segunda-feira, fevereiro 16, 2015

PERU : DANÇA DO SATIRIN







O Satírin é uma personagem peruana semelhante aos caretos de Podence (Portugal).

Abre as festividades e tem o rosto coberto porque vai criticar as pessoas e meter-se com as raparigas, que acaba por raptar nalguns casos.

Esta dança apreciei-a em Chivay, no Vale do Colca( cujo desfiladeiro tem a mesma profundidade do Grande Canyon dos EUA, só que em forma de V.)

Eu já me encontrava com sérios problemas respiratórios devido à constipação, à elevada altitude e ao intenso frio, pasmo como é que aquelas pessoas conseguem dançar!!


Tenham alegre Carnaval !

38 comentários:

  1. ~ Belíssimas fotos e felizes recordações.
    ~ O que muito viveste e tens para contar!

    ~ Os bonitos tecidos parecem feitos em teares domésticos.

    ~ Sabes que viver em altitudes elevadas é uma questão de hábito, mas realmente, quando é demais, o cérebro perde agilidade.

    ~ ~ ~ Beijo, amiga. ~ ~ ~
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, tens razão: os tecidos são lindos e os fatos são usados , não de museus ou grupos folclóricos, e são feitos mesmo em teares manuais.

      Ultrapassei os quatro mil metros e digo-te que foi penoso.Duvido que me conseguisse adaptar, até porque das duas vezes que tentei mascar folhas de coca não me saí bem.

      Alegre Carnaval, linda :)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. rrsss

      Enquanto o bando de Passos não me roubar tudo e eu tiver saúde , não tenciono ficar queda, não

      Diverte-te :)

      Eliminar
  3. Tradições... hábitos.
    Abraço do Zé

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que eu gosto muito de conhecer, pois é para aumentar os nossos saberes que as viagens servem

      Beijinhos :)

      Eliminar
  4. Por falar em caretos... hoje vi um careto que até me deixou com cara de parvo. Tirei foto e amanhã mostro lá no CR.
    Continuação de bom Carnaval, amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não colocaste a foto, pois não ?Eu, pelo menos, não a encontrei.

      Obrigada , amigo, igualmente..

      Eliminar
  5. Desconhecia a tradição.
    Como é que conseguem, São?
    O corpo adapta-se e habitua-se.
    Aconteceu comigo com a humidade em Macau

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Custar-me-ia muito a adaptar certas condições climatéricas, tenho que assumir.

      E mesmo para a população nativa não é fácil, pois mascam sempre coca-Diga-se que foi a coca , mas não em folhas, que me muito me ajudou!

      Eliminar
  6. Para isso é que eles mascam folhas de coca, é um vaso-dilatante. Por cá também é muito dançada, sobretudo nas eleições, os candidatos tapam a cara e só a mostram ao fazerem reformas estruturais. Creio que até a careta de Cavaco veio de Podence e ele nunca tirou. boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, a coca...foi o que me valeu: comi toneladas de caramelos de coca e bebi litros de chá de coca por dia, além da coca-cola.

      Está boa essa: realmente tens razão, infelizmente, é uma dança muito popular em Portugal e a de Cavaco até já caiu, uma vez que não pode recandidatar-se a mais nada...

      Diverte-te, se puderes

      Eliminar
    2. E ver o Marques Guedes lamber o chão para defender Durão Barroso é melhor que qualquer dança em qualquer parte do mundo. Marques Guedes e Paulo Rangel, mas este tem desculpa, gosta de homens. boa semana

      Eliminar
    3. Descobriu-se agora que Rangel é homossexual? Nunca ouvira falar disso e de repente aparece o facto em todo o lado...

      Talvez seja por isso, que em vez de criticar o pensamento de Vafourakis lhe critica o modo de vestir....

      Eliminar
  7. Estão habituados São...e deve ter sido bem interessante...este momento!!!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, têm muito maior facilidade , mas ainda assim têm que mascar coca....

      Abraço caloroso , Maria da Graça

      Eliminar
  8. Não conheço o Chile, mas gostaria muito Claro que eles dançam porque aquel é o clima deles e pt não estranham. Não sabia dessa semelhança com a dança de Podense e por isso agradeço - te muito as informações. Neste mundo dos blogs aprende-se sempre muito Beijinhos, amiga e fica bem.
    Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como também não conheço o Chile, gostaria muito de o visitar, mas não sei o que farei, até por causa das longuissimas viagens de avião.

      Tens razão, são de lá e não estranham tanto como nós, mas ainda assim têm que mascar coca...

      Também acho que a blogosfera tem esse mérito: dar informações que não conhecemos.

      Abraço grande e parabéns renovados pelos seis anos do teu interessante blogue, Mila !

      Eliminar
    2. Claro que não conheço o Chile, mas aqui trata-se do Peru que também não conheço. Acho que a minha confusão veio do local Chivay. Desculpa, mas eu não figo que a cabecinha já não é o que era????. Pois.... Beijos
      Mila
      E

      Eliminar
    3. Minha amiga, nada tens que pedir desculpa...e quanto à cabecinha, a minha também já não é o que era, rrss

      Abraço grande, Mila

      Eliminar
  9. Gostei muito das fotografias e das lembranças que elas te trazem. Obrigada por partilhares.
    Um beijo, amiga.

    ResponderEliminar
  10. Respostas
    1. Quando as memórias são boas, é mesmo uma delícia recordar!

      Amiga, beijinhos

      Eliminar
  11. Não conhecia e é muito interessante a tua reportagem.
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também desconhecia, o Alexandre (muito bom guia ) é que explicou.

      Abraço amigo

      Eliminar
  12. Olá, São!

    Bem bonitas as figuras, e certamente também a dança.Quanto ao aguentarem, eles, no fundo, eatão a viver no ambiente onde nasceram...para eles, será mesmo canja - e também forma de ganhar a vida...

    Abraço amigo e boa semana.
    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é mais um meio de ganhar uns cobres também, porque a vida não é muito fácil, não.

      Em Cusco existe um mercado de rua em que se vende tudo,,,eu não conheci, porque estava sem ar e fiquei no hotel , mas vi depois no vídeo e a pobreza daquilo impressionou-me, pois é bem pior do que no Egipto.

      Aguentam-se, mas mascando coca ...até a Virgem Maria masca, rrsss

      Abraço cpm estima e que tenhas bom dia, Vítor !

      Eliminar
  13. Imagens interessantíssimas da DANÇA DO SATIRIN.
    É um Carnaval em todo o tempo.
    Gostei.



    Beijo



    SOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas pessoas têm que amenizar de qualquer modo uma vida quotidiana bem dura...

      Beijinhos

      Eliminar
  14. Lugares com história!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São os mais interessantes, não é ? :)

      Abraço para vós

      Eliminar
  15. ¡Excelente viaje!
    Besos, querida amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente ´si, amigo, pero exigente.

      Fica bien :)

      Eliminar
  16. Da próxima vez peça um chá de coca, que é legal e ajuda.
    E toca a dançar!
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida, se não fossem os muitos litros diários de chá de coca, montes de rebuçados de coca e oxigénio engarrafdo...nem sei como teria sido!

      É que, para cúmulo, me constipei com os ares condicionados ( aaghhh!!) dos aviões logo na ida...

      Beijinhos, linda

      Eliminar
  17. Gostei imenso desta partilha. Pelas fotos, retratando uma dança bem típica e por tudo o que deste a conhecer, enriquecida pelos comentários que foste aduzindo.
    Continua em andanças, só fazes bem.
    (Não fazia a mínima ideia da necessidade de mascar coca.)
    Bjo, querida São :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida, até os santos dos altares são representados mascando coca!

      Esta semelhança de personagens desconhecia por completo e achei interessante partilhar e ainda que te agradou !

      Eu sabia que a própria população indígena masca coca, mas nunca imaginei que fosse tão complicado viver em locais com ar tão rarefeito, a sério...

      beijinhos,amiga, e feliz final de semana :)

      Eliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue