A segunda volta das eleições presidenciais francesas terá lugar no próximo domingo, 7 de Maio de 2017, entre Macron e Marine le Pen.
Ele foi conselheiro de Hollande, actual Presidente francês, e ministro da Economia , ela é eurodeputada e chefia a Frente Nacional.
Macron diz-se independente e insere-se na Esquerda , le Pen é Extrema-Direita pura.
Assisti ontem através de um canal televisivo francês a parte do debate entre ambos.
Devo dizer que não foi nada de entusiasmante e Le Pen não sabe ouvir nem respeitar o tempo do adversário. Além disso, se ganhar, a França vai encerrar-se sobre si mesma e tudo quanto é racismo e coisas semelhantes terá caminho livre.
Macron tem um projecto mais sólido, aberto à sociedade e à União Europeia, além de não ser tão agressivo na relação com quem tem à frente.
Não obstante, Macron tem as fragilidades inerentes à Esquerda actual: não demarca suficientemente a sua posição em determinadas áreas face à Direita e , em alguns objectivos, segue-lhe as pisadas.
Espero sinceramente que Macron vença, mas não tenho grandes expectativas quanto à sua actuação. O que me preocupa, pois se for um fiasco como Hollande ... então le Pen vencerá mesmo as eleições seguintes. Aliás, seja qual for o resultado neste domingo, ela sai ganhando.
Neste quadro, desejemos que o bom senso impere na cabeça de quem vai às urnas e que a Europa não tenha o amargo de boca que já teve com Trump, porque neste caso será bem mais grave.
Neste caso e com a Inglaterra fora da Europa, pode ser o fim do sonho europeu. Não acredito que a Alemanha, aguente sozinha a U.E.
ResponderEliminarUm abraço
Pois ... e também não sei se a Alemanha está muito interessada no sonho europeu.
EliminarBeijinhos.
Que a população vote consciente !!
ResponderEliminarBeijinhosss ;*
Blog Resenhas da Pâm
Assim seja !
EliminarAbraço grande
Esperemos que não seja o fim desse projecto lindo que é a Europa.
ResponderEliminarUm abraço e boa semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados
Esperemos bem que não, embora o projecto já esteja muito cambaleante
EliminarBom resto de semana e abraçso
Marine Le Pen é uma querida,
ResponderEliminarse já a conhecem de ginjeira
para o vosso bem estar na vida
pensem antes de fazer asneira!
Tenha uma boa tarde amiga São, um abraço,
Eduardo.
Pensem, sim, porque não é só a França que será prejudicada...
EliminarAbraço, amigo Eduardo
Concordo com o que escreves sobre as eleições francesas.
ResponderEliminarEmmanuel Macron é centrista e, enquanto a Direita o apoia, a Esquerda está mais perto da Le Pen, porque também querem sair da União Europeia.
No próximo domingo é Dia da Mãe em Portugal ⛅
Um domingo dramático na França.
Enfim, qualquer das hipóteses não é boa...
EliminarAo que nós chegámos !
Abraços
Espera_se que em consciência...o povo escolha o ideal para que a política não prejudique ainda mais o povo que neles deposita confiança!
ResponderEliminarBj
Assim seja, amiga, assim seja !
EliminarAbraço e bom resto de semana
excelente análise. totalmente de acordo
ResponderEliminarbeijo
Grato abraço !
EliminarSão
ResponderEliminarHaja o que houver, a Marý le Penm, na ideologia que propõe, devia preocupar toda a Europa, já que sempre ficará com grande força politica. Fica um grande aviso às forças democráticas!...
Bjs
Assino por baixo as suas lúcidas e certeiras asserções, Daniel
EliminarBeijinho
Olá, estimada São!
ResponderEliminarTambém vi e ouvi (como me soube bem escutar a Língua Francesa!) parte do debate e tive a mesma impressão k a São teve, mas nestes momentos, os "rivais" não se "respeitam", não respeitam timings e dizem "cobras e lagartos", mas temos de lhes dar um desconto nestas alturas. Se me perguntassem quem ganhou o debate, responderia: nenhum.
A França vai ficar como está, a partir de domingo, e vai ganhar Macron, k se diz de centro, mas é mais de direita, acho eu. Acho-o mto verde, imaturo e sonhador, mas há k dar o benefício da dúvida, sempre. Marine não esconde, nem tem de esconder, o que é e o k pretende e só vota nela quem quiser. Se lá vivesse, teria o meu voto, seguramente.
Nas próximas eleições e pke a situação dos atentados e afins irá aumentar, ganhará a direita ou a extrema direita. É necessário usar, pôr em prática o provérbio: pra grandes males, grandes remédios.
A Europa está a virar à direita, veja-se os partidos socialistas desapareceram no continente onde estamos inseridos, à exceção do nosso país, mas aqui temos uma forma de governo, mendigada e arranjada, e não um governo, que ainda não se desconjuntou, é verdade, mas não há regra sem exceção, contudo qdo começa o desnorte, as pessoas, a nível mundial, excetuando os "adoradores" do querido da Coreia do Norte (rs) votam na direita. Foi sempre assim, diz-nos a História.
O seu texto está muito lúcido, embora eu não comungue com tudo o que nele diz, mas cada pessoa pensa de sua forma e eu, São, sou, sempre fui mto transparente em todos os aspetos e não gosto de fazer fretes, jeitos, de qualquer espécie, só para agradar a "a", "b" ou "c".
Não estou nada preocupada com o futuro da Europa, tal como não estou com o da América, aliás, a São sabe k eu acho a sociedade americana meia esquisita, bizarra, avariada e Trump é americano, donc... e tanto "papão", k se agitou, mas o pessoal de lá ainda respira (rs).
Não sei se lhe chamarei bom senso, mas sei que a abstenção não vai ser elevada e os franceses, a maioria, e com medo do "papão" vai votar Macron. Governe quem ganhar. Deixem governar o "piqueno" (rs).
Um cordial beijo e abraço. Bom fim de semana.
Soyez la bienvennue , ma belle !
EliminarLe Pen não tem realmente que esconder o que é e o que quer. Aliás, eu respeito mais as pessoas que se assumem, mesmo quando discordo totalmente delas (como é o caso) do que aquelas que - como Passos Coelho fez aqui - dizem uma coisa e fazem o diametralmente oposto.
Por temperamento , não aprecio nada que seja extremado. Consequentemente nunca estive , não estou nem estarei próxima da Extrema-Esquerda nem da Extrema-Direita.
A História ainda não acabou e repete-se, sim, ao contrário do que algumas luminárias afirmam.
Li "Submissão", que como obra literária vale muito pouco, mas que é interessante na hipótese que coloca : se a Esquerda não parar para repensar e para abrir novos caminhos à sociedade , ainda irá concretizar alianças bem estranhas para travar a Extrema-Direita. E depois será o desastre.
As soluções de Marine le Pen já foram utilizadas por Hitler e nós sabemos a tragédia que provocaram.
Ditaduras? Dispenso, já sei o que é viver sufocada, sem qualidade de vida e esmagada, graças a Salazar , com uma guerra colonial absurda e anacrónica, provocando milhares de vítimas .
Quanto a Trump, ainda agora está no início e, por exemplo, a sua estupidez confrontada a do " querido da Coreia do Norte" não vai dar nada de bom, de certeza.
Em fim, a Céu não está nada preocupada, tudo bem: eu preocupo-me pelas duas :) :)
Abraço de bom fim de semana
Bonsoir, ma chérie São!
EliminarAntes de mais e primeiro que tudo, FÉLICITATIONS! Vous n' êtes pas française, je sais, mais la France a choisi Macron. Il faut respecter. Je sais k vous êtes contente, mais, moi, je ne suis pas triste, aussi, croyez-moi!
Foi a vontade do povo francês, uns votaram em Macron, outros, votaram contra Marine Le Pen, e ele venceu.
Penso que as pessoas devem mostra-se tal como são, aquilo que querem e o k pensam. PPC, qdo jovem casou com uma das "Doce" e depois com esta senhora. Enfim, vamos passar à frente.
Eu acho que há situações, k para serem resolvidas, tem de se recorrer a extremos, infelizmente.
As iluminárias (rs) k dizem isso, talvez não se lembrem do resto da frase e que é: a História não/nunca se repete, nos mesmos moldes, pke o tempo conta e não há nestes tempos, nem futuramente, condições para regimes que matem e esfolem, pke há meios de comunicação social, há internet, há passagem de notícias, há fronteiras livres, há, há... portanto, pode surgir um regime de extrema direita/esquerda, sim, mas será sempre diferente do k foi antigamente.
Marine, caso vencesse, jamais poria em prática as medidas de Hitler, pke os tempos e as pessoas são outras. Há k contextualizar.
Qto a Trump, acho que já deveria ter feito alguma coisinha, k se visse (rs). Ele é "marado", exótico, mas não é doido, é americano, e portanto, não irá pôr o dedo no botão.
Gostei mto do final da sua resposta. Agradeço, desde já a sua preocupação, quer eu esteja ou não de acordo com ela, mas sei que a São é mto límpida e sincera e isso é o k mais me agrada na sua pessoa.
Beijinhos e boa semana.
Mon amie , comment ça va?
EliminarMerci bien :)
Sei que não está triste e ainda bem , porque eu também não estou esfuziante de alegria.
Agora o que desejo é que Macron tenha sucesso pelo bem da FRança e da Europa.
Quanto ao avanço da votação em Le Pen será estúpido pensar que é tudo um fenómeno populista sem que todo o comportamento anterior de quem tem exercido o Poder tenha influência.
Sim, tem razão : temos que contar com as circunstâncias e o contextualizar as coisas, mas francamente tenho bastante receio de Le Pen e , mais ainda , de Trump ( para não falarmos do doido coreano e de Putin e, já agora, de Maduro ).
Ambas estamos de acordo na apreciação da sociedade estado-unidense e espero sinceramente que nada de grave aconteça.
As soluções musculadas não me parecem resolver grande coisa.
Outra coisa que nos aproxima é o facto de dizermos exactamente o que pensamos e não fazermos fretes para agradar seja a quem for .
Ma chérie, bisous et bonne semaine :)
Olhe São
ResponderEliminarse sabe assim tanto do "Marcão"
ligue ao Papa
ele disse que dele não sabe nada
(nem eu)
Eu não sei nada, limito-me a tirar a conclusão de que ele é o mal menor .
EliminarPara mim, que posso estar equivocada, nesta altura do campeonato, Le Pen é que seria muito mau.
Não telefono ao Papa, falarei com ele em Fátima , rrsss
Bom fim de semana
O mundo esta apreensivo, esperemos em que vai dar essas eleiçoes... de qualquer modo, parece que nenhum dos dois é bom...
ResponderEliminarBom fim de semana querida... beijos...
Nenhum dos dois é flor que se cheire, não...mas le Pen é um risco muito maior.
EliminarBeijinhos, linda, feliz Dia da Mãe :)
Eu também espero que a França tenha o bom senso de votar Macron. A extrema direita é muito perigosa não só para a França como para a Europa.
ResponderEliminarUm beijo, minha Amiga São.
Absolutamente de acordo, amiga.
EliminarNo entanto, irrita-me que a ESquerda não reconheças os próprios erros e ande desatinada.
Beijinho e bom Dia da Mãe
Chegar, mais tarde, e já saber o resultado, facilita o comentário.
ResponderEliminarMas não facilita as funções do eleito presidente Macron.
Beijinhos e boa semana
Pois não facilita, mas esperemos que a Europa tome bom rumo
EliminarBoa semana e abraços