quarta-feira, julho 18, 2012

"NOVA TEORIA DO MAL", DE MIGUEL REAL

Acabei ontem de ler este pequeno livro ( 183 páginas).

Não posso dizer que o li de um fôlego, pois sou (quase) autodidacta em filosofia. Aliás, disciplina que os nossos doutos Governos aboliram  do currículo escolar ( o que se compreende perfeitamente, pois pensar é perigoso e não lhes convém).

O autor assume que o escreveu pela "revolta moral contra o estado de vida degradado, autenticamente terceiro-mundista , de mais de 2 milhões de habitantes de Portugal."

E baseado na degradação das condições de vida das pessoas e no desrespeito a que são votadas , no total descrédito da classe politica e na omnipotência dos mercados,desenvolve uma teoria sobre o mal , condição intrínseca sempre presente ao contrário do bem, que é ocasional.

O mal é banal e  arranja justificações. Quem o pratica escuda-se sempre sob razões consideradas boas e adequadas.

O bem é tão-só uma tentativa para prever, prevenir e minimizar o mal.

Actualmente, pessoas honestas , amáveis e cristãs condenam seres humanos seus iguais à morte em nome das exigências da Economia como Hitler enviava para as câmaras de gás deficientes, ciganos e judeus invocando a necessidade de purificar a Raça; e a Inquisição cristã destruia civilizações e queimava pessoas nas suas fogueiras em nome de um deus de paz e amor.

Como já sabem , não tenho conhecimentos técnicos para criticar literatura. Guio-me pela minha intuição e pelas centenas e centenas de livros que li ao longo da minha vida.

Consequentemente, só posso transmitir o meu prazer ou desagrado  na leitura de qualquer obra.

"Nova Teoria do Mal" é um livro que recomendo vivamente.

Faço, no entanto, uma ressalva a quem for cristão e não queira saber a verdade (dói sempre) , pois Miguel Real desmonta lucida e ferozmente o tenebroso papel que a prática do cristianismo tem efectuado há mais de dois mil anos.

Sugiro também que se aborde a Apresentação atentamente antes e depois da leitura completa da obra.

" Como foi possível que deputados,primeiros-ministros, presidentes da república, ministros da economia, do trabalho, das finanças, da agricultura, tivessem feito tanto mal a um país..., continuando a ter uma vida pública com um sorriso na cara como se a sua obra tivesse sido boa, premiados com altos cargos em empresas públicas ou privadas  numa promiscuidade que faz bradar o pior da política  maoísta ou estalinista?"

Esta questão angustiada, indignada e perplexa  de Miguel Real é aquela que há muito tempo eu também coloco. Com a agravante de não perdoar a quem se abstém e deixa nas mãos de outros a continuação deste estado de sítio .Que são alienados ou estúpidos o bastante para continuarem a eleger quem lhe degrada completamente a vida e lhe rouba o futuro!!

34 comentários:

  1. Una de las claves de lo que está pasando se encuentra en este texto: estamos en guerra, pero ahora, en vez de armas se usa el sistema financiero.
    Besos, querida amiga.

    ResponderEliminar
  2. Conheço alguns que votaram neste Governo e, apesar de eles mesmos terem sido prejudicados pelas medidas deste, continuam a afirmar categoricamente que tornariam a votar no mesmo Partido.
    (Ide ser estúpidos lá bem longe)

    ResponderEliminar
  3. É a vida! - como dizia o outro!
    E o pior é que milhares dos que estão cada vez mais votados ao abandono votam neles cegamente...
    Nalgumas freguesias manda o Sr. Prior!
    Quanto ao livro tenho que o colocar na lista! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente há quem confunda liberalismo com a lei da selva, em que reina quem é mais poderoso e se julga acima de qualquer lei. O sentido moral e ético de quem vive em sociedade é deitado por terra por uma classe corrupta cujo olhar não vai além do umbigo.
    Cumps

    ResponderEliminar
  5. Tens toda a razão, meu querido amigo.

    Mas o que eu receio é que este caminho tortuoso desemboque numa guerra com armas...

    Abrazo fuerte, PEDRO.

    ResponderEliminar
  6. Essas criaturas deveriam ser internadas num hospício!!

    Mas, verdade seja dita, o PS está anémico...

    Um abraço, LOL

    ResponderEliminar
  7. POis e como a Igreja sempre apoiou o Poder...

    Aliás, veja-se o silêncio conivente do clero português, com pouquisssimas excepções.

    Porque não interessa a caridadezinha - isso até as mulheres dos ministros de Salazar faziam.

    Interessa , sim, atacar as razões que levam as pessoas à miséria enquanto há quem compre dois e três carros de topo de gama!!!

    Beijinhos, ROSA

    ResponderEliminar
  8. Concordo.


    Só o que me irrita é a estupidez das criaturas idiotas que não pensam pela sua cabeça e continuam a agir como um rebanho acéfalo e cego.

    Tudo de bom, GUARDIÃO

    ResponderEliminar
  9. A indignação do autor também é tua e minha! E também não perdoo a quem se abstém, encolhendo os ombros e dizendo que são todos iguais. São, os que lá estão há 30 e muitos anos, que tiveram tempo e retempo de armar as suas panelinhas e de se escudarem uns aos outros! :S

    De qualquer forma, agradecendo a indicação, não é muito o meu género de leituras. Prefiro ficção. O que de algum modo também serve para me alhear um pouco deste dia a dia, que nos entra pelos olhos dentro a todos...

    Beijocas, São!

    ResponderEliminar
  10. Obrigado pela informação, vou tentar adquiri-lo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Na Lusofona teria acabado a disciplina de éTica?
    Será que os governantes, não a deram?


    abraço

    ResponderEliminar
  12. Mas os governantes sabem alguma coisa além de nos extorquir dinheiro ?!

    Um abraço grande, com saudades.

    ResponderEliminar
  13. O poder é exercido por um número muito pequeno de pessoas que nem sempre tem noção de suas ações. Nesta forma de capitalismo o acúmulo de bens pode ser manipulado pelas nações mais espertas. Quando não tomam as riqueza pelo enganar, tomam pela guerra. A nova teoria do mal, me parece bem antiga, mas enquanto estamos vivendo revoltados, eles nos parasitam até nas almas. Por cá jogam toda culpa na marçonaria e nos iluminatis também.

    ResponderEliminar
  14. Depois me dirá o que achou, LINO.

    Eu comprei-o na Fnac

    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. METALURGIA, pois por aqui também a culpa é da Maçonaria...mas ninguém diz uma palavra que seja acerca dessa organização tenebrosa chamada OPUS DEI!!

    O que é certo é que os economistas , que erraram estrondosamente e em toda a linha, continuam botando discurso e sendo seguidos.

    Existem milhões para salvar os Bancos, mas as pessoas estão penando no inferno!!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  16. TETÉ, compreendo a tua opção, mas - desculpa insistir - se puderes lê , pelo menos, a Apresentação.

    Concordo contigo, iguais são os do bloco central , sim! Os outros ainda ninguém os colocou em posição de Governo.

    Bom serão.

    ResponderEliminar
  17. O livro deve ser interessante. Bom conselho.

    Não sabia que a filosofia tinha sido abolida das escolas. Incrível. Tirei 19 no 11º. Mas depois não segui filosofia, tornei-me antes num.... ahahahaha

    Mas é tudo verdade. Para encontrar a maldade e a hipocrisia basta olhar para aqueles que dizem que fazem o bem. Dos políticos aos artistas caridosos, aos empresários, são tudo o mesmo.

    ResponderEliminar
  18. Daniel, o mal é inerente à Humanidade e , nos tempos que vivemos, encontra-se muito refinado!

    Quanto à abolição da Filosofia está programada e creio que até já concretizada,

    E és filóssofo, sim!!

    Bons sonhos.

    ResponderEliminar
  19. Concordo com a análise que faz do livro. É essa a minha impressão. É um livro que não é necessário saber filosofia.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  20. Fico contente por concordar(mos).


    O meu grato abraço.

    ResponderEliminar
  21. Querida amiga, desde ese certero resúmen que hiciste, trataré de encontrar por aquí ese libro. Realmente yo creo que este mal es global, mundial. Pobrese de toda probresa y ricos de toda riqueza y en el medio coprruptos y sinverguenzas que ejercen la política para medrar y enriquecerse.
    Un beso, amiga

    ResponderEliminar
  22. São, acho muito justo direcionar toda a culpa do que acontece em Portugal, aos cidadãos portugueses. Ao contrário do Brasil, em que o povo coloca a culpa nos governantes, se esquecendo que são eles mesmos que colocam os tais no poder. Em ambos os casos, todíssimos precisam ter lições de ética, principalmente tendo os pais como mestres. Ah, aqui não se aprende filosofia na escola... beijus,

    ResponderEliminar
  23. Querida amiga,

    Pronuncio-me, apenas, no que respeita à abolição da disciplina. Sendo a minha preferida nos 3 anos de liceu e vendo a forma como evoluiu o seu ensino, tornando-o quase matemático, espero que regresse mas como nós a aprendemos.
    Ensinar a pensar é perigosíssimo em estados que se dizem democráticos e que são uma cambada de ditadores.

    Fico-me por aqui.

    mil beijinhos, querida amiga minha

    ResponderEliminar
  24. Querido RODOLFO, infelzimente, tens razão : é um mal que corre todo o planeta.

    A desvergonha e o oportunismo são cada vez maiores e crescem à custa do sofrimento alheio, pois para estas criaturas nada importa senão os seus interesses.

    Um apertado abraço, amigo mio.

    ResponderEliminar
  25. E aqui se deixou de aprender: está tudo reduzido a matemática e português, nada mais.

    Nuno Crato, o actual ministro da Educação, que tanto proclama rigor e qualidade está destruindo o ensino público em marcha acelerada.

    Mas o certo, certo, é que Passos Coelho, o actual primeiro -ministro sempre disse que iria ainda mais longe do que a trika exigia...e mesmo assim conseguiu, em conjunto com CDS, forma um Governo de maioria parlamentar.

    Portanto, agora , não se queixem...e muito menos quem não se impotou nada com o destino do país e até da sua descendência!!

    Beijinhos, LUMA

    ResponderEliminar
  26. Minha flor, estamos de regresso ao Estado Novo, sob a maior desfaçatez!

    RElvas, Dias Loureiro, Constâncio, Cavaco, Duarte Lima, Portas e Passos sabem tanto de vergonha como eu de língua malaia, isto é, nem a mais pquenina ideia se tem.

    Um abraço para vós.

    ResponderEliminar
  27. Amiga,

    É mesmo a constatação de que os Governantes quanto mais Opus Dei mais conseguem fazer mal aos desprotegidos da vida.
    Veja-se a rapidez da "Igreja" se demarcar das palavras sábias do Bispo das Forças Armadas D. Januário Torgal Ferreira.

    Nunca pensei que as regalias adquiridas no pós-25 de Abril fossem tão efémeras.

    O poder dos "mercados" esperou mas arrecadou.

    Será que "A Nova Teoria do Mal" será lida e bem interpretada pelas novas gerações? Está tudo nas mºaos deles agora.

    Abraços ilones

    ResponderEliminar
  28. Minha amiga, espero bem que as novas gerações acordem, mas ....tenho pouca esperança , infelizmente. Até por um episódio passado com uma jovem da minha família e pela reacção dos pais.

    Enfurece-me ouvir atacar a Maçonaria e ninguém falar na sinistra organização que é a OPUS DEI, colaboradora de Franco e com um padrão de comportament sexista e fanático.


    Quanto oa bispo das Forças Armadas está a cumprir o papel dele, isto é, a defender os pobres!

    Está a fazer política? O silêncio da Igreja também é político. E veja-se Cerejeira submetido a Salazar enquanto António Ferreira Gomes sofreu um exílio de dez anos.

    Beijinhos ilones.

    ResponderEliminar
  29. São, talvez não saibas que aqui, no Brasil, as chamadas ONG vivem de subsídios estatais e outros contractos de financiamento duvidosos. Creio que a vergonhosa degradação institucional e moral depressa chegará às nações menos avisadas desse primeiro-mundo com pés de barro.

    Beijos num apertado abraço de saudades

    ResponderEliminar
  30. É sem dúvida um bom livro para ler.

    http://tintacompinta.blogspot.pt/2012/04/nova-teoria-do-mal.html

    ResponderEliminar
  31. Não vale a pena perder tempo com a filosofia, eu tirei o curso e pouco préstimo tem, e menos se aprende. Há um livrito, também de poucas páginas, que se lê de um fôlego, que se chama Boomerang do Michael Lewis, que deita uma luz sobre isto que se passou e está a passar ainda.

    ResponderEliminar
  32. A maneira como a Filosofia estava a ser leccionada mereceria ser revista, acho.

    Mas mais valia tê-la como estava do que não ter nenhuma: é como se ao longo de séculos ninguém tivesse pensado o ser humano e o mundo!!

    Beijo.

    ResponderEliminar
  33. Gosto que concorde com a minha opinião, RUI-

    Tudo de bom

    ResponderEliminar
  34. Aqui são as IPSSs(grande parte ligada à igreja católica) - e conheço-as muito bem - contam em demasia com o apoio do dinheiro dos contribuintes, sem dar resposta adequada a maior parte das vezes.

    Beijinhos, MANDRAg

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue