terça-feira, fevereiro 26, 2008

AVALIAÇÃO DE DOCENTES : QUE OBJECTIVOS?

Sou, já o assumi aqui anteriormente, a favor da avaliação da classe docente.

Mas não da que está a ser imposta pelo actual Governo, porque possui parâmetros inconcebíveis e o seu objectivo não me parece ser o de melhorar o desempenho dos e das profissionais, mas sim de reduzir o défice !

Mas ainda gostaria de conhecer o motivo de tanto desprezo por quem exerce tão nobre profissão.

A fúria da Ministra ontem foi bem vísivel no programa "Prós e Contras" e a sua pouca disponibilidade para negociar também!

Vejam uma parte da intervenção de Ana Drago ( Bloco de Esquerda) nas questões que colocou directamente a Maria de Lurdes Rodrigues na Assembleia da República.

Agradeço à minha querida Laurentina o envio do excerto.

Aqui está o endereço:

http://www.youtube.com/watch?v=XSmdpgBXOjE


Temos mesmo que lutar contra este estado de coisas, sem dúvida!


27 comentários:

  1. São
    Um excelente documento. A Laurentina também me mandou.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. É, não é?
    Merece divulgação aquela intervenção.
    Abraço-te!

    ResponderEliminar
  3. Gracias por dar a conocer este documento.
    ¿Es tan difícil comprender el bien que hacen los docentes?
    --
    Querida amiga, te he dejado un meme en: http://laacequia.blogspot.com/2008/02/retrato-del-paseante-en-viaje-triste-en.html

    ResponderEliminar
  4. Desde o princípio que se suspeitava do que realmente veio a acontecer. E desde quando é que este governo negocia alguma coisa?
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. -Também sou a favor duma avaliação, tenho sérias dúvidas num modelo que desde logo coloca professores avaliando professores, ou faz depender o resultado da avaliação, mesmo que parcial, duma nota que o professor atribui aos alunos. Mas atenção, ao ver reportagens na televisão, fiquei com a sensação que também existem professores, que não querem mesmo qualquer modelo de avaliação, e isso acho lamentável que o sindicato não de demarque. A meu ver, isto deveria passar por apresentação dum modelo de avaliação alternativo, apresentado pelos próprios ao governo, julgo que o sindicato também não quer ir por aí, existe algum aproveitamento político no meio disto tudo, á esquerda por razões óbvias, á direita por incapacidade total, nesta como aliás noutras áreas.

    ResponderEliminar
  6. PEDRO OJEDA ESCUDERO:
    Parece que sim...ou então percebem demasiado bem e não estão interessados!

    Lá irei ver o meme.
    Besos.

    ResponderEliminar
  7. ELVIRA:
    Desde nunca.
    Por isso, receio cada vez mais as maiorias absolutas seja de que Partido for.
    Abraço-a.

    ResponderEliminar
  8. ANTÓNIO DE ALMEIDA:
    Concordo totalmente com a sua análise.
    Lamentável é que entre razões de Esquerda e motivos da Direita o país se perca!!
    Fique bem!

    ResponderEliminar
  9. Temo, minha amiga, apesar de detestar as políticas de Sócrates que eneste item em particular, não esteja de acordo. Ou pelo menos, não completamente de acordo. Para mim continua a ser um mistério, como uma classe supostamente culta de divide em 14 sindicatos, extintos que foram mais 11, o que perfazia a quantia incrível de 25 sindicatos na mesma classe.
    Depois, os profs não se têm dado ao trabalho de elucidar a população sobre a sua luta, passando a imagem "de menos trabalho e mais dinheiro"; lembro a propósito as greves à sexta-feira...
    Eu nunca li e/ou ouvi projectos alternativos.
    O relat´prio de 2007 da OCDE sobre o ensino deixou-me a pensar.
    Abraços

    ResponderEliminar
  10. Para quando compreenderão os governantes que o melhor investimento que se pode fazer num país é investir em educação?


    Um forte abraço queridísima amiga

    ResponderEliminar
  11. *
    avaliação, por quem ???
    hé pá, esta é há sampaio
    isto dá com quê ?
    hááá, com cartão do . . .
    ,
    conchinhas
    ,
    *

    ResponderEliminar
  12. SPECTRUM:
    Esses são os erros crassos dos Sindicatos, concordo!
    Eu fui sindicalista e várias vezes me aborreci com a marcação das greves e com a divisão, por exemplo, entre as Educadoras do ministério da Educação e as outras , que trabalhavam noutros ministérios , em IPSSS, etc.
    Aliás, não basta estar contra : deveria apresentar-se alternativas!!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. DESI:
    Querido amigo, penso que o compreendem até demais e que é por isso que dificultam tudo, sabes?
    Um abraço muito grande!

    ResponderEliminar
  14. POETA EU SOU:
    Pergunto o mesmo!
    Deveria haver uma época de transição neste tipo de situações, mas não: fazem tudo de afogadilho!!
    Abraços medúsicos.

    ResponderEliminar
  15. A educação formal nunca é tratada com o respeito que merece. Em nenhum lugar do mundo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  16. CLARICE:
    Infelizmente, assim é, amiga.
    Fica bem.

    ResponderEliminar
  17. São
    Estou a proceder à divulgação do documento para que, pelo menos, todos o conheçam.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. O link foi retirado do youtube. Como estou fora de Portugal, sem acesso à tv nacional, fiquei em branco quanto ao assunto abordado, pois o texto não é suficientemente elucidativo quanto ao tema.
    ManDrag

    ResponderEliminar
  19. Este é um assunto demasiado polémico, vamos ver no que dá.

    ResponderEliminar
  20. SILÊNCIO CULPADO:
    OBRIGADA, AMIGA!!
    Bem hajas!!

    ResponderEliminar
  21. As imagens reportam-se á audição da ministra da educação no Parlamento e focam a lúcida e dura interpelação da deputada Ana Drago sobre avaliação e outros temas.
    Fica bem!

    ResponderEliminar
  22. OUTONO DESCONHECIDO:
    Acho que não dará em boa coisa...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  23. Concordo plenamente. Não sou professor mas, na minha profissão e na empresa multinacional onde desempenhei funções, todos os anos havia abvaliação.
    a avaliação deve existir, o modo é que poderá estar incorrecto
    Saudações amigas

    ResponderEliminar
  24. Estimada Amiga:
    As reuniões nas escolas sucedem-se umas a outras sem descanso.
    Jantei agora, vindo da escola.
    Cansado, visito-a, terna amiga.
    A complexidade dos sistemas de avaliação aos professores é demasiada. Exigem coisas para as quais nunca fomos preparados nem sabemos o que fazer.
    Há que simplificar. Há que criar condições. Temos uma família. Responsabilidades extra-profissão.
    Só agora vi a familia durante o dia todo.
    E, que saudades deles!
    Estou cansado, acredite?
    Esperando que pense que algo há que alterar para funcionar em pleno.
    Beijinhos amigos mesmo fatigado

    pena

    Sempre a considerá-la e estimá-la, doce amiga. Desculpe a atitude e, por favor, tente compreender! Penso que já não digo coisa com coisa. OBRIGADO pelo seu imenso significado de pessoa sensata e de imensa sobriedade.

    ResponderEliminar
  25. C VALENTE:
    Ainda bem que concordamos.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  26. PENA:
    Claro que diz coisa com coisa, meu caro amigo!
    Eu sempre defendi a Avaliação , mas no sentido de perceber o que se pode melhorar e não com o objectivo de punição!
    Depois, também acho que os parâmetros escolhidos têm que ser bem definidos e não vagas declarações .

    Penso que desde há muito tempo o poder declarou guerra aberta à classe docente e que o actual Governo a está a levar às últimas consequências!!

    Que Deus o proteja!

    ResponderEliminar
  27. Gravitation casinos? ask someone this advanced [url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url] manoeuvre and horseplay online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
    you can also interfere with our redesigned [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] manage at http://freecasinogames2010.webs.com and burgeon the contend against the lead realized fabulously misled !
    another all the a gasket elsewhere the manipulate [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] sensibility is www.ttittancasino.com , in checkout german gamblers, compound in unrestrained online casino bonus.

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue