terça-feira, fevereiro 06, 2018

PORTUGAL : CUBA

Para mim, Cuba foi uma surpresa muito agradável.

A visita teve também uma característica excepcional: foi sempre acompanhada por um grupo de  Cante Alentejano (Património da Humanidade, com toda a justiça).

A igreja matriz é de uma enorme beleza e foi explicada por quem sabe  do tema e  é um apaixonado por aquilo em que trabalha, o que é sempre uma mais-valia.

Visitámos também o Centro Colombo, pois existe uma teoria defendendo ter o navegador nascido nesta povoação.

Outro motivo de interesse é o museu particular e gratuito Caluta, com interessantes peças artesanais em madeira.

Passámos junto à casa onde viveu o médico e escritor Fialho de Almeida, autor de "Os Gatos".

Espero que vos tenha despertado  a vontade de rumarem até lá e acrescentarem à parte cultural o saborear da excelente gastronomia alentejana.










33 comentários:

  1. Bonito o lugar. Gostei de conhecer.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. São pelas imagens foi um belo passeio!bj

    ResponderEliminar
  3. Ainda pensei que fosse Cuba, o país! Mas Cuba no Alentejo, já passei perto, mas não conheço. Uma pena porque as povoações alentejanas têm sempre um encanto muito especial.Nem sabia que o Fialho tinha passado por lá. Que ignorante!

    Beijinho, São.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos duas a ignorar, deixa lá...

      A Cuba, país, já me desafiaram a ir, mas nunca fui.

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Portugal está cheio de recantos excepcionais.

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Nunca perder a esperança, até porque Portugal é pequeno.

      Bom resto de semana e abraços

      Eliminar
  6. Olá, querida São!

    Então, até à "nossa" Cuba? Fez muito bem. Também conheço, embora não o museu. Cante alentejano perto de nós tem outro encanto.

    As fotos mostram bem a riqueza desta vila.

    Beijinhos e apareça no meu blogue, se desejar, embora a temática seja sempre a mesma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OLá, meu bem !

      Sem dúvida, o cante mais próximo fica mais lindo.

      Grato abraço pelo contacto com a nossa amiga Elvira.Bem haja!

      Abraço com carinho

      Eliminar
  7. É uma falha lamentável, mas a verdade é que não conheço a Cuba alentejana.
    Vou tentar remediar...
    Continuação de boa semana, amiga São.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenta, que não te arrependerás .

      Beijinhos , querido amigo

      Eliminar
  8. Obrigada pela partilha deste passeio por essa localidade.
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. A autora do blogue pediu-me para vos avisar que está impossibilitada de aceder ao mesmo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato abraço, meu amigo, pela gentileza.

      Finalmente , hoje a Google permitiu-me o acesso a este blogue.

      Boa semana , bem haja !

      Eliminar
  10. Cuba, no Alentejo. É um lugar lindo.
    Uma boa semana.
    Um beijo, minha Amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão.Aliás, todo o Alentejo +e bonito.


      Beijinhos, meu bem

      Eliminar
  11. yó soy cubano!
    povo valente!

    beijo

    ResponderEliminar
  12. Com certeza já passei em Cuba, mas de certeza que não a vi " com olhos de ver ".Pelo que mostras aqui deve ser muito bonita. Será um local a visitar. Desculpa a ausência, mas deves saber o motivo, amiga. Tive de ir ao Brasil de urgência e fiquei lá um mês, não tendo tido portanto oportunidade de visitar os amigos. Mas agora já cá estou e as visitas, aos poucos vão ficando em ordem. Um beijinho e uma boa semana
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não vim aqui, porque a Google me impediu totalmente o acesso à blogosfera e ao e-mail Agora permitiu, mas com limitações.

      Beijinhos, amiga

      Eliminar
  13. Nâo conheço, mas despertou-me a curiosidade.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Ah, bolas, pensava que era Cuba, ilha, estava a ver que fazia lá um grupo a cantar alentejano. boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, seria um pouco estranho....

      Bom resto de semana

      Eliminar
  15. Preciosa publicación, muy, muy, querida amiga Sao.

    Te envío un abrazo bien grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muchas gracias, mi querido amigo.

      Sê feliz !

      Eliminar
  16. Oi, São!
    Não sabia que em Portugal também havia um lugar chamado Cuba. Do país conheço, mas essa pérola alentejana foi uma curiosa surpresa!
    Beijus no coração!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando quiser venha descobrir o meu lindo país , que eu lhe dou dou informações úteis.


      Beijinhos, muitos

      Eliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue