) começar...
    Parece-me que a nossa sociedade está, como tão bem referes, a ser confiada a máquinas que nos transformam em simples números.
    Fica bem.

    ResponderEliminar
  3. Olá amiga.As mortes diminuiram mas a infecção continua se propagando,um fato realmente lamentável.bjtos.Nile.

    ResponderEliminar
  4. Bem vinda!
    A doença é imparável, parece!
    Espero seu regresso.
    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  5. São
    A doença é imparável como muito bem dizes, graças ao egoismo que grassa na sociedade, e á falta de respeito pela pessoa humana, e por si própiros.
    Sobre a proposta do BE vêjo-a como mais um fay-divers a que o BE nos habitoou, pois se outras medidas a montante forem tomadas, pura e simplesmente esa deixará de existir.
    Quanto a mim tudo tem de começar a partir de uma grande campanha de informação, e educação para a prevenção, e controlo e assistência dos infectados.
    Cabe ao SNS essa tarefa, de um verdadeiro estado de direito social.
    Amiga vale a pena recordar o velho ditado" Para grandes males, grandes remédios", com este poste estás a prestar um grande serviço cívico.
    Obrigado por isso.
    Abraço amiga

    ResponderEliminar
  6. *
    respeitosa
    prosa . . . a tua,
    ,
    bem-hajas,
    ,
    conchinhas
    ,
    *

    ResponderEliminar
  7. En España tamén temos moitas persoas afectadas por esta terribel enfermidade, afortunadamente cada vez son menos e están mellor atendidas. O que non sabía era que eran discriminadas por parte da Banca, realmente lamententable. Bicos

    ResponderEliminar
  8. Olá São!
    É de facto lamentável que ainda exista tanto desconhecimento e equívocos relativamente à Sida e ao modo como se pode propagar. E não é por falta de campanhas e palestras, que o número de infectados continua a aumentar, é muitas vezes por acharem que só acontece aos outros. Para quê protecção...
    tem um bom dia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. São

    O flagelo apareceu, como um vulcão. A partir daí começou logo o trabalho de cientistas. O fenómeno, com esse e uma luta pela consciêncialização das pessoas tem-se atenuado. Menos vidas, que se perdem e a possibilidade desta continuar activa. A SIDA, tenho fé, será irradicada, mas parece ainda estarmos longe.
    Daniel

    ResponderEliminar
  10. Repugna-me ver que em determinados países se restrinje a circulação de seropositivos.

    Um dos items do novo formulário para a aquisição de visto de entrada nos Estados-Unidos é precisamente esse.

    ResponderEliminar
  11. Excelente post sobre um assunto que nunca é de mais ser lembrado.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Oi meu amigo São.
    Muito obrigado por seus comentários em meu cantinho.
    Um belo texto, explanando sobre essadoença que é a aidis.
    bom fim de semana com muita paz e amor em seu coração.
    Mil beijos para vc.

    Regina Coeli.

    ResponderEliminar
  13. São,
    muito bom post, os debates sobre assuntos atuais devem está sempre em pauta.

    Grande e carinhoso abraço.

    ResponderEliminar
  14. Este es un de los tantos males sociales que azotan a la humanidad.
    Debemos mejorar la educación, eliminar la promiscuidad, prevenir y no discriminar.
    Esperemos que la solución llegue pronto.
    Besos mi querida amiga

    ResponderEliminar
  15. Olá querida São, li com muita atenção o teu texto e concordo totalmente com ele... Beijinhos de carinho,
    Fernandinha

    ResponderEliminar
  16. Querida amiga.
    Foi com muita atenção que li a sua reportagem sobre a SIDA. Está muito bem esplanada, no entanto há uma situação que os próprios cientistas, talvêz tenham uma grande parte da culpa. Raras são as pessoas que abordaram o sindroma e, teeem rebuço em dizer como apareceu esta doença. Já me debrucei um pouco sobre ela e, cheguei a uma conclusão que, pode muito bem estar errada, que é a seguinte:- A SIDA não apareceu por acaso. Deve-se sim a experiências laboratoriais mal sucedidas. Não interessa divulgar? Os maiores casos de SIDA desenvolveram-se nos países menos desenvolvidos. Todos nós sabemos que muitos povos comem primatas e, quanto a mim esta doença começou nos primatas laboratoriais. Veja-se o caso da Mixomatose dos coelhos, a coxidiose nas aves entre outras. É grave a propagação da doença. Realmente poucos se lembram das doenças venérias mas, hoje ainda continuam. Há também a promiscuidade que tem a sua quota parte. Uma coisa é certa, não podemos nem devemos descriminar as pessoas por terem adquirido essa terrível doença. Também nos cabe persuadir as pessoas sobre todos os cuidados a ter com a libertinagem. Quanto ao nível religioso, nem quero falar, basta estar atento aos noticiários e, temos logo o espelho dos "vampiros". Um beijinho João

    ResponderEliminar
  17. é uma vergonha adiscrimanaçao mas nós também temos responsabilidade porque nao tamos a falar de uma doença que fica longe senom que provavelmente haja alguém perto de nós que precisa essa mao amiga que nao fuja dele. a educaçao começa por nós e perder os medos também. beijos

    ResponderEliminar
  18. Vou de férias.
    Só devo regressar a 22.
    Levo o portátil e talvez ele não se recuse, em férias, a trabalhar.

    Nem de propósito.
    Não é sobre a SIDA, mas sobre o comportamento criminoso do Vaticano.
    O nº 2 veio anunciara novos pecados.
    Eu pouco percebo destas máquinas e só escrevendo directamente é que sei que sai.
    A minha filha programou para amanhã os novos pecados.

    Já me apeteceu perguntar para o Vaticano se utilizar um preservativo roto, numa relação sexual, é considerado crime.

    Gosto de ler os posts e os comentários ... sou um pouco desbragado e não poupo ninguém.
    Mas há por aqui quem nem leia nada e comente.

    Desculpe intrometer-me, mas sinto os dedos crescerem para os correr, eu que nada tenho a ver com o que se passa na casa alheia.

    A SIDA um dia terá cura, quando aparecer outra doença pior ...

    A vida na Terra tem que ser controlada ... mas desta maneira e a este ritmo, daqui a uns anitos, serão só chineses e indianos ...
    Mas já cá não estou ... que se arranjem!

    Que ajudas tem um seropositivo?
    Que tratamentos tem á disposição e com que frequência?
    Que incentivos para uma vida mais saudável?
    Tenho a impressão que se atirou com um número só para calar as instâncias internacionais, como se fazia no Instituto Nacional de Estatistica - Centro de Emprego.


    Até já!!!

    ResponderEliminar
  19. Este é um flagelo só travado com a ausência de comportamentos de risco.

    Há pessoas negligentes, que os conhecem mas não fazem caso "perdoa-se o mal que faz pelo bem que sabe"!
    Há os que os desconhecem e a quem urge dar a conhecer: campanhas de informação são muito precisas, sempre!
    E há os que, de má fé, contaminam os os outros...

    Prevenir é sempre a melhor solução!

    Mas, depois do "mal feito", a sociedade tem que aprender a não descriminar.
    Afinal, quem é que garante que não estamos todos sujeitos?

    ResponderEliminar
  20. pois...

    e eu contra mim falo...



    joão

    ResponderEliminar
  21. Amiga São,

    Obrigada pela sua visita ao meu blog,
    pelo simpático comentário à minha pintura Alentejo. Graças à sua visita
    fiquei a conhecer o seu blog que passarei a visitar com muito prazer.

    Abraço
    Adelaide

    ResponderEliminar
  22. É, a pior síndrome é a do preconceito mesmo.
    E não é por falta de informação que a doença se espalha, acredito que seja por culpa do pensamento "Ah, comigo não vai acontecer".
    Está aí o erro!
    Bom restinho de semana pra tí, querida!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  23. E o que vão dizedo os últimos estudos é que o grupo onde maior número de infecções se dá é junto dos heterossexuais.
    Sempre oportuno este assunto.
    Beijos, São

    ResponderEliminar
  24. São!
    Que bom passear neste teu blog, voltamos a nos sentir humanos. Lembro-me, quando em 1985 tive um amigo morto por esta praga. Até os pais, ignorantes, tinham medo de chegar perto do caixão, queimaram todas suas roupas e pertences... Eu, que ajudei a cuidar dele, até o final, pois todos tinham medo, passei um bom tempo sem que me dessem a mão ao cumprimentar.
    O preconceito e o descaso matam mais que a própria doença.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  25. Sei que sabes que o meu silêncio não significa esquecimento.
    Tem sido apenas cansaço.
    Muitas saudades e tem um excelente fim de semana.
    Este tema é importante e talvez não se tenha feito tudo para que o flagelo abrandasse.
    Ao que julgo saber, grande parte da população portuguesa, quando inquirida sobre o assunto, confirmou que a grande maioria não toma providências nos actos sexuais, embora não seja o único meio de contrair o vírus.
    É preciso falar-se mais, e é preciso que os nossos governantes tenham disso consciência, o problema é que não parece que tenham...
    Um abraço e um beijinho
    António

    ResponderEliminar
  26. POESIA NO POPULAR
    Muito grata pelas tuas amáveis palavras de apoio, amigo.
    Quanto ao restante , estou de acordo.
    Temos que ter um Serviço Nacional de Saúde de qualidade e com meios à sua disposição.
    Bom final de semana.

    ResponderEliminar
  27. POETA EU SOU
    Te agradeço, Nazareno!
    Bom final de semana.

    ResponderEliminar
  28. TERTULIAS PARA PEROGRULLOS
    Infelizmente, a SIDA grassa por todos os países e os preconceitos também.
    Mas fico satisfeita por saber que em Espanha as coisas estão melhorando.
    Bom final de semana.

    ResponderEliminar
  29. ISABEL SANTOS
    Infelizmente, também é verdade essa irresponsabilidade, que também foco no texto.
    Bom final de semana.

    ResponderEliminar
  30. DANIEL
    Também me parece que, tal como a sífilis e a tuberculose, acabará por ser erradicada.
    Bom final de semana.

    ResponderEliminar
  31. SALVOCODUTO
    O quê?! Incrível!!
    Mas talvez não seja tão surpreendente, pois se perguntam qual a religião...
    Bom final de semana.

    ResponderEliminar
  32. NILSON BARCELLI
    Como é bom estarmos cem por cento de acordo quanto á importância do tema!
    Bom final de semana.

    ResponderEliminar
  33. terrible plaga de este siglo... difícil solución, esperemos que los nuevos fármacos sean efectivos para proporcionar una mejor calidad de vida a los enfermos... o que quizás inventen una vacuna no? valdría la pena la inversion del dinero en estas cosas
    Besos säo
    Encarna

    ResponderEliminar
  34. Querida São...
    A primeira vez que ouvi falar da SIDA foi na televisão, como quase todos nós... Lembro-me perfeitamente que senti um arrepio e que pensei... "ainda bem que está tão longe..." Não estava tão longe assim... e vi sofrer e morrer em pouco tempo uma das pessoas que mais amei no mundo, o meu sobrinho com 17 anos...
    Nunca recuperei dessa perda...
    Nunca perco a oportunidade de dizer... "cuidado, pode não estar longe..."
    Beijinho, amiga e desculpa as minhas ausências...

    ResponderEliminar
  35. há tanto a dizer sobra a sida, o hiv, informação e esclarecimentos
    os tratamentos são eternos e a morte espreita todos os dias...
    haverá tanto a fazer, a saúde anda sempre em planos inferiores...
    beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  36. DEUSA ODOYÁ
    Bem vinda!
    A Sida é algo que devemos combater de todo jeito.
    Bom domingo.

    ResponderEliminar
  37. IZELD MAIA
    Se não se alertar contra este drama , será pior.
    Veja-se o drama em àfrica!!
    Bom domingo.

    ResponderEliminar
  38. RODOLFO N
    A solução passa por todos nós e não é com preconceitos que se elimina esta praga, como se constata em África!
    Feliz domingo, amigo.

    ResponderEliminar
  39. FERNANDA E POEMAS
    Obrigada por concordares, linda.
    Feliz domingo.

    ResponderEliminar
  40. ESPAÇO DO JOÃO
    Eu também não estou muito distante dessa hipótese de ser uma experiência mal sucedida, pois nem sequer quero pensar que fosse algo propositado!
    A Igreja tem uma tomada de posição indecente, principalmente em África!! Só me espanto como existem milhões de pessoas a seguirem um Vaticano que discrimina mulheres e é um ninho de víboras , como toda a gente sabe !
    Feliz domingo, meu caro!

    ResponderEliminar
  41. LM
    Sim, há muito e muito a fazer contra esta doença, por todas as pessoas e entidades.
    Feliz domingo.

    ResponderEliminar
  42. XISTOSA
    Meu caro amigo, as ajudas aos seroposotivos não são nada de especial. Aliás, as únicas ( ou quase) com algum peso são aos toxicodependentes. O que sem faltar ao respeito que a questão merece, me parece injusto.
    Quanto aos comentários no vazio, quem não lê...é que fica a perder, não acha?
    A estatística dá para tudo...
    Desejo-lhe que as férias lhe deixem memórias muito felizes!!|

    ResponderEliminar
  43. MAF RAM
    As responsabilidades, de facto, são partilhadas e a toda a gente está em risco, como diz.
    Portanto, vamos lutar!
    Bom domingo.

    ResponderEliminar
  44. CASA DE PASSE
    dado o seu métier ainda tem mais responsabilidades, sabia'
    Bom domingo.

    ResponderEliminar
  45. MAQIRA
    será sempre recebida com gosto.
    Bom domingo.

    ResponderEliminar
  46. KARINA
    Como estás com a razão!
    Bom domingo, zogia!

    ResponderEliminar
  47. LÚCIA`´
    É como dizes, sim.
    Irresponsabilidade dos ditos, concerteza.
    Feliz domingo.

    ResponderEliminar
  48. PAULO VILMAR
    Agradeço a tua presença, que (me) enriquece sempre.
    O treu testemunho é comovente e muito importante!!
    Parabéns pel Prémio Camões atribuído a João Ubaldo Ribeiro. BEm hajas, meu caro amigo!

    ResponderEliminar
  49. ANTÓNIO INGLÊS
    Que alegria ver-te aqui!!!
    A despreocuoação dos governantes é atávica e a ads proprias pessoas passa pela burrice!!
    O pior é que tuodas estas asneiras t~em graves consequ~encias!!
    Cuida-te ...e , para ti, feliz , feliz domingo, Tonico!

    ResponderEliminar
  50. JESUS Y ENCARNA
    Seria, como dizes, boa ideia investir verbas nestas coisas!!
    Mas os políticos só pensam em propaganda...
    Esperemos a aparição fda vacina.
    Domingo feliz.

    ResponderEliminar
  51. ALICE MATOS
    O teu comovente e sincero testemunho arrepia!!
    De verdade, que nada está longe de nós, não...
    Um abraço solidário, linda.

    ResponderEliminar
  52. GAIVOTA
    Os estádios de futebol e as negociatas são mais importantes, não é?
    Feliz , feliz domingo para ti, xará!

    ResponderEliminar
  53. São
    Há 33.200 indivíduos portadores de HIV em Portugal mas admite-se que sejam perto de 50.000 na medida em que nem todos estão identificados.
    É preciso avisar, prevenir, esclarecer e apoiar.
    Em nome de todos eles, minha querida São, o meu obrigado pelo teu contributo sempre oportuno e esclarecido.
    Beijos

    ResponderEliminar
  54. Minha querida Lídia, nada há para agradecer!!
    Um abraço apertado.

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue