quinta-feira, maio 04, 2017

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS EM FRANÇA

A segunda volta das eleições presidenciais francesas terá lugar no próximo domingo,  7 de Maio de 2017, entre Macron e Marine le Pen.

Ele foi conselheiro de Hollande, actual Presidente francês, e ministro da Economia , ela é eurodeputada e chefia a Frente Nacional.

Macron diz-se independente  e insere-se na Esquerda , le Pen é  Extrema-Direita pura.

Assisti ontem através de um canal televisivo francês a parte do  debate entre ambos. 

Devo dizer que não foi nada de entusiasmante e Le Pen não sabe ouvir nem respeitar o tempo do adversário. Além disso, se ganhar, a França  vai encerrar-se sobre si mesma e tudo quanto é racismo e coisas semelhantes  terá caminho livre.

Macron tem um projecto mais sólido, aberto à sociedade e à União Europeia, além de não ser tão agressivo na relação com quem tem à frente.

Não obstante, Macron tem as fragilidades inerentes à Esquerda actual: não demarca suficientemente a sua posição em determinadas áreas face à Direita e , em alguns objectivos, segue-lhe as pisadas.

Espero sinceramente que Macron vença, mas não tenho grandes expectativas quanto à sua actuação. O que me preocupa, pois se for um fiasco como Hollande ... então le Pen vencerá mesmo as  eleições seguintes. Aliás, seja qual for o resultado neste domingo, ela sai ganhando.

Neste quadro, desejemos que o bom senso impere na cabeça de quem vai às urnas  e que a Europa não tenha  o amargo de boca que já teve com Trump, porque neste caso será bem mais grave.

28 comentários:

  1. Neste caso e com a Inglaterra fora da Europa, pode ser o fim do sonho europeu. Não acredito que a Alemanha, aguente sozinha a U.E.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois ... e também não sei se a Alemanha está muito interessada no sonho europeu.

      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Que a população vote consciente !!

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderEliminar
  3. Esperemos que não seja o fim desse projecto lindo que é a Europa.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos bem que não, embora o projecto já esteja muito cambaleante

      Bom resto de semana e abraçso

      Eliminar
  4. Marine Le Pen é uma querida,
    se já a conhecem de ginjeira
    para o vosso bem estar na vida
    pensem antes de fazer asneira!

    Tenha uma boa tarde amiga São, um abraço,
    Eduardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensem, sim, porque não é só a França que será prejudicada...
      Abraço, amigo Eduardo

      Eliminar
  5. Concordo com o que escreves sobre as eleições francesas.

    Emmanuel Macron é centrista e, enquanto a Direita o apoia, a Esquerda está mais perto da Le Pen, porque também querem sair da União Europeia.

    No próximo domingo é Dia da Mãe em Portugal ⛅
    Um domingo dramático na França.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enfim, qualquer das hipóteses não é boa...

      Ao que nós chegámos !

      Abraços

      Eliminar
  6. Espera_se que em consciência...o povo escolha o ideal para que a política não prejudique ainda mais o povo que neles deposita confiança!
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim seja, amiga, assim seja !

      Abraço e bom resto de semana

      Eliminar
  7. excelente análise. totalmente de acordo

    beijo

    ResponderEliminar
  8. São
    Haja o que houver, a Marý le Penm, na ideologia que propõe, devia preocupar toda a Europa, já que sempre ficará com grande força politica. Fica um grande aviso às forças democráticas!...
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assino por baixo as suas lúcidas e certeiras asserções, Daniel

      Beijinho

      Eliminar
  9. Olá, estimada São!

    Também vi e ouvi (como me soube bem escutar a Língua Francesa!) parte do debate e tive a mesma impressão k a São teve, mas nestes momentos, os "rivais" não se "respeitam", não respeitam timings e dizem "cobras e lagartos", mas temos de lhes dar um desconto nestas alturas. Se me perguntassem quem ganhou o debate, responderia: nenhum.

    A França vai ficar como está, a partir de domingo, e vai ganhar Macron, k se diz de centro, mas é mais de direita, acho eu. Acho-o mto verde, imaturo e sonhador, mas há k dar o benefício da dúvida, sempre. Marine não esconde, nem tem de esconder, o que é e o k pretende e só vota nela quem quiser. Se lá vivesse, teria o meu voto, seguramente.
    Nas próximas eleições e pke a situação dos atentados e afins irá aumentar, ganhará a direita ou a extrema direita. É necessário usar, pôr em prática o provérbio: pra grandes males, grandes remédios.

    A Europa está a virar à direita, veja-se os partidos socialistas desapareceram no continente onde estamos inseridos, à exceção do nosso país, mas aqui temos uma forma de governo, mendigada e arranjada, e não um governo, que ainda não se desconjuntou, é verdade, mas não há regra sem exceção, contudo qdo começa o desnorte, as pessoas, a nível mundial, excetuando os "adoradores" do querido da Coreia do Norte (rs) votam na direita. Foi sempre assim, diz-nos a História.

    O seu texto está muito lúcido, embora eu não comungue com tudo o que nele diz, mas cada pessoa pensa de sua forma e eu, São, sou, sempre fui mto transparente em todos os aspetos e não gosto de fazer fretes, jeitos, de qualquer espécie, só para agradar a "a", "b" ou "c".

    Não estou nada preocupada com o futuro da Europa, tal como não estou com o da América, aliás, a São sabe k eu acho a sociedade americana meia esquisita, bizarra, avariada e Trump é americano, donc... e tanto "papão", k se agitou, mas o pessoal de lá ainda respira (rs).

    Não sei se lhe chamarei bom senso, mas sei que a abstenção não vai ser elevada e os franceses, a maioria, e com medo do "papão" vai votar Macron. Governe quem ganhar. Deixem governar o "piqueno" (rs).

    Um cordial beijo e abraço. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Soyez la bienvennue , ma belle !

      Le Pen não tem realmente que esconder o que é e o que quer. Aliás, eu respeito mais as pessoas que se assumem, mesmo quando discordo totalmente delas (como é o caso) do que aquelas que - como Passos Coelho fez aqui - dizem uma coisa e fazem o diametralmente oposto.

      Por temperamento , não aprecio nada que seja extremado. Consequentemente nunca estive , não estou nem estarei próxima da Extrema-Esquerda nem da Extrema-Direita.

      A História ainda não acabou e repete-se, sim, ao contrário do que algumas luminárias afirmam.

      Li "Submissão", que como obra literária vale muito pouco, mas que é interessante na hipótese que coloca : se a Esquerda não parar para repensar e para abrir novos caminhos à sociedade , ainda irá concretizar alianças bem estranhas para travar a Extrema-Direita. E depois será o desastre.

      As soluções de Marine le Pen já foram utilizadas por Hitler e nós sabemos a tragédia que provocaram.

      Ditaduras? Dispenso, já sei o que é viver sufocada, sem qualidade de vida e esmagada, graças a Salazar , com uma guerra colonial absurda e anacrónica, provocando milhares de vítimas .

      Quanto a Trump, ainda agora está no início e, por exemplo, a sua estupidez confrontada a do " querido da Coreia do Norte" não vai dar nada de bom, de certeza.

      Em fim, a Céu não está nada preocupada, tudo bem: eu preocupo-me pelas duas :) :)

      Abraço de bom fim de semana

      Eliminar
    2. Bonsoir, ma chérie São!

      Antes de mais e primeiro que tudo, FÉLICITATIONS! Vous n' êtes pas française, je sais, mais la France a choisi Macron. Il faut respecter. Je sais k vous êtes contente, mais, moi, je ne suis pas triste, aussi, croyez-moi!

      Foi a vontade do povo francês, uns votaram em Macron, outros, votaram contra Marine Le Pen, e ele venceu.

      Penso que as pessoas devem mostra-se tal como são, aquilo que querem e o k pensam. PPC, qdo jovem casou com uma das "Doce" e depois com esta senhora. Enfim, vamos passar à frente.

      Eu acho que há situações, k para serem resolvidas, tem de se recorrer a extremos, infelizmente.

      As iluminárias (rs) k dizem isso, talvez não se lembrem do resto da frase e que é: a História não/nunca se repete, nos mesmos moldes, pke o tempo conta e não há nestes tempos, nem futuramente, condições para regimes que matem e esfolem, pke há meios de comunicação social, há internet, há passagem de notícias, há fronteiras livres, há, há... portanto, pode surgir um regime de extrema direita/esquerda, sim, mas será sempre diferente do k foi antigamente.
      Marine, caso vencesse, jamais poria em prática as medidas de Hitler, pke os tempos e as pessoas são outras. Há k contextualizar.

      Qto a Trump, acho que já deveria ter feito alguma coisinha, k se visse (rs). Ele é "marado", exótico, mas não é doido, é americano, e portanto, não irá pôr o dedo no botão.

      Gostei mto do final da sua resposta. Agradeço, desde já a sua preocupação, quer eu esteja ou não de acordo com ela, mas sei que a São é mto límpida e sincera e isso é o k mais me agrada na sua pessoa.

      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
    3. Mon amie , comment ça va?

      Merci bien :)

      Sei que não está triste e ainda bem , porque eu também não estou esfuziante de alegria.

      Agora o que desejo é que Macron tenha sucesso pelo bem da FRança e da Europa.

      Quanto ao avanço da votação em Le Pen será estúpido pensar que é tudo um fenómeno populista sem que todo o comportamento anterior de quem tem exercido o Poder tenha influência.

      Sim, tem razão : temos que contar com as circunstâncias e o contextualizar as coisas, mas francamente tenho bastante receio de Le Pen e , mais ainda , de Trump ( para não falarmos do doido coreano e de Putin e, já agora, de Maduro ).

      Ambas estamos de acordo na apreciação da sociedade estado-unidense e espero sinceramente que nada de grave aconteça.

      As soluções musculadas não me parecem resolver grande coisa.

      Outra coisa que nos aproxima é o facto de dizermos exactamente o que pensamos e não fazermos fretes para agradar seja a quem for .

      Ma chérie, bisous et bonne semaine :)

      Eliminar
  10. Olhe São
    se sabe assim tanto do "Marcão"
    ligue ao Papa
    ele disse que dele não sabe nada

    (nem eu)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sei nada, limito-me a tirar a conclusão de que ele é o mal menor .

      Para mim, que posso estar equivocada, nesta altura do campeonato, Le Pen é que seria muito mau.

      Não telefono ao Papa, falarei com ele em Fátima , rrsss

      Bom fim de semana

      Eliminar
  11. O mundo esta apreensivo, esperemos em que vai dar essas eleiçoes... de qualquer modo, parece que nenhum dos dois é bom...

    Bom fim de semana querida... beijos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nenhum dos dois é flor que se cheire, não...mas le Pen é um risco muito maior.

      Beijinhos, linda, feliz Dia da Mãe :)

      Eliminar
  12. Eu também espero que a França tenha o bom senso de votar Macron. A extrema direita é muito perigosa não só para a França como para a Europa.
    Um beijo, minha Amiga São.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Absolutamente de acordo, amiga.

      No entanto, irrita-me que a ESquerda não reconheças os próprios erros e ande desatinada.

      Beijinho e bom Dia da Mãe

      Eliminar
  13. Chegar, mais tarde, e já saber o resultado, facilita o comentário.
    Mas não facilita as funções do eleito presidente Macron.

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não facilita, mas esperemos que a Europa tome bom rumo

      Boa semana e abraços

      Eliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue