segunda-feira, julho 01, 2013

REFLEXÃO : FÉLIX RIBEIRO

"A ideia da austeridade não é boa... até porque é moral , fazendo um julgamento das pessoas, e não respeita a democracia.

A austeridade desencadeia a irracionalidade.
As coisas têm que ser explicadas.

Nós vamos ficar esmagados pela dívida.

Só me preocupo com o crescimento.

O problema do Estado Social é a classe média."

JOSÉ FÉLIX RIBEIRO
(22/4/2013 - TVI)


16 comentários:

  1. PERFEITO! isto deveria ser ensinado nas escolas aqui do Brasil

    Beijos, meu bem

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente, meu bem, nem aqui é ensinado!!!

    Boa semana

    ResponderEliminar
  3. Claro que a ideia da austeridade não é boa...mas na presente situação ela é inevitável, por tudo o que se conhece.
    Irradia irracionalidade e terá que ser explicada...claro (um dos problemas do actual governo, entre outros).
    Nós vamos ficar esmagados pela dívida...é natural, mas vamos ganhar o futuro. Pois nada será como dantes. Pessoalmente fui um dos que poupei.
    Só me preocupo com o crescimento...também eu. Mas não é uma coisa que se deve comprar na farmácia.
    O problema do Estado Social é a classe média...Pois é! É a que gasta mais e exige demais ao Estado e sem necessidade.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  4. Por partes:

    - A austeridade é inevitável, mesmo que seja ...então não entendo a falta de resultados positivos , já que a acreditar na comunicação social está tudo pior.

    - As explicações têm que ser dadas, claro. Começaram hoje as conferências diárias com jornalistas. Não sei é se resultarão, pois é o conteúdo que mais importa e não a forma.

    - A sério, oxalá o futuro seja ganho. Mas não consigo descortinar como! Poupou, CARLOS? Cuidado, porque uns são castigados porque viveram "acima das suas possibilidades" e outros , pelos vistos, porque aferrolharam e não puseram a economia a funcionar.

    - De facto, tem razão : o desenvolvimento não se compra, constrói-se. Mas , tendo Passos Coelho afirmado ( fiquei espantada quando lhe ouvi isto) que o país tem que empobrecer, não vejo como se desenvolva nem como pague a dívida.

    - Quanto à classe média , não entendi lá muito bem. Deveria deixar de existir ( quase extinta já ela está, aliás)ficando só os muito ricos e os muito pobres?

    Saudações.

    ResponderEliminar
  5. Eu até concordo com tudo o que o homem diz, mas nada disso é novidade. Nem é preciso ser licenciado em economia para se chegar às mesmíssimas conclusões. Alternativas e soluções eram capazes de ser mais úteis, digo eu! ;)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  6. São, quando rumaremos ao futuro de um mundo mais equilibrado e justo?

    beijinho

    ResponderEliminar
  7. Como é que se cresce!? Com tanta austeridade, quem está disposto ou pode investir!?
    Onde é que existe classe média, foi e vai continuar a ser esmagada :(
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. A austeridade é causada pela dívida, pede-se demais e depois para pagar: ou se fica rico e consegue-se pagar; ou se fica pobre tentando pagar. É a consequência de se viver a crédito.

    É curioso como deixam entrar a Croácia na UE, país com 20% de desemprego e em recessão há 4 anos, do ponto de vista dos governantes de lá percebe-se, deve haver lá um Mário Soares consciente que não tem hipóteses nem sabe governar, então atira-se aos fundos europeus - sempre adia as coisas e quando eles tiverem de pagar ele já estará morto, curiosamente o nosso ainda não morreu - mas do ponto de vista da UE não se percebe, bom, talvez precisem de pessoas que trabalhem por salários ultrabaixos, mas nesse caso mete-se a China na UE.

    ResponderEliminar
  9. Olá, São!

    O Gaspar já lá vai, e pena foi que tivesse chegado: transformando o que já estava muito mal naquilo que hoje dificilmente poderá ser concertado...

    O mal deste Portugal já vem de longe: obra de quem nos governou, e que até hoje, curiosamente nuca se sentiu responsável, ou foram publicamente responsabilizados.

    E agora dá vontade de lembrar o ditado: "burro morto, cevada ao rabo".É verdade que o dito não está morto, e também que não temos cevada...Estamos cheios de dívidas, falidos, e nem todos os milhares de comentaristas tagarelas nos servirão de nada...se não aparecer quem esteja disposto a investir e criar postos de trabalho, a par dum governo decente que pense mais no pais do que em jogos partidários.

    Gostaria de ser mais optimista no que digo, mas o "raio da idade" já não permite fazer de conta, como se não tivéssemos passado...

    Uma boa semana, e um abraço.
    Vitor

    ResponderEliminar
  10. Depois destes golpes de teatro de duas demissões importantes, de uma tomada de posse de alguém ligado a SWAPs, do silêncio do reformado de Boliqueime e da obstinação do missionário Passos, que até faz refém Portas ...já não sei muito bem que soluções poderá haver.

    Doces sonhos, TETÉ

    ResponderEliminar
  11. ANA, não sei.

    E quando assisto, impotente, a esta insanidade que assola Portugal há dois dias fico assustada. ..e eu não me atemorizo facilmente.

    Mas não percamos a esperança, amiga!

    Abraço grande

    ResponderEliminar
  12. E depois desta ópera bufa desencadeada por Gaspar, continuada por Portas e suportada por Cavaco, mesmo após a insana comunicação de Passos ao país...as dificuldades vão aumentar,de certeza!

    Um abraço para vós MINA, com muita alegria por a ver aqui, rrss

    ResponderEliminar
  13. Caro VÍTOR, se tinhas razão...mais razão tens agora, com o Governo a desfazer-se à nossa frente e i reformado de Boliqueime continuando mumificado, pois este é o seu Governo e receio que aceite o que Passos ( a viver em estado de denegação )propõe: um Governo minoritário, com o país contra ele!

    Esperemos que haja decência e juízo.

    Um abraço grande e as melhoras.

    ResponderEliminar
  14. A União Europeia é com o actual Governo PSD/CDS é uma ficção...

    A China será dona do planeta, espero que só depois da minha morte


    E agora vou ver a televisão, à espera dos próximos episódios desta farsa em que Cavaco deixou transformar a situação

    Fica bem

    ResponderEliminar
  15. Olá amiga, estou de regresso.
    O problema do estado social é a existência de pessoas, caso contrário, funcionaria às mil maravilhas
    Uma boa noite para ti. Amanhã volto com mais tempo

    ResponderEliminar
  16. Bom regresso!

    Pois , o problema são mesmo as pessoas ...é por isso que este bando apadrinhado pelo reformado de Boliqueime está efectuando políticas que estão fazendo aumentar em flecha os suicídios diários!

    Dorme bem, amigo meu

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue