terça-feira, março 08, 2016

DIA DA MULHER 2016


Mais um Dia da Mulher e mais uma vez a hipocrisia em todo o seu esplendor!

Mesmo quem me defende, me insulta ao dizer que o meu filho ou filha o é de uma prostituta.

Continuo a valer menos no mercado de trabalho nas suas várias vertentes.

O Vaticano e seus seguidores apontam-me ainda como a encarnação do Mal e recusam-me o sacerdócio.

Em vários países,  o macho que me assassinar invocando a honra nem sequer é incomodado judicialmente.

A sinistra ditadura da Arábia Saudita, a quem tudo é consentido por ser aliada do Ocidente, prende-me por conduzir um automóvel.

A minha sexualidade ainda perturba muita gente. 

Sou usada, através da violação, como arma de arremesso em guerras de clãs, de tribos, de países.

Sou capaz de tal alienação que, sem respeitar as mulheres que morreram para que o voto fosse também feminino, não exerço esse direito e entrego o meu destino nas mãos de terceiros.

Para  cumprir ditames de beleza inventados por homens, sujeito-me a dietas absurdas e cirurgias dolorosas.

Muito longo e duro caminho tenho ainda de percorrer para me emancipar total e realmente tanto do machismo presente como de uma série de mal entendidos.

Não, não direi Viva o Dia da Mulher.

Deixo, sim, a minha calorosa gratidão  a todas as pessoas - tanto mulheres como homens - que lutaram ( e  a quem está também lutando agora) para que se reconheça tanto em princípio como no quotidiano a igualdade entre sexos.

34 comentários:

  1. Deixa estar...
    Logo uma flor vou te dar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que linda flor, meu caro amigo!

      Grato abraço :)

      Eliminar
  2. ~~~
    Um grande abraço, São amiga.
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha linda, agradeço e retribuo o abraço :)

      Eliminar
  3. Um excelente post. Com a clarividência que é seu apanágio.
    Um abraço e que seja um feliz dia para si, pois que todos os dias deveriam ser felizes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato abraço , amiga, e bons sonhos...e que o nosso Dia se acabe!

      Eliminar
  4. Junto-me à tua "calorosa gratidão". Obrigada por nos fazeres pensar com este teu texto.
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato abraço pela tua presença sempre amiga

      Eliminar
  5. Concordo plenamente com tudo o que muito bem dizes, acerca do Dia da Mulher.
    O que é necessário, (mais que tudo) é que Homem ou Mulher sejam iguais nos seu direitos e deveres de Seres Humanos.
    Não há dois (Humanos) iguais, pelo que essas diferenças não são tidas em conta para diferenciações.
    Ser Feminina, é um Dom.



    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o realmente importante é que Homem e Mulher sejam considerados na igualdade da sua Humanidade!

      Abraço grato, Sol

      Eliminar
  6. Um feliz dia da Mulher e o resto, já está dito pela São no último parágrafo!
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Concordo em absoluto com o texto. Devemos estar gratas a todos e todas que têm lutado pela igualdade na diferença, mas há muito por fazer, e este é um dia de uma certa hipocrisia, um dia de boas intenções, mas delas está o inferno cheio. Amanhã voltará tudo a ser igual a ontem e hoje. Ontem, com mais uma mulher assassinada.
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim espanta-me que se considere ser fora de moda o feminismo, como se tudo já estivesse conquistado.

      O Sudão passou a incluir a violação de mulheres como forma de salário dos militares !!!!!

      Mas que Humanidade é esta?!

      Bom resto de domingo

      Eliminar
  8. São, serão parcas as palavras: excelente cada segmento do texto, a tocar os problemas relevantes da condição feminina ainda maldita!
    Bjo, amiga :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada vez mais maldita, amiga, em vez de , pelo menos, estabilizarmos, recuamos !

      Não vejo nada de bom no futuro de uma Humanidade que consente incluir a violação das mulheres como forma de salário!!

      Beijinhos e boa semana .)

      Eliminar
  9. Olá, São.
    Concordo com sua chamada de atenção, aliás, acho que este dia foi reconhecido pela ONU, como tantos outros, a fim de se chamar a atenção para os problemas que as mulheres enfrentam por esse mundo fora. Penso que, mais do que laços e flores, o que é necessário é que aquelas mulheres que tiveram a sorte de nascer no lugar certo, na hora certa e alcançar as benesses com que muitas outras não sonham sequer, devem se indignar e contribuir para a divulgação de todas as injustiças e abusos de que a Mulher é vítima.
    Não tenho a ingenuidade de crer que é possível alguma vez o ser humano alcançar a sabedoria para viver num mundo perfeito, mas acredito que os iluminados podem torná-lo menos ruim.

    um bj amg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou em total sintonia consigo, mas vejo tantas mulheres sem tomarem posição...

      Porém, lutemos , sim; denunciemos os horrores de que a Mulher continua a ser vítima , após milhares e milhares de anos !!

      beijinhos

      Eliminar
  10. Muito bem, São!! Subscrevo cada frase com todo o meu ser!

    Beijinhos, Mulher!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato abraço pela solidariedade, Graça!

      Bem hajas, Mulher!

      Eliminar
  11. Eu te desejo felicidade em todos os dias, não só neste. Ótimo post.
    Beijo*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agrdeço e tretribuo.

      Não consegui entrar em seu blogue : vai dar a um outro e também a um post seu de 2014


      Beijinhos e bom fim de semana, linda

      Eliminar
  12. Te deseo lo mejor en el día de la mujer.

    Tú eres una gran mujer, mi muy querida amiga Sao.

    Abrazo especial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MuchissimaS GRACIAS POR TUS PALABRAS, querido amigo mio!


      Fueret abrazo e buen finde, estimado Ricardo :)

      Eliminar
  13. Olá São
    A luta pela igualdade de direitos e o respeito que se deve cada um pela sua condição. Somos femininas, guerreiras, sensíveis, somos MULHER... Eficiente, capaz, competente e consciente do nosso Status
    Um feliz DIA para você que é uma GRANDE MULHER
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda, Gracita!

      Subscrevo na íntegra o seu comentário sábio, minha linda.

      Bem haja!

      Eliminar
  14. Ainda há um longo caminho a percorrer para que se passe dos discursos à prática, São.
    E é algo que não faz sentido nenhum em pleno século XXI.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só facto de haver um Dia, é já de si péssimo sinal, Pedro!

      Eliminar
  15. Día de conmemoración y lucha.
    Besos.

    ResponderEliminar
  16. olá, querida são...

    e já somos duas, pelo menos.

    SOU INTEIRAMENTE CONTRA A CELEBRAÇÃO DESTA HIPÓCRITA FANTOCHADA.

    que texto lúcido e verdadeiro...

    a mulher tem ainda mto caminho para andar.

    beijos e mto obrigada pelas suas palavras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida amiga, não gosto de Dias , porque me parecem feitos com o fim de tranquilizar consciências e pouco mais.

      Não necessitamos de favores, exigimos igualdade!

      Grato abraço e bom fim de SEmana

      Eliminar
  17. Belo texto.
    Igualdade em DIREITOS e DEVERES. Infelizmente é preciso frisar essa parte. Anda por aí um persistente vírus que atua nas ligações dos neurónios que faz com que alguns não saibam entender este conceito e, pela sua ignorância, declaram que "já que as feministas querem a igualdade, depois não vejam exigir cavalheirismo". Lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse argumento tem duas características : é machista e é estúpido!

      Grata pelo apreço

      Eliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue