terça-feira, setembro 07, 2010

CASA PIA : "PRÓS E CONTRAS"

Dois dos advogados ligados ao processo Casa Pia


 Vi ontem o programa "Prós e Contras", no primeiro canal da RTP, da responsabilidade de Fátima Campos Ferreira e com a presença de António Marinho Pinto(Bastonário da Ordem dos Advogados), Rui Rangel (juiz), Daniel Oliveira e José Manuel Fernandes ( jornalistas).

O tema era , mais uma vez, o caso Casa Pia. Mais precisamente a análise das sentenças.

Estavam também presentes Bernardo Teixeira(uma das vítimas), Adelino Granja(advogado da vítima "Joel" e antigo casapiano), Álvaro Carvalho , psiquiatra que acompanhou as vitimas e Carlos Cruz ( condenado a sete anos  de prisão).

Assumo que há coisas que ultrapassam a minha capacidade de entendimento. O que se está a passar com este processo é uma delas.

Não consigo perceber o tempo de antena dada aos condenados, com especial incidência a Carlos Cruz. Nunca  isto se viu  em qualquer outro processo.

Não entendo porque só neste processo se levantam dúvidas e questões porque houve uma súmula ( ainda por cima acordada entre as partes) e não foi entregue uma cópia aos sentenciados do Acórdão, a efectuar-se  amanhã, sem prejuízo dos direitos de recurso.

Francamente, senti-me completamente defraudada com o programa pelos motivos que passo a expor:

- Fátima Campos Ferreira aceitou fazer mais um frete, na medida em que a discussão não poderia deixar de ser especulativa, já que ninguém conhece o Acórdão, pelo menos oficialmente. E gostaria de saber porque foi novamente  Carlos Cruz e não outro dos  condenados (Carlos Silvino, por exemplo) a ter tempo de antena. A minha perplexidade tem razão de ser porque o apresentador esteve num debate da RTP no dia mesmo da sentença e estará na próxima quinta-feira na "Grande Entrevista", programa de Judite de Sousa na RTP.

- Marinho Pinto, naquele seu estilo abrupto, entrou em deriva delirante e produziu uma série de afirmações espantosas, que foram desde considerar as penas demasiado pesadas a considerações pessoais sobre pessoas ausentes passando por conflitos abertos  com alguns dos intervenientes. Além disso, afirmou que não é em nome das vítimas que a justiça é feita, mas sim em nome da sociedade. Aliás, deu(-me) a clara impressão de estar  a favor dos agressores e não das vítimas.

- Carlos Cruz , em flagrante desrespeito pela Lei, afirma que continuará a sua denúncia pública do que afirma ser uma "monstruosidade judicial". Pelo que continuará a colocar no seu site, peças processuais e a fazer tudo quanto lhe der na real gana. A manipulação que fez do que  disse Bernardo Teixeira foi desmontada exemplarmente pelo pisiquiatra.

Ressalto o desempenho de Bernardo Teixeira, pela compostura e sensatez das declarações. Mais ainda de admirar pela sua juventude (23 anos) e pela duríssima história de vida que carrega. Tenciono ler o livro que editou recentemente: "Porquê a Mim?".

Adelino Granja, que foi um dos alunos a denunciar a Ramalho Eanes a dramática situação vivida na Casa Pia, exige  responsabilidades a Teresa Costa Macedo, Secretária de Estado na altura e que nada fez para acabar com o horror vivido na instituição. Poderia exigi-las a todos os Governos desde a ditadura até à democracia, desgraçadamente!

Fiquemos aguardando os próximos episódios, porque o assunto não se queda por aqui. Infelizmente e ao contrário daquilo que é o desejo das vítimas.

60 comentários:

  1. Amiga,
    Percebi...que nada adiantava a minha perda de tempo ao continuar a ver esse programa...assim sendo, não vou perder mais do "meu tempo de antena" a ouvir "BACORADAS" que nada degnificam seja no que for, nem seja quem for.
    Realmente vamos aguardar os próximos capítulos...cozinhados por quem sabe mexer a panela...só que destes pratos eu não gosto de me alimentar.
    Forte abraço
    Mer

    ResponderEliminar
  2. Tem razão, amiga Mer!
    A RTP perdeu de todo o sentido de serviço público em qualquer dos dois canais, que sustentamos com os nossos impostos. E eu aco isso gravíssimo. Porque se os privados ainda têm uma certa atenuante, essa aqui deixa de existir completamente.

    Um abraço grande para si e família.

    ResponderEliminar
  3. Querida Amiga

    Como sabes não pude assistir (mas irei procurar na net se há algum video), embora me repugne até mesmo a ideia de ouvir as insídias desse canalha (que tal como tu afirmas também não entendo como é permitido que um condenado seja convidado para o canal televisivo do estado, de todos os contribuintes, para insultar a justiça que sempre o acoitou e aos da igualha dele).

    Se algum arrependimento me é permitido, então eu me arrependo amargamento de um dia ter rido das piadas desse verme e ter mesmo chegado a assistir com satisfação aos seus programas de rádio e televisão.

    Mas onde está a vergonha de todo esse sistema?
    Mas que poderes ocultos tem esse pulha para que todo mundo se verga a seus pés?
    Mas por onde anda o brio do povo português que não se levanta contra esses favoritismos fétidos de subserviência despudorada?

    Isso não é democracia! Isso não é liberdade! Isso não é respeito pelos direitos individuais! Isso não é estado de direito! Isso é aviltação da bondade dum povo!!!

    Desculpa o desabafo revoltado.

    Um grande abraço com imensa saudade (eu sei bem, minha Irmã, que aí todos oram por mim e me guardam muita saudade)

    ResponderEliminar
  4. Las víctimas pocas veces importan a los poderes. Excepto que den votos.
    Besos, querida amiga.

    ResponderEliminar
  5. Também vi. Foi um espectáculo degradante (muito bem resumido no texto).
    .

    ResponderEliminar
  6. não fica por aqui... é uma vergonha desiquilibrada a todos os níveis!e só irão "aparecer" quem eles quiserem, como sempre, sendo que até acredito, há muitos mais nomes e gentes metidos nesta miséria de ASSUNTO!!!
    como diria a minha Mãe... o melhor e mais importante ainda não está dito nem provado!
    xará querida, quero voltar para parao meio do mar, já!
    pobres crianças, hoje homens feitos, por todo o lado, com e sem rumo...
    e somos nós "pequeninos" e pouca gente... ora se fossemos grandessssssssssssssssssssssssss!!!
    beijokinhas grandes

    ResponderEliminar
  7. São,

    Se não fosse trágico, diria como a Ivone Silva, que "está tudo grosso".
    Antes fosse esse o problema.
    Concordo com tudo o que dizes, as tuas perplexidades são minhas também. E se o CC nunca foi flor que se cheire, agora não descansará e utilizará todos os métodos para aparecer na comunicação social...
    não disse o psiquiatra que ele (CC), é especialista em comunicação?
    E o pior é que esta, de rastos como anda, tem aqui um bom (?) pretexto para audiências e vendas.
    Queres mais ou ainda tens dúvidas?
    E no prédio da av.da Forças Armadas, fizerem-se obras, sim senhor, e por lá andava muito mais gente graúda!
    Mais não digo.

    Um beijo... dói-me o peito!

    ResponderEliminar
  8. Esta é a 1º vez que por aqui passo e concordo integralmente com o post que escreveu.
    Dá-me a volta ao estomago a campanha muito bem delineada pelo condenado Carlos Cruz, sim porque os outros nem são tidos nem achados.
    Aquela postura boçal de Marinho Pinto é própria de um azeiteiro e não de um Bastonário da Ordem dos Advogados (a sua sanha de protagonismo resulta em "bacoradas").
    Tenho pena das vitímas que irão ficar marcadas para toda a vida quer fisíca quer psicologicamente.
    Enfim, é o país que temos em que os "coitadinhos" são os maiores pulhas que existem à face da Terra e as verdadeiras vitímas são paenas uns "desgraçados" com sede de fama.
    Obrigado pelo seu post e pela clarividência que nele coloca.

    ResponderEliminar
  9. Como sempre, conseguiste apanhar o essencial.E alguém sabe do motorista de Cruz, também condenado por pedofilia?

    LUIZ

    ResponderEliminar
  10. É um absurdo isso!
    Mais uma vez os poderosos se safam!

    Beijos querida

    ResponderEliminar
  11. Querida Amiga,
    Concordo contigo, mas ainda, mais reforçado, o facto da comunicação social, andar a dar grande destaque e privilégio a um arguido, agora, condenado. Não se entende. Não tenho nada que essas pessoas me possam ter feito para dizer mal desles, repito...dizer mal deles. O que sei é que já lá vão anos em que este processo devia estar resolvido e, agora, com os recursos, inventados, dos advogados em querer recorrer às intâncias Europeias dos direitos dos homens, é mais...sabe-se lá, quanto tempo. Tudo está feito de maneira a que, mais dia menos dia, a comunicação social, venha dar a notícia de que os condenados fugiram do país, como é célebre o caso do Vale e Azevedo.
    O que é facto, há critérios que não entendo, Carlos Silvino na cadeia, todos os outros...soltos. Qual a diferença de condenações? Para além, da hipocrisia dos condenados em insistirem na inocência perante factos provados, embora seja o papel deles.

    São, isto dá pano para mangas de conversa e, no fim...cá estaremos para ver.

    bj...nho

    ResponderEliminar
  12. *
    e o Platão
    lá vai rindo á socapa,
    pedindo aos vendidos,
    vão discutindo, assim . . .
    que eles esquecem de mim . . . !
    o Platão e nem-nem,
    aquele que não é,
    nem peixe,
    nem carne,
    ,
    conchinhas,
    ,
    *

    ResponderEliminar
  13. Elucidativo post e que só comento uma vez que concordo com o que escreveu.

    Não vi o programa e acredite que não tenho saudades, pois caso o tivesse visto passaria por analfabeto emocional...

    ;)

    ResponderEliminar
  14. eu apenas vi a última meia hora/45 minutos.

    concordo em absoluto contigo!

    beijo grande

    ResponderEliminar
  15. Tinha acabado de chegar e fiquei a saber que a sentença já tinha sido pronunciada. Depois assisti ao circo.O Advogado de Silvino, foi entre outros um dos violados. Não sei se foi falado, mas a palhaçada da entrada triunfal na Assembleia da Republica de um dos intervenientes, que não foi sequer réu, merecia segundo a minha opinião umas palavritas, para ver se entendiamos.
    A Drª Fátima Ferreira, vez frete? Eu acho que até os levou às costas, e o masis grave é que não é a primeira vez que o faz.
    Tenho bem presente, o caso das multas de transito pagas na hora, em que levou um espanhol para confirmar que na Espanha também é assim. Caso que foi e é mentira, as multas na Espanha são pagas na hora se os infractores forem estrangeiros, tal como acontece em todos os países do mundo, mas se forem espanhóis tem a possibilidade de escolher. Se fizerem a opção de pagar na hora
    (confirmo opção)têm um desconto de 20%. Aliás todas as multas pagas na hora têm um desconto de 20%.
    Afirmo a veracidade deste comentário, porque já multado na Galiza.
    E mais, num dia de Agosto, pelas 17 horas da tarde, com o sol bem alto e a brilhar, fui multado em 50 euros por circular na estrada
    com as luzes apagadas.
    Desculpa-me amiga, mas tinha cá esta atravessada na garganta, contra a Drª Fátima Ferreira.
    São as coisas encomendadas.

    ResponderEliminar
  16. rosamarela está agoniada com a perversidade desta gente que por aí anda entre pessoas honradas.

    ResponderEliminar
  17. Amigo, o poder que Carlos Cruz tem é o mesmo que Herman José tem: é o de saber muita coisa acerca de gente muito poderosa!

    O povo português está aterrorizado com a crise e domesticado com as sessões massivas de embrutecimento que as diversas televisões( RTP incluída) debitam há váios anos.

    Estamos numa de circo, mas já sem pão sequer.

    Um abraço saudoso.

    ResponderEliminar
  18. Toda as pessoas com um pingo de vergonha se sentem conspurcadas e lamentam as vítimas, ROSAMARELA.

    ResponderEliminar
  19. Querido PEDRO, como é tão verdade essa tua afirmação. Mas há limites!
    E, neste caso, ainda mais: são crianças pobres que a família entregou ao Estado para serem cuidadas e , no fim, foram violentamente desrespeitadas e, para cúmulo, caluniadas!!

    Abrazo fuerte.

    ResponderEliminar
  20. Obrigada pelo elogio, RUI.
    Degradante , é o termo. Como é possível? Mas ninguém põe termo a esta nojeira?!
    Fica bem.

    ResponderEliminar
  21. Se fores para o meio do mar, leva-me contigo...que eu estou saturada desta perversão que fede !!

    ua Mãe tem razão: ainda há mais coisas a ter que vir ao de cima. E que justiça será feita às vítimas, não tenho dúvidas: a lei de causa-efeito é infalível.

    Um grande beijo, xará minha.

    ResponderEliminar
  22. Amiga, a comunicação social _ como tudo em Portugal - funciona como uma fortaleza e defende os seus.
    Não estamos nós num país de capelinhas? Sempre assim foi...
    Pena é que haja pessoas a ir atrás de foguetes, sem repararem sequer nas canas que lhe caem em cima.

    Beijinhos, MEG.

    ResponderEliminar
  23. São
    Li o post e os comentários
    Sobre o post ainda não tenho o jogo todo e não opino só com meio baralho...
    Há um comentário seu que subscrevo a 100%, é este:
    "...o poder que Carlos Cruz tem é o mesmo que Herman José tem: é o de saber muita coisa acerca de gente muito poderosa!

    O povo português está aterrorizado com a crise e domesticado com as sessões massivas de embrutecimento que as diversas televisões( RTP incluída) debitam há vários anos.

    Estamos numa de circo, mas já sem pão sequer."

    Quanto ao resto apenas digo que tenho a impressão que se deveria ter chegado ao ponto em que se está em 9 meses... Porquê 9 anos? E, a este ritmo, outros 9 anos serão necessários para confirmar a sentença...

    ResponderEliminar
  24. Vi apenas alguns minutos, porque estava a chover aqui no meu retiro, e só posso classificar aquilo como uma nojeira.
    RTP1 e o senhor bastonário mostraram de que lado estavam.
    A justiça saiu emporcalhada.
    Cumps

    ResponderEliminar
  25. Mau caro, a Justiça está a necessitar de uma daquelas barrelas que se faziam na minha infância par ficar com cara de gente.
    Quanto a Marinho decepciou-me muito. mas a RTP já toda a gente sabe a nula qualidade que tem há décadas.

    Boas férias.

    ResponderEliminar
  26. Caro ROGÉRIO, ou me engano muito ou todo este processo vai reduzir-se a nada...veja o que está acontecendo com Isaltino de Morais.

    Só tenho vergonha que se passe neste país, que é o meu e será sempre!

    Pobres crianças!

    Saudações.

    ResponderEliminar
  27. Não vi o programa.
    Mas li o que aqui escreves.
    E lá me saltam as entranhas com tudo... e uma referência que sobressai "porquê Carlos Cruz sempre com o tempo de antena?"

    Beijo, zogia

    ResponderEliminar
  28. ...porque Carlos Cruz detém muita informação que não convém a muitas pessoas que ele partilhe em público, tal como acontece com Herman josé!

    Tu não viste e eu obriguei-me a ver, mas a muito custo...

    Um abraço enorme , zoginha minha.

    ResponderEliminar
  29. RSM, nada tem a agradecer e espero sinceramnete que me dê o prazer de aqui comentar muitas e muitas vezes, mesmo quando não concordar comigo.

    O espectaculo triste dado ao estrangeiro e internamente com este dramático caso entristece-me e indigna-me, particularmente porque vem da ditadura e atravessa a democracia!


    Como educadora profissional só posso estar ao lado das vítimas, obviamente.

    Boa noite.

    ResponderEliminar
  30. Mas alguém já se lembra do motorista de Carlos Cruz condenado por pedofilia , LUIZ?!

    ResponderEliminar
  31. Como sempre...

    SERGINHO, a tradição ainda é o que era!

    As sua melhoras , sim?

    ResponderEliminar
  32. Meu amigo, tu conheces a biografia de Alves dos REis, aquele que introduziu milhares de notas de 500 escudos no país? A situação é similar: era uma pessoa fraudulenta até à medula, mas que convencia toda a gente e que, contra todas as provas, proclamava inocência!!

    O mais grave agora é que as vítimas são crianças inocentes e desvalidas entregues ao Estado e que sucessivis Governos de todos os regimes e cores abandonaram - quando não entregaram - a vis e cruéis predadores sem escrúpulos nem vergonha.

    Abraços, SÉRGIO.

    ResponderEliminar
  33. ????

    Peço-te desculpa, mas não consigo decifrar o enigma

    Beijinhos, POETa amigo.

    ResponderEliminar
  34. CORPO:
    Ainda bem que concordamos.
    Mas quero ver aqui também os seus comentários, quando discordar.
    Não perdeu nada em não assistir a tão tristes cenas.
    Quem perde e seriamente no meio de tudo isto, são as vítimas.
    Como gosto de ver por aqui, até sempre.

    ResponderEliminar
  35. Cada vez te aprecio mais, meu bem"
    Um abraço iline, KAPIKUA!

    ResponderEliminar
  36. Querido ZÉZINHO, por alguma razão a senhora foi condecorada, não é?
    Isso vem na mesma linha de motivos porque ninguém toca nem em Carlos Cruz nem em Herman José!

    Uma tristeza imensa pelo país e , ainda mais , pelas vítimas.

    Uma férias felizes, Amigo.

    ResponderEliminar
  37. Olá São!

    É verdade antiga: quem tem amigos não morre na cadeia, e estes de que falamos naturalmente nem lá chegarão a "viver", quanto mais morrer...
    E mais os outros,peixe graúdo, que nem sequer foram a julgamento, dele escapando através dos bons ofícios de mão amiga e corrupta.

    Sinceramente, ainda gostaria de acreditar que este país possa ter cura; era sinal de que teria uns bons anos a menos...
    Beijinhos.
    Vitor

    ResponderEliminar
  38. Ai, ami9go, tenho a impressão que a corrupção portuguesa é doença incurável, sabes?
    A prova é que face a vergonha tenebrosa como esta é tanto a ditadura como a democracia agiram exactamente da mesma forma a nível oficial face a crianças desprotegidas e carenciadas de tudo.

    Boa noite.

    ResponderEliminar
  39. Não vi o programa.Não me apeteceu.

    Acho que já estou como o outro:

    - "Quero voltar para a ilha"...

    Beijinho doce

    ResponderEliminar
  40. Lá querer, eu também quero: só que não posso!

    Eu há muito tempo que deixei de ver o programa, mas com quero ver se se confirmam os meus receios acerca do desfecho desta vergonha nacional que é a tragédia das crianças casapianas, obriguei-me a ver....mas nem imaginas os comentários, rrss

    Uma noite serena, linda.

    ResponderEliminar
  41. Estou por fora deste caso, mas pelo jeito um acusado participou de um programa de tv...Que privilégio :s
    ____xxx_______
    Obrigada pelos comentarios sempre, São. :)

    ResponderEliminar
  42. Pior do que isso, linda, foram dados como provados os crimes e condenado a sete anos de prisão efectiva!!

    E os crimes são o de abuso sexual sobre crianças integradas numa instituição estatal para crianças pobes.

    Nada tem a gradecer, mas gostarei muito de a ver sempre por aqui.

    Um abraço grande.

    ResponderEliminar
  43. Olá São!
    Quem esta a favor dos agressores, ou é também, ou anda por lá perto, essa da ordem, sem ordem, muitas vezes mais valia estar calado.

    um abraço,
    José.

    ResponderEliminar
  44. É, há crimes que não têm perdão e que eu não consigo perceber como os advogados conseguem defender!
    Eu sei que toda a gente tem direito a defesa, mas eu seria incapaz de o fazer.
    Trouxe a foto do garoto. SE não puder usar, é só informar.
    Que o dia seja excelente.

    ResponderEliminar
  45. Querida amiga,

    Acho que as fixação e a aplicação das penas sentenciais nunca serão suficientes para a sede de justiça e o grande teor de revolta e indignação perante alguns crimes.



    Carinhoso beijo, São.

    ResponderEliminar
  46. para crimes tão hediondos como é o de violentar crianças, ainda por cima desvalidas e sob protecção estatal, todas as penas são leves. E é vergonhoso o que está a acontecer no meu país acerca disso.
    Um abraço, amiga.

    ResponderEliminar
  47. Fico horrorizado por pensar que os infelizes violentados que ficarão toda a sua vida marcados por essa espécie de gente, assistam a tal. Enquanto por bom comportamento esses canalhas sairão da prisão com metade da pena reduzida, como se tratasse de um castigo imposto pelo roubo de um qualquer bem material, ou coisa do género.
    Não contribuo para esse tipo de audiência televisiva.
    Demorou tempo demais e não foi feita justiça.
    Sincero kandando

    ResponderEliminar
  48. Fazes bem em não contribuir. ma s eu, em certos momentos ( reste foi um deles) obrigo.me a ver, só para er base nas cr+iticas que me apetecer fazer depois.
    Quanto ao caso em si, é vegonho no conteúdo e na forma com está a ser (des)tratado.
    As crianaçs, essas, é que estão marcadas na alma e no corpo, condenadas sem agravo e, pata cúmulo, caluniadas.
    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  49. Não vi o programa, mas, a tua narrativa está bem explicita da nojeira que foi esse debate.

    Questiono-me: PORQUÊ O CARLOS CRUS COM DIREITO DE ANTENA????
    Esse " nojento" deveria ter ficado nos calabouços... ele e os os restantes condenados.

    É revoltante, ter visto no Telejornal, o advogado dele a mencionar que o seu cliente... está quase na penúria!

    Com uma reforma de 3 000 euros mensais!!

    Certamente, quem aufere mt menos, o que pensará?

    Que estão a gozar connosco!

    Vamos aguardar os próximos capítulos, embora tenha quase a certeza do vergonho final.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  50. São, neste teu post eu me lembrei de uma das máximas de Lao-Tsé: Direito nem sempre significa justiça.
    Aliás, eu diria que quanto melhor é aplicado o Direito, menos se vê a Justiça sendo feita.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  51. Tinha guardado nos favoritos a página do tal senhor. Entrei lá 2 vezes, mas n consigo entrar mais. Fala-se demais e faz-se de menos:(
    bji, minha querida Sãozinha

    ResponderEliminar
  52. Querida MARIA, o tempo dado a Carlos Cruz deve-se ao que ele sabe de muita gente com poder !

    Com uma reforma de 3000 euros e com património, que arranjou não se sabe muito bem como...uma vez que ele disse que até fome passara em certa altura.

    Pergunto eu : que habilitações tem a criatura para ter tal reforma? É que eu tenho duas licenciaturas e nem de perto nem de longe tenho tal reforma, após ter trabalhado trinta e cinco anos e ter desempenhado todas as funçoões (menos a de ministra) na área da Educação.

    E quem não se lembra que ele era cliente de Pedro Caldeira? E que, dizendo estar altamente prejudicado pelo corrector, nem apresentou queixa sequer?

    Quanto ao seu motorista , condenado por pedofilia, onde se encontra?

    Pois é, a maioria do povo português está mesmo a ser objecto de troça.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  53. Caro PENSADOR, cada vez mais, estamos assintindo , na vida de todos os dias, a " O Advogado do Diabo", protagonizado por esse monstro sagrado da representação chamado Al Pacino.

    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  54. Eu ainda gostaria de saber o que a criatura diz, porque é preciso muito descaramento para estas atitudes!!

    Um beijinho doce, filhota.

    ResponderEliminar
  55. Muitos anos antes do Processo Casa Pia ter rebentado, já eu sabia, através de uma pessoa das minhas relações que trabalhava na casa de um dos apresentadores do programa ZIP-ZIP, das porcarias em que certos sujeitos estavam envolvidos. A coisa não era totalmente às claras, mas era feita à vontadinha. Quase que uma gracinha de gente rica - ou com uma boa vida - e famosa. Uma extravagância.
    Os nomes que essa pessoa referia (um deles, de alguém já falecido) correspondiam, entre outros, a quase todos os que agora foram julgados. Para mim, também por isso, é tudo fumo e fogo da mesma fogueira. Bem real. Não perceber isto é, no mínimo, padecer de uma grande dose de ingenuidade. Dar o benefício da dúvida é, nas actuais circunstâncias - e à luz dos factos divulgados - andar cá por ver andar os carros eléctricos que ainda circulam.

    O fenómeno, é verdade, atravessa a nossa sociedade, infectando todas as classes sociais, mas não há dúvida que os ricos, por terem dinheiro, podem ter carne fresca servida à lista. O Bibi, que não pode ter sido o único predador de crianças e jovens, era, também, como ficou mais do que provado (até pela sua confissão), o fornecedor - e disto penso que ninguém duvida. É muito difícil de acreditar que tenha inventado - tal como os jovens utilizados - os nomes dos abusadores. O que é fácil de acreditar é que outros houve que escaparam à justiça. Ou seja: pecou-se por defeito; não por execesso.

    E, agora, é isso que mais me dói - e enraivece: é ter a certeza que há nomes que não foram divulgados e outros que, apesar de o serem, se livraram do banco dos réus. Porquê? Porque estão bem encostados politicamente. E fosse o PS um partido sem expressão e sem o poder que tem a nível da manupilação dos diversos cordelinhos, e teríamos visto muitos mais nomes sonantes a pagar pelos seus crimes.
    Mas Portugal é isto mesmo: um lugar muito mal frequentado.

    ResponderEliminar
  56. justiça? só para quem a cozinha!
    venham os arcanjos.
    abraço do vale

    ResponderEliminar
  57. O que me espanta ainda mais foi a dita "sociedade" não saber de nada e terem sido iluminados pela TV.

    Lembro-me de estar numa pensão em Lisboa quando o "escândalo" rebentou, passei vários dias a rir. E, era perto dos Restauradores, onde, em tempos, se fazia desse comércio. A mais engraçada foi aquela senhora idosa que trabalhava há anos na instituição e não sabia de nada, e de repente fez-se luz! veio para manifestações de apoio a um juiz e durante semanas testemunhou em tribunal o que não sabia mas que depois da epifania já sabe.

    Acho que todas as pessoas devem ser presas para saberem como as coisas funcionam. Por isso foi hilariante ver os réus querem provar inocências. Não há disso em Portugal. Quem é acusado é condenado, só se o juiz não souber escrever (juridicamente falando, não gramaticalmente, que isso não interessa).

    ResponderEliminar
  58. Querido amigo, a corrupção e a desvergonhice são as únicas coisas, além da inveja, que são abundantes nesta terra desgraçada onde nascemos.

    Também creio que se pecou por míngua de acusados , jamais por excesso.

    E acredito também que canalhas não os há só no PS e que até certo ponto, pelo menos, houve ali uma intenção política na altura.

    Acho uma afronta inaudita Hugo Marçao dizer "as pseudo-vítimas"!!

    E , mais uma vez, se prova como em Portugal tudo funciona por capaelinhas, dada a cobertura televisiva a Carlos Cruz.

    Como creio numa justiça que nos transcende , tenho a certeza que todas estas vis criaturas receberão o retorno das infâmias que praticaram.

    Um abraço enorme, MONTECRISTO.

    ResponderEliminar
  59. Surpresa agradável, DUARTE!

    Isso nem é justiça. é vilania!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  60. Caro TÀXI, Paulo foi iluminado quando ia para Damasco , outras criaturas são-no quando vão para as televisões...

    Abraço.

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue