sábado, setembro 14, 2024

LUÍS VAZ DE CAMÕES : " EM PRISÕES BAIXAS FUI UM TEMPO ATADO "

Em prisões baixas fui um tempo atado,

Vergonhoso castigo de meus erros;

inda agora arrojando levo os ferros,

Que a Morte, a meu pesar, tem já quebrado.


Sacrifiquei a vida a meu cuidado,

que amor não quer cordeiros nem bezerros,

vi mágoas, vi misérias, vi desterros.

parece-me que estava assi ordenado.


Contentei-me com pouco, conhecendo

que era o meu contentamento vergonhoso,

só por ver que cousa era viver ledo.


Mas  minha estrela, que eu já agora entendo,

A Morte cega, e o Caso duvidoso,

Me fizeram de gostos haver medo.

8 comentários:

  1. Luís de Camões, é Português.
    Nos doou a Obra, nosso guia.
    Mas o Portugal hoje, outra vez,
    Para o esquecer tudo faria.

    Beijo,
    SOL da Esteva



    ResponderEliminar
  2. Es una apasionado poems. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  3. DEsde el mismo dolor y la herida que deja el sufrimiento, cuánto habla Camoes en su poema, de la vida y sus avatares. Un abrazo. Carlos

    ResponderEliminar
  4. Terá sido um dos escritos em Macau??
    Boa semana

    ResponderEliminar
  5. Para além dos Lusíadas, camões fez excelentes sonetos. Este é um bom exemplo.
    Boa semana querida amiga São.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Que gosto é ler o nosso Poeta Camões. Foi um homem que sofreu muito. O brilhantismo da sua escrita orgulha qualquer português.
    Tudo de bom, minha Amiga São.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  7. Amiga São.
    Há pessoas que têm visão perfeita nos dois olhos e não enxergam nada. “Camões” viu o Mundo inteiro com um olho só!
    Beijos e que tua semana siga suave!!!

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue