quinta-feira, novembro 27, 2014

CANTE ALENTEJANO, PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE ! ! !















Foi com enorme alegria e imenso orgulho que recebi a notícia de a Unesco  ter feito o que é de toda a justiça e direito, isto é, reconhecer  o fascinante Cante Alentejano como Património Imaterial da Humanidade !!

VIVA !!!

quarta-feira, novembro 26, 2014

domingo, novembro 23, 2014

JOSÉ SÓCRATES, PRESO

Para início de conversa direi que  não aprecio o estilo sobranceiro do antigo Primeiro-Ministro , que  conheço  por o ter visto uma vez  num jantar .

Acrescentarei que o meu voto, embora com contrariedade, contribuiu para a maioria absoluta que conseguiu no primeiro mandato. E que não votei novamente  no Partido Socialista (P.S.).

Teve erros e arrogância que sobrassem, mas foi alvo de uma campanha suja e repugnante da Direita : Pedro Passos Coelho e Miguel Relvas não recuaram perante nada para conseguirem o Poder. Aliás, a sua chegada ao local onde foi interrogado  mostrou como a extrema-direita e a Direita o escolheram como bode expiatório da actual situação, pois nunca se manifestaram contra os envolvidos nos escândalos BPN, BPP, BES, mas deslocaram-se ali para o insultar e vaiar.

No entanto, uma coisa temos de reconhecer: ao contrário de Passos Coelho e Portas, José Sócrates tudo tentou para que a Troika não entrasse em Portugal e lutou até ao impossível para o evitar e assim não obrigar a esmagadora maioria da população portuguesa a suportar todo o sofrimento  por que está a passar e  de que não se vê saída, antes pelo contrário.

No caso do actual Primeiro-Ministro é só comparar as suas declarações antes  de aceder ao Poder e a sua actuação enquanto responsável pelo Governo. Além disso,  fez questão de ir além das  pesadas exigências da Troika,  empobrecer o país e ser servil seguidor de Ângela Merkel, chanceler  da Alemanha.

Quanto ao "dr." Miguel Relvas , coordenou um grupo de jornalistas (??) para espalharem estórias falsas e boatos sobre Sócrates. Aliás, um dos intervenientes assumiu este vergonhoso comportamento numa entrevista à revista "Visão" e fez um mestrado sobre o tema numa universidade espanhola.

Os crimes de que José Sócrates é acusado são muitissimo graves e espero sinceramente que o caso seja devidamente esclarecido e que tanto na absolvição como na condenação que venha a acontecer , não restem dúvidas quanto à sua justeza. Embora eu não consiga entender como o juiz Carlos Alexandre consegue  , humanamente, dar resposta satisfatória  a todos os casos complicadissimos  sob a sua alçada. 

A detenção de Sócrates parece-me estranha  por vários motivos: a coincidência temporal com o enorme escândalo dos Vistos Gold, que já provocou  a demissão de Miguel Macedo, ministro da Administração Interna;  o local de detenção  e a presença de equipas de televisão; o facto de ser efectuada num momento importante da vida interna do P.S. e , consequentemente, de António Costa , empossado como Secretário-Geral.

E quedo-me na maior das perplexidades quando vejo todos os implicados em actos de corrupção como o dos submarinos e de roubo e fraude como o BES e o BPN  continuarem livres e a desenvolverem sem incómodos a sua vida normal .

Penso que voltaremos a falar sobre o assunto.


terça-feira, novembro 18, 2014

segunda-feira, novembro 17, 2014

CITAÇÃO - ROGÉRIO PEREIRA


ÚLTIMA REFLEXÃO DE UM AMIGO

Egipto:Barca funerária no templo de Edfu, 1-6-2008



"La muerte tiene el camino trazado, a la muerte no le interessa si has hecho o deshecho , solo necesita un paro cardíaco o un paro cerebral para demostrar que está ahí.  Incluso un simple instante, un soplo apenas de resuello y...se acabó."


                                                                        Jesús Gonzaléz Justo
                                                                                     17-1-2013

quinta-feira, novembro 13, 2014

CITAÇÃO - PEDRO NORTON

"É legítimo perguntar se não estaremos a ir longe de mais  na concentração de poder  nas mãos de empresas chinesas(com a agravante  de que não estamos a falar de um país  com uma enorme tradição  de independência  entre poderes políticos e económicos).

Não é pois uma questão  de rejeitar  investimento  chinês ou sueco. É uma questão de sentirmos  que o grau e a dimensão desse investimento é susceptível de criar  uma concentração de poder excessiva."
                                       
                                                              Pedro Norton 
                                        (Revista "Visão" Nº 1131, 6-12/11/2014)
    

Acabei de saber que Fórum-Barreiro , inaugurado com pompa e circunstância  não há muitos anos, vai encerrar e que, mais uma vez, é uma empresa chinesa a comprar.

Quando é que teremos a língua do império do sol nascente como língua oficial em Portugal?...

quarta-feira, novembro 12, 2014

FERNANDO MASCARENHAS , 1945-2014


Fernando de Mascarenhas, marquês de Fronteira, era alguém merecedor de respeito e foi com pena que soube da sua morte.

Permitiu que a Oposição a Salazar reunisse mais do que uma vez em sua casa ,arriscando as consequências desse acto desafiador à ditadura.

Por isso, desejo-lhe muita paz!

segunda-feira, novembro 10, 2014

POLÓNIA: CRACÓVIA


Após termos visitado Auschwitiz-Birkenau...
seguimos  até à cidade mais próxima,

ao longo do rio Vístula, onde toneladas de cinzas vindas dos fornos crematórios do referido complexo de campos nazis foram lançadas.

                                 
E assim chegámos à bonita cidade de Cracóvia.







Após o padre polaco que dava "apoio espiritual " ao grupo nos ter feito correr, literalmente , do hotel até à maior praça da cidade onde se encontra  um Mercado com belíssimas e ricas peças de âmbar...



fomos jantar  ao som de  música típica ao bairro judeu.

                            
No dia seguinte, saímos em direcção ...



às famosas Minas de Sal Gema de Wieliczka, a poucos quilómetros de Cracóvia.

domingo, novembro 09, 2014

A QUEDA DO MURO DE BERLIM, UM QUARTO DE SÉCULO

O muro que, em Berlim,  dividia a Alemanha  deixou de existir completam-se hoje  vinte e cinco anos.

No entanto , e sem  que se levantem altíssimas vozes contra, outros aí estão,  firmes e vergonhosos.

Só para exemplificar: os que separam os bairros católicos dos bairros protestantes na Irlanda do Norte, aquele com o que os judeus encerraram os palestinianos no gueto em que transformaram Gaza , os que impedem a entrada nos países ricos de pessoas muitas vezes desesperadas e sem condições de vida decentes.

Claro que também existem os muros não-físicos, importante não esquecer esse indesmentível e lamentável facto.

Até quando reinará a hipocrisia e o despotismo de quem tem as armas ?!

quinta-feira, novembro 06, 2014

ELVIRO MARTÍNEZ - CITAÇÃO

Espanha : Cangas de Ónis, 25 -4-2014


"Los exorcismos ...se celebraban con gran aparato y solemnidad, seguiendo siempre las minuciosas instrucciones de los manuales en uso.

Los conjuros habían de hacerse en latín, al extremo de que se exigiera del exorcista "hablar muy bien latín".Como se desprende del dictado siguiente, lo exigia  el mismo demonio: « Cierto cura rural queria exorcizar a una joven , haciéndolo en castellano.El diablo por boca de la posesa le  dijo: Mándame en latín que salga de esta moza,  y luego saldré»".

Elviro Martínez
("Brujeria Asturiana")

quarta-feira, novembro 05, 2014

JUNTOS : "the power of love"

Sete anos !

Completam-se hoje  sete anos sobre o nosso primeiro encontro na blogosfera.

Durante todo este tempo, muita gente aqui esteve . Em silêncio ou deixando sinal de passagem. Houve, infelizmente, quem já embarcasse na derradeira viagem e deixasse um vazio. O meio é mecânico e frio , porém os sentimentos são reais e calorosos.  

É pelo poder do amor que a Humanidade se pode salvar e é esse afecto que tem permitido  mantermos este convívio  onde , livremente, se trocam opiniões que por vezes divergem confirmando o valor da diversidade.

Por estes oitenta e quatro meses de companhia , o meu profundo agradecimento : venham sempre. 

Que quem já  só está entre nós em espírito  esteja em paz !

BEM HAJAM!!

terça-feira, novembro 04, 2014

HIPOTÉTICO DISCURSO DE XANANA GUSMÃO


Caros Cavaco e Passos:
Os técnicos que enviaram para Timor-Leste em resposta ao nosso pedido de cooperação metem o nariz onde não são chamados . Não prestam!

Por essa razão, lhes dei quarenta e oito horas para  saírem do meu país. Se querem lutar contra a corrupção, regressem  urgentemente a Portugal, onde têm muito que  investigar.

Tanto eu como Ramos Horta sabemos  que  tudo se pode fazer  relativamente a Portugal .

Querem saber como descobrimos? Na cimeira da OCLP em Dili em que  nenhum de vós abandonou a sala aquando da chamada do ditador africano para a mesa. Quem não se respeita,não se faz respeitar!  Não sabiam?!

Como podem constatar aprendemos depressa e é fácil trocar Portugal, sem petróleo nem credibilidade, pela Austrália.

E esse patético Machete ,que troca sempre as mãos pelos pés e vice-versa, afirma publicamente que nada sabe além do que nós lhe enviámos , rrrsssss

Talvez fosse bom terem um pouco de dignidade, só vos faria bem. 

Conselho de amigo.

As minhas saudações petrolífe..., perdão, amistosas.

domingo, novembro 02, 2014

CITAÇÃO - EINSTEIN


" O casamento foi certamente  inventado por um porco sem imaginação.

Certamente  saberão que a maioria dos homens (tal como não menos mulheres) não é monógama por natureza.Esta impõe-se quando os hábitos e circunstâncias apresentam obstáculos  ao caminho do indivíduo em questão. A fidelidade forçada é assim para todos os intervenientes um fruto amargo.

Comparados com as mulheres, somos todos uns reis, pois todos nos mantemos sozinhos sem esperar nada do exterior a que nos agarrar. Mas elas esperam sempre que chegue um homem que disponha delas como bem entender. Quando tal não acontece , têm um ataque.

Fico por casa como um urso na caverna e sinto-me mais em casa do que antes.Esta reclusão foi acentuada pela morte da minha companheira Elsa, que era mais ligada às pessoas."

ALBERT EINSTEIN
(14/3/1879 - 18/4/1955)

Arquivo do blogue