domingo, julho 01, 2018

FERNANDO SANTOS E A MEDIOCRIDADE

A Selecção de Futebol portuguesa acabou a sua prestação no Campeonato Mundial 2018 a decorrer na Rússia.

Ironicamente ,  a segunda parte do jogo que perdeu por 2-1 com o Uruguay foi o seu melhor desempenho em toda a competição.

Espanto-me como alguém pensou ser possível  conseguir-se ultrapassar a Selecção sul-americana: só quem não viu  os jogos de ambas poderia ter ilusões.

Houve situações inconcebíveis. Como, só por exemplo, o total isolamento de Cavani aquando da marcação do seu segundo golo.  Além disso, podemos agradecer a Rui Patrício não termos uma derrota mais pesada.

E não venham com desculpas esfarrapadas de falta de sorte e de erros de arbitragem. 
  
Como alguém disse , ainda hoje não percebemos como conseguimos o título de campeões europeus.  Pois, foi uma mistura de sorte, adversários fracos e algum talento. Porque o fomos sem brilho nem glória. 

A receita foi transposta de França para a Rússia, esquecendo que as selecções eram mais numerosas e a competição mais exigente.  

Fernando Santos é um treinador sem brio nem garra, a quem basta o mínimo dos mínimos , um timorato que não arrisca nada. A mediocridade é a sua bitola e o seu caminho. Uma criatura que não construiu uma equipa e que centra tudo num único jogador, isto é, Cristiano Ronaldo ( que nesta competição teve um excelente golo, mas que falhou uma penalidade e se perdeu no desafio com o Uruguay).

Onde está a renovação da Selecção?! Onde está a integração efectiva, cuidada e continuada  de jogadores  jovens?! Porque não foram convocados , exemplificando, Renato Sanches e Éder?!

Como portuguesa  entristece-me  a saída, mas espero que  finalmente Santos reflicta sobre o seu modelo de trabalho e os erros cometidos  e os jogadores também.

Assumo que Fernando Santos não tem nem nunca teve o meu apreço e que as críticas vêm de sempre.  

20 comentários:

  1. Estou destroçada com a derrota de PORTUGAL, assim como, com a eliminação da Alemanha.

    Não concordo contigo, São, excepto naquilo que dizes sobre o Rui Patrício.

    Agora já não tenho interesse no Mundial 2018.

    O que me alegra é que a Argentina também já foi eliminada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho muita pena que a Alemanha, depois do brilhante título conseguido no Brasil, tenha sido eliminada logo na fase de grupos.

      Lamento também que a Argentina com excelentes jogadores e com esse extraordinário talento que é Messi, tenha andado completamente perdida .Sobre ela também nunca pensei que iria longe.

      Quanto a Portugal escusado será dizer que me dói muito esta eliminação, mas que imputo a total responsabilidade a Fernando Santos .Isto sem tirar um pingo da enorme qualidade que o Paraguay tem.

      Como gosto de futebol, vou continuar a ver os jogos e , agora, que vença o melhor (infelizmente Portugal não era a melhor Selecção nem tem um treinador à altura ).

      Beijinho, feliz Julho.

      Eliminar
  2. Os comentadores que ouvi aqui são de opinião que a equipa não jogou tão bem como nos outros jogos. Que dependem totalmente em Ronaldo “para carregar a seleção aos ombros e levá-la à vitória.” Ronaldo é um excelente jogador, um dos melhores a nível mundial, mas não se pode esperar que seja super-homem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando dou Formação sobre trabalho de equipa , o meu exemplo é sempre o do futebol... e Portugal não tem equipa, porque Santos coloca todas as fichas sobre Ronaldo.

      Como é possível que seja só Ronaldo a marcar penalidades, livres e a rematar ?!

      A Selecção não jogou bem em nenhum jogo, aliás aconteceu o mesmo em França.

      Nunca gostei do método de trabalho de F.S.!!!

      Este endeusamento de Ronaldo é péssimo em todos os aspectos e tem-nos trazido muitos dissabores e mais trará se os responsáveis não emendarem a mão .

      Beijinho, bom domingo

      Eliminar
  3. São,

    Diz-me o meu neto: Vô, futebol é jogar. É perder, é ganhar...

    Digo-te eu
    Foi contra o Urugay que Portugal perdeu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu neto tem razão : adoro o jogo por isso mesmo, pela incerteza até final, desde que seja limpo.

      Perdeu , sim, contra o Paraguay, excelente equipa com dois óptimos ponta-de-lança e toda ela equilibrada, mas houve demasiados erros e uma dependência exagerada de Ronaldo, que não é o deus ex-máquina dos romanos!!

      Bom JUlho

      Eliminar
  4. E houve uma altura em que até talvez fosse possível se os jogadores portugueses na frente da baliza, rematassem à baliza em vez de estarem concentrados em jogar a bola para Ronaldo. Dado o seu valor, as equipas contrárias preparam-se muito bem para o anular. Ainda hoje penso que se ele não se tivesse lesionado no jogo contra a França, não teríamos sido campeões. A equipa tem que rematar à baliza quando tem hipótese de o fazer e deixar de jogar apenas para o Ronaldo.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não posso estar mais de acordo do que estou com a sua análise.

      Enquanto o Paraguay fez um lançamento lateral para colocar a bola o mais perto possível da área , Portugal marcou um canto à maneira curta .

      E como bem diz, os jogadores perdem-se em passes e na obsessão de Ronaldo em vez de rematarem.A excepção, ainda assim, veio de Manuel Fernandes e Rafael.

      Enfim, oxalá se aprenda a lição.

      Beijinho, bom domingo

      Eliminar
  5. Mais longe poderíamos ter chegado,
    com valentia para lá do horizonte
    se o seleccionador tivesse apostado
    num mais eficaz do que aquele onze?

    Tenhas uma boa tarde de domingo amiga São.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou totalmente de acordo.

      Beijinho e feliz Julho

      Eliminar
  6. A Espanha também está a caminho de casa, ou mais precisamente, também foram eliminados. Portanto, PORTUGAL pode ir para casa com a cabeça erguida. Continuo a amar a equipa das Quinas.

    Continuação de um bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nessa de amar Portugal , minha linda, estamos absolutamente de acordo.

      Hierro apanhou a SElecção inesperadamente e porque o responsável da mesma foi despedido em cima do início do Campeonato ... e também não arriscou nada hoje.

      Também para ti e boa semana

      Eliminar
  7. Boa, São!!! Concordo contigo sobre o treinador e sobre o "nosso" desempenho.

    Não te sabia tão entendida em futebol! Muito bem!

    Beijinhos e pontapés na bola... :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem imaginas como estou contente por concordarmos!!


      Eu costumo dizer uma piada sobre mim própria que incluiu o facto de até perceber de futebol, rrrss

      Beijinhos e bom Julho :)

      Eliminar
  8. Não jogámos com o Paraguay como está no texto, mas sim com o Uruguai.
    Todos somos livres de ter e emitir opiniões percebendo mais ou menos da gíria futebolística.
    A realidade é que fomos e ainda somos os campeões da Europa a jogar bem ou mal, mas somos! Anos houve em que praticávamos do melhor futebol da Europa, considerados o "Brasil da Europa" e títulos? Nada! Eramos logo eliminados ou nem nos apurávamos para as grandes competições como aconteceu no passado.
    No mundial, jogámos mal sim, mas passámos, começámos a jogar bem quando estivemos a perder com o Uruguai, correr atrás do prejuízo... não se pode ter sempre sorte (que também é precisa), mas se tivessemos jogado mal e vencido, ficaria contente, pois interessam é os títulos que estes sim ficam para a história. Tivesse Portugal ganho ao Irão (mas não precisou para passar) e teria ficado em primeiro, tudo era diferente, seria com a Rússia o jogo a quem estou em crer venceriamos e evitariamos a França nos quartos, seria com a Croácia... Mas orgulho-me da Seleção e se estivesse mais perto, ontem teria estado em Lisboa para os receber.
    Ronaldo tem tudo para continuar na seleção, o melhor do mundo tem de continuar e mesmo uns anos depois de deixar de o ser, assim como Quaresma e mais alguns, outros terão de ser afastados desde já e a renovação já começou faz tempo...
    Com Fernando Santos temos estabilidade, pelo que não faria sentido inventar com o "comboio em andamento"... seria andar para trás, deitar a perder quase tudo.
    Emiti a minha opinião. Grato pela possibilidade.
    Embora não concorde, respeito a sua.
    Muito obrigado e viva Portugal!

    Olhar d'Ouro - bLoG
    Olhar d'Ouro - fAcEbOOk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começo por agradecer o reparo e o nome da Selecção já está corrigido.

      Quanto à sua opinião, a qual obviamente não é minha, é bem vinda por ser dada com correcção e boa educação.

      Permito-me ainda só dizer que não sei como se pode dar o máximo quando a exigência é o mínimo.Além disso, não vejo que seja incompatível jogar bem e ter bons resultados.

      Respeito é algo que também pratico e nisso estamos de acordo.Noutra coisa também : VIVA PORTUGAL !

      Bom Julho :)

      Eliminar
  9. Li com toda a atenção o que escreveste, São. Que pena não termos ido mais longe. As razões que apontas podem e não podem ser as culpadas… A bola é redonda, como se costuma dizer…
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São culpadas , pelo menos parcialmente.

      Ontem cimos um Japão a jogar muitissimo bem e que foi eliminado pela Bélgica: o futebol tem esse atractivo que é o nunca se saber qual o resultado e como dizia o João Pinto - "Prognósticos, só depois do jogo ".

      Minha querida, beijinho e Julho muito feliz !

      Eliminar
  10. A ver si eliminados ambos equipos podemos dedicar tiempo a lo que importa...
    Besos.

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue