O terrorista norueguês Anders BreiviK foi condenado hoje a vinte e um anos de prisão, com possibilidade de se tornar perpétua se continuar a ser considerado um perigo para a comunidade nas reavaliações periódicas a que será sujeito.
O júri foi unânime na decisão e ignorou o relatório psiquiátrico que o declarava como irresponsável no momento em que assassinou a sangue frio setenta pessoas com um atentado à bomba e a tiro.
Aliás, o próprio assassino nunca aceitou ser considerado inimputável e declarou sempre que o seu acto foi em defesa da identidade da Noruega, invadida que está a ser por muçulmanos.
Devo dizer que neste ponto concordo com Breivik, pois nunca consegui entender porque motivo nos atentados concretizados por muçulmanos jamais se põe em causa a sanidade mental de quem os pratica, mas quando são brancos e judeus(estou a lembrar-me do assassinato do primeiro-ministro israelita por um compatriota seu) estão todos perturbados!
Quero deixar bem claro que condeno por igual e veementemente todos os atentados sejam cometidos por quem for.
Nunca se esperaria um crime destes por parte de um sujeito que se encontra dentro do paradigma da "normalidade"!
ResponderEliminarAbraço
Pois não!
ResponderEliminarSó que a minha amiga colocou - e muito bem - normalidade entre comas...porque , afinal de contas, a norma é uma coisa instituída por uma sociedade em determinada altura.
Até a escravatura já foi tão normal que a própria Igreja possuía seres humanos como se fossem animais ou objectos.
Abraço grande.
Mas é evidente que tudo o que atenta contra a vida é condenável. De tal maneira levei esta ideia a sério que me tornei vegetariano há 25 anos atrás.
ResponderEliminarUm bom fim de semana
Concordo totalmente! Não estamos habituados a uma Justiça que funciona!
ResponderEliminarBjs
Nao deveria de sair da prisao... nem ao fim de vinte e um anos.
ResponderEliminarNão há nada que justifique uma barbaridade destas...no texto diz 70 mortos, nas notícias dizem 77 e numa entrevista a sobreviventes do massacre já falavam em 82... :(
ResponderEliminar21 anos de cadeia é muito pouco...normal ou louco? É um assassino.
Beijinho para si e bom fim de semana :)
Um monstro! É só o que posso dizer...como as aparências enganam!!!
ResponderEliminarBeijo
21 anos é pouco, na minha modesta opinião.
ResponderEliminarNada desculpa o que fez.
bji gde, querida amiga minha
(há um comentário meu no post anterior:))
Acho que o que mais chocou os noruegueses foi o que escreveu na testa do triste traste. É um deles, branco, de olhos azuis e cristão!
ResponderEliminarAbraço
Para ser franca, acho precisamente o contrário: estes indivíduos que praticam atentados terroristas têm qualquer perturbação mental! E são sempre um perigo para a comunidade.
ResponderEliminarTanto me faz que sejam presos na prisão ou num hospital psiquiátrico, desde que lhes seja impossível sair de lá. Porque não me parece que fulanos que nem perturbados ficam pelas atrocidades que comentem - este ainda estava sorridente - alguma vez deixem de representar um perigo para a humanidade!
E estou a falar de brancos, amarelos, negros ou árabes, obviamente! Porque essa coisa de duvidar da sanidade mental de uns e não dos outros, cheira de longe a preconceito rácico... ;)
Beijocas, São!
é assustador o que a mente humana pode fazer, o pensarmos ter direito de fazer justiça com as próprias mãos
ResponderEliminarbeijinhos
Olá estimada São,
ResponderEliminarEste homem, tem tudo, menos falta de inteligência. Tem maldade e ruindade, quanto baste, isso tem.
Sou CONTRA, qualquer tipo de terrorismo e assassinato, quer venha da direita, da esquerda ou do centro, quer quer de cristãos ou Muçulmanos ou de outros credos, mas a estúpida "GUERRA SANTA" é vista doutro modo, ignorante e absurdo, também.
Beijos da Mila.
Subscrevo totalmente, amiga São.
ResponderEliminarBom fds
Um completo terror, imperdoável...
ResponderEliminarbeijinhos e b.f.s
Um atentado é sempre um atentado e uma vida é sempre uma vida, mas ainda não consegui ser totalmente vegetariana...
ResponderEliminarUm abraço, LUCIANO.
Por iso é que os nossos criminosos actuam tão á vontade, pois abem que ficarão impunes.
ResponderEliminarClaro que não estou falando de quem subtrai galinhas aos vinhos, nem produtos em super-mercados.
Um bom fim de semana, TERESA
CATARINA, sou contra a pena de morte, mas a favor da prisão perpétua e por isso cpncordo contigo: jamais deveria sair.
ResponderEliminarBom fim de semana
Maria, nem que fosse só uma vítima, não deixaria de ser o que é : um assassino fanático que mata a sangue frio!
ResponderEliminarPara mim, é.me indiferente que seja são ou louco: deverá ficar em reclusão até morrer!
Abraços,
Pois, ANA, é por cuasa de aparecerem sempre como brancas, louras e olhos azuis todas as personificações do Bem ( até Jesus tem olhos azuis, imagine-se)que ainda choca mais, principalmente num país altamente civilizado .
ResponderEliminarMais um aviso de que fanatismo e intolerância são democráticos; aparecem em todo o lado.
Abraço-te
NININHA, a pena deveria ser de prisão perpétua!!
ResponderEliminarMas , enfim, como se aceita sempre a hipótese da regeneração....e a esse propósito, veja-se o que aconteceu co Hitler, que também cumpriu oena de prisão!
Um bom fim de semana, querida amiga
Concordo consigo, LINO!
ResponderEliminarEspero que todo o Ocidente tenha aprendido o facto de o fanatismo , a crueldade e a capacidade de assassinar indiscriminadamente gazem parte integrante da sua população. Aliás, como Hitler já tinha provado à saciedade.
Bom fim de semaana
Imperdoável e sem sentido nem justificação, MINA!
ResponderEliminarBom fim de semana para vós.
Pois aí está.
ResponderEliminarÉ mesmo por considerar que é racismo - e nem sequer muito disfarçado - achar que quando são arábes e/ou muçulmanos são pessoas que sabem perfeitamente o que estão a fazer e na posse de todas as suas faculdades mentais que me parece intolerável dizer que ayqndo são cristãos e brancos ou de países aliados foi um caso isolado e que a pessoa estava perturbada psicologicamente e/u mentalmente.
Como tu, penso que estes assassinos , todos eles, devem ser codenados a prisão perpétua e sem desculpas de insanidade sejam de raça, país ou religião forem.
Já te enviei a foto de um objecto com que lido diariament.
Beijinhos
O ser humano é capaz das maiores atrocidades sobre o seu semelhante, para desgraça nossa.
ResponderEliminarBom fim de semana, LUNA
Amiga MILA, estamos de acordo: barbaridades não têm nem perdão nem justificação venham de onde vierem e em nome seja do que for!
ResponderEliminarMas na época de transição de ciclos em que nos encontramos tudo vem ao de cima, desgraçadamente.
Um abraço com carinho.
Nem outra coisa esperava de si, CARLOS.
ResponderEliminarUm abraço de estima.
É um norueguês típico, produto da riqueza e do bom sistema de educação do país pelos pais. Se alguém, mesmo turista, for lá apanhado a dar umas palmadas numa criança mal-educada, terá problemas. Eu também sou a favor da rédea larga, do deixa andar, que no final os filhos não vão abandonar os pais na porta do hospital ou numa estação de serviço (este hábito civilizacional, que alguns veem como coisa horrorosa, quando os velhos recebem o pagamento por aquilo que semearam, aparecem boas almas a dizer que é um crime).
ResponderEliminarSim, tenho muita pena das pessoas idosas abandonadas. Mas as pessoas esquecem-se que muitas delas só estão assim porque o merecem.
ResponderEliminarE tenho compaixão das pessoas idosas maltratadas, mas também existem as que maltratam - e de que maneira!! - quem cuida delas!
As generalizações ~têm uma coisa terrível: são sempre injustas!
Abraço.
Justiça.
ResponderEliminarJustiça exemplar, no tratamento e celeridade.
Inimputável porquê? O ódio tem de ser varrido da sociedade! Gente assim é que deve ser mantida atrás de grades. Não quem rouba um pão para matar a fome.
Longo abraço
Impunidade porque o preconceito racial é tanto que o Ocidente não consegue acreditar que um dos seus possa assassinar por fanatismo politico , religioso, ...
ResponderEliminarMas nisso , respeito-o porque assumiu sempre a responsabildade das barbaridades que fez.
Um abraço
Por acaso é verdade. Nunca tinha pensado nesses termos. Parece que para um muçulmano é normal o ser terrorista.
ResponderEliminarMas também diga-se de passagem que com o que a religião faz ao cérebro desta gente, se calhar já tudo é normal. Mas por aí também devia ser normal para os judeus e americanos, outros religiosos fanáticos. Não, para este últimos o normal é a guerra.
É a guerra porque têm meios para a fazer. E agora com os drones, nem sequer arriscam a vida e tudo se transforma num (quase) jogo de computador.
ResponderEliminarAliás, houve um dirigente árabe que afirmou com toda a clareza: "Facilitem-nos as armas que os EUA proporcionam a Israel e ninguém mais será bombista suicida!"
Cada um joga com as armas que tem, não é?
Um abraço