segunda-feira, março 14, 2016

A NICOLAU BREYNER ( 1940 - 2016)


Estou escrevendo a quente  sobre a inesperada notícia da tua morte. Pelo menos, para mim.

Sei que tiveste um problema   grave , como são todos os tumores malignos . No entanto, tinha sido controlado. Não sei , ainda, se essa doença maldita te venceu   e te levou a atravessar a fronteira entre a vida e a morte.

Para mim, o cancro  é incurável, desgraçadamente. E um dos meu terrores.

Sempre achei piada a esse teu lado  capaz das coisas mais bizarras, como te separares ao fim de uma semana de casado.

Talvez por isso e muito mais , foste uma daquelas pessoas de quem eu gostaria de ter sido amiga pessoal. 

O teu imenso talento como actor/cantor está acima de todas as dúvidas.

A primeira vez que te vi actuar em palco foi no desaparecido Teatro Monumental , em Lisboa, numa comédia intitulada "A Gravata" onde contracenavas com o também excelente actor Paulo Renato, há muito falecido.

A derradeira actuação que te aplaudi foi numa peça em que interpretavas várias personagens e de onde a comicidade estava ausente.

Ao longo da tua vida  artística  , tive ocasião de me deliciar  com tudo quanto fizeste em televisão, mas não tanto em cinema.

Os teus travestis são inesquecíveis e inigualáveis.

Para quem te estima, os meus sentimentos.


Para ti, Luz e Paz !



35 comentários:

  1. ~~~
    Apagaste o meu comentário a Saramago...

    Lamento muito! Muito!
    Era uma pessoa de excelente carácter, alegre e bom.
    Portugal fica mais triste, sem dúvida.

    Não tinha aspeto de estar a lutar contra cancro, pelo contrário, voltou a engordar e estava com um perímetro perigoso para o coração...

    ~~ Que esteja num lugar iluminado e em paz absoluta. ~~

    ~~~~~ Abraço, São amiga. ~~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço desculpa , pelo apagamento involuntário!

      É que ao saber da morte de Nicolau, que muito me chocou, reverti a citação de Saramago para rascunho e, o comentário desapareceu também.

      Nas voltarei a colocar e, depois, se te não importares escreves de novo o teu pensamento.

      E foi mesmo um ataque cardíaco que o matou: peço que eu morra assim!

      Uma pena imensa a que sinto.

      Abraço, amiga , e boa semana

      Eliminar
  2. Ainda em choque. O Teatro, a TV, o cinema, a cultura em geral sofreram hoje uma grande perda.
    Paz à sua lama.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto-me muito triste e em choque, amiga.

      Uma pessoa que adorava viver , bem poderia estar cá por mais tempo para maior riqueza até da arte que tão bem desempenhava

      Beijinho e boa semana

      Eliminar
  3. Belíssima homenagem!
    Portugal "chora" a partida de alguém que faz parte dos nossos serões!
    Boa noite amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nicolau foi alguém que nunca politizou as suas actuações e era um excelente actor.

      A minha admiração para ele por isso e pela alegria de viver.

      Amiga, boa semana

      Eliminar
  4. Um grande actor, um homem muito talentoso e ainda com tanto para dar. Mas a vida é caprichosa, e quando menos se espera aparece sem avisar.
    Muito curioso; o Nicolau Breyner nem parecia ter já 75 anos, com a aparência e a jovialidade que apresentava.
    Não fiquemos tristes, ele não gostaria.
    Boa semana, São.
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, tem razão : o Nicolau parecia mais novo e a Morte , única coisa certa que temos, aparece quando chega a hora.

      Sim, não gostaria...mas é algo que não posso evitar e tenho que fazer sempre o luto das situações, é característica minha.

      Também para si, Laura :)

      Eliminar
  5. Nicolau, pelo destaque dado à sua morte, pelas opções politicas que tomou em vida, bem podia ser por mim ignorado. Contudo, há sempre um momento em que um homem, nas sua contradições, se pode revelar e ser exemplo. Nem que seja num só momento (e estou certo de que ele terá tido mais, nem sei nem quantos, nem quais)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois , politicamente as minhas opções não coincidem com as de Nicolau, mas aqui a homenagem vai para o excelente artista que foi.

      E nessa linha, sigo o que Samuel Quedas escreveu e eu partilhei no Facebook.

      Tudo de bom.

      Eliminar
  6. Viveu intensamente e partiu silenciosamente o que nem era nada o estilo dele.
    Ficamos todos um bocadinho mais pobres.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo o próprio, fez tudo quanto quis na hora própria....e isso é muito bom.

      Politicamente, não era da minha área, mas era uma pessoa que respeitava as demais opções.

      Eliminar
  7. Acho que Passos perdeu um votante, é pena, pois ele precisará de todos os votos voltar a ajustar a economia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se Passos volta ao POder, haverá sangue , suor e ranger de dentes.

      Quanto a Nicolau pode ser que se abstivesse...

      Eliminar
  8. Conhecia-o apenas como ator. Um excelente ator.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como pessoa as informações que tenho são boas, mas também , por conhecimento próprio, só lhe reconheço o enorme talento

      Beijinho grato pela vinda :)

      Eliminar
  9. Perdemos um grande Senhor dos palcos e não só.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também penso issso.

      Ficámos mais pobres.

      Boa semana e abraços

      Eliminar
  10. Um grande ator que marcou uma ou mais gerações!
    Paz à sua alma!
    Bela homenagem São!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato abraço e, sim, foi realmente importante e um enorme artista.

      Eliminar
  11. Lamento muito! Não se estava à espera até pela imensa vida que irradiava. Mas... as mortes repentinas são mesmo assim! (Infelizmente sou licenciada e pós-graduada em mortes repentinas desde muito novinha...)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma enorme perda a qualquer nível!

      Nunca vi ninguém ser tão pranteado publicamente como Nicolau.

      Desejo morrer assim , como ele e meu Pai.

      Beijinhos

      Eliminar
  12. Lamento la partida.

    Que para el , como tu dices, haya "Luz y Paz".

    Un abrazo bien grande, muy querida amiga Sao.

    ResponderEliminar
  13. Apenas um dia mais novo que eu !!! ... Por isso, duplamente lamentável por mim !
    ... e o cancro tem cura, sim ! ... Eu TIVE há 23 anos e o meu filho há 27 !!!
    O coração é que nos atraiçoa muitas vezes. Cuidado com a alimentação !

    Um Beijo, São

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabia que faziam anos tão próximo.

      Existem sempre excepções a confirmar a regra, Rui, e ainda bem que assim foi consigo e com seu filho.

      Abraço grande :)

      Eliminar
  14. Neste momento choro a partida de uma familiar portuguesa, mas também fiquei triste ao saber da morte deste grande actor que marcou a minha geração e não só.

    Abração da amiga de longe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu abraço solidário pela tua perda, minha querida !

      Eliminar
  15. Perdeu-se um Homem de grande carácter.
    Sinto muito...



    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica Portugal ainda mais pobre...

      Abraço, meu amigo

      Eliminar
  16. Um Homem que deixa em todos nós um sentimento de vazio.
    Bj
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo de todo.

      Parece mentira que já nada exista dele...

      Querida Olinda, desejo-lhe feliz Primavera.

      Eliminar
  17. Belíssima e sentida homenagem a um homem que ficará sempre connosco.
    Bjo, amiga

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue