Como sempre o contraste pérfido entre o devaneio e a dura realidade. Perante a beleza da arquitectura e do espaço envolvente, a relação do nome com a perfídia de um costume ignominioso que perdurou vergonhosamente até à modernidade - a escravatura e o tráfico humano - fica um certo desalento. Até quando a história humana se fará de contrastes entre a beleza e a monstruosidade?
Pelo pormenor duma das fotos (a segunda) (uma limousine branca com flores no tejadilho), vejo que é um dos locais escolhidos pelos casais para enquadrarem as fotos da praxe do seu dia de casamento. Ou estarei errado?
Um longo abraço e bom fim de semana, Amiga querida
vendem-se/vendiam-se... é uma sugestão para uma viagem que já fez parte do meu imaginário... outros destinos foram chegando mais fortes... bom fim de semana, querida xará beijinhos
Ao ler achei curioso o "termo arcaico" : donzelas ! rsrsrs Estava a pensar: será que ainda as há por aqueles lados ?... depois veio a explicação e fiquei mais esclarecido ! rsrsrs .
Querido PAULO, de facto esta igreja da Virgem de Smolensk é muito bonita e todo o convento também. E tivemos oportunidade de ouvir um grupo coral masculino muito bom. Infelizmente, não sei colocar o vídeo que fiz de parte da sua actuação. Um abraço amigo.
Minha querida filhota essa da lindeza é dos seus olhos bonitos e generosos. O que eu sou , graças a DEus, é fotogénica. Ora pergunte ali ao nosso amigo MANDRAG - que me conhece pessoalmente há décadas - e verá que ele confirma .
Caro GUARDIÂO, encaixa na medida em que não era o convento que as vendia, mas só que eram vendidas no terreno em frente dele. E como a Igreja parece que achava normal...aliás, como achou normal a escravatura, enfim...
Que pena a História não ser tão bonita quanto os edifícios que aqui estão retratados. Enfim, os homens conseguem até tornar feia a religião que é suposto salvá-los. Abraço do Zé
Agradeço muito o teu apreço. Aqui voltarei a colcar mais para que possa partilhar o gosto que estas viagens me proporcionam. Um estupendo fim de semana,amigo RODOLFO.
A sensação deve ser a mesma que sinto quando visito o harem dos palácios antigos. São riquíssimos os palácios, mas só de pensar na prisão de luxo que era aquilo...Valha-me...
Parece que já disse isto aqui. Somos um pobre país. Nem os antepassados nos legaram quase nada. Não só os nossos, como mouros, árabes, suevos, romanos, etc. Os monumentos são muito pobrezinhos, mesmo comparados com os de uma só cidade espanhola ... Não temos culpa da herança que recebemos. Nascemos pobre e vamos morrer a pedir.
Muito belas fotos. De Moscou, eu só conhecia fotos do Kremlin e do metrô, mas parece que a cidade é muito mais bonita que eu sempre imaginei. Beijos, bom fim de semana!
Fotos lindas para uma arquitectura singular! Espero que as jovens camponesas russas hoje já não são tratadas como gado que se vende numa feira! Que horror!!!
A arquitectura na Russa é colossal de uma beleza indescritível, mas as vidas tão doridas,gostei muito de te ver na foto estas diferente não sei explicar acho-te mais leve Bj
Lugares lindos. Gente demais para um convento, hein? Por toda a parte se vendiam donzelas. Pais as prometiam em troca de dotes, como se faz hoje em muitos lugares. Mulheres se vendem em troca de segurança, sobrenome, falso amor e luxo...Nada mudou muito. Sentiste por lá a fumaceira dos incêndios? E em Portugal, como está isso? Aqui continuam a queimar reservas e nosso céu que estava outra vez azul voltou a nos abafar. Beijos.
P.S.: Cada dia mais elegante. Segues a dieta à risca, hein?
Tem razão , MARI. Esta zona é terrível , embora muito bonita. Dentro do convento esrtavam encerradas as jovens que as famílias lá prendiam e , no terreno defronte, as jovens camponesas eram vendidas aos grandes senhores.
Pior sensação do que esta, só nos campos de concentração de Auschwtiz(onde estive com MAndrag) e do Tarrafal (Cabo Verde).
Caro PENSADOR, Moscovo surpreendeu-me agradavelmente, pois eu pensei que iria encontrar o que vi na Bulgária sovietizada: decadência e estruturas muito pesadas.
Mas, com excepção da estatuária e dos edifícios da época de Estaline, a cidade é muito agradável de se visitar.
LUNA; minha amiga, obrigada: devem ser os teus generosos olhos...pois engordei dois quilos em dez dias, graças à calórica comida russa: põem natas em tudo, até na sopa!!
Tens razão. os edifícios civis/religiosos russos são de espantar pela riqueza e pela beleza!
Nena querida Venho aqui só num pulinho para te desejar bom fim de semana. Vou amanhã para o Porto e regresso no domingo à noite ou 2ª.feira, mas deixo programado o post para a "CASA", para domingo. Depois volto com mais tempo. Bom fim de semana. Porta-te bem - se não te puderes portar mal ... :)))))) Beijinhos e meu carinho
Querida, obrigada : isto nem é dieta, porque uma pessoa com tendência a ganhar peso como eu tem que passar a a um regime dietético para o resto da vida, rrss...embora com umas traiçoezinhas pelo meio, nÉ?
Sim, nada mudou ranto assim, não. O fumo foi depois da minha estadia e afligiu.me bastante ver tudo quanto eu visitara recentemente sob um fumo muito denso.
Aqui, o Verão foi terrível a nível de incêndios: Eu vou passar este fim de semana ao Norte e estou receando , pois toda aquela zona foi queimda terrivelmente.
Como sempre o contraste pérfido entre o devaneio e a dura realidade.
ResponderEliminarPerante a beleza da arquitectura e do espaço envolvente, a relação do nome com a perfídia de um costume ignominioso que perdurou vergonhosamente até à modernidade - a escravatura e o tráfico humano - fica um certo desalento. Até quando a história humana se fará de contrastes entre a beleza e a monstruosidade?
Pelo pormenor duma das fotos (a segunda) (uma limousine branca com flores no tejadilho), vejo que é um dos locais escolhidos pelos casais para enquadrarem as fotos da praxe do seu dia de casamento. Ou estarei errado?
Um longo abraço e bom fim de semana, Amiga querida
Qué bellas fotos, querida amiga. Se ve que te gustó y disfrutaste. Me alegro.
ResponderEliminarBesos.
vendem-se/vendiam-se...
ResponderEliminaré uma sugestão para uma viagem que já fez parte do meu imaginário...
outros destinos foram chegando mais fortes...
bom fim de semana, querida xará
beijinhos
Olá São!
ResponderEliminarObrigado pelas bonitas fotos, e bom fim de semana!
Beijinhos.
Vitor
Ao ler achei curioso o "termo arcaico" : donzelas ! rsrsrs
ResponderEliminarEstava a pensar: será que ainda as há por aqueles lados ?... depois veio a explicação e fiquei mais esclarecido ! rsrsrs
.
.
ResponderEliminar. bel.íssimo . assim trajado de cor e luz .
.
. um bom.fim.de.semana .
.
. um beijo meu .
.
LINDO!
ResponderEliminarMas a donzela mais linda é a minha doce e querida mamã virtual:)
Ora fique aí com um gde xi nosso;)
Vendidas? Donzelas? Em que é que isso encaixa com um convento?
ResponderEliminarCumps
Parece que ainda existe o comércio de escravas brancas... o lugar é lindo e as fotos idem! Bom fim de semana!
ResponderEliminarEsperando muitas mais ficamos.
ResponderEliminarLUIZ
Nem imaginas os inúmeros casamentos a que assistimos quer em Moscovo quer em Samptersburgo.
ResponderEliminarE nunca vi tantas limusinas juntas.
Um dia destes coloco os noivos e as noivas, tanto mais que acho interessante a celebração.
Infelizmente, Amigo, na Humanidade coabita o melhor e o pior e sempre assim será.
Um abraço saudoso.
Muchas gracias , mi amigo querido.
ResponderEliminarDe facti, adorei a viagem: valeu realmente a pena poder admirar aquelas maravilhas!
Besos, PEDRO.
Minha xará querida, tenta ir até lá, porque há edifícios tanto religiosos como civis verdadeiramente fascinantes!
ResponderEliminarUm abraço enorme.
Agradecida eu pelo apreço.
ResponderEliminarBem hajas, VÍTOR.
Por aquilo que percebi não eram muito felizes nem as que estavam cá fora nem as que se encontravam no interior, sabes?
ResponderEliminarBom final de semana, RUI.
Querido PAULO, de facto esta igreja da Virgem de Smolensk é muito bonita e todo o convento também. E tivemos oportunidade de ouvir um grupo coral masculino muito bom. Infelizmente, não sei colocar o vídeo que fiz de parte da sua actuação.
ResponderEliminarUm abraço amigo.
Minha querida filhota essa da lindeza é dos seus olhos bonitos e generosos. O que eu sou , graças a DEus, é fotogénica. Ora pergunte ali ao nosso amigo MANDRAG - que me conhece pessoalmente há décadas - e verá que ele confirma .
ResponderEliminarUm abraço para vós, belezinha.
Caro GUARDIÂO, encaixa na medida em que não era o convento que as vendia, mas só que eram vendidas no terreno em frente dele. E como a Igreja parece que achava normal...aliás, como achou normal a escravatura, enfim...
ResponderEliminarUm bom final de semana.
Esxite, mas acho que não é legal como este o era!
ResponderEliminarBeijinhos, amiga LUMA.
E muitissimas mais aqui aparecerão, rrss
ResponderEliminarFica bem, LUIZ.
Que pena a História não ser tão bonita quanto os edifícios que aqui estão retratados. Enfim, os homens conseguem até tornar feia a religião que é suposto salvá-los.
ResponderEliminarAbraço do Zé
Não posso esatr mais de acordo consigo, meu caro ZÉ!
ResponderEliminarTudo de bom.
Nos sigues deleitando con los paisajes que recorriste.
ResponderEliminarHermosas fotos que sirven asimismo para ilustrarse.
Besos!
Agradecido eu por teres visitado.
ResponderEliminarLevei algum tempo até ter percebido de quem era, mas depois... contar-te-ei a história pelos pombos.
Bom fim de semana e um grande abraço
Agradeço muito o teu apreço.
ResponderEliminarAqui voltarei a colcar mais para que possa partilhar o gosto que estas viagens me proporcionam.
Um estupendo fim de semana,amigo RODOLFO.
Cá fico esperando as avesm até porque me deixaste curiosa, rrs
ResponderEliminarNão queres ir passando e vez em quando pelo SÂO?
Um beijo.
Um pombo voou do pombal.
ResponderEliminarLeva beijos e saudades
O convento é bonito as a derivação do nome é "arrepiante".
ResponderEliminarBjo e BFS Amiga
Maria Faia
É, São.O lugar é lindíssimo!
ResponderEliminarA sensação deve ser a mesma que sinto quando visito o harem dos palácios antigos. São riquíssimos os palácios, mas só de pensar na prisão de luxo que era aquilo...Valha-me...
Adorei suas fotos :)
Parece que já disse isto aqui.
ResponderEliminarSomos um pobre país.
Nem os antepassados nos legaram quase nada. Não só os nossos, como mouros, árabes, suevos, romanos, etc.
Os monumentos são muito pobrezinhos, mesmo comparados com os de uma só cidade espanhola ...
Não temos culpa da herança que recebemos.
Nascemos pobre e vamos morrer a pedir.
Um bom domingo
Muito belas fotos.
ResponderEliminarDe Moscou, eu só conhecia fotos do Kremlin e do metrô, mas parece que a cidade é muito mais bonita que eu sempre imaginei.
Beijos, bom fim de semana!
Fotos lindas para uma arquitectura singular!
ResponderEliminarEspero que as jovens camponesas russas hoje já não são tratadas como gado que se vende numa feira! Que horror!!!
***
Beijinhos e um lindo domingo***
Belísima como sempre a construção russa, mas cmo diz Mandrag com uma História sinistra à mistura.
ResponderEliminarBom fim de semana.
Beijinhos
Branca
A arquitectura na Russa é colossal de uma beleza indescritível, mas as vidas tão doridas,gostei muito de te ver na foto estas diferente não sei explicar acho-te mais leve
ResponderEliminarBj
Que lugar lindo!
ResponderEliminarÉs abençoada por conhecer tais lugares querida
Beijos
Deitei o olho ao comentário de "Multiolhares"
ResponderEliminarEstás mais leve...
Será que já foram deitados fora, alguns fardos bem pesados?
Jokitas
Fotos maravilha.
ResponderEliminarPor vezes me pergunto, mas ainda não indaguei a origem da nossa "Venda das Raparigas".
Kandandos e uma óptima semana.
Outra cara, a deste Moscovo.
ResponderEliminarBoas fotografias.
Um grande abraço
Já estava a ver, donzelas em Moscovo, deve ser tão difícil como nos Restauradores. boa semana
ResponderEliminarLugares lindos. Gente demais para um convento, hein?
ResponderEliminarPor toda a parte se vendiam donzelas. Pais as prometiam em troca de dotes, como se faz hoje em muitos lugares. Mulheres se vendem em troca de segurança, sobrenome, falso amor e luxo...Nada mudou muito.
Sentiste por lá a fumaceira dos incêndios? E em Portugal, como está isso?
Aqui continuam a queimar reservas e nosso céu que estava outra vez azul voltou a nos abafar.
Beijos.
P.S.: Cada dia mais elegante. Segues a dieta à risca, hein?
Bela passeata.
ResponderEliminarCom boas fotos.
Beijos, querida amiga.
Obrigada por partilhares aqui esta bela reportagem.
ResponderEliminarUm beijo, São.
*
ResponderEliminarGostei,
das belas fotos,
parabens,
,
brisas serenas,
,
*
Lá o fui receber.
ResponderEliminarMANDRAG, feliz dia e risonho futuro
Que bom te ver aqui!!
ResponderEliminarDE arrepiar, principalmente porque foi uma vilania que durou quase até aos nossos tempos, imagina.
Espero que apareças muito mais vezes. Ah, sabes que o perfil está indisponível?
Um abraço enorme, ALZIRA.
Tem razão , MARI. Esta zona é terrível , embora muito bonita. Dentro do convento esrtavam encerradas as jovens que as famílias lá prendiam e , no terreno defronte, as jovens camponesas eram vendidas aos grandes senhores.
ResponderEliminarPior sensação do que esta, só nos campos de concentração de Auschwtiz(onde estive com MAndrag) e do Tarrafal (Cabo Verde).
Um abraço amigo.
Caro JOSÈ, o pior é não termos sabido aproveitar o pouco que temos e não termos feito nós mesmos...
ResponderEliminarTudo de bom.
Caro PENSADOR, Moscovo surpreendeu-me agradavelmente, pois eu pensei que iria encontrar o que vi na Bulgária sovietizada: decadência e estruturas muito pesadas.
ResponderEliminarMas, com excepção da estatuária e dos edifícios da época de Estaline, a cidade é muito agradável de se visitar.
Um abraço para vós.
CILDEMER, minha linda, penso que não...mas , como sempre, as mulheres nunca são totalmente senhoras do seu próprio destino, não é?
ResponderEliminarBeijinhos.
Querida, a História é sempre uma amágama de sofrimento para muitos e de esplendor para alguns.
ResponderEliminarUm abraço, BRANCA.
LUNA; minha amiga, obrigada: devem ser os teus generosos olhos...pois engordei dois quilos em dez dias, graças à calórica comida russa: põem natas em tudo, até na sopa!!
ResponderEliminarTens razão. os edifícios civis/religiosos russos são de espantar pela riqueza e pela beleza!
Um abraço grande.
Meu bem, agradeço muito a DEus por essa bêncão!
ResponderEliminarAbraços, SERGINHO.
Querido ZÉzinho, agradeço a amabilidade, mas continuo pesando 85Kgs
ResponderEliminarOs fardos, infelizmente, continuam intactos, Amigo.
KIMBANDA, meu caro, talvez essa designação tenha origem semelhente...
ResponderEliminarUm abraço.
Caro DUARTE, Moscovo nada tem da soturnidade que eu esperava, felizmente.
ResponderEliminarUm beijo.
Caro TÁXI, há espécies em vias de extinção, mas esta está já extinta há anos.
ResponderEliminarFica bem.
Nena querida
ResponderEliminarVenho aqui só num pulinho para te desejar bom fim de semana.
Vou amanhã para o Porto e regresso no domingo à noite ou 2ª.feira, mas deixo programado o post para a "CASA", para domingo.
Depois volto com mais tempo.
Bom fim de semana. Porta-te bem - se não te puderes portar mal ... :))))))
Beijinhos e meu carinho
Seria engraçado se nos cruzássemos, não achas?
ResponderEliminarPassa um fim de semana alegre...e cá te fico esperando.
Beijinhos, nena.
Querida, obrigada : isto nem é dieta, porque uma pessoa com tendência a ganhar peso como eu tem que passar a a um regime dietético para o resto da vida, rrss...embora com umas traiçoezinhas pelo meio, nÉ?
ResponderEliminarSim, nada mudou ranto assim, não. O fumo foi depois da minha estadia e afligiu.me bastante ver tudo quanto eu visitara recentemente sob um fumo muito denso.
Aqui, o Verão foi terrível a nível de incêndios: Eu vou passar este fim de semana ao Norte e estou receando , pois toda aquela zona foi queimda terrivelmente.
Um abraço, CLARICE.
Que bom vires até aqui, queridoo amigo...e apreciares!
ResponderEliminarBem hajas, NILSON.
Obrigada por gostares.
ResponderEliminarAbraço-te , GRAÇA.
E eu gosto que tu gostes, amigo meu.
ResponderEliminarBem hajas, POETA!
Estive aqui há uns anos valentes.
ResponderEliminar:-)
beijinhos.
E quee opinião tens de Moscovo? Eu gostei muito.
ResponderEliminarUm bom fim de semana, linda