quarta-feira, abril 02, 2014

AUTISMO

Autismo é uma perturbação de desenvolvimento que abarca um largo leque de situações.

Bruno Betelheim, um dos primeiros autores a abordar o tema, escreveu um livro muito  famoso intitulado "A Fortaleza Vazia", porque a principal característica é a falta de comunicação e de interacção entre estas crianças e quem as rodeia.

Nos casos mais graves, a criança tem comportamentos característicos :  é capaz de estar tempo muito prolongado a brincar com um objecto, de preferência redondo;  não verbaliza  e , nos casos em que isso acontece,  repete pura e simplesmente como um gravador o que lhe é dito ou elabora um discurso demasiado sofisticado que cria uma barreira .

Têm uma memória fotográfica e  a mais ligeira alteração, causa perturbações de comportamento.

Aqui há anos, apareceu o filme "The Raining Man"( com a idiota tradução de "Encontro Entre Irmãos") , que valeu a Dustin Hoffman o Óscar para Melhor Actor pela sua interpretação de um  autista adulto.

Muitas vezes têm competências verdadeiramente extraordinárias em determinada área, mas falham  em todas as outras.

Estas pessoas não têm  filtro nas interacções , quando - nos casos menos graves  e acentuados - conseguem interagir. O que, por vezes, causa situações embaraçosas.

Não se sabe ainda muito bem a origem , mas no início apontava-se a frieza da mãe(o que em certa medida se  compreende, pois  é a figura mais importante para a criança), depois que  ambos os progenitores eram pouco genuínos nas relações com a criança.

Em seguida , e eu assisti aos filmes desses estudos, pôs-se a hipótese do bebé não obter resposta adequada às suas tentativas de interacção com adultos, voltando-se para si mesmo com inevitáveis consequências futuras na relação com o Outro.

Enfim, é uma problemática merecedora de toda a atenção , que infelizmente não está devidamente divulgada nem tem os apoios por parte do Estado que deveria ter.

Inclusivamente, a actual coligação PSD/CDS cortou  em muito os subsídios para crianças com necessidades educativas específicas, ignorando por completo as directivas da Declaração de Salamanca.

Antes de terminar, quero deixar aqui um abraço de admiração e incentivo a todas as famílias e pessoas ligadas a esta problemática. Que está a aumentar nos EUA, segundo noticiado ontem.

E também fazer um apelo  a toda a gente para que não se tenham atitudes menos próprias face a autistas e que não há motivo de receio, pois não é contagioso.

Hoje é o  dia dedicado ao autismo e , portanto, vamos tod@s vestir azul!

32 comentários:

  1. O problema é "diagnosticar" a doença para não haver abusos, Passos é autista, mas com um par de estalos cura-se logo, não é preciso farmácias ou médicos. good week

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não gosto muito de utilizar problemas , ainda por cima complicados, para classificar criaturas sem vergonha nem ética _ concordo de todo, Passos merecia não um par de estalos, mas um atareia de cavalo-marinho!!

      Natural que Herr Coelho mande colocar nas Escolas um mapa que diz Portugal ser composto de água em 97%...e daqui a pouco com toda a água que ele e a sua camarilha têm metido , estará totalmente submerso.

      E como o reformado de Boliqueime pagou para se desmantelar a frota pesqueira, entre outras coisas, assim nos afundaremos sem remissão.

      Boa semana também

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Oxalá e que estejamos atentos a este tipo de causas sempre.

      Beijinhos, rrss

      Eliminar
  3. Excelente post, São.Que tenhamos sempre dias azuis.
    Beijos e bom dia,
    Renata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oxalá, que sejam sempre azuis os dias!

      Minha querida REnata, abraço grande e reconhecido, rrss

      Eliminar
  4. Olá, São.

    Creio que todas as crianças deveriam fazer os exames de desenvolvimento com o pediatra, assim, diagnosticando o autismo, a criança deveria receber o tratamento e cuidados necessários o quanto antes.

    Acho que a família deve receber todo apoio possível!!

    Porém, a falsa política que impera em todos os lugares, nos trazem esse tipo de notícias...cortes e mais cortes em áreas da saúde e educação....affff...

    Querida, tenha um dia abençoado,

    beijinhos,

    Lígia e =^.^=

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, linda!

      A prevenção é sempre o melhor em todas as situações.

      E acho criminoso o que se está fazendo na área da Educação neste momento em Portugal.

      Não venho Nuno Crato (ministro da Educação) com a desculpa de falta de verba, pois se não há dinheiro para a Escola Pública, como há para pagar pagar a colégios privados?!

      Querida Lígia, que tenha muito bom dia, rrss

      Eliminar
  5. São...foi bom recordar este tema!
    Na escola...convivi com crianças autistas e
    espero ter contribuído para o seu bem estar!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em sala tive crianças com muitas complicações e vidas difíceis, mas autistas , não.

      Assisti uma vez, numa das IPSs que supervisionava, a uma crise de uma menina com cerca de três anos portadora de Síndroma de Reth e fui colega de trabalho , anos mais tarde, da Educadora que a acompanhou na antiga primária.

      Algo terrível de ver e sem cura.

      Certamente que sim, que fez tudo quanto pôde para os ajudar!

      Abraço grande, rrss

      Eliminar
  6. Uma disfunção comportamental que pode ser controlada com a ajuda de várias técnicas que, infelizmente, estão a ser cortadas as estas crianças!
    Nunca convivi com uma criança autista...mas entendo o drama das famílias que vivem esse problema!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também nunca trabalhei nem concivi, mas assisti a colóquios específicos , até porque na altura o autismo estava restringido a uma área muito mais definida e com casos bem caracterizados ao contrário de que actualmente se passa e que me parece ter exagerado no espectro.

      Um dos episódios mais marcantes passou-se , num desses Seminários formativos, no ISCTE.

      Na mesa ,uma das pessoas intervenientes(psicóloga) criticou a actuação das técnicas que tinham aparecido num vídeo feito em sala. Dizia ela que imitar a que a criança fazia, isto é, fazer rodar um prato só a reforçava nesse comportamento.

      Repentinamente, na minha fila a cinco ou seis cadeiras de distância de mim, levanta-se uma participante e faz a seguinte acusação: " è muito fácil criticar ...Vocês passam por lá, demoram-se cinco minuto no máximo e nós é que ficamos ali com o problema entre as mãos e sem ninguém nos dar pistas precisas para ajudar estas crianças", mas amei da intervenção a senhora cdesabou em pranto e quendo se calou só se ouvia o soluçar dela.

      Imagino , por aí, a angústia e a impotência das pessoas que trabalham com este tipo de problemática.

      Quanto aos cortes actuais acho-os criminosos.

      Abraço grande

      Eliminar
  7. Ando normalmente de calças de ganga azul!
    O azul nunca me abandona! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que tenhas percebido o meu raciocínio, apesar das gralhas....de que peço muita desculpa!

      O azul é também a minha cor predilecta e , geralmente,trago sempre algo azul, mas não posso usar calças de ganga nem roupa justa ( o que não me incomoda, porque sempre gostei de roupa larga, rrrss) por causa da minha hérnia do hiato...

      Eliminar
  8. Azul já eu estou, mas é por causa dos manhosos armados em "autistas" (sem nenhuma das boas características que os verdadeiros autistas possuem) que nos desgovernam. E ainda não sei o que a entrega do IRS me reserva!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagino as "boas" novas que lhe terão chegado...porque eu também estou aqui em aflição esperando os IMIs e o IRS!!

      Se lermos as declarações de 2011 de Herr Pedro Passos Coelho acerca das nossas reformas , a única conclusão a que podemos chegar -e em termos precisos e exactos - é que o actual Primeiro-Ministro de Portugal é um mentiroso e um ladrão!

      Veremos o que se vai passar naeste ciclo de eleições que se aproxima.

      Abraço e solidariedade

      Eliminar
  9. Quando as almas se assemelham, reagem quase igual... por isso a coincidência do post, do filme e do link!

    Boa?

    ResponderEliminar
  10. Tantos passaram/passam lá pelo "meu" Agrupamento! Lembro especialmente o Miguel que deve estar a terminar o Secundário: Muito inteligente, muito benfiquista, muito meu amigo! Quando os colegas o aborreciam, refugiava-se no meu gabinete (da direção) e acalmava... Os meninos deficientes da "minha" escola gostavam muito de mim: tratava-os como iguais e falava com eles de igual para igual. Sem piedade nem lamechices. Sempre como iguais. Davam-se bem comigo. (Fez ontem quatro anos) que fiquei desligada da escola...)

    ResponderEliminar
  11. Penso que a melhor maneira de inclusão é mesmo essa:tratar de igual para igual, falar-lhes como se fala com outra qualquer pessoa.

    Claro que com crianças pequenas, as coisas não são bem assim...e foi com essas que mais trabalhei directamente.No entanto, nunca tive casos demasiado graves - embora os tivesse tido bem complicados,

    Como compreendo a o que sentes relativamente a esses quatro anos, Graça...

    ResponderEliminar
  12. Querida Amiga São,
    Belíssimo artigo muito oportuno nesta data! O meu filho aos 17 anos foi trabalhar numa Instituição que acolhia e tratava de crianças com esta doença. Criou tal empatia com elas que sempre que o viam lhe manifestavam alegria e amizade! Numa das vezes quando iam de autocarro fizeram-no parar para lhe darem abraços. São pessoas que precisam de muito carinho!
    Beijinhos amigos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Luís:
      Tem toda a razão, o que estas pessoas mais necessitam é carinho e respeito.

      A minha saudação fraterna a seu filho pelontrabalho que realizou, sendo tão jovem

      Para si, meu amigo, forte e reconhecido abraço, rrs

      Eliminar
  13. O respeito pelo outro é, sem dávida, o único caminho. Respeito de cada um de nós, mas também da sociedade/estado. Vivemos tempos de sombra e a consideração pelos outros só existe em ilhas...

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo, minha amiga, o teu comentário na íntegra!

      Grande abraço, Ana

      Eliminar
  14. Pensava escrever um post sobre o tema, mas não tive oportunidade. Talvez porque me tenha faltado o engenho.
    Gostei muito da tua escolha, amiga.
    Tem uma boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. faltar-te o engenho, Carlos?! por favor...

      Grato abraço, rrss

      Eliminar
  15. Obrigada São

    E todos que que de alguma forma, vêem o mundo de forma igual... Só existe este, bom, mau, e com respeito pelas diferenças, será mais justo.
    E não! nem o Dr. Passos , nem pessoal que está politica são Autistas. A ofensa, não é para os políticos, que padecem desta patologia.
    Autismo, não significa alheamento,
    Autismo significa transparência, e sentido justiça. entre outras características.
    Se me conseguirem , apresentar algum com esta personalidade, então pode ser autista!?
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem nada para me agradecer, Mina, nada mesmo!

      As pessoas que classificam os políticos de esquizofrénicos, autistas, bipolares , por exemplo,...penso que não fazem para ofender quem o é, mas sim para acentuar a falta de sentido de justiça e transparência de quem está no Poder e arredores.

      Eu não o faço, por princípio.Como também nunca uso contra ninguém argumentação que inclua características físicas.

      Esperemos que as coisas não piorem , mas vamos ter que estar com muita atenção, sem dúvida!

      Beijinhos para vós.

      Eliminar
  16. Embora o meu comentário esteja atrasado, este dia foi também por mim assinalado e é respeitado todos os dias.

    beijinho amiga São

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @s amig@s nunca chegam com atraso, Fê.

      Eu nunca trabalhei ao longo de toda a minha em Educação com crianças autistas, mas conheço os casos.

      Parece-me que se alargou demasiado o espectro...

      Concordo, não é num Dia específico , mas sim sempre que devemos estar alerta!

      Bons sonhos, rrss

      Eliminar
  17. São, tenho uma amiga que teve gémeos, dois meninos autistas; devem ter agora
    17 anos. Ela sofre pela falta de condições aqui em Portugal e nem sei como consegue andar sempre bem disposta. Não sei se tem problemas financeiros,, mas muito dinheiro não tem; é cabeleireira e o marido um trabalhador normal. Criou-se a escola inclusiva, mas, graças ao nosso ( des)governo isso tornou-se uma utopia, os pais estão desesperados com o corte nos apoios e com a falta de educadores especializados para acompanharem estas crianças. É uma tristeza!!! Estão todos a sofrer de um

    autismo horrendo que não tem solução por mais especialistas que apareçam para limpar aquelas cabeças. Só nós o poderemos fazer nas próximas eleições. Eu vou já começar nas europeias.Obrigada, amiga, por te lembrares destas crianças.. Um beijinho e boa noite.
    Mila

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço o testemunho, Mila!

      "Essa gente" que , através de mentiras e de partidarite, chegaram ao Poder , contando sempre com o apoio do reformado algarvio,é de uma insensibilidade como nunca vi em Democracia.

      Eu nunca votei CDS o , nem Cavaco nem PSD e , portanto, tenho a consciência tranquila e espero que levem uma valente lição já nas europeias, até porque a lista é de uma pobreza confrangedora, diga-se.

      Que Deus dê muita força a esse casal, que bem necessita dela!!

      Bons sonhos . amiga, rrss

      Eliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue