sexta-feira, março 13, 2009

"WARUM?"

"WARUM?"

Sim, "Porquê?"

Porque de todos os cartazes, de todos os prantos, de todos os medos, o que mais me tocou foi esta interrogação .

Sim, "Porquê?"

Porque temos de saber os motivos que levam um jovem de 17 anos, vindo de uma família estável e abastada, a sair armado e ir até à sua escola secundária para assassinar deliberada e indiscriminadamente quem lhe apareceu pela frente, suicidando-se de seguida.

Sim, "Porquê?"

Porque há algo de muitissimo grave a falhar redondamente na educação e no exemplo que estamos a transmitir às gerações posteriores à nossa, pelo que temos de emendar rapidamente e drasticamente a mão.

Sim, "Porquê?"

Porque só aprofundando as questões, por muita dor que esse descarne nos possa causar como um todo, teremos hipótese de arrepiar caminho neste declive civizacional onde estamos todos.

Sim, "Porquê?"

Porque como seres humanos não podemos nem devemos permitir chacinas cada vez mais sem sentido nem fim.


Os assassinos suicidas que se fazem explodir matando inocentes fazem-no, no entanto,com um objectivo e têm motivos de sobra para raiva e ódio.

Os assassinos que anunciam os crimes na Internet e massacram inocentes sem dó nem piedade não têm nem motivos nem finalidade, o que é tremendamente pior.

Inegavelmente, qualquer coisa muito errada se está passando na nossa sociedade ocidental, tão auto-convencida das suas altas qualidades e virtudes.

Aliás, mesmo as nossas tão estudadas teorias sobre o desenvolvimento humano ( Piaget, só para dar um exemplo) caem por terra quando saímos do Ocidente e visitamos África, América do Sul, Índia.

Um dos aspectos educativos que está em falta é a educação emocional das nossas crianças tal como a autoridade parental.

As gerações mais novas andam perdidas,entregues a si mesmas( e à Internet, claro) sem orientação nem quadros de referência.

Que estas tragédias, agora importadas dos Estados Unidos da América para a Europa, nos façam reflectir séria e profundamente sobre Educação e Ética e que desse debruçar sobre o assunto surjam soluções urgentemente!

54 comentários:

  1. que les está pasando a los jóvenes? que nos está pasando a todos en este mundo donde manda la violencia y la destrucción?...
    besicos
    Encarna

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  2. yo también tengo todas las preguntas y muy pocas respuestas

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  3. Um texto pertinente e actual.
    Sabe, creio ser mesmo um problema educacional. Nunca culpabilizaria o jovem, mas uma arma à mão e a responsabilidade formativa dos pais, são, para mim, os principais factores desses gestos de irradiar do nosso país. Do Mundo.
    Prenderia de imediato o pai. Nunca o jovem.
    É o principal responsável, não, não é o jovem.
    Beijinhos

    Peter Pan

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  4. São

    Um texto em que a pergunta nos trespassa.
    Efectivamente o déficit de autoridade parental e a ausência de educação emocional das nossas crianças não podem ser olhados como coisas de somenos importância.
    Concordo que as geraçõe smais novas andam perdidas sem quadros de referência e acho isso assustador.


    Abraço, querida

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  5. sem qualquer ironia deslocada - matou porque tinha (varias) armas de fogo em casa...

    ... a tal "autoridade parental", que referes, não?.

    abraços

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  6. São!
    O triste de todas essas tragédias é que elas se repetem ad nauseam! Tornando-se, desa forma, corriqueiras em nosso cotidiano...
    Infelizmente! Por isso a importância de sempre buscarmos a discussão e nunca deixarmos passar em branco tais comportamentos...
    Beijos!

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  7. Olá São...difícil responder a essa pergunta. Li ou ouvi algures que o jovem estava cansado de viver...acho que a juventude não tem ideais...não acredita...falta-lhes...poesia...dizem que sou lirico...pois é isto que lhes falta a verdade na poesia...aquela que corrompe como o "poemarma" do Manuel Alegre ou a "Maceração" do Torga...falta-lhes sonhar...é isso!!!

    perdoe o abuso mas deixe-me partilhar este texto do Augusto Cury:

    "— Nós nos preocupamos tanto em informar que esquecemos de formar. O
    conhecimento está aqui para servi-los e não para que vocês sirvam o conhecimento.
    Mas, invertemos os valores. — E a estimulou perguntando: — De onde provém a maior
    força de um ser humano?
    Cláudia pensou, pensou, mas não soube responder.
    Depois, perguntou para a classe.
    — Dos seus músculos — Helena respondeu.
    — Da sua força de vontade — disse Júlia.
    O professor parou no meio da classe e afirmou:




    — Dos nossos sonhos. Sonhos não são desejos. Desejos evaporam no calor das
    dificuldades, sonhos resistem às altas temperaturas. Você tem sonhos, Cláudia? —
    perguntou o professor.
    A resposta veio rápida e direta. Romanov foi novamente pego de surpresa.
    — Minha mãe é doente, mas tem de trabalhar. Meu pai tem crise asmática, às
    vezes sente intensa falta de ar e, por isso, falta-lhe emprego, não tem trabalho fixo.
    Estou com 16 anos. Sou uma menina pobre, de origem pobre, que vive num ambiente
    pobre. Não está vendo os remendos de minha | saia? Faz um ano que não compro uma
    roupa nova — falou Cláudia desabafando.
    Em seguida, uma gota de lágrima escapou de seus olhos. Comovida, ela
    acrescentou:
    — Tenho medo de sonhar. Não sonho porque acho que ' meus sonhos se
    converterão em frustrações.
    Romanov esfregou as mãos no rosto. Ficou com compaixão de sua aluna. Mas
    não podia sentir dó dela, pois o sentimento de dó não a estimularia a ter fé na vida e em
    sua capacidade de lutar. Então, olhou firmemente em seus olhos úmidos e repetiu as
    palavras que sempre falou para Pavlov antes de ele morrer no ataque terrorista em
    Beslan:
    — Eu aposto que você vai brilhar, Cláudia, e se tornar um grande ser humano.
    Não tenha medo de se frustrar, tenha medo de não sonhar.
    Em seguida, escreveu na lousa algumas frases e pediu para todos os alunos
    proclamá-las como se fossem sua bandeira, seu norte:


    Os sonhos não determinam o lugar onde vocês vão chegar, mas produzem a
    força necessária para tirá-los do lugar em que vocês estão. Sonhem com as estrelas
    para que vocês possam pisar pelo menos na Lua. Sonhem com a Lua para que vocês
    possam pisar pelo menos nos altos montes. Sonhem com os altos montes para que
    vocês possam ter dignidade quando atravessarem os vales das perdas e das
    frustrações."

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  8. *
    sim porquê ?
    ,
    porquês em conchinhas,
    ,
    *

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  9. Asi es mi muy querida Sao.

    En este mundo PASAN UNAS COSAS QUE NI LAS IMAGINAMOS.

    BEBER Y CONDUCIR NO SON COMPATIBLES.

    UN BESO GRANDE

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  10. Ademas hay tanta violencia que viene por la TV y el cine que los jovenes aprenden lo malo rapido.

    Tenemos que volver a nuestros valores..

    Otro beso

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  11. warum, xará, warum!?
    é a tv, os filmes, os anúncios, solidão, falta de "conversas"
    não sei!
    [o meu neto tem 6 anos e perguntou-me se as pessoas poderiam voar...
    (o anúncio do red bull) tive que lhe explicar muito bem e contar aos pais para estarem sempre atentos e explicar tudo!
    felizmente ele quer sempre saber tudo e conversa muitooooooooooooo]
    beijinhossssssssss

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  12. WARUM, sempre!
    Acerca dos bombistas-suicidas, acerca dos ataques ao Ocidente, acerca do desencanto que grassa, acerca de tudo o que nos parece inaudito.

    LUIZ

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  13. Belo post, minha amiga linda! Muitos casos desencadeiam dentro das familias, porque hoje elas estão voltadas para o crescimento profissional. Filhos são criados por terceiros, sem o menor preparo moral. E os valores são deixados de lado.
    Bom fim de semana!
    Beijos

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  14. Estou absolutamente de acordo com as suas reflexões.
    Como professor, assisto diariamente à carência de afecto, ao abandono doméstico, à indiferença perante a vida escolar e post-escolar dos miúdos, à falta notória de valores de referência, de estruturas de suporte familiar, da resolução do mais pequeno problema com a oferta de uma playstation qualquer,...

    Em demasiados casos, criam-se hoje filhos como se criam coelhos, que serão um dia abatidos para consumo das suas entranhas pelas hordas do crime, da droga...

    Note-se, ainda, que muitos destes "pais" já não iveram referências nenhumas no seu crescimento. Portanto, a praga já passou de geração.
    este é, sem a mínima dúvida, um dos problemas mais complicados de resolver e cada dia que se perde ma procura de soluções mata muita gente e arruina muita mais.

    Um abraço.

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  15. Cuando se corre barranca abajo es muy difícil detenerse.
    El mundo , la civilización dá signos enormementes preocupantes de locura.
    No hay ricos , ni pobres, todos...

    Besos, amiga y buen fin de semana!

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  16. ENCARNA, querida, nos está passando falta de valores e solidariedade!
    Bom fim de semana.

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  17. Querido PEDRO , que podemos nós (ainda) tentar fazer para parar esta tristeza?
    Bom fim de semana.

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  18. Caro PETER PAN, claro, o adulto é o principal responsável, não tenho dúvidas.
    Mas aos 17 anos também já se sabe o que se faz, não é?
    m excelente fim de semana.

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  19. Querida LÍDIA, o mais angustiante é que esta já não é a primeira geração sem referências...
    Um feliz fim de semana.

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  20. Caro HERÉTICO, se as pessoas se demitem do seu papel de adultos...que se espera?!
    O grave é que alguns também já não tiveram modelos à altura. E tragicamente a tendência destes casos é a de repetir.
    Um bom fim de semana.

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  21. Totalmente de acordo, meu caro PAULO!
    Temos o dever de tentar sempre ir mais além e denunciar, para que cessem as repetições de tragédias assim.
    Um excelente final de semana.

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  22. VICENTE
    Para corroborar o seu excelente comentário, lembro aqui o sentido de um poema de Sebastião da Gama: o ´trágico é não se saber que os pássaros sentem frio!
    Bem haja, João.

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  23. POETA EU SOU
    POrque a Humnidade anda totalmente à deriva, caro Nazareno!
    Bom fim de semana.

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  24. Meu querido RICARDO, sim, há coisas que nem nos passam pela cabeça...
    E os media não ajudam rigorosamente nada, não.
    Excelente fim de semana para ti.

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  25. GAIVOTA
    Olha, linda, o teu neto ( e mais algumas crianças) ainda têm o privilégio de ter quem o ouça e lhe explique, graças a Deus.
    Desgraçadamente, as novas gerações descobrem tudo sózinhas e, muitas vezes, da pior maneira!
    E a tendência é a de piorar.
    Bom fim de semana, xará.

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  26. Muito bom o seu comentário, amiga , muito claro.
    Um beijo, OLHOS DE MEL.

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  27. Caro JORGE, também eu desenvolvi toda a minha vida profissional na área da Educação.
    Infelizmente, notei exactamente isso que aó deixou escrito.
    E por isso o meu receio é de que tudo isto vá piorando...
    Um abrtaço.

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  28. Estimado RODOLFO, a loucura e a irresponsabilidade atolam-nos a todos, concordo!
    Só nos resta tentar manter alguma lucidez e conservar valores.
    Um grande abraço.

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  29. Será que a busca do sucesso a qualquer preço não tem nada a ver com estes actos tresloucados? Muitos destes casos vêm dar a conhecer indivíduos que não conseguiram obter a atenção onde a procuraram.
    Porquê? Talvez prestando mais atenção a quem nos rodeia seja útil para evitar que muitos se sintam rejeitados.
    Abraço do Zé

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  30. Salve! São

    Educação, Educação, Educação! Uma verdadeira Educação! Não me cansarei de repetir "até que a voz me doa" e além.
    Mas são os tempos e os sinais do estertor de algo que está prestes a perecer.

    Abraço grande e saudoso.

    Salutas!

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  31. eu sei, minha querida, daí o alerta, e felizmente ele é muito falador e quer dempre saber tudo como deve ser, explicamos-lhe tudo consoante os 6 anos que ele tem...
    mas conheço bem a realidade das crianças, mesmo frequentando colégios, ficam ao abandono no regresso a casa, sem integraçao no dia a dia familiar, conversas, refeições, etc
    o amanhã como será???
    bom domingo
    beijinhossssssssss

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  32. Pois é...mais uma vez.
    uma chave: educação.
    outra (que é parte da anterior):AMOR.
    Uma finalidade para o ser humano é precisamente amar . Só com amor se cresce com sapiência e respeito pelo próximo.
    Nunca esqueçer a"teoria das necessidades"... de Maslow(creio).
    abraço do vale

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  33. São,
    Para abreviar, considero que tocaste em três realidades que considero da maior importância.
    são tuas as palavras:
    -declive civizacional
    -falta de educação emocional das nossas crianças
    -falta de autoridade parental.
    Haverá outras componentes mas destaco estas como as grandes "desgraças" do nosso tempo.
    Passámos, em menos de duas gerações, do oito para o oitenta e oito.

    WARUM? pergunto eu.

    Um beijo

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  34. eu diria ser um problema civilizacional mais do que educacional. estamos - nós, ocidente - profundamente decadentes, cultivamos a antítese do que deveríamos considerar valores. eis o resultado tráqico, a juntar a muitos outros exemplos vindos da babilónia..
    Beijinhos, amiga

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  35. sãozinha, eu particularmente acho que faltam pais a enchergarem seus filhos, não sabem o vai na alma e coração ou na mente doentia. pais pouco preocupados em educar, hoje os pais querem é só dar tudo que os filhos desejam, faltam pais que olhem os filhos, interroguem suas mentes, e os levem a um tratamento. mas isso requer tempo e dedicação, o mundo gira muito rápido, ninguém quer perder tempo. ele só tinha 17 anos e uma arma poderosa, e os pais?? não sabiam? ou faziam de conta que era tudo brincadeira? minha nossa, o mundo parece perdido mesmo.
    um beijo nesse coração generoso.
    Cleo

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  36. Não encontro explicação para o que se está a passar. Pelo menos uma explicação que justifique este tipo de actos. E fico-me perguntando também, warum?
    Um beijo, São.

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  37. Porquê?
    -provavelmente nem ele o saberia, e nós de certeza nunca o iremos saber. "infinito apenas conheço o universo e a estupidez humana, e já tive mais certezas do primeiro", a frase pertence a A. Einstein...

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  38. Caro ZÉ POVINHO, eu também considero que a falta de atenção e de amor leva a situações-limite.
    Há um caminho longo à nossa frente, mas parce-me que algumas pessoas não darão o primeiro passo, infelizmente.
    Tudo de bom.

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  39. Este comentário foi removido pelo autor.

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  40. Também para mim, MADRAG, a Educação é a base de tudo, como sabes. Mas muito se deve também à própria natureza de quem pratica os actos, sem dúvida.

    Para ti, o melhor.

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  41. GAIVOTA
    O amanhão, xará, não será muito luminoso.
    Mas eu creio estarmos a aproximar-mo-nos rapidamente da viragem , sabes?
    Bem hajas!

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  42. Caro Duarte, trabalhei sempre essa Teoria nas Acções de Formação que orientei, porque nunca perderá a actualidade.
    Pena é que a Educação ( no seu sentido abrangente) continui a ser tão pouco amada.
    Um abraço.

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  43. Querida MEG, a rapidez da transição será, creio, cada vez maior: aproximamo-nos de uma época de fim de ciclo...
    O que nos não deve impedir de vivermos e educarmos com ética e valores.

    Um abraço.

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  44. Amigo SPECTRUM, o Ocidente está a esboroar-se e decadente e cínico e corrupto, de acordo.

    Mas a sociedade é composta por pessoas e , por isso, a responsabilidade de que acontece é nossa, acho.

    Espero sempre por si.

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  45. Minha querida CLEO, como dizes, o que falha redondamente é o investimento afectivo dos adultos nas suas crianças.
    Tentam substituir por bens materiais aquilo que é essencial: o amor, a preocupação, a tenção.
    O trágico é que esta ausência gera modelos de repetição de geração em geração.

    Um grande abraço.

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  46. Amiga GRAÇA, estamos no fim de um ciclo e estes absurdos tendem a agravar-se.
    Só nos resta dar-mo-nos com o melhor exemplo possível.
    Um grande abraço.

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  47. Meu caro ANTÒNIO, que sábio era Albert...
    Fique bem.

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  48. Este comentário foi removido pelo autor.

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  49. Olhe, doce Amiga:
    Os jovens seguem os exemplos dos adultos. À risca, pode ter a certeza.
    Mesmo com a idade que o atirado e assassino teria, não se pode omitir, o seguimento do procedimento, da educação que teve direccionada para a insensatez e negligência dos actos adultos...
    Bem-Haja, amiga.
    Desculpe, se não concorda, respeito sempre as outras opiniões. A sua é valiosa.
    Com simpatia e amizade sinceras

    Beijinhos

    pena

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  50. Registo com sensibilidade: "...Onde estamos todos...?"
    Onde pára a Educação...de todos, sim?
    Beijinhos de respeito e estima pela sua soberba significação

    p.p.

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  51. Meu estimado PENA, claro que concordo : a culpa e a responsabilidade maior destes actos inconcebíveis são dos adultos, sem dúvida.
    Um fraterno abraço.

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  52. PETER PAN
    A Educação está mais do que relegada para um muito secundário plano, desgraçadamente para toda a gente!

    Um beijo.

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  53. Pois é, se nos olhassemos no espelho perceberiamos porquê. A escola é o lugar mais violento do mundo, onde se aprende a lidar e defender-se dos outros, por vezes a violência extrema é a única solução.

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  54. acha? não me parece que andar aos tiros resolva o que quer que seja...

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"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

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