quarta-feira, fevereiro 03, 2016

"ENTRE DOIS MARES" - CARMINE ABATE


Conheci Carmine Abate porque uma amiga me ofereceu "Entre Dois Mares" num dos meus aniversários, já que nunca ouvira falar neste premiado escritor italiano .

A estória é breve : Florian, o narrador, conta-a na primeira pessoa do singular em pouco mais do que cento e oitenta páginas. 

Não, não é ele o protagonista, mas sim Giorgio Bellusci, seu avô materno.

Giorgio é um homem com o objectivo claro e definitivo de reconstruir a Estalagem da Figueira, pertença da família  sob cujos tectos pernoitou o famoso escritor francês Alexandre Dumas.

Contra tudo, contra todos , seguirá até ao fim, passando  até a responsabilidade da total concretização do seu sonho para Florian.

Dito assim, parece algo banal, porém em Itália existe uma presença poderosa e sinistra , isto é, a Mafia.

E é no confronto entre Giorgio Bellusci e a Mafia , nessa luta titânica de um homem só contra uma organização que se impõe pelo medo , que pulsa o coração do enredo deste interessante romance, justamente distinguido com o Prémio Fenice-Europa.

Não me alongarei mais sobre o tema, mas deixo a sugestão de leitura. 

EXCERTOS : 

- "A multidão instalada em torno da fogueira olhou-o com  curiosidade.O recém-chegado era alto e um pouco encurvado, com os traços fisionómicos encobertos por um chapéu de Verão de abas largas, fronte ampla e barba grisalha longa e densa, até aos malares...Não o reconheci. Penso que ninguém o identificou imediatamente...Aquele homem que nem em pensamento conseguia tratar por avô cumprimentá-lo-ia em casa."

-  "O que Arcuri, Martina, as pessoas que nos procuravam, a avó e os familiares não imaginaram  era que Giorgio Bellusci, poucos dias depois da explosão, arregaçaria as mangas e voltaria ao trabalho...Não desistiu nem mesmo quando a empresa de construção de Roccalba se negou a reatar os trabalhos com desculpas banais."

28 comentários:

  1. Me apunto tu recomendación. Gracias, querida amiga. Un beso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracias, querido amigo mio.

      Buenas noches :)

      Eliminar
  2. Há se eu tivesse
    tempos de ócio...

    ResponderEliminar
  3. Amiga...sugestão aceite!
    Boa noite São

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ler, depois me dirá sua opinião, sim?

      Bom Carnaval, Maria da Graça :)

      Eliminar
  4. Não me é nada familiar o nome do Escritor. Contudo o enredo, em tom de "cheiro", abriu a curiosidade, Verei como o encontrar.


    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu desconhecia-o de todo.

      Se me for possível ler mais de Abate, lerei.

      Bom Carnaval

      Eliminar
  5. Não conhecia.
    Fiquei alerta e vou procurar ler.
    Grato pela sugestão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata pela aceitação da sugestão.

      Bom Ano Novo Lunar, Pedro !

      Eliminar
  6. Bom dia
    Gostei do que li e estou tentado a comprar o livro. Gostei da história e identifiquei-me um pouco com esta reconstrução.
    Beijinhos cá de casa e não sei se lhe informei do meu novo blogue - Madrugadas. Espero por sí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva!

      SE ler, gostaria de saber depois a sua opinião.

      Vou espreitar, claro

      Bom Carnaval

      Eliminar
  7. Deve ser um livro bem interessante e desconhecia este autor italiano.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De vez em quando , descobre-se algo que vale a pena...

      Bom Carnaval

      Eliminar
  8. Obrigada, Sao! Gosto muito de ler e é sempre bom ter " dicas " sobre livros. Quanto a Pacheco Pereira, ouvi-o na quadratura do círculo onde ele disse mais ou menos isso que transcreves. Concordo com ele. Os assuntos com a Europa têm de ser discutidos e não aceites sem argumentos. Temos de lutar pelos nossos interesses. Beijinhos e um bom dia.
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O actual Governo até pode ter que aceitar todas as imposições, mas pelo menos faz saber que não concorda e luta para que algo mude... e eu respeito isso!

      Passos e Portas foram sómente correias de transmissão do querer alemão e ainda fora, por deliberação própria, além da Troika !

      Se leres, espero que te agrade.

      Beijinhossss

      Eliminar
  9. Obrigada pela apresentação do livro. Não conhecia. Vou tomar nota.

    Beijinho, amiga São.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SE leres, amiga, espero que te não desiluda.

      Beijinhos de bom fim de semana :)

      Eliminar
  10. Bom, ontem Passos no seu discurso ao lugar de macho alfa do PSD fez exatamente a mesma coisa, contra tudo, contra todos, imporá as reformas estruturais que salvarão os portugueses. bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem o ouvi sequer...

      E que DEus nos livre e guarde, caso contrário a Mafia vencerá!!

      Bom Carnaval :)

      Eliminar
  11. Deve ser interessante. Gracias pela sugestão!:)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não tinha muita expectativa e acabei por gostar de o ler.

      Bom fim de semana e beijinhos

      Eliminar
  12. Parece ser interessante.
    Um abraço e um bom e divertido fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. É e não é muito pesado.

      Beijinhos e bom Carnaval

      Eliminar
  13. Não li, mas vai ficar na minha lista...
    São, bom fim de semana e bom carnaval.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SE chegar a haver leitura, gostaria de saber a opinião.

      Abraço e bom divertimento :)

      Eliminar
  14. Pelo que descreves, parece ser bem interessante, São.
    Talvez, um dia, possa ler.
    Bjinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se chegares a ler, me dirás o que achaste, rrss

      Desejo.te, minha amiga, um divertido serão de Carnaval.

      Besos

      Eliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue