Que me desculpem, mas não tenho nem disposição nem vontade de comemorar este Dia .
Pelo menos, não da maneira habitual, não com suaves e ternos discursos.
ESTOU SATURADA !!!!
Saturada de ver crianças entregues a famílias biológicas incapazes de cuidar delas convenientemente, porque em Portugal os "superiores interesses da criança" passam sempre pela visão estreita de quem decide pelo " sangue comum" !!
Saturada de prantear crianças assassinadas pelos seus próprios pais e mães e de ouvir discursos "explicativos" para estas aberrações inqualificáveis !!
Saturada das imagens de crianças bombardeadas , queimadas, com napalm, com fósforo branco, à revelia de todas as leis internacionais e, como se não bastasse, serem tratadas como animais !!
Saturada de saber de crianças maltratadas, espancadas, abusadas, violadas, por elementos da igreja católica, sem que nada aconteça aos criminosos e criminosas !!
Saturada de me indignar ao olhar para crianças só com pele e osso, morrendo de pura fome !!
Saturada de me enfurecer pela morte de garotas de catorze anos que parem sem condições nenhumas , em África !!
Saturada de doutas criaturas como Carlos Amaral Dias , sempre pronto a defender mais os predadores do que as vítimas - como fez no caso Casa Pia e no recente assassinato de Maria João, estrangulada pelo pai aos sete anos !!
Saturada do cinismo ocidental , que causou a morte a mais de meio milhão de crianças no Iraque em consequência das suas sanções a um regime que só deixou de apoiar quando já não teve interesse em o manter !!
Saturada da cupidez dos especuladores, dos empresários, dos Governos, cujo único e exclusivo objectivo é o do enriquecimento até à desmesura - custe isso a vida e os sonhos de crianças, adolescentes e jovens !!
Saturada da demagogia portuguesa sobre o trabalho infantil, que fecha os olhos à presença de crianças na publicidade, em concursos televisivos, em telenovelas - como se tudo isso não fosse trabalho, e árduo !!
Saturada de me afligir por milhões de crianças-de-rua, que põem totalmente em causa todas as nossas tão estudadas e discutidas teorias de desenvolvimento !!
Saturada de organizações e pessoas que se alimentam destas tragédias para terem protagonismo e se mostrarem caridosas !!
Saturada de inúteis Dias disto, daquilo e daqueloutro, já que nada resolvem - e só servem para nos apaziguar a consciência !!
QUE AS CRIANÇAS NOS PERDOEM !!!
Eu por mim prefiro pedir perdão às crianças.
ResponderEliminarAh, claro, isso sempre...mas o melhor é não se criarem os motivos para o fazer.
ResponderEliminarTudo de bom.
E como eu te entendo!... e te acompanho neste estado de saturação.
ResponderEliminarBeijo e boa semana
Sim, como professora no activo não estranho que me acompanhes, não!
ResponderEliminarDeixa-me dizer-te o que não disse acerca do teu texto, pois fiquei inebriada com Moustaki: achei-o um belo exercício de lucidez.
Repousa bem, linda.
Minha Cara,
ResponderEliminar...estes que nunca chegam a ser, onde a palavra "futuro" encontra unicamente significado em "passado", em que viver é este sobreviver sem esperança, sem direcção, sem vãs filosofias, sem vãs religiões...sem noção de direitos...é este já estar morto...e sabe?...paradoxalmente somos também nós...os que daqui a pouco tomaremos descansados a nossa bica...
Um abraço
Que as crianças nos possam perdoar, São. Em sintonia contigo, sim. Um grande beijo.
ResponderEliminarSão,
ResponderEliminarEstive quase a publicar hoje, imagens como esta que aqui nos mostras, mas como também estou saturada, e partilho contigo o horror pela forma como se tratam as crianças a todos os níveis... arrepiei caminho e voltei às memórias de um tempo que desejava que as crianças voltassem a ter.
Sei que sem sucesso, mas sonhar ainda podemos.
Um beijo
sim, minha querida xará, que as crianças nos perdoem, se puderem!
ResponderEliminarque vivam as asneiras que têm o direito de fazer!
que se elevem os seus direitos e também as suas obrigações, mas que não exijam apenas as obrigações...
beijinhos
Totalmente de acuerdo. Y qué fácil sería acabar con esta situación, querida amiga.
ResponderEliminarVICENTE
ResponderEliminarAssim é, João, é que realmente acabamos mesmo por também não evitar nada destas barbaridades, pelo que - de algum modo -nos tornamos cúmplices!
Uma execelente seman apra si, Companheiro!
E será que é posssível perdoar vilanias tão extremamente graves?...
ResponderEliminarExcelente semana, GRAÇA!
Sonhemos, então, minha querida.
ResponderEliminarBoa semana, MEG!
GAIVOTRA
ResponderEliminarMais trágico , é que não se fica só pela exigência das obrigações.
Infame é obrigá-las a suportar as nossas vilanias em todas as suas formas!
Uma semana boa para ti, querida!
Meu estimado PEDRO, é isso que (me) dói e enraivece: a facilidade de acbar com estes dramas e a omissão criminosa de quem não os finda de vez!!
ResponderEliminarBesos, Companheiro!
Que este dia, sirva para isto que tu aqui escreveste...denunciar, pôr o dedo na ferida (e estas feridas doem que se fartam, são as dos mais frágeis)
ResponderEliminarUm abraço
Boa Semana
Olá São! Bom dia!
ResponderEliminarO mundo é injusto, a vida é injusta, e Deus criou as diferênças!... O que ele pretendia quando criou o negro? A escravidão trouxe a miséria e a dificuldade de prosperação, para esta raça, considerada inferior por muitas décadas, pelas demais raças, a maioria pelo menos! E Deus permitiu tudo isso... O que ele pretendia?... Ele foi justo?
Hoje o mundo está como está, e nos culpamos... Somos todos responsáveis? Porque?... Você não faz a sua parte para que as coisas não sejam assim?... Então! Cada um de nós deve fazer a sua parte, e mais alguma coisa que tiver ao nosso alcance... Mas não devemos tentar carregar nas costas todas as dores do mundo, e nem nos sentirmos culpados... Deus sabe, dos responsáveis por todas estas desgraças que há no mundo, e cabe a ele as providências... Mas pelo que estou percebendo, com tantas inundaçôes, incendios em favelas, desmonoramentos de barrancos por sobre casas de gente humilde... Pelo visto, Os inocentes continuaram pagando por tudo! Você, e eu, e muitos outros que fazem a sua parte, e se preocupam com o próximo, estamos todos em perigo! Deus ecreve certo por linhas tortas...
TENHA UM LINDO DIA, E UMA ÓTIMA SEMANA!
BEIJOS
Gostaria que existisse um maior respeito pelas crianças, e que todas elas pudessem viver uma infância, serem... crianças!
ResponderEliminarEstamos todos saturados.
ResponderEliminarE o pior é que o estamos com tudo e com todos.
E as crianças mereciam muito melhor.
Excelente post, gostei do teu desabafo.
Beijo.
Estes crimes deveriam ser punidos com todo o peso de uma infinita severidade
ResponderEliminarLUIZ
É revoltante o q tantas crianças no mundo tem q passar nesta vida, revoltante! Mas não podemos perder a esperança! Se fizermos a nossa parte p com aquelas confiadas aos nossos cuidados, já é um bom começo. E se cada um fosse ao encontro daquelas abandonadas à propria sorte, seria uma revolução! Abraço.
ResponderEliminarAcho que o pior tipo de crime que pode existir são aqueles cometidos contra crianças e animais. Ambas são criaturas que não têm maldade e que precisam de nós, humanos adultos (e supostamente racionais) para defendê-las.
ResponderEliminarBjinhos
Sao - Nao tenho nada a dizer. A sao disse tudo. E que as criancas nos perdoem! Mas todos nos sabemos que nao! Essas criancas serao os homens do futuro com as suas cicatrizes por fechar, com as licoes de vida que lhes passamos. Minha querida estamos todos saturados. Quem ganha com isto? Ninguem!
ResponderEliminarTens toda arazão: devemos denunciar(-nos) e estas são as mais doloridas chagas, porque eram evitáceis e porque ferem seres indefesos.
ResponderEliminarBem hajas, MAGYMAY!
Bem vindo ,LUIZ!
ResponderEliminarNão posso deixar de concordar consigo, que me fez lembrar um dito potuguês: Deus chama para si os que mais ama!
Talvez, pois poupa essas pessoas a tragédias e a dores.
Eu, efectivamente, sempre fiz o que pude , ainda faço.
Mas sou profissional de educação e formadora de futuros e futuras profissionais e até de quem já é profissional, por essa razão toda esta ignomínia me atravessa até aos ossos.
Aliás, como acontece com injustiças racistas e xenófobas.
Gostarei de o ver aqui muitas vezes.
Uma feliz semana.
Pois disse tudo , ANTÓNIO: se as crianças todas pudessem ter e viver uma infância estariam todos os problemas resolvidos!
ResponderEliminarUm abraço.
Obrigada , NILSON!
ResponderEliminarÉ por essa saturação palpável que eu creio plenamente que haverá mudanças tremendas no actual sistema em vigor nesta nossa sociedade uniformizada : tudo se está tornando insustentável!!
Bem hajas!
Absolutamente, Luiz, absolutamente.
ResponderEliminarMas sem pena de morte...
Cara MERI, sim , se cuidarmos adequadamente das nossas crianças é magnífico!
ResponderEliminarBem haja.
Que enorme alegria, KARINA!
ResponderEliminarConcordo: os crimes contra seres indefesos são os piores de todos!
Um grande abraço, querida!
Minha querida TAGARELAS, a violência só pode gerar violência e quem ganha com isso são os fabricantes de armamento, não é?
ResponderEliminarE ,como diz, as crianças martirizadas nunca esquecerão o medo, o sofrimento, a humilhação.Ainda que perdoem( não sei como o conseguirão...)
Um grande abraço para si e para as suas crianças.
Qualquer pessoa, com um mínimo de bom senso e sentimentos, estará tão saturada como tu.
ResponderEliminarApontas o dedo a todas as feridas...donde resulta um texto óptimo, infellizmente sobre assuntos trágicos.
"Mas as crianças, Senhor, porque lhes dais tanta dor, porque padecem assim?"
Uma boa noite para ti.
Abraço, amiga.
Mariazita
Zogia, os meus agradecimentos...
ResponderEliminarBem hajas, MARIAZITA!
Estimada Amiga:
ResponderEliminarSó posso venerar e estarrecer de maravilha e encanto pela realidade do mundo infantil e juvenil que descreve fabulosamente.
Verdadeiro e repleto de seriedade e autenticidade, o seu sentir.
Concordo em absoluto, estimada e brilhante amiga.
Foi corajosa. Imenso. E, "também" por isso a admiro e admirarei sempre.
Um Post sensível que faz reflectir, pensar e...urgência de agir.
Parabéns sinceros.
Excelente.
Abraço grandioso de respeito pela sua poderosa e imensa significação.
Sensibilizado por tanta justiça, que é a sua, fabulosa amiga, na sua forma de ser, sentir e estar...
pena
Bem-Haja, amiga.
Este Blog é de passagem obrigatória na imensa Blogosfera, por isso, lhe peço desculpa só "passar" agora.
Imperdoável amiga, de uma estima incalculável! "Coisas" da vida.
Já tinha vindo ler o post. Mas fiquei tão "engasgada" com a crueza dos factos que não fui capaz de comentar.
ResponderEliminarTermina dizendo " Que as crianças nos perdoem"
Mas eu tenho para mim que elas nunca nos perdoarão.
Se até os animais que chamamos irracionais, se preocupam e cuidam das suas crias...
Um abraço
Será, quiçá, a mais veemente e inabalável DECLARAÇÃO DE PROTESTO, que li nos últimos tempos, que nos abana a todos.
ResponderEliminarUm não será nada, nem dois, nem três, nem ... o dia Mundial, que não tem razão de existir.
Este e todos os outros.
Existem por causa de todos nós.
Despojamo-nos de valores e olhamos para o lado quando a batalha se desenrola à nossa frente.
Eu lido mal com comemorações cínicas, de dias MUNDIAIS ou LOCAIS.
Punam-se os prevaricadores e legisle-se em consonância com o assunto e depois cumpra-se.
Hoje tive azar com a visita.
Na outra casa, fiquei sem ar, aqui o bafiento mundo continua a infernizar os seres indefesos.
Uma boa semana.
Estou com o teu comentário
ResponderEliminaramiga
Mi querida Sao,
ResponderEliminarTu post deja un mensaje muy importante de responsabilidad y de protesta ante la injusticia.
Un beso grande
O mundo é moi inxusto eu coma ti tamén estou saturada pero non por eso deixo de cabrearme...
ResponderEliminarbeijos sâo.
Meu caro e estimado amigo PENA, não tem que me pedir desculpa alguma: percebo que o tempo não dá para tudo aquilo que desejamos, embora gostasse de o aqui ver todos os dias, como sabe.
ResponderEliminarUm grande abraço pelo seu precioso apoio.
Talvez perdoem, ELVIRA, mas jamais esquecerão!
ResponderEliminarUma noite repousada.
É muito bom encontrá-lo aqui, meu caro José e espero que agora lhe seja possível vir mais frequentemente.
ResponderEliminarDe facto, apanhou em cheio com a minha explosão de uma grande mistura de desencanto, frustraçºao, raiva ,impotência ... pelo que lhe peço desculpa.
Um grande abraço.
É muito bom poder contar sempre contigo, PUMA!
ResponderEliminarBem hajas!
...e tu, meu estimado Ricardo, entendeste-a na perfeição.
ResponderEliminarFuerte abrazo.
Olá VERMELLA!
ResponderEliminarPois , eu também não: até este texto é uma maneira de cabrearme, como tu dizes.
Besos, amiga.
São:
ResponderEliminarÉ triste, é a pura realidade aquela que retratas aqui. Por mais que queiramos, não podemos chegar a todas as crianças. Cada um de nós tem a responsabilidade de contribuir para dar um mundo melhor às nossa crianças, começando por aquelas que estão mais próximas de nós. A melhor forma de mudar alguma coisa será contribuir com o nosso amor, dedicação às nossas crianças. Com o pouco conquista-se muito.
Passei também para te relembrar que a blogagem colectiva da Aldeia colectiva está próxima. Não te esqueças de :
-enviar o teu texto e anexos via e-mail(aminhaldeia@sapo.pt) até dia 8 de Junho; postá-lo no teu blogue no dia 9 e convidar os teus amigos e leitores para visitarem e votaterm no melhor texto,de 10 a 28 de Junho.
(a propósito,desculpa, se foi lapso meu, mas não percebi em que blogue pretendes postar).
Votos de bom fim de semana!
Bjs Susana
Ficarei a aguardar por ti.
Olá, São.
ResponderEliminarO dia da criança é duplamente especial para mim.
Infelizmente, este ano não foi especial pela positiva, mas isso não vou explicar aqui.
Beijos.
Olá, cara SUSANA!
ResponderEliminarPode ser neste blogue aquele em que falo de Aljustrel.
Mas acho que só vou colaborar assim, pois não tenho fotos.
Da próxima vez seguirei as regras, sim?
Quanto às crianças, também acho como tu: devemos tratar o melhor posssível das que nos rodeiam e dar exemplo de vida.
Um feliz final de semana.
Espero que esses motivos desagradáveis estejam plenamente e satisfatoriamente resolvidos.
ResponderEliminarUm bom fim de semana para ti e tuas crianças, amiga FILOXERA.
Muito justo, muito justo, mas nunca percebi porque deixam de gostar delas quando crescem. Temos o caso exemplar de Hitler, bom... talvez não seja o melhor exemplo, com o investimento da nossa própria personalidade nele, talvez lhe desejem a morte em criança.
ResponderEliminarNo entanto, crianças, é o melhor meio para engatar gajas nos hipermercados. Um pai com o seu pimpolho chama o amor que as senhoras têm para "dar".
ai, ai, Táxi...
ResponderEliminarBom fim de semana.