quarta-feira, novembro 09, 2016

DONALD TRUMP, PRESIDENTE DOS EUA


Donald Trump foi eleito como quadragésimo quinto Presidente dos Estados Unidos da América (EUA).

A decisão do povo dos EUA foi tomada por votação livre e democrática e só temos que a respeitar.

No entanto, dada a influência daquele país nos destinos mundiais, lamento profundamente  que a escolha tenha recaído sobre uma criatura preconceituosa, racista, machista e sem princípios, entre outras  características.

Hilary Clinton, muitissimo bem preparada e com experiência  de cargos públicos ( ao contrário do seu adversário), foi castigada por ser a representante da classe política actual,  sem garra nem propostas inovadoras e completamente separada das bases e da população. Também por ser mulher.

Verdade seja que esta situação  não é exclusiva  dos EUA, na Europa  o mesmo se passa. O que levanta o sério risco de Marine le Pen vencer as próximas eleições presidenciais de França.

Será este o momento crucial para pensar no que se tem passado de errado com o desempenho dos Partidos tradicionais  a fim de evitar o avanço de criaturas descontroladas  e perigosas.

Infelizmente,  não me parece que venha a acontecer.

E se duma sociedade maioritariamente arrogante, inculta e patológica como é a estado-unidense tudo se pode esperar, muito grave é o que já aconteceu em França: Jean Marie le Pen conseguiu ir a uma segunda volta na eleição para Presidente da República - e num situação muito  mais tranquila do que a vivida actualmente na União Europeia.

Muito perigoso é o caminho que a Humanidade actualmente trilha : estamos numa corda  bamba sobre o abismo.

Desejo  muito sinceramente que não nos despenhemos sem remissão !

24 comentários:

  1. Como disse no blogue do Carlos, ainda estou a recuperar do choque desta madrugada.
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me choca, embora me entristeça e muito me preocupe.

      Infelizmente e também, embora não só, por responsabilidade da classe política actual , o populismo e a demagogia estão em crescendo em toda a parte.

      Seria muito bom que se começasse a reflectir sobre o que causa estes acontecimentos, mas não me parece que seja feito

      Bom fim de semana

      Eliminar
  2. Parabéns pelo seu texto, querida São!

    Ambas, já afirmámos, mtas vezes, que a sociedade americana é esquisita, doentia e não sei mais qtos adjetivos, mas, deve haver por lá gente menos mal, acho eu.

    Sei das suas ideias políticas e a São sabe das minhas, mas conseguimos sempre "encontrar-nos" e respeitarmo-nos. Chegamos ao mesmo destino, talvez, por ruas diferentes.

    Donald Trump é um homem bizarro, que causa receios, pke é excêntrico e diz coisas k, levadas à letra, fazem tremer até a terra, sem sismos. Direi k é um Alberto João Jardim, assim, tipo Tower.

    Não estou pessimista, nem um pouco, pke sei k o novo Presidente dos EUA arrota mto mais do k come e é sobretudo a maneira como diz as coisas, k choca as pessoas.

    Para grandes males, grandes remédios, sempre se disse, e eu comungo desse provérbio, Há situações mundiais, que necessitam de ser mexidas a fundo, mas com diplomacia e humanismo, mas ao estado islâmico tem de se colocar um "freio" (eu sei os antecedentes históricos dele, eu sei, mas há atitudes k não se justificam, de forma alguma).
    Trump é inteligente, com dossier mais k estudado, contrariamente a Hillary, k me parece "novata" no assunto.

    Não receie a França, são, pke é a Pátria da Liberdade em excesso. Este país está pejado de estrangeiros, nomeadamente chineses e começa a ser degradante aquilo k vemos, tanto em sítios emblemáticos, qto noutros (estive lá 3 dias, aquando do 05 de outubro. Fui contrariada, como calcula, mas adorei Paris, onde tinha estado qdo era adolescente, pela 1ª vez). Adorei a cortesia, a gentileza e a tendresse deste povo, embora já sabendo k era assim, mas fiquei boquiaberta com tanto humanismo.

    Embora tenha uma vida satisfatória, não esbanjo, nunca esbanjei, nem é importante para mim viajar, ter smartphones e o diabo a sete. Prefiro SER a TER.

    A Europa será, sempre, a velha Europa, o velho continente, embora com altos e baixos.

    Sossegue, minha querida amiga!

    Beijos com muita amizade e apreço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida amiga, sabe que a admiro , respeito e estimo.

      Tem razão, nós no nosso relacionamento político somos a prova de que todos os caminhos vão dar a Roma.

      Espero sinceramente que a sua análise esteja totalmente certa e que os meus receios não se concretizem minimamente.

      Porém, até agora só têm aumentado desde que sei dos desfiles de regozijo do Ku-Klux-Klan e do fanatismo religioso do vice -presidente, só por exemplo.

      Também não esbanjo nem gasto mais do que tenho porque de igual modo dou mais importância ao Ser do que ao Ter, mas viajar faz parte de algo que eu persigo sempre : o Saber.

      Bisous, ma chérie Céu!

      Eliminar
  3. Donald Trump, está feliz,
    O "Pato Donaldo" está contente,
    Donald Trump, senhor do seu nariz,
    Da América foi eleito presidente!

    Mas, e porque o povo gostou,
    do seu bem estilo de americano
    se calhar foi por isso que nele votou
    oxalá não tenha sido por engano?

    Boa noite amiga São, um abraço,
    Eduardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu igualmente acho que Trump é a cara chapada da maioria esmagadora do povo estado-unidense e por isso foi eleito e também pelo sistema de eleição do país , pois teve menos votos que Hilary - além da desvantagem desta ser mulher face a tipos broncos e machistas.

      Abraço e bom sábado

      Eliminar
  4. "A decisão do povo dos EUA foi tomada por votação livre e democrática e só temos que a respeitar."
    Nem mais, São.
    Assusta-me ainda mais o que se está a passar em França.
    Dos americanos, os mesmo que elegeram e reelegeram Geroge W. Bush, tudo se espera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho, como é público, muitissimo má opinião sobre os EUA .Por isso, não fiquei surpreendida por escilerem esta criatura ...

      Claro que sei muito bem que nem toda agente de lá é idiota. Aliás , jamais faço generalizações por serem injustas.

      Veremos o que vai acontecer na Europa, mormente em França....

      Bom fim de semana, pedro

      Eliminar
  5. Lá como cá, o povo está farto de politicos, farto de corrupção (não quer dizer que não continue a haver)!
    A mim, ele não me convencia, mas ela também não!
    São tempos de mudança pelo mundo e aqui quando isto vier a dar a volta, será complicado também... a ver vamos.
    Vamos aguardar para ver... com muita expectativa como é lõgico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hilary teve contra si o facto , principalmente, de ser mulher - além de tudo quanto o Rui bem apontou.

      Olhando o mapa de votação , quem apoiou Trump foi a dita "América Profunda", com pouquissima instrução , carregada de preconceitos e fanatizada religiosamente.

      Na Europa está também complicado, tem razão.

      Veremos o que nos espera e oxalá eu não tenha razão nos meus receios

      Bom fim de semana, Rui

      Eliminar
  6. Voltando para dizer que vi uma imagem na net que os portugueses não podem estar admirados de ver Trup ser eleito, fizeram igual ao eleger Cavaco Silva e este por cinco vezes................

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E além de Cavaco , deram mais votos a Passos e Portas após quatro anos de sacrifícios impostos deliberadamente e sem resultados...

      Eliminar
  7. A eleição de Trump é preocupante mas não foi de todo uma surpresa: o populismo está em alta e os seus sucessos deixaram de espantar. Quanto à actuação de Trump na Casa Branca claro que ele fará algumas leviandades melindrosas mas o sistema governativo estadunidense tem travas de segurança que evitam danos maiores e irreversíveis. Esperemos que funcionem se tal for o caso.
    Como já disse antes é de esperar que o Trump-presidente tenha uma postura bem diversa do Trump-candidato-em-campanha. Fiquemos atentos.
    Quanto a França... Paris ciclicamente passa por turbilhões rebeldes (vide a história da cidade) mais ou menos revolucionários. No fundo é sempre reflexo da vontade do povo, não é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oxalá seja como dizes !

      Simplesmente, as duas Câmaras dos EUA também estão nas mãos dos Republicanos....

      Na Europa , enfim... também não gosto nada do cenário .

      Bom fim de semana

      Eliminar
  8. Acto I: Brexit. Acto II: Trump. Acto III: Le Pen.

    Nota: O povo americano NÃO é todo ignorante e arrogante; Clinton teve mais votos que Trump. A América é um país complexo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Três actos , sim, e temos o modelo grego da tragédia ... e é isso que me preocupa.

      Concordo com a Nota. Nem eu disse - nem nunca tal me passaria pela cabeça - o contrário.

      Bom fim de semana.

      Eliminar
  9. Vamos ter esperança, que o senhor, andou só a fazer blaf ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vejo como podemos ter esperança... e mesmo que não seja tão mau como se prevê, será sempre de assustar

      Abraço grande , MIna

      Eliminar
  10. A America ainda em sua maioria é preconceituosa, minha professora de ingles, uma senhora nao tao velha, me disse certa vez, achar um absurdo um negro se casar com uma branca, isso em tempos atuais, é tbm um povo conservador, principalmente os que moram no interior... era certo que ele iria se eleger...

    Beijos, querida São...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O interior, que foi quem elegeu Trump, é aquilo a que chamam a "América Profunda" e onde moram as criaturas incultas, fanatizadas religiosamente e em perda pela crise económica.

      Incompreensível é a alta votação de mulheres num machista que as insulta e rebaixa!

      Minha querida , beijinhos e abraços. Boa semana

      Eliminar
  11. Tiempos de tener muy claras las firmezas que nos constituyen en el progreso, querida amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo absolutamente: não podemos deixar que nos abalem!

      Buen finde , amigo mio

      Eliminar
  12. Há algo errado no mundo inteiro.
    Ou antes, há muitas coisas erradas que explicam isto.
    Resta saber se o Trump vai mesmo fazer o muro, acabar com a saúde dos mais pobres, reduzir ou eliminar os apoios à ONU e à NATO, descer escandalosamente os impostos das empresas, etc., etc.
    A mim, que nada posso fazer, resta-me a esperança de que o Congresso e o Senado, de maioria republicana, o trave nos disparates que ele tente fazer.
    Tem um bom fim de semana, querida amiga São.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso : "há muitas coisas erradas que explicam isto",,,e eu não vejo ninguém com verdadeira vontade de emendar esses erros.

      Não sei se ele fará tudo quanto afirmou,no entanto não espero rigorosamente nada de bom e não creio que estando o Congresso e o Senado nas mãos dos Republicanos o impeçam. Só se ele quiser usar armas nucleares, espero eu que aí o travem.

      Um bom fim de semana também para ti, querido Jaime, e abraços

      Eliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue