sexta-feira, janeiro 08, 2010

DIA HISTÓRICO



A Assembleia da República Portuguesa acaba de aprovar o Projecto de Lei apresentado pelo Governo  socialista que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo.



A mesma Assembleia acaba também de rejeitar o Referendo proposto pela Plataforma Cidadania e Casamento, através de cerca de noventa e duas mil assinaturas.



Os Partidos de Esquerda ( Partido Socialista, Partido Ecológico "Os Verdes",Bloco de Esquerda, Partido Comunista Português) votaram a favor do Projecto e contra o Referendo.



Os Partidos de Direita ( Centro Democrata Social/Partido Popular e Partido Social Democrata) votaram a favor do Referendo e contra o Projecto.

60 comentários:

  1. Concordo com o farol: é um dia a iluminar a escuridão dos preconceitos!

    LUIZ

    ResponderEliminar
  2. ena! parabéns aos portugueses pelo momento histórico!

    ResponderEliminar
  3. Eu sou sempre pela igualdade e pela não discriminação!!!

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Faço minhas as palavras do Kapikua.
    =)
    Beijão0!

    ResponderEliminar
  5. São,

    Nem tudo são rosas, São!
    Mas não acho que isto seja uma prioridade para o país...isso não acho, definitivamente.
    Ainda não encontrei uma razão para a urgência, que me desculpem os que não pensam assim.

    Beijinho para ti

    ResponderEliminar
  6. Olá, LUIZ!
    Folgo pelo apoio, pois foi mesmo isso que quis significar!
    Fica bem.

    ResponderEliminar
  7. Agradeço, SERGINHO!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Por isso te considero meu companheiro de luta, meu caro KAPIKUA!
    Abraço-te.

    ResponderEliminar
  9. É isso que admiro em si, entre outras coisas, linda!

    Beijinhos, MáH.

    ResponderEliminar
  10. Querida, não tens que pedir desculpa.

    E nem tudo são rosas, de facto.

    E que me desculpe a comunidade homossexual, mas se soubessem no inferno em que alguns casamentos se tornam talvez ponderassem quatrocentas e cinquenta mil vezes, apesar da importância simbólica do conceito.


    A prioridade talvez venha do facto de resolver uma situalºao em que pessoas sofrem e que, ainda assim, é mais fácil de solucionar do que as duas crises que nos afectam: a mundial e a nossa!

    Um grande abraço, MEG.

    ResponderEliminar
  11. É realmente um dia histórico São.
    Se Portugal foi pioneiro na abolição da pena de morte e em tantas outras liberdades ao longo da história, apesar de ter tido mais tarde os miseráveis 40 anos que teve de ditadura, não fazia sentido que não tivesse no séc XXI uma lei que permita a cada um fazer as opções de vida que entender e poder vir a ter os mesmos direitos civis que qualquer outro cidadão.
    Poderão alguns alegar as prioridades económicas e outras, mas esta é uma questão de liberdade e a liberdade é um direito fundamental da nossa Constituição, um direito básico e inalienável de cada um.
    Vi que apareceu no Facebook hoje um abaixo assinado para pedir à Presidência da República para vetar a lei, foi-me enviado há pouco, apesar de a minha página embora recente ter desde ontem um aviso de que vai fechar.
    Claro que nunca o assinaria e não percebo em que é que o casamento de pessoas do mesmo sexo afecta a vida de quem quer que seja, acho isso uma ingerência grosseira na intimidade e nas opções de cada um.

    Assim, apoio e agradeço como cidadã amante do respeito pela feliciddae de cada um, que tenhas dado o devido destaque a esta questão.

    Tenho tido uma vida difícil durante a semana, pelo que peço desculpa por ainda não ter levado a rosa que nos ofereceste aqui abaixo, que só vi ontem, muito tarde.
    No fim de semana vou fazêlo com toda a certeza.
    Muito obrigada pela tua delicadeza e ao mesmo tempo pela tua frontalidade.
    Beijinhos.
    Branca

    ResponderEliminar
  12. Querida BRANCA, não há nada para pedires desculpa. Espero é que tudo se tenha resolvido a teu contento.

    Eu penso tal como tu: não consigo entender como é possível ainda haver criaturas que se arrogam o direito de limitar os direitos dos outros.

    Mas que mal faz a quem quer pressionar Cavaco, o facto de duas pessoas do mesmo sexo se casarem?!

    Há ainda outra coisa que me surpreende : quando o mesmo Cavaco se insurgiu contra a actual lei de Divórcio que o autoriza a ser unilateral, onde estava esta gente?
    É que se falam em atentado à família tradicional, esse - convenhamos - é bem maior, não?

    O que estas atitudes desvelam claramente é que se fosse possível essas criaturas fariam regressar a Inquisição e as suas infâmias!

    Sei há muito tempo da tua verticalidade, mas é sempre muito bom verificar que continujas íntegra.

    Um fraterno abraço.

    ResponderEliminar
  13. Repôs-se alguma justiça no que era demais evidente, a falta de direitos civis e outros.
    Alguém se lembra dos casamentos "arranjados" que a sociedade, agora remordente, impigia a jovens de ambos os sexos?
    Ainda não foi há muito tempo.
    A oportunidade do momento?
    De que adianta falar-se de desemprego e crise económica?
    Com esta classe política, oposição incluída, o país nunca avançará.
    São demasiado corruptos para se preocuparem com "os outros".

    Problemas vários (não meus, mas familiares) têm-me impedido de andar por aí ...
    Até já ponderei "emigrar" ou melhor, "imigrar" ...
    Vou tentar manter-me presente.
    Obrigada pelos desejos formulados e só posso retribuí-los para que 2010 seja menos pior.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  14. Fiquei tonta. Quem se esconde atrás de tantas siglas?
    Abraço

    ResponderEliminar
  15. O que acho é que deveria haver uma espécie de prioridade no que diz respeito ao arrumar da casa. Acho que primeiro deveríamos resolver situações que por semanas passaram a um estado de quase banalidade ( e que muito interessa ao Sócrates) como a crise e o desemprego; haverem muitas famílias que ficaram sem empregos e, nalguns casos, sem pagamentos ou indemnizações a que tinham direito. Isto sim, preocupa-me. Eu aplaudiria, um Primeiro-Ministro que dizesse que o seu Governo trabalharia por objectivos tal como pretende impôr aos outros ou que se aprovasse uma Lei que acabasse com as REFORMAS CHORUDAS dos ex-Ministros, ex-deputados e afins!!!
    Esta questão do casamento dos homossexuais, foi um punhado de areia que o Governo atirou para os olhos do povinho. Amanhã o povo acordará novamente trite e mal-humorado, de braços am baixo por que finalmente terá percebido que neste país não há volta a dar.

    Para ti, faço votos que 2010 te traga muitos momentos de felicidade... recheados de saúde, amor e, por que não, trabalho.

    Um grande Kiss, Kiss :)

    ResponderEliminar
  16. Ressalvo no comentário anterior a palavra fazê-lo.

    ResponderEliminar
  17. Errata: Linha 19
    "triste"
    "em"

    ResponderEliminar
  18. Caro JoSÉ, espero que tudo se resolva como deseja e que tenha realmente tempo para si...e para vir até aqui.

    Quanto ao tema , penso que foi repor , de facto, alguma justiça quanto a direitos...esperando , agora, que não venha para aí uma vaga daquilo que eu designo por "folclore", seria de muito mau gosto!


    Portugal tem coisas boas, mas está completamente nas mãos de oportunistas e incompetentes, sem dúvida.

    Um bom final de semana.

    ResponderEliminar
  19. Para seu esclarecimento já modifiquei o texto, viu?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  20. Estimada Amiga:
    Sim! Um dia Histórico.
    Cada um é dono do seu próprio corpo.
    Não me identifico, nem pensar, com a situação em causa, mas sou capaz de a aceitar.
    Já a adopção de filhos dá que pensar?
    Podemos estar em face de um problema de difícil entendimento para a criança.
    Quem é o pai e a mãe que me amam?
    Penso que ela, a criança, é capaz de sofrer muito ao ver as outras crianças, com pai e mãe, não acha?
    Isto é um dilema de complexa aceitação.
    No entanto, não sou intransigente com a problemática e aceito-a.
    Sempre a actual, amiga de pensamentos gigantes, oportunos e actuais.
    Beijinhos de uma amizade que prezo imenso.
    Sempre a admirá-la e a lê-la atentamente pela gigantesca significação em prol do bem comum mais justo e sensato.

    pena

    Bem-Haja, sensível amiga.

    ResponderEliminar
  21. Querida amiga.
    Que me desculpe a minha pouca inteligência ou formação. Eu Sou um militante PS desde 1975. No entanto não acho prioritário a discução desta lei. Sou retrógrado? Talvêz, mas se penso logo existo. Eu não chego a perceber quando uma criança andar com o dito casal... a quem há-de chamar mãe e a quem chamará pai , sendo os dois do mesmo sexo? Cada um que faça a vida que quiser , nada o impede, agora eu queria era ver outros problemas mais prementes serem resolvidos. Porque não se discute em assembleia da república a pena a aplicar aos ladrões de colarinho branco que estão bem alcandroados na vida?
    Será por haver homosessuais na assembleia da república? Tanto desemprego, tanta fome, tantos sem abrigo, que se faz ou legisla por essa gente? Eu não digo isto por motivos religiosos , até porque sou agnóstico. Digo isso sim por outros valores mais altos . Bota de elástico é que eu sou...

    ResponderEliminar
  22. Este dia histórico era inevitável.
    Mas ainda muita tinta vai correr sobre o assunto por causa das inconstitucionalidades da Lei...
    Bom fim de semana.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  23. A nossa liberdade termina

    onde começa a dos outros

    ResponderEliminar
  24. Querida amiga; a sociedade tem um débito enorme, com relação ao direito de ir e vir. Para se amar não se impõe regras, nem se pre-determina a quem. Portanto, é simplesmente respeitar a opinião de cada um. Muito bom!
    Bom fim de semana! Beijos

    ResponderEliminar
  25. Volto para reiterar mais uma vez a minha opinião, tão bem e completamente resumida na frase de Olhos de mel " Para se amar não se impõe regras, nem se pré-determina a quem.".
    Quanto às dúvidas sobre a adopção será mais um passo que tenho a consciência que vai demorar, mas chegará também o dia em que será mais um passo na história.
    Conheci uma jovem, hoje já uma senhora, que sempre foi criada por duas mulheres que se relacionavam amorosamente e era uma jovem normalíssima, muito doce e sem problema nenhum, completamente integrada.
    Gostava que me dissessem se não é muito mais preocupante ver tantas crianças maltratadas muitas das vezes por famílias heterossexuais desiquilibradas, quantas dessas crianças não estariam melhor numa família diferente que lhes desse mais afecto?!
    Se a sociedade aceitar e ensinar os seus filhos a aceitar e a compreender desde pequenos que as famílias já não são todas iguais, como ensinei os meus, as crianças nunca sentirão essa discriminação que se receia, o problema é sempre das mentalidades. Sempre os meus filhos entenderam isso e já têm 32 e 25 anos, nem sequer se lhes põe qualquer dúvida ou questão quanto ao tema. Na escola os professores também teriam que ter um comportamento de naturalidade e aceitação e ensinar as crianças a tê-lo, eles são um factor importantíssimo no avanço das sociedades.

    Beijinhos
    Branca

    ResponderEliminar
  26. Mi querida Sao,

    Te dejo un abrazo muy fraternal acompanado de mi amistad y admiracion hacia ti.

    ResponderEliminar
  27. Nena, só uma passadinha rápida para deixar um abraço e votos de bom fim de semana

    Beijoooooo
    Mariazita

    PS - Li, gostei. Tiveste uma boa ideia. Apoiado

    ResponderEliminar
  28. .

    . são,,, .

    . grat.íssimo pela solidariedade do dia de ontem .

    . ;-) .

    . a ser de hoje, de a.manhã e de todos os dias, enquanto houver seres humanos, há direitos plenos .

    . um beijo .


    . paulo .

    .

    ResponderEliminar
  29. Meu amigo FRANCIS, se queres que te diga a verdade é assim: também acho que houve aqui jogo político e uma eficiente pressão do loby homossexual.

    Também considero que é urgentíssimo resolver a crise e as suas consequências.

    Mas como o Governo não está nem muito interesse nem tem muitas hipótese para tal, então ...resolva-se pelo menos uma situação injusta!

    Um abraço e feliz 2010.

    ResponderEliminar
  30. ERrata por errata, FRANCIS:
    O governo não tem muito interesse em resolver as coisas nem, verdade, tem muitas hipóteses para tomar algumas decisões

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  31. Mesmo com a gralha , a ideia era perceptível, BRANCA.

    A propósito, apresento desde já desculpas por eventuais gralhas/erros nos meus comentários e/ou respostas.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  32. Meu querido Amigo: folgo em confirmar que não me enganei quando pensei que iria aceitar esta situação.

    Folgo também ao comungar comigo as preocupações acerca da adopção.

    E que fique bem nítido que não ponho em causa a capacidade nem de amar nem de educar uma criança por parte de lésbicas ou homossexuais.


    O que me levanta questões é aquilo que a criança terá de enfrentar nesta nossa sociedade ainda tão preconceituosa e discriminatória.

    Além do mais, a própria adopção é um tema extremamente complexo e delicado em si mesmo, neste caso ainda mais.

    De qualquer modo, penso que lá chegaremos e que será justo, mas ainda há um caminho a fazer, sem dúvida.

    Que Deus o proteja, PENA.

    ResponderEliminar
  33. Não temos que resolver a crise mundial, a roubalheira nacional é que sim, é urgente. Além disto, o PS é da esquerda??
    Claro que estamos de acordo com o fim de mais esta discriminação.Mesmo assim já estamos, até nisto, no fim da lista.
    Abraço fraternal

    ResponderEliminar
  34. ¡Que nada impida el desarrollo completo de la ley! No podemos hacer una sociedad democrática sin la igualdad en derechos de todos sus ciudadanos. Felicidades, Portugal.

    ResponderEliminar
  35. é mesmo, um dia histórico no nosso país, na nossa política!
    os exageros na adopção das leis que se alteram é que podem não ser "simáticos", como já se verifou com noutras situações...
    bom domingo, xará, mesmo com muito friooooooo
    beijinhos

    ResponderEliminar
  36. Meu amigo, desculpa de quê? De nada.

    E assumir-se nesta altura como militante do PS é (quase) um acto de coragem, rrs

    Pois tocou num ponto que acho importante: a criança e os seus direitos.

    Em primeiro lugar a criança tem direito a ser amada, geralmente é-o por uma mãe e por um pai. Porque assim o determinou a Natureza ao criar esta exclusividade de criação de um ser através da diferença de sexos.

    Mas essa necessidade de amor pode muito bem ser respondida noutras circunstâncias. Aliás, desgraçadamente, sobram exemplos do que a família biológica pode fazer às suas crianças.

    Eu acho ainda cedo para a adopção das crianças por casais homssexuais pelo que a criança acabará obrigatoriamente por enfrentar, pois não é por este passo agora dado que os preconceitos se evaporam nem as humilhações desaparecem.

    Portanto, penso que a comunidade homossexual deve permitir que a sociedade se adapte a esta nova situação e , só depois, partir para a luta pela adopção.

    Porque a adopção não é um direito de nenhum adulto, mas sim uma tentaiva de resposta a uma necessidade da criança.

    Quanto à legislação contra a corrupção, o eu amigo acredita mesmo que o PS e o PSD estão seriamente interessados em combatê-la?!

    Quanto ao problema dramático do desemprego, acha que é mesmo preocupação central de quem quer que seja? Se fosse, o actual Código de Trabalho não estaria aí!

    Infelizmente, é esta a realidade que temos.

    Assim sendo, pelo menos, com a aprovação desta lei minorou-se um pouco o sofrimento de uma parte da nossa população.

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  37. Querido NILSON, concordo...mas, pelo menos, foi um primeiro passo

    Que estejas com menos frio do que eu e que a tua semana seja bem feliz.

    ResponderEliminar
  38. E porque será que essa verdade cristalina é tão dificil de enxergar para certas criaturas?!

    Um abraço fratreno, meu PUMA!

    ResponderEliminar
  39. LÚCIA, meu bem, não posso estar mais de acordo com essa sua lúcida afirmação.

    Bem haja!

    ResponderEliminar
  40. Agradeço-te imenso por esse teu testemunho, BRANCA!

    Eu também acredito plenamente que virá o dia que consagrará a adopção por casais homossexuais, porque como muito bem afirmas, é muitissimo melhor para a criança estar num casal assim do que sujeita aos maus tratos de todo o género na família biológica.

    A educação que deste aos teus filhos foi exemplar como exemplar foi a decisão recente do juiz que entregou a tutela de crianças a um tio , sem se preocupar com facto de este ter um companheiro sentimental.

    Portanto,se me permites,eu só acrescentarei o seguinte: a magistratura também tam um importante papel e espero que o cumpra, deixando de vez esta obsessão que tem em entregar a criança a quem tem com ela "laços de samgue"

    Bem hajas!

    ResponderEliminar
  41. Muchas gracias , querido RICARDO.

    Uma semana feliz para ti.

    ResponderEliminar
  42. Agrdeço e retribuo, MARIAZITA.

    Ainda: não consegui abrir o teu blogue.

    Abraço-te, linda.

    ResponderEliminar
  43. Estimado PAULO, a amizade não se agradece, retribui-se...

    Que a partir de agora, tudo seja mais humano e respeitador dos doreitos de cada pessoa.

    Um abraço amigo.

    ResponderEliminar
  44. Caro JOSÉ AUGUSTO, mas alguém está realmente interessado em resolver a roubalheira nacional, o desvario em que a Justiça anda, o drama dos desemprego?!

    Pelo menos, algo se fez em prol de direitos espezinhados há demasiado tempo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  45. Assim seja, assim seja, meu querido amigo.

    Bem hajas, PEDRO!

    ResponderEliminar
  46. Tens razão...e eu também receio um pouco os exageros, além disso espero que não comece o "folcore"

    O lindo bouquet da Catarina e que te agradeço muito, já está enfeitando o "Compagnon-de-Route"

    Bem hajas, xará linda!

    ResponderEliminar
  47. E a D. Isilda do referendo meteu a viola no saco, mais as 90 mil assinaturas angariadas à custa de muita ignorância emuita homofobia.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  48. Mas não desistiu, parece.
    Andam já a angariar mais assinaturas para pressionar Cavaco a vetar .

    Mas porque não age esta gente com tanta veemência contra a pedofilia, a fraude, ...

    Semana a contento também para si.

    ResponderEliminar
  49. ainda a procissão vai no adro. é cedo para comemorar...

    enfim, veremos. gostava de me enganar...

    beijo

    ResponderEliminar
  50. A mordaça , pelo menos, já ninguém a conseguirá colocar sobre a boca de quem quer que seja.

    Mas também tenho consciência do real perigo de Cavaco vetar !

    Oxalá nos enganemos e que a criatura tenha um rasgo de lucidez ...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  51. Minha amiga. Vou procurar "As cruzadas visto pelos árabes". Sempre tive tentação de saber o que pensavam.
    - - -
    Na cidade portuguesa, capital da religião católica, existe dois fulanos, ambos casados, ambas com dois filhos e ambos com vivencia com outras 2 mulheres que também tem duas filhas de cada um deles.
    Quando as primeiras descobriram, choraram, bateram o pé, revoltaram-se, mas acabaram por aceitar a situação e dão-se todos uns com os outros. Será descriminação de pretenderem casar com as segundas, mantendo primeiro casamento. Ou se não lhes permitirem, será descriminação? Não poderá fazer cada um o que pretende?
    ou sou eu que sou um atrazadinho mental...

    ResponderEliminar
  52. ficou lindo o bouquet da minha catarina no teu compagnon-de-route!
    a catarina é muitooooooooo especial, chama-me tia, como se a mãe fosse minha irmã de sangue... somos TUDO, do coração!
    o que consegue acontecer pelos ares da praia...
    beijinhos, xará

    ResponderEliminar
  53. Acho que cada cidadão tem o direito de assumir as suas opções e cada estado tem o dever de lhe criar as condições para tal. No entanto, não vejo a prioridade em criar uma lei para legalizar a "figura" do casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas...

    Um abraço muito apertadinho e
    uma boa semana, São

    ResponderEliminar
  54. Meu caro ZÉ, lê "As Cruzadas vistas pelos Árabes" e TUdo o que puderes de Amin Maalouf, porque realmente vale a pena: se toda a gente tivesse aquela linha de pensamento , o mundo estaria muito melhor!!

    Quanto ao caso exposto, quer dizer...nós estamos numa civilização de casamento monogâmico, né?

    Aliás, lamento muito é que haja mulheres dispostas a aceitar uma situação dessas, quando já nos países muçulmanos muitas mulheres torcem o nariz.

    Um dia muito bom para ti, sem o frio que aqui está.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  55. Há tantos outros assuntos mais urgentes, como por exemplo, o número gigantesco de crianças que morrem de fome em quase todo o planeta. Infelizmente, apesar da implosão e fracasso do socialismo, os caprichos da esquerda festiva ainda sensibilizam muitos adeptos. Certamente brindarão com Dom Pérignon a aprovação do projeto.
    Um beijo e um feliz 2010!

    ResponderEliminar
  56. Querida xará, tens razão...mas acho que é mais o Compagnon ter ficado mais bonito com aquela (vossa) gracinha.
    Bem hajam ambas!

    ResponderEliminar
  57. Querida MAGYMAY, eu acho que não sou ingénua a 100% e asim creio nque houve aqui jogadas políticas e pressões de lobbyes, mas como tamb+em creio que os assuntos prementes e urgentes que aí estão a desvastar-nos não interessam senão a quem os sofre na pele e nunca a quem detém o poder, seja o nacional ou o mundial, então ...que, pelo menos, se minore o desconforto de alguém.

    Um abraço graaaande.

    ResponderEliminar
  58. Obrigada e que seu 2010 seja excatamente como o deseja, junto a quem (o) ama...e a nós, que o admiramos muito.

    Eu também considero que provavelmente existem assuntos mais prementes e reclamando urgência na sua solução.

    Só que, lamentavelmente, quem detém o poder não se está nem importando com nada disso.

    Assim sendo, então, que , pelo menos, algo se faça a favor de pessoas , cuja discriminação é real-

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  59. São, minha bela, nem era preciso decifrares as siglas. Que trabalheira!
    O problema é que em nome dos partidos els ficam anônimos e o povo, pelo menos o brasileiro, tem memória curta.
    A propósito disto, este ano tem eleição e vou seguir uma certa listinha para não reeleger ninguém e aumentar, assim, o número de ladrões e salafrários.
    Abração e curta o frio(conhaque ou chocolate quente?)

    ResponderEliminar
  60. Trabalheira, foi...mas tu mereces, linda.

    Pois, eu adoro chocolate, só que à conta disso já ganhei peso ...e em 19/1 terei que ir ao Dr. Jacques Pena....

    bom domingo.

    ResponderEliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue