A quadra é sobre aparências e realidades, mas isso tu sabes,
A única relação com a foto é que o senhor a recitava muito e a senhora está sómente limpando a boca, porque se estava num jantar de convívio do pessoal do Centro de Bem Estar Social de que fui Directora.
A quadra é do poeta popular António Aleixo e faz um trocadilho de palavras e sentidos entre as aparências e a realidade.
O senhor que está na foto recitava-a muito e a senhora não está nem rindo nem chorando , está só a limpar a boca porque a foto foi fieta num jantar de confraternização do Centro de Bem Social de que eu fui Directora.
O que ainda mais me envergonha - e aborrece, diga-se de passagem - é que esses fantoches até foram escolhidos pela maior parte de quem cumpriu o dever cívico de votar!!
António Aleixo numa quadra atual escrita no século passado, por isso este país não muda nada; "E agora é o acaso quem me guia. Sem esperança, sem um fim, sem uma fé, Sou tudo: mas não sou o que seria Se o mundo fosse bom — como não é! ; (António Aleixo- in A torpe sociedade em que nasci)
Bom fim de semana cheia de promulgações do sr silva (com letra pequena dada a sua pequenez) e reuniões dos PC-PP & Cia... Bjo
Olá, São António Aleixo, esse IMENSO poeta português, deixou-nos quadras dignas de serem lidas, recordadas, divulgadas... etc., etc. todos os dias, pois estão cada vez mais actuais (para nosso mal...)
Verdade intemporal,por aqui e em muitos outros lugares; conclusão desagradável e amarga de que na essência este mundo pouco mudou, apesar daquilo que tem mudado...
Detenho-me só na quadra: oportuna, acutilante e atualíssima. O nosso Aleixo, apesar de ser conhecido como um poeta popular, já via os males sociais com olho clínico... Bjo, amiga São
Aleixo, inclusivamente, escreveu peças de Teatro.Penso que , se tivesse tido oportunidade de estudar, seria uma pessoa s brilhante, Só que, infelizmente, a ditadura ( e , neste momento, estamos a regressar a essa situação) só permitia a quem tinha poder económico ( ou quem fazia enormes sacrifícios, como foi o caso de meus pais) tirar licenciatura.
Muito inteligente!
ResponderEliminarBeijos,
Renata
Aleixo era uma pessoa sem instrução formal, mas como ele escreveu "deram-lhe as horas amargas da vida, muitas lições de filosofia".
EliminarQue seja muito bom seu final de semana, meu bem
Boa sátira ao que nos acaba, de novo, por acontecer...
ResponderEliminarA sabedoria popular.
Beijinho
Até quando, minha amiga, estaremos sujeitas a tanto roubo??
EliminarA sabedoria popular é a mais genuína, não achas?
Grande abraço, Aninhas
Nem mais!
ResponderEliminarAbraço
Tal e qual, né?
EliminarBeijinhos, Rosa
Não sei quem são os fotografados, daí a quadra passar-me um bocado ao lado... ;)
ResponderEliminarBeijocas
A quadra é sobre aparências e realidades, mas isso tu sabes,
EliminarA única relação com a foto é que o senhor a recitava muito e a senhora está sómente limpando a boca, porque se estava num jantar de convívio do pessoal do Centro de Bem Estar Social de que fui Directora.
Abraços, :)
Oi, São!
ResponderEliminarTambém não sei do que se trata, mas a acompanhante está rindo ou está chorando?
:)
Beijus,
A quadra é do poeta popular António Aleixo e faz um trocadilho de palavras e sentidos entre as aparências e a realidade.
EliminarO senhor que está na foto recitava-a muito e a senhora não está nem rindo nem chorando , está só a limpar a boca porque a foto foi fieta num jantar de confraternização do Centro de Bem Social de que eu fui Directora.
Bom final de semana :)
Verdades que conhecemos todos os dias.Há por cá cada fantoche - palhaço e outros irracionais que só nos envergonham e nos tramam a vida....
ResponderEliminarO que ainda mais me envergonha - e aborrece, diga-se de passagem - é que esses fantoches até foram escolhidos pela maior parte de quem cumpriu o dever cívico de votar!!
EliminarMeu caro, tudo de bom
António Aleixo numa quadra atual escrita no século passado, por isso este país não muda nada;
ResponderEliminar"E agora é o acaso quem me guia.
Sem esperança, sem um fim, sem uma fé,
Sou tudo: mas não sou o que seria
Se o mundo fosse bom — como não é! ;
(António Aleixo- in A torpe sociedade em que nasci)
Bom fim de semana cheia de promulgações do sr silva (com letra pequena dada a sua pequenez) e reuniões dos PC-PP & Cia...
Bjo
Será, Maria, que este nosso país não tem mesmo solução?!
EliminarEstamos mesmo condenados a aturar silvas, portas e coelhos?!
Abraço e bom final de semana
Olá, São
ResponderEliminarAntónio Aleixo, esse IMENSO poeta português, deixou-nos quadras dignas de serem lidas, recordadas, divulgadas... etc., etc. todos os dias, pois estão cada vez mais actuais (para nosso mal...)
Bom fim de semana, minha amiga.
Um beijo
Miguel
A sabedoria de Aleixo era tão grande como as tristezas da sua vida e, desgraçadamente, as suas quadras continuam bem actuais , sim!
EliminarQuerido Miguel, abraço grande de excelente final de semana
Somos todos amigos do alheio. bfds
ResponderEliminarTodos, não ...só quem a gente sabe, rrsss
EliminarBom final de semana
O texto é inteligente, sobre "leoes em pele de cordeiro"... mas as pessoas nao sei quem sao...
ResponderEliminarBeijos querida...
Aleixo era um óptimo poeta popular , com uma vida muito complicada e , além disso , era sábio.
EliminarAS pessoas são funcionárias do Centro de Bem Estar Social que dirigi e a foto foi tirada num convívio e o senhor recitava muito esta quadra.
Minha querida, bom final de semana
Olá, São!
ResponderEliminarVerdade intemporal,por aqui e em muitos outros lugares; conclusão desagradável e amarga de que na essência este mundo pouco mudou, apesar daquilo que tem mudado...
Bom fim de semana e um abraço amigo
Vitor
Concordo contigo, meu amigo.
EliminarInfelizmente, as aparências ainda vão se sobrepondo à essência...e parece difícil mudar!
Bom final de semana e grato beijo
Temos de correr com o bando que nos desgoverna!
ResponderEliminarUm abraço
Concordo!
EliminarMas como o reformado algarvio os abençoa , será complicado ... Veremos o que resulta da eleições europeias e que acnirce nas legislativas!
Bom final de semana
Detenho-me só na quadra: oportuna, acutilante e atualíssima.
ResponderEliminarO nosso Aleixo, apesar de ser conhecido como um poeta popular, já via os males sociais com olho clínico...
Bjo, amiga São
Sem dúvida!
EliminarAleixo, inclusivamente, escreveu peças de Teatro.Penso que , se tivesse tido oportunidade de estudar, seria uma pessoa s brilhante, Só que, infelizmente, a ditadura ( e , neste momento, estamos a regressar a essa situação) só permitia a quem tinha poder económico ( ou quem fazia enormes sacrifícios, como foi o caso de meus pais) tirar licenciatura.
Minha amiga, excelente domingo.
E alguns até dizem que são muito transparentes ...
ResponderEliminarpois é, Carlos...
EliminarFica bem!