segunda-feira, janeiro 31, 2011

EGIPTO EM LUTA


Em 2008, realizei, por fim, um dos meus sonhos maiores: viajar até à Terra Negra e conhecer as marcas fabulosas deixadas por uma civilização milenar e sábia.

Não fiquei defraudada com a magnífica monumentalidade das pirâmides, do Vale dos Reis, dos templos de Hatshepsut, Abu Simbel, Karnac e Luxor.

E navegar pelo Nilo de Assuão até Luxor (antiga Tebas) foi uma experiência inesquecível, pois além da paisagem, pudemos apreciar o templo de Hórus em Edfu( o mais bem conservado do país) e o templo duplo de Kom Ombo( único conhecido dedicado a duas divindades).

Mas ficaram também gravadas em mim, imagens de miséria, de um modo de vida completamente diferente do ocidental.

Ao descer sobre o aeroporto, logo da janela do avião se tornou clara a baixa qualidade dos prédios da periferia da capital e a sua incrível proximidade do deserto.

No Cairo, a prova mais evidente de pessoas vivendo em condições impensáveis , tive-a na visita feita ao cemitério de pessoas abastadas, onde famílias inteiras vivem nos túmulos em troca de cuidarem dos mortos lá depositados.

Além de tudo isto, o povo egípcio acredita ter sido Mubarak o responsável do assassinato de Sadat e vive em regime de excepção há mais de três décadas.

Como sempre, os EUA têm dado milhões para a organização do exército, preocupando-se exclusivamente com um equilíbrio de forças na região, mesmo que as populações (sobre)vivam nas mais humilhantes condições.Escusado será sublinhar que a razão desta preocupação é Israel,que  sintomaticamente pediu aos países europeus e aos EUA que abrandassem as críticas a Mubarak.

A sensação que temos ao passar pelas aldeias paupérrimas ladeando o Nilo é que recuámos ao tempo dos faraós!

Consequentemente, esta rebelião decorrendo agora nas principais cidades egípcias não me surpreende de maneira alguma.

Acho lamentável e de má -fé que se invente estar o Irão fomentando estas desordens nos países pró-ocidentais. Só pode crer nisso quem nunca tiver ido ao Egipto.

Espero pois que a oposição, que já designou porta-voz e negociador,  consiga fazer uma transição pacífica para um regime democrático.

Esperemos que a Irmandade Muçulmana não apareça com o designío de  fundar ali um Estado religioso e extremamente conservador.

Ao sustentar estes regimes de ditadura, o Ocidente só fortalece a Oposição, que até pode ser efectuada por movimentos de raiz religiosa. Com os perigos daí decorrentes.

Que se aprenda a lição, pelo menos!

44 comentários:

  1. "Quem dorme com cães vadios, acorda com pulgas" = Quem apoia ditaduras, lida com fundamentalismos religiosos ou outros.

    LUIZ

    ResponderEliminar
  2. Tenho um grande sonho de ir com meu amor ao Egipto. É uma pena que a riqueza histórica nao esteja presente em grande parte de sua população que vive na miséria!

    ResponderEliminar
  3. Apasionante. Todo lo que sucede en el norte de África es apasionante. Esperanza y temor, pero una revolución necesaria.
    Besos, querida amiga.

    ResponderEliminar
  4. Que os povos saibam estar atentos a estas recentes sublevações da Tunísia e do Egipto e aprendam, que os opressores sabem tirar lições rápido para logo retaliarem.

    FORA MUBARAK!

    Abraços solidários

    PS: e as pirâmides lá ficarão assistindo ao desenrolar da História

    ResponderEliminar
  5. Creio que esqueci de avisar: seguiram novas.

    ResponderEliminar
  6. rosamarela veio duma visita ao Egipto há semanas e perplexionou-se com o modus vivendi. Só com revolução acabam com a situação.

    ResponderEliminar
  7. querida irmã, era um dos meus sonhos... ir ao egipto! foi daquelas civilizações que tínhamos que estudar e que me faziam sonhar...
    há muitosssssss anos, quando os meus compadres lá foram, estivemos muito tentados, mas, não podia ser, foi-se adiando e pondo outros destinos à frente...
    agora acho que já não me apetece!
    há que gravar a lição que aqui deixas!
    beijinhossss

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente, mais uma vez fico incrédula perante essas mentes humanas. Demasiado fundamentalistas!:(

    Há 2 anos atrás fiz o filme de férias do meu mano. Deliciei-me com as fotos e com o que pesquisei sobre elas.
    Um dia, se Deus quiser, hei-de fazer o meu.:)

    bji gde, minha doce mamã:)

    ResponderEliminar
  9. Assim é LUIZ. Esperemso que o Ocidenet, perceba de vez que não pode ajudar a perpetuar-se no Poder quem oprime o seu próprio povo, só porque isso convém aos EUA...e Israel.

    Há o perigo dos fundamentalistas reliogiosos, sim. Mas desta maneira, a sua margem de manobra alarga-se.

    E fundamentalistas religiosos também os há aqui, no Ocidente! Bush filho não disse que Deus falava com ele, só por exemplo?!

    ResponderEliminar
  10. A população egípcia vive em dacadência. Tebas , "a das mil portas" , é uma cidadezinha quase perdida e vivendo dos temp(l)os antigos.

    Face a uma população reprimida e desprezada, a religião avança e se torna o refúgio do desespero. Aliás, não foi assim com o cristianismo, SERGINHO?

    Boa semana, meu amigo.

    ResponderEliminar
  11. Acho tudo isto tão triste o que destruímos, não só da história como da humanidade, e cada um pensa ter razão e fazemos guerras pela paz, enfim triste mesmo
    beijitos

    ResponderEliminar
  12. Amiga, a guerra nunca resolve seja o que for. Pena que a Humanidade ainda o não tenha entendido.

    Mas, no entanto, temos que lutar pelos nossos direitos como o estão fazendo os egípcios.

    Uma semana boa, querida.

    ResponderEliminar
  13. Concordo: apaixonante !

    Apesar de todos os riscos, o Egipto tem que mudar eà vontade de quem lá vive o seu dia a dia e não segundo os critérios de países estrangeiros que, no caso do Ocidente, olham só para os seus interesses próprios.

    Um abraço, querido PEDRO.

    ResponderEliminar
  14. As pirâmides e, espero, os tesouros incalculáveis do Museu do Cairo...

    Os democratas são um pouco infantis e descuidados: veja-se o exemplo português

    Beijinhos, Amigo.

    ResponderEliminar
  15. Já li e vi a linda foto, que agradeço.
    Bem hajas.

    ResponderEliminar
  16. Meu bem!
    Sobre sua pergunta acerca de O Discurso do Rei, eis a sinopse:

    Após a morte de seu pai, Rei George V, e a abdicação de seu irmão, Rei Edward VIII, o Princípe Albert, Duque de York; que sofria de um impedimento de fala, se torna o Rei George VI. Com seu país a beira de uma guerra e precisando de um líder, sua esposa, Elizabeth, contrata o excêntrico terapeuta Lionel Logue. Depois de um começo difícil, os dois desenvolvem um curso de tratamento pouco ortodoxo. Com a ajuda de Logue, sua família e Winston Churchill, o Rei deve superar sua gaguez e dar um discurso a toda nação para unir seu povo e inspirá-los na batalha.

    É o grande favorito para o Oscar ao lado de A Rede Social.
    Beijos

    ResponderEliminar
  17. Obrigada. Até que eu pensei que era ess mesmo o tem, isto, o pai de Isabel II.
    Bem haja, meu querido Serginho.

    ResponderEliminar
  18. Se Israel e os EUA deixarem, ROSAMARELA, não esqueçamos a costumeira duplicidade de critérios do Ocidente.

    ResponderEliminar
  19. Minha querida xará, pois neste momento é melhor não ires, rrss

    Mas quando tudo mudar e estiver calmo , isto se os EUA e Israel não intervierem militarmente, tenta ir visitar , porque é um esplendor...principalmente para quem gosta de História.

    Beijinhos aos montes, irmãzinha.

    ResponderEliminar
  20. NININHA, nem todos são fundamentalistas. E talvez a religião seja a única saída que têm face à miséria. Menos percebo o fundamentalismo norte-americano e ocidental, que também o há.

    Quando for ao Egipto, leva-me como transportadora de malas? rrss

    Uma serena noite, filhota.

    ResponderEliminar
  21. Esperemos que a onda imparável que varre o obscurantismo religioso e não só, não crie talibãs como os que destruíram a memória histórica do Afeganistão.
    Acredito mais numa aragem mais fresca.
    Estes países têm uma população muito jovem que vê TV, cinema, ouve rádio e tem acesso à Internet.
    Querem livrar-se do manto extremista islâmico.
    Será?

    ResponderEliminar
  22. Pois não sei.

    Acho que, neste momento, receio mais do que o fanatismo religioso aquilo que os EUA e ISRAEL irão fazer, pois não podemos esquecer a duplicidade de critérios ocidental.

    Boa noite.

    ResponderEliminar
  23. Face à grandiosidade dos momentos revolucionários com que a História nos tem brindado, o que tem o ideal Mercado para nos oferecer?
    2011, o ano da verdade começa sem desiludir, e nem saímos do primeiro mês.
    O que por aí virá mais?

    ResponderEliminar
  24. Não sei, mas presumo que nada de bom.

    ResponderEliminar
  25. Todos sabiamos que mais cedo ou mais tarde isto acontecia.
    Resta ver e sentir agora o que se segue. E não digo o que se segue só para o Egipto, o que se segue só para o mundo.
    O sempre jovem tem lá um artigo interessante para o nosso mundo.
    abraço

    ResponderEliminar
  26. Irei ver o artigo.

    Pois, seria impossível que não houvesse mudança. Veremos o que fazem EUA e o seu aliado Israel, porque receio mais a intervenção deles do que a própria Irmandade Muçulmana( já que não é ela a organizadora das manifestações).

    Um abraço, meu amigo.

    ResponderEliminar
  27. Nem os europeus nem os EUA têm feito grandes críticas ao Mubarak neste tempo de incerteza, são até bastante cautelosos, de certeza que, nos bastidores, estão a promover militares amigos para continuarem o poder.

    No caso de eleições será preciso não cometer o mesmo erro da Palestina, deixaram-nos votar como se lhe desse na real gana e depois viu-se o resultado: o Hamas ganhou (Israel já tinha o plano para essa contingência). Nas democracias é preciso acautelar o resultado para que os bad ones não vençam. No caso ocidental é fácil, o povo já está modelado para votar nos certos. Nos outros lados é preciso gastar-se dinheiro e os últimos gritos em marketing e controlo psicológico, e, em último caso, manipular os votos nas urnas.

    ResponderEliminar
  28. Mais uma vez, a tua análise é certeira e lúcida.

    Na Palestina foi o que dizes e na Argélia foi igual : o partido muçulmano aceitou ir a votos, ganhou as eleições e . de suida, foi i pedido de ir para o Governo.

    Seria bom que EUA , Israel, UE e afins deixassem de ter dois pesos e duas medidas e praticassem e deixassem prtaicar aquilo que afirma defender: a Democracia.

    Veremos o que vai acontecer, mas eu etou com muito receio do Ocidente, muito mais do que dos muçulmanos .

    Um bom dia.

    ResponderEliminar
  29. Infelizmente meu anjo, a lição não será aprendida. Mais de 5000 anos de escravidão e miséria. Os monumentos preservados custaram sofrimentos inenarráveis. A sabedoria dos antigos, favoreceram somentes os faraós e seus simpatizantes. Que virá ? Uma nova elite e mais miséria.
    A humanidade escreve sua história com sangue e lágrimas. É doloroso não é ? Muitos beijos querida amiga Lê

    ResponderEliminar
  30. Obrigada pela visita e comentário em meu blog.

    Acompanhei pela tv as manifestações contra o presidente/ditador do Egito e é lamentável que o interesse de alguns se sobreponha ao de muitos.

    ResponderEliminar
  31. o meu grito de

    "LIBERDADE "


    para todos os povos


    PAZ
    e
    AMOR

    abraço!!

    ResponderEliminar
  32. O Ocidente sempre olhou para o Egito como uma garrafa de champanhe Francês, agorra que Os Tunisinos agitaram a garrafa, a rolha está quase a saltar e não ficaremos em bons lençóis se agarrafa estoura nas mãos dos Américas, Eurocentricos e afins...
    aguardemos os próximos episódios.

    ResponderEliminar
  33. Querida LÊ, de facto , os monumentos foram feitos sob condições dificilimas -para mim, o pior , nesse sentido, foram as tumbas do Vale dos Reis.

    Mas, na época, o paradigma era aquele. Mas agora, século XXI, ode se fala tanto em igualdade e direitos, mal irá à Humanidade se , por interesses estranhos, a população árabe não puder escolher o seu modelo de vida.

    E é a costumeira hipocrisia ocidental quanto a essa matéria que me está assustando muito.

    Minha amiga linda, um estreito abraço lhe deixo.

    ResponderEliminar
  34. Concordo, principalmente quando esses interesses são impostos pelos estrangeiros.

    Tudo de bom, PAROLE.

    ResponderEliminar
  35. Caro BRAULIO, junto a minha À tua voz:
    LIBERDADE PARA TODAS AS PESSOAS E NAÇÔES!!

    Fica bem.

    ResponderEliminar
  36. Como tu, MARIA, eu estou receando essa reação de EUA, UE, Israel e apaniguados...

    Seria bom que toda a região se erguesse em protesto contra as ditaduras, tornaria a intervenção muitissimo difícil senão impossível!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  37. Olá São,

    Gostaria imenso de visitar o Egipto, tenho um fascinio pela cultura do seu povo, espero que a janela da democracia se abra ao povo Egipcio e seja possivel melhorar as condições sub humanas em que vivem.

    Beijinhos
    Joy

    ResponderEliminar
  38. Que engraçado, acabei de vir da tua casa, rrss

    Quando puderes vai até à Terra Negra, porque o legado daquela civilização é impressionante. tal como a situação miserável em que as pessoas actualmente vivem.

    Esperemos que os donos do mundo os deixem viver em paz.

    Beijos, meu amigo

    ResponderEliminar
  39. Estamos vivendo tempos de mudanças há muito esperadas. Que sejam para o melhor.
    Viajei na tua viagem. Confesso que se já não me apetecia correr riscos, agora menos ainda para ver miséria assim tão longe. Em todo lugar.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  40. Compreendo a tua recusa, porque não é de todo agradável mergulhar de chofre na miséria.

    De qualquer modo, como não há outra hipótese de ver os monumentos ...

    Além disso, só respirando o mesmo ar se consegue ter uma ideia e perceber certos acontecimentos e evitar a manipulação


    Esperemos que o equilíbrio seja possível e o Ocidente, particularmente os eUA, demonstrem que querem mesmo a Democracia naquela zona.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  41. Obama como mandarete do petróleo

    aposta na paz dos cemitérios

    mas tenta adocicar a luta do povo

    derrubando os seus " amigos"

    Desta vez o povo está na rua
    Obama está surpreendido

    ResponderEliminar
  42. Surprendida não estou com o facto de Obama fazer o discurso que há pouco fez: segue o exemplo de quem o precedeu, isto é, serve-se dos ditadores e , depois, abandona-nos quando é necessário.

    Mas a Europa faz igual também

    Fica bem.

    ResponderEliminar
  43. Querida amiga,

    Vi hoje cenas terríveis no noticiário da tv....


    Carinhoso beijo, São

    ResponderEliminar
  44. Por responsabilidade de Mubarak, que enviou polícias armados e à civil atacar os manifestantes

    Um abraço grande, minha boa amiga.

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue