Para celebrar o Dia da Mulher, decidi falar de um livro escrito por uma mulher sobre outra mulher.
A autora, Gertrud Hohler, tem uma vastíssima experiência política e trabalhou muito tempo com o chanceler alemão Helmut Kohl. Neste momento , é a voz mais crítica sobre Ângela Merkel.
A última é, como se sabe, a actual senhora dos destinos da União Europeia, graças em parte à mediocridade do infelizmente português Durão Barroso, cuja Presidência foi um completo desastre e uma irrelevância aflitiva.
O que nos é dito nesta obra faz-nos saber que Merkel , vinda da Alemanha de Leste e de religião luterana, é uma criatura dissimulada e capaz de enredar quem se lhe aproxima para depois lhe provocar a destruição sem remorso algum(sejam pessoas ou Partido).
Jamais toma a iniciativa, nunca se sabe qual é a sua posição, resguarda-se para o fim com o objectivo claro de não se comprometer e , desse modo, tomar o rumo mais conveniente para si no momento que achar por bem.
O que prova aquilo que me disse uma amiga emigrada na Alemanha: "Merkel é horrorosa, mas defende sempre os interesses alemães.".
Além disso, a duplicidade revela-se inclusivamente na maneira como deixou cair a Grécia face ao ataque dos mercados assim como todo o sul europeu e apoiou as recentes manifestações na Ucrânia contra um Governo eleito, embora corrupto (mas com o qual havia relações normais por parte da União Europeia), sabendo perfeitamente que na amálgama dos opositores que neste momento já se encontram no Poder , estão grupos assumidamente nazis.
Aconselho vivamente a leitura deste livro, até pela evolução política presente e pelo modo como irá decorrer a situação na Crimeia.
Convenhamos, embora Putin não seja propriamente um anjo, neste momento ainda não ultrapassou os limites dos Acordos existentes entre a Rússia e a Ucrânia e deram-lhe pretextos de defesa da população russa ao proíbirem o uso da língua.
Esperemos que não seja mais uma vez a população a ficar encurralada sob o fogo cruzado de interesses que pouco se importam com o seu sofrimento.
Excertos:
-"O silêncio dos poderosos - Ângela Merkel aprendeu também isso durante o primeiro período da sua vida na R.D.A. - aumenta a dependência dos governados. Quem quer ficar numa equipa do governo deve engolir as perguntas."
-"A ausência de alternativas é uma das fórmulas predilectas de Merkel. O facto de uma clara maioria de detratores da chanceler serem provenientes da ex-R.D.A...deve fazer apurar os ouvidos a quem quiser realmente compreender aquilo de que estamos a falar.Defendem o partido contra as forças centrífugas da sua direcção, pronta a distanciar-se dos princípios fundadores.São, de facto, a possibilidade de correcção, já que defendem sem cedências aquilo que vêem como a contrapartida da economia planificada, dos valores e das filosofias políticas que sentiram na pele.Quem teve sempre liberdade de palavra e expressão, mostra-se mais distraído em preparar uma defesa."
Julguei que tinha escolhido Sophia...
ResponderEliminarPelo seu comentário, corri por todo o lado
Não a vi, e julguei
Foi boato
Só eu a escolhi
Eu não escolhi, mas o seu post foi o terceito ou quarto que vi...
EliminarTudo de bom, rrss
Não fico nada admirada com o que é dito sobre a Merkle... A estratégia dela é a mesma de todos os que abusam do poder que têm e o fazem de forma cobarde.
ResponderEliminarUm beijo, São e um bom dia da Mulher para ti também.
Merkel é uma sonsa, espécie de criaturas que eu abomino!
EliminarRespeito quem se me opõe frontalmente e com lealdade e desprezo quem se dissimula, não toma posição clara e fere pelas costas: são completamente desprezíveis.
Só que em Portugal, além de mentirem e não terem réstea nem de carácter nem de vergonha ,nem sequer nos defendem e a chanceler, pelo menos, cumpre o seu dever, isto é, defende a Alemanha...
Bom domingo, Graça
Não sei se serei capaz de ler sobre essa fulana que tem desgraçado a Europa e pretende - ninguém me tira isso da cabeça - iniciar a III Guerra Mundial como desforra das duas derrotas anteriores. Detesto-a!! Como ao criado de libré que ascendeu à Europa e os coelhos metidos entre portas que nos têm atirado pela falésia abaixo.
ResponderEliminarBeijinhos e bem.vinda de volta!
Tem desgraçado a Europa, porque , infelizmente ( e para vergonha de Portugal) , tem um medíocre chamado Durão Barroso à frente da União Europeia que , além de cobarde(abandonou o país sem mais nem menos), de oportunista(correu para a sinecura de Bruxelas), de mentiroso( viu provas de armas que nunca existiram no Iraque) tornou a Comissão uma nulidade e uma irrelevância à sua imagem.
EliminarDepois, o nosso querido povo, elege o reformado algarvio, bipolar e envolvido no BPN, e também o inexperiente e ignorante Passos e o Portas dos submarinos!!
Contra isto, que achas? A responsabilidade não é exclusiva da criatura, que ao menos defende o seu país, apesar de tudo.
Bom domingo
Lá, continuou, eu com a minha aversão, á politica, venha ela de onde vier...
ResponderEliminarDe qualquer das formas, esperava-se , mais sensibilidade, pela parte de uma mulher...
Beijinhos e bom fim semana
Minha amiga, garanto-lhe que a política não lhe retribui a aversão e a acompanha em todos os dias da sua vida...de onde acha que a falta de apoios a pessoas diferentes vem, se não das opções políticas de quem está no Poder?
EliminarQuanto ao Dia da Mulher, eu também quero todos os outros, claro...mas sabe que podemos virar as coisas ao contrário e usá-lo para denunciar essa mesma discriminação.
Além disso, eu celebro-o como homenagem às mulheres que perderam a vida em luta pelos direitos feminino.
Ah! E sabe que também existe um Dia do Homem? Pois é, também existe, embora eu não perceba nem saiba o motivo...
Bom domingo para vós, rrss
Por alguma coisa os alemães a escolhem: para defender os seus interesses, por cá o povo soberano tem uma outra forma de ser: prefere escolher traidores à pátria, como esta já não existe, é tudo global, o soberano povo está entre os mais avançados, já está no ano 4000 em que a geografia será diferente e os Jerónimos estão debaixo de água. bom dia do Senhor (CEO da Goldman)
ResponderEliminarEvidente, os alemães não são propriamente tolos.
EliminarOs portugueses é que embarcam no primeiro submarino que lhe põem à frente e acham que um qualquer algarvio oportunista e bipolar é um exemplo de competência e seriedade...
Afundados estarão, mas estou convencida de que o território - entre suicídios a subir em flecha diariamente, emigração em massa, mortes naturais e falta de nascimentos - já estará deserto há muito, muito tempo.
Que o Ceo ( ou Vítor Gaspar, integrado no seu território de caça natural, isto é, FMI) te abençoe...
Neninha querida
ResponderEliminarMuito obrigada! As tuas palavras são mel (não, mel não, que não gosto! são um bombom recheado de licor... nham, nham...) :)))
Gostei muito que tivesses gostado.
Parece-me que nem é preciso ler o livro para saber essas coisas a respeito da Ângela. Mas... uma coisa sobressaiu do teu texto:
"... uma amiga emigrada na Alemanha: "Merkel é horrorosa, mas defende sempre os interesses alemães.".
Uma pergunta "inocente":
Merkel ou Passos???
Um bom Domingo e uma semana feliz, minha querida.
Beijinhos
Neninha, é sempre tão bom ver-te por aqui, rrss...
EliminarLembras-te do "Pingo"? Era uma tablete de chocolate em quadrados recheados de licor...hummmmmm , que maravilha, rrss
Impossível não gostar do teu post, que está lindo de morrer, a sério.
Quanto à tua pergunta , respondo que respeito mais a chanceler , que detesto por todas as razões, do que Passos, que acho um acéfalo sem personalidade e sem um pingo de patriotismo!
Minha querida Amiga, que tenahs um excelente domingo e semana feliz.
Abraços e beijos
São não percebo nada de política...a não ser que já estou cheia de tanto palavreado que já irrita!
ResponderEliminarLi atentamente e fiquei a saber um pouco mais desta senhora e sua política!
Fico feliz pelo regresso ao mundo virtual!!!
Minha amiga, perceber eu se calhar também não percebo, mas interesso-me porque sei que, mesmo que nós não nos interessemos por ela, a sua influência sobre a nossa vida é inevitável e está sempre presente.
EliminarGrato abraço, rrss
São...mas reconheço que não faz mal...um certo interesse por esta área...um pouco complicada!!! Relativamente àquela escultura em Coimbra...é recente e fica à entrada do Arco de Almedina...mesmo na baixa coimbrã! Bj amigo
EliminarObrigada pelo esclarecimento. pois eu tive a impressão de que se situaria nessa área, mas não há muito tempo que visitei a cidade e não a vira...
EliminarQuanto à política, pois é bom, acho eu, que nos mantenhamos informadas a fim de nos tentarmos defender o melhor possível...
Beijinhos, Maria da Graça
Agradeço a sugestão, mas sou incapaz de ler livros deste género. O meu gosto pela leitura é absolutamente recreativo e por isso tão prazeiroso... :)
ResponderEliminarNo entanto, li o post com atenção, suponho que não precisavas de tantas palavras para escrever o que toda a gente já adivinhou à muito: Merkel não é flor que se cheire!
Uma grande beijoca
O post confirma tão só o que toda a gente sabe: a criatura é perversa!
EliminarFicou mais longo, porque acrescentei a questão recente da Ucrânia, que não é abordada no livro, naturalmente.
O meu relacionamento com os livros passou por fases.
Leio desde criança e comecei a ler obras sérias desde muito nova(na pré-adolescência, como dizia a outra) : Steinbeck, Júlio Dinis, Eça, Maugham, Leon Uris, Camus,...
Depois, entrei na fase dos livros maioritariamente ligados à minha profissão: pedagogia, psicologia, inteligência emocional, ...com Wallon, Carl Rogers, Chomsky, Piaget, ....
Por razões pessoais comecei a abordar temas esotéricos e a ler imensa coisa sobre o tema: Corão, Bíblia, Dalai Lama, ...
Como penso que a política se interessa implacavelmente por nós, achei que tinha que saber alguma coisa e estar o mais bem informada possível e , claro, passei a ler muita coisa sobre o assunto.
Evidentemente, que nunca me encerrei só no tema predominante da fase, rrss
Mas qualquer leitura me dá sempre um imenso gosto , seja de que maneira for.
Bons sonhos, linda
Li partes do livro e, sinceramente, não me surpreendi com o que li...
ResponderEliminarUm bom domingo, amiga
A mim também não trouxe surpresas, mas tenho que reconhecer.lhe uma qualidade que, desgraçadamente para nós os nosso governantes não têm, : é a de defender os interesses do seu país!
EliminarBons sonhos, amigo meu
São, que bela fotografia!
ResponderEliminarUm post de excelência. Não posso deixar de reconhecer a essa mulher qualidades...que infelizmente nada nos favorecem.
bjs
Pois é, amiga, as qualidades que tem não nos favorecem nada e ainda favorecem menos porque não temos políticos à altura para a enfrentar...antes pelo contrário!!
EliminarGrato beijo.
Frau Merkel é sinistra.
ResponderEliminarPonto final!
Totalmente.Aterrorizante é não ter ninguém que lhe faça frente!!
ResponderEliminarBoa semana