sexta-feira, novembro 25, 2016

DIA CONTRA A VIOLÊNCIA DE GÉNERO


19 comentários:

  1. Finalmente decidiram por aqui tornar a violência doméstica crime público.
    E o número de denúncias disparou.
    As vítimas de violência doméstica têm medo de se queixar.
    É assim tão complicado perceber isso??
    Bfds

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem, até que enfim !!!

    Acho que nada tem de complicado, o que tem de complicado é estar nas mãos masculinas todo o Poder ( ou quase) .

    E ainda mais complicado existirem mulheres alienadas e mais machistas do que os próprios homens. Por exemplo, as idiotas que votaram Trump...

    Tenha excelente fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Idiotas que votaram Trump?? Concordo com comentario!!!

      Mais do que idiotas, idiotissimas. Isto hoje sai sem acentos.

      Olha, Sao, gostei muito da tua foto.

      Bjos : )

      Eliminar
  3. É dos dias que fazem mais sentido e, por isso, não digo "mais um dia"... Porque a violência doméstica é uma lástima que existe por todo o lado, tanto no campo como na cidade, nos pobres como nos ricos, nos cultos e nos incultos, etc., etc.
    Bom fim de semana, querida amiga São.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, meu amigo, a violência doméstica(tal como a toxicodependência , os abusos sexuais, o alcoolismo) é transversal à sociedade no seu todo.

      Por essa razão quando escrevi para jornais regionais me recusei sempre a fazer o perfil dos agressores e dos dependentes seja de que substância for.

      Isto porque só chegamos às classes baixas e só em casos excepcionais os das classes altas chegam a público.

      Abraço grande e feliz domingo

      Eliminar
  4. Adenda:
    Disse "violência doméstica", mas esta também o é de género em quase todos os casos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, embora existam homens vítimas de violência doméstica são em muitissimo menos número.

      Além disso, a violência das mulhersé mais psicológica enquanto a dos homens é mais física.

      Boa semana :)

      Eliminar
  5. Nunca é demais chamar a atenção para esta chaga social.
    Um abraço e bom fim-de-semana.
    Andarilhar

    ResponderEliminar
  6. É um assunto delicado, o machismo ainda impera no mundo todo por uma questao cultural, no Brasil mulheres sao assassinadas em grande numero por seus companheiros, e um numero consideravel delas se calam por vergonha, ou pq nao tem quem as represente com eficiencia mesmo tendo uma delegacia de mulheres... ainda esta longe o dia da igualdade entre homens e mulheres...

    Beijos e votos de um feliz fim de semana, querida São...

    ResponderEliminar
  7. Precisa-se mais do que um dia. Cada vez há mais vitimas de violência doméstica.

    ResponderEliminar
  8. Um grave problemas mundial!! Um Dia só não chega!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Lutamos contra a violência,
    não só hoje mas sempre
    a venceremos com paciência
    em defesa da pessoa inocente!

    Boa noite e bom fim de semana amiga São, um abraço,
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  10. Olá, querida São!

    Um dia, vários dias, é sempre importante refletir, falar e sobretudo agir contra a violência em relação às mulheres. Sei k tb há homens k sofrem violência doméstica, ah, mas isso é uma gota de água no oceano, como sabem.

    Não é fácil para mtas mulheres "deitarem o barro à parede" (sei k me entendeu, São), mesmo que sofram violência doméstica, das mais variadas formas.

    Denunciar é o 1º passo. Nas esquadras da Polícia ou mesmo junto da GNR, já há mulheres, sobretudo na Polícia, k escutam mulheres violentadas/agredidas, sabem ouvi-las e sabem como agir. A partir da denúncia passam a ter proteção, de certo modo velada, pke as próprias alegam k têm filhos, k não querem k os vizinhos e conhecidos saibam, que, que, que...
    É, em geral, um processo lento, por culpa das próprias mulheres violentadas, mas elas têm medo, que é, em certo modo, "compreensivo".

    Nas k votaram Trump, deve haver de tudo: violentadas e amadas, São e Catarina. Não nos ponhamos umas contra as outras, rotulando. Vamos lá ajudar, conjugar esforços, denunciar, agir e ajudar.

    O homem, e sem ponta de feminismos, é, por natureza, belicista, dominador, prepotente, mtos passam ao lado do assunto, mas há explicação pra esse facto, há, há, têm ideias do "arco da velha", teimoso, acha-se mais determinado k nós, racional à milionésima potência, não entende choradinhos (sim, pke na mente de mtos, nós somos "galinhas"), não admite reparos e se olharmos à nossa volta, vejam lá, quem é que entra numa escola ou noutro edifício qualquer, barricando-se, quem mata por ciúmes ou desconfiança, quem faz reféns, quem berra na rua ou em superfícies comerciais com a mulher, quem fala de banalidades, se foi frango, se pôs a mão na bola, se, se, se... Encontraram o sujeito da frase?

    Qdo ficam mais velhos, por volta dos 60, moderam razoavelmente o seu temperamento, pke ficam mais sensíveis, debilitados, visto que a supremacia, a potencialidade, a potência deles, EM TODOS OS ASPETOS, DIMINUI, pke têm netos e netas, pke passam a gostar mais de doces, guloseimas, pke só nessa altura entendem a importância k a mulher teve e tem na vida deles.

    Há dias falava eu com um neurologista e um psicólogo, a propósito de um caso k ando a seguir, e das mtas coisas k ouvi, esta pôs-me a pensar: os homens, dizia o neurologista, TODOS, urinam de pé. E porquê? Dizem eles k ficam com a bexiga mais esvaziada e k se sentem melhor. Mera ilusão! O homem deveria urinar sentado, tal como nós o fazemos, a menos que não tenhamos confiança, por falta de limpeza, nas casas de banho externas, pke o mecanismo de satisfação e alívio é igual ao nosso. A sociedade prepara, adere, facilita, aceita esta e outras situações colocando urinóis nos WC masculinos e poucas sanitas. Reparem! Qdo os homens urinam em sítios públicos, nunca olham para o vizinho do lado, pke se olharem, isso é logo mal entendido, mal visto por quem está a ser olhado, mirado, ou seja, pensam de imediato o seguinte: "este gajo" (desculpem os termos utilizados, São e restantes leitores) é maricas". Nós somos capazes de pegar na mala da outra, enqto ela urina, de forma amiga e sem pensar "x" ou "y".

    Não me afastei do assunto, não, bem antes pelo contrário. Quis com isto estabelecer comparações entre as atitudes deles e as nossas e a aceitação e cobertura k a sociedade lhes deu, dá e talvez dará.

    Está mto expressiva e doce na fotografia. Gostei de a ver!

    Bises et bom samedi, chérie!

    ResponderEliminar
  11. Subscrevo.
    Grande abraço.
    ~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  12. Um dilema sem fim à vista!
    Bom domingo amiga!

    ResponderEliminar
  13. Olá, São

    Nunca são demais as chamadas de atenção, mesmo que seja um dia no ano, tudo vale a pena. É uma situação que, em vez de diminuir, dá a impressão que aumenta com tempo. É ver o número alarmante de mulheres assassinadas no ano passado e este ano, por namorados, maridos, ex-maridos, para além dos maus-tratos.

    Bom fim de semana.

    Bj

    Olinda

    ResponderEliminar
  14. uma chaga pungente a empestar as sociedades ditas civilizadas.
    beijo

    ResponderEliminar
  15. É um assunto que cada vez mais na ordem do dia e bem.
    Mas que infelizmente não têm diminuido essa violência.
    Seres "humanos" estranhos, que usam a violência para subjugar os outros :(
    Beijinhos

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue