Acabei de ler há menos de meia hora um dos mais extraordinários, poderosos e vibrantes livros das largas centenas que li até hoje.
Escreveu-o ROBERT FISK, jornalista inglês, que também trabalhou como correspondente em Portugal, vivendo há cerca de trinta anos em Beirute (Líbano).
Eu sou uma leitora compulsiva , sorvendo cada página até acabar o livro, se este é realmente interessante. Sem que o volume interfira neste processo...e no caso presente, a obra estende-se por 1156 páginas.
No entanto, "A GRANDE GUERRA PELA CIVILIZAÇÃO - A CONQUISTA DO MÉDIO ORIENTE" cria uma vincada ambivalência a quem lê: conquista-nos desde a primeira palavra, mas a crueza e objectividade das suas denúncias sobre traições, massacres e jogos de interesses obriga-nos a parar para conseguirmos retomar fôlego e coragem a fim de prosseguirmos olhando para aquele estendal de miséria e crueldade humanas.
As sua páginas são como se abríssemos uma larga sacada sobre o Inferno, seja ele verdadeiro ou imaginário. Embora , para todas as vítimas inocentes que o autor nos mostra , o sofrimento seja realmente infernal.E muitas das vezes, sem sentido algum, pois é provocado tão-só por ganãncias e interesses alheios às suas pobres vidas.
É um testemunho indubitavelmente indispensável para quem queira conhecer a realidade do que se passa no Médio Oriente e dos motivos passados e presentes onde tem origem a tragédia da terrível situação vivida naquela região do planeta nos dias que correm.
Aqui se desenrolam sob os nossos olhos o Holocausto arménio, a crueldade da Rússia sobre a Chechénia, a brutal ocupação da Palestina por Israel, o infinito cinismo de Bush, Blair e respectivas quadrilhas , o drama do Irão e também a insana ditadura de Sadam.
Para quem ainda alimente alguma ilusão - vaga, que seja - sobre os grandes valores do Ocidente, este livro é a sua tumba final.
Desconheço como será possível, seja em que tempo for, o Ocidente limpar-se de tanto sofrimento, de tanto sangue, de tanta vilania, que foi impondo ao resto do mundo!!!
Que , pelo menos, tenhamos conhecimento e que a denúncia passe também pela nossa voz!!
Deverias ter focado os ataques de Israel ao Líbano e a responsabilidade de Ariel Sharon nos massacres dos refugiados palestinianos nos campos de Sabra e Chatila.Também o facto de os EUA terem apoiado Saddam mesmo quando massacrou Iranianos e, depois, Curdos.
ResponderEliminarComo vês, eu já li a obra e concordo contigo: crucial lê-la!
LUIZ
Oie linda, sei que precisamos conhecer as verdades sobre esses vergonhosos acontecimentos, mas sei que não conseguiria chegar ler as primeiras páginas...
ResponderEliminarBeijos
Querida Lúcia, é , efectivamente, forçoso sabermos aquilo que se esconde por detrás das coisas.
ResponderEliminarMas também a compreendo, pois uma obra tão violenta ( porque desmascara a hipocrisia e os interesses subjacentes à perda de vida e dignidade de determinadas etnias)como esta exige muito.
Um abraço amigo.
LUIZ, o cinismo dos EUA em apoio de Israel e toda a sua vergonhosa duplicidade acerca do drama colossal do povo palestiniano é já bem conhecida...mas fizeste bem em focá-la.
ResponderEliminarFica bem.
E não fala dos atentados palestinianos sobre israelitas inocentes?
ResponderEliminarO escritor será isento?
Não li, mas despertaste-me a vontade de ler esse livro.
Bom resto de semana,
Beijo.
MI amiga, todo esto demuestra que lejos estamos de ser civilizados.
ResponderEliminarQue poco respetamos a los semejante y cuanto todavía debemos aprender...
Un beso grande , mi amiga.Te felicito por tu prédica.
Fala sobre a corrupção de Arafat, por exemplo, e não só.
ResponderEliminarClaro que lamenta a morte de civis inocentes, mas sejam eles de que lado sejam.
Eu recomendo vivamente a leitura porque Fisk não me parece ter poupado ninguém.
Só que eu serei eventualmente suspeita, pois também penso que Isrel é um invasor da Palestina - com a cumplicidade dos EUA .
Fica bem, NILSON.
Estimado RODOLFO, a Humanidade está a desumanizar-se, desgraçadamente...e as vítimas caem sob os mais sujos golpes e vis interesses.
ResponderEliminarMuchas gracias e besos.
Cara São,
ResponderEliminarCada vez mais temos de denunciar estas situações. Porque só assim as mentalidades mudarão...
Obrigado pela tua contribuição,
António Serra
Minha amiga (perdoe o abuso),
ResponderEliminarnão li a obra mas pelo que descreve não encontro surpresa...sabemos que é assim...
viu a entrevista do Medina Carreira ao Mário Crespo?...Ouviu alguns dos políticos do nosso país a dizer que era mentira...eis algumas frases do Homem:
"A casa da música no Porto,o centro cultural de Belém, a ponte em Coimbra...tudo isto custa 2...3 vezes mais, já viu alguém ser investigado ou condenado por isso?"
"Nós estamos a endividar a 48 milhões de euros ao dia, o Senhor vê este país viver bem? Vê as populações satisfeitas? Vê a economia a crescer?...não vê...portanto, isto esfuma-se tudo por sítios que a gente nem sabe quais são."
"Juntamente com este empobrecimento rápido do país junta-se a imoralidade das elites politicas, económicas...o Senhor não conhece um político, um homem da bola, um homem de empresas, nomeadamente os bancos que tenha ido para a cadeia. Nada. Não acontece absolutamente nada."
"O país está ao serviço dos partidos políticos. Os partidos políticos não têm interesse em resolver os problemas de fundo...porque eles têm uma clientela...são basicamente bancos alimentares, pois têm poder na manjedoura estatal. Portanto não se faz nada..."
" Depois de Abril havia gente, havia ideias, havia um país e havia esperança. Hoje não há gente, não há ideias, não há país e não há esperança."
" O senhor acha que o voto serve para alguma coisa?...os ministros são uns mandaretes da situação, perceba a realidade, não construa castelos no ar...começa por ser uma mentira a eleição. Aqueles programas eleitorais, e se for ver este programa do ps que ganhou: não aumentava os impostos - nunca os impostos atingiram os níveis actuais; faziam um referendo para o tratado europeu - arrependeram-se; a legislação laboral seria uma coisa qualquer - andaram a mexer na legislação laboral no sentido contrário; 150 mil empregos - que é uma coisa que só com pouca seriedade se promete. O estado não cria empregos. O estado pode dizer que vai fazer isto, e isto, e isto no sentido de criar empregos...agora dizer que vai criar empregos é trafulhice eleitoral. PORQUE SE DISSER COISAS SÉRIAS AS PESSOAS NÃO PRESTAM ATENÇÃO."
E é isto vê?...Muito do que o livro fala já nós sabíamos...e sabemos de muito mais...apenas a maior parte não presta atenção às coisas sérias...é como diria o José Mário Branco..."o astro (a novela da altura) entra-te pela porta das traseiras tu tens um gozo do caraças, vais dormir entretido..."
Beijo
Ola Sao- Pode ter a certeza que ja o inclui na lista dos livros que quero comprar este verao quando for a Portugal. Porque esse prefiro le-lo em portugues. Um bom fim de semana.
ResponderEliminarEm isso estamos, querida São, denunciando estas atrocidades vingam de onde vingam. Há um provérbio espanhol que diz: “ Os extremos se tocam”
ResponderEliminarbesos
A palavra Guera está tão gasta...
ResponderEliminarFica bem,
Miguel
são uns cínicos, sem vergonha, sem carácter!
ResponderEliminarnão gosto deles!
e não é preciso sair de "casa"...
há sempre os eternos carrascos e os que terão que ser sempre submissos!
bom fim de semana, xará
beijinhos
Compartilho esse vício. Recomendo Deus não é Grande e Tábula Rasa. Arrasadores!
ResponderEliminarEssas lutas entre polos e hemisférios, entre pontos de vista, radicalismo e tantas diferenças que geram sofrimento desnecessário é para ser vista exatamente assim; sem a espada, com os braços abertos. Sem balança, mas com o coração.
Beijos.
TAI CHI
ResponderEliminarCaro António, que me permita Deus continuar cumprindo a minha obrigação.
Um abraço...e obrigada!
VICENTE
ResponderEliminarAbuso, João? qual?
Não vi essa entrevista, infelizmente, mas há muitissimo tempo que sigo Medina Carreira, que considero íntegro e corajoso.
Os Partidos e os políticos - tanto em Portugal como no resto do planeta e com raras excepções - estão ao serviço dos interesses económicos e/ou religiosos , sem se importarem um niquinho com a população.
E o mais trágico é que se um tirano ´cai é para ser substituído por outro, por vezes ainda pior.
Bom fim de semana.
Viva TAGARELAS!
ResponderEliminarPois eu acho que gostará de o ler, principalmente porque vive onde vive e com quem vive.
Depois me fará o favor de me dar a sua opinião, sim?
Bom fim de semana.
DHB
ResponderEliminarEstimado DESI, infelizmente assim é: os extremos tocam-se!
E que nunca a voz nos doa na luta contra estes cinismos e na denúncia das fraudes.
Um grande beijo.
Oh, ZÉ MIGUEL, eu acho que ainda mais gasta está a mentira de nos impigirem grandes valores para pretexto das suas fraudes .
ResponderEliminarUm abraço.
GAIVOTA
ResponderEliminarNão possuem caráter, nem vergonha, nem piedade!
São desonestos, corruptos e cruéis!
Mas como os fariseus que Cristo acusou apresentam-se com boas e exemplares pessoas!!!
Um abraço e aproveita o fim de semana, xará!
...fiquei com vontade de ler.
ResponderEliminargostaria de saber , depois, a opinião
ResponderEliminarOlá CLARICE!
ResponderEliminarVou ver se encontro.
E ler, sempre!
Bom fim de semana.
Registei, linda amiga: ROBERT FISK!
ResponderEliminar"...É um testemunho indubitavelmente indispensável para quem queira conhecer a realidade do que se passa no Médio Oriente e dos motivos passados e presentes onde tem origem a tragédia da terrível situação vivida naquela região do planeta nos dias que correm.
Aqui se desenrolam sob os nossos olhos o Holocausto arménio, a crueldade da Rússia sobre a Chechénia, a brutal ocupação da Palestina por Israel, o infinito cinismo de Bush, Blair e respectivas quadrilhas , o drama do Irão e também a insana ditadura de Sadam..."
Importante. De leitura obrigatória, sem dúvida.
As mil e tal páginas de que fala, assemelham-se aos livros do escritor famoso Dan Brown que se celebrizou através do livro "O Código D´A Vinci", que devorei sem esquecer um. Prendem. Cativam. São fantásticos e valiosíssimos. Fazem-nos entrar num sonho real.
Uma literatura que nos faz viajar e de imensa significação existencial. De interesse Mundial.
Fantástico!
Com respeito e admiração
Beijinhos
pena
Meu estimado colega, só que esta imprescíndivel obra relata.nos acontecimentos dolorosamente verídivos que mataram e feriram milhões de pessoas inocentes ...só para que os sujos interesses de alguns poderosos fossem satisfeitos: é de cortar o coração ler o relato de tanto sofrimento , de tanto desprezo pelo ser humano!
ResponderEliminarBem haja!
Me apunto la sugerencia. Gracias y buen fin de semana, querida amiga.
ResponderEliminarDespués me dirás tu opinión
ResponderEliminarAbrazos, Pedrito.
Salve! São Amiga
ResponderEliminarO grande mal é a conversão ao materialismo com o completo abandono do pensamento filosófico.
Ensina-se as crianças a ler e escrever, até se as ensina a matar (em certos pontos do globo), mas ninguém as ensina a pensar.
O ensino da filosofia deveria ser obrigatório desde o ensino primário.
Como civilização temos muito poder e pouca inteligência!
Abraço caloroso.
Salutas!
Linda e Terna Amiga:
ResponderEliminarUm extraordinário Post, feito com uma beleza imensa. Pura. Linda. Fabulosa.
Possui a magia dos grandes e talentosos escitores que li atentamente e senti uma delícia gigante.
Sabe, estou sozinho no Cantinho da Terra do Nunca. Houve uma transformação no essencial do seu visual. Tenho uma pena do Peter Pan...coitado...
"Mexeram" com pessoas dedicadas. Com a interioridade do seu Mundo. Com a imensa dignidade e entrega responsáveis de sempre.
Todos os dias da semana que entro naquela sala, vejo rostos tristes, gastos, cansados, onde outrora, habitava a alegria. E, era tanta!
Todos os dias vejo apreensão, mesmo tristeza, onde, outrora, morava o encanto e a felicidade.
Sim! Refiro-me ao controverso Novo Sistema de Avaliação de Professores!
Olhem, isto mexe também com as famílias destes. Com a sua interioridade.
Beijinhos pelo seu precioso sentir que encanta, delicia e maravilha.
Com respeito gigante
p.p.
No Dia Mundial da Poesia, deposito aqui um ramo de sílabas que mais tarde virei colher na vogalização de tantas as palavras de en.cantar.
ResponderEliminare saio _______________________________ rendido.
Um abraço[.]
São, não basta denunciar, temos de agir educando.Mostrar os velhos valores esquecidos... sendo o AMOR um deles, a SOLIDARIEDADE outro, e muitos mais. Agir urge.
ResponderEliminarabraço do vale
*
ResponderEliminarsão
,
não será este
o titulo correcto ?
,
" A GRANDE GUERRA PELO PETRÓLEO - A CONQUISTA DOS POÇOS DO ORIENTE"
,
brisas de poesia, deixo,
,
*
Boa reflexão.
ResponderEliminarQuanto a aobras deste teor e extensão, por enquanto ando arredada. Crianças obrigam...
Beijos.
Mas, MANDRAG; os poderes estão ou estiveram alguma vez interessados em que se pense?!
ResponderEliminarUma das provas disso é Bolonha e a exclusão da Filosofia do currículo educativo em Portugal , não e´?
Fica bem, querido amigo!
Meu caro PETERPAN, depois de uma atribulada entrada no seu espaço tentei que o comentário entrasse, mas desconheço o resultado...
ResponderEliminarUm grande abraço.
Caro PAULO, se me deres o gosto de ir até ao SÂO terás lá a minha comemoração do Dia da Poesia!
ResponderEliminarFica bem.
Meu caro DUARTE, assino por baixo: estou de acordo a cem por cento.
ResponderEliminarAliás, foi isso que pratiquei e ensinei durante toda a minha vida profissional.
E agora não ensino, porque o voluntariado - como tudo em Portugal - funciona por "capelinhas"!!
Feliz semana.
Adivinhaste; POETA, adivinhaste: Fisk também o sabe e por isso ataca o Ocidente e o seu cinsimo.
ResponderEliminarUm abraço, grande.
rrrrsss...ser mãe tem destas coisas...
ResponderEliminarMas, desde que valha a pena...
Uma serena semana, FILOXERA
Já tinha ouvido falar deste livro. Com menos páginas e mais filosóficos são os livros de Jean Hatzfeld sobre o Ruanda.
ResponderEliminarDesconhecia esse acerca do Ruanda.
ResponderEliminarClaron que já vi documentários e, até, um filme sobre aquela chacina.
Mas. se puder, leia este: vale a pena.
Saudações.