sábado, agosto 24, 2024

CITAÇÃO : PATRICK WILCKEN

"Os portugueses nunca conseguiram desempenhar verdadeiramente o seu papel imperial. Estabeleciam planos grandiosos, mas raramente os levavam até ao fim.


Em finais do século XVII, aquando da descoberta de ouro e diamantes no interior, fecharam o Brasil à exploração estrangeira, mas tiveram dificuldades em lançar explorações próprias adequadamente financiadas, e a política de proibição de abertura de universidades brasileiras revelou-se desastrosa para qualquer empreendimento sério na região.


Os entusiastas locais, que não podiam pagar a viagem até à prestigiada Universidade de Coimbra, trabalhavam com o que podiam, produzindo frequentemente e contra todas as probabilidades registos documentais pormenorizados dos seus achados, enquanto os frutos das explorações organizadas por Portugal apodreciam nos armazéns.


O século XIX seria um período de intensa exploração europeia da América do Sul, mas, na maior parte dos casos , caberia a estrangeiros seguir as pisadas do Dr. Alexandre Rodrigues  Ferreira na sua épica <<Jornada Filosófica >>".

12 comentários:

  1. Minha querida amiga São,
    Até as estradas da suposta “terra à vista”, acabaram nos deixando literalmente à deriva em areia movediça, pois, a atuação dos Impérios sempre se mostraram desastrosas.
    Um abraço e bom final de semana!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu querido amigo, a única coisa boa dos impérios é que acabam irremediavelmente!

      Abraço, boa semana :)

      Eliminar
  2. .... y al final, todos los imperios se desmoronan.

    Besos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem que seja depois de centenas de anos ...

      Petons

      Eliminar
  3. Uma (má) fama que vem de longe.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O lamentável é que é justificada....

      Ainda hoje existem planos e decisões que não saem do papel.

      Agradeço e retribuo.

      Eliminar
  4. A verdadeira e completa História de Portugal no Brasil ainda está por contar (eu, pelo menos, nunca li nada com profundidade).
    O que sei, é que a atual configuração do território do Brasil se deve ao rei português. Se assim não fosse, teríamos vários países em vez do Brasil que hoje conhecemos.
    Boa semana minha querida amiga São.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei de "Império à Deriva ", de onde retirei este excerto.

      O autor também reconhece a diferença entre o que aconteceu territorialmente com o Brasil e as colónias espanholas.

      Por muito que nos custe, reconheçamos que as palavras de Wilcken ainda hoje são correctas, infelizmente.

      Ainda ontem, a propósito do tremor de terra, se referiu legislação de muitos anos que não se cumpre.

      Meu amigo, abraço , boa semana .

      Eliminar
  5. A fama persegue-nos. Não é fácil acreditar em tudo o que se escreve.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Persegue-nos, sim, porém e infelizmente, com razões para isso.

      Tinha 13 anos quando se começou a falar no " novo aeroporto" , tenho 74 e vou morrer sem que esteja decidido sequer onde será...

      Amiga, saúde e abraço com estima.

      Eliminar
  6. Olá São, vi seu comentário em outro blog me lembrei
    e vim até aqui, então... como faço 1 postagem ao mês as vezes
    eu acabo perdendo os contatos ...
    Adorei essa postagem eu tenho muita curiosidade de saber a história do Brasil contada por Portugueses, Espanhóis, Franceses, Alemães, Americanos...k ; geralmente aqui pelo Brasil os verdadeiros documentos ficam em universidades espalhadas pelo país e museus, documentos podem desconfigurar a situação para uma possível tendência de fatos mas mesmo assim são documentos a gente tem que levar em conta todos possíveis é isso que fazem os historiadores.
    Em 1553 aqui pelo Brasil já havia cursos de Teologia e ciência da religião em 1700 e 1.891 já haviam faculdades no Brasil. O Brasil tem uma extensão enorme isto precisa ser ressaltado quando falamos deste país.
    Sobre a colonização do Brasil na realidade o país já era colonizado por muitas etnias indígenas que habitavam e isso temos que levar em conta a terra sempre teve dono; e muitas etnias. A minha avó materna é de origem Kaigangs foram dizimados, massacrados e os que restaram foram reprimidos pelos jesuítas, me refiro aqui ao Brasil colônia pois é assim que nos referimos a épocas.
    Quando tu tiveres mais posts como este como tu postou não deixa de me chamar pois tenho bastante interesse documental.
    Boa continuação de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que se interessa por História, particularmente do Brasil.

      Colonização para nós significa a invasão pela Europa de terras já habitadas e , depois, subjugadas pelos invasores.

      Me Lembrarei, mas é bom que fique atenta também e vá espreitando.

      Grande abraço :)

      Eliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue