sexta-feira, junho 14, 2024

LUÍS VAZ DE CAMÕES : " O DIA EM QUE EU NASCI MORRA E PEREÇA"

 O dia em que eu nasci morra e pereça,

Não o queira jamais o tempo dar,

Não torne mais ao mundo, e, se tornar,

Eclipse nesse passo o sol padeça.


A luz lhe falte, o céu se lhe escureça,

Mostre o mundo sinais de se acabar,

Nasçam-lhe monstros, sangue chova o ar,

A mãe ao próprio filho não conheça.


As pessoas, pasmadas de ignorantes,

As lágrimas no rosto, a cor perdida,

Cuidem que o mundo já se destruiu.


Ó gente temerosa, não te espantes,

Que este dia deitou ao mundo a vida

Mais desaventurada que se viu !

24 comentários:

  1. Completamente desencantado com a vida!
    Era um infeliz!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Camões foi infeliz , sem dúvida.

      Abraço, boa semana .

      Eliminar
  2. Ola, querida amiga São!
    Nem sempre se tem o que se merece.
    Um poema realista do grande Camões.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A má fortuna perseguiu-o sempre e até aos nossos dias : a maneira como se estudou "Os Lusíadas" foi desastrosa e a moeda com que querem comemorar os quinhentos anos do seu nascimento é um horror!!

      Minha querida amiga, beijinho de óptima semana.

      Eliminar
  3. Um soneto que mostra um poeta muito desiludido da vida.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma vida sofrida , muito sofrida, embora intensa e variada.

      Abraço, boa semana :)

      Eliminar
  4. Triste poema. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís Vaz de Camões é genial e uma pessoa que muito sofreu...

      Beso

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Camões é um poeta de nível universal....

      Beso

      Eliminar
  6. Quinhentos anos depois... este Soneto é de hoje. Pois...
    Esqueceram-no e caminham na direcção da sua eliminação da nossa História.
    Triste realidade.

    Beijo,
    SOL da Esteva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começaram com um estudo completamente absurdo de "Os Lusíadas" na ditadura e agora comemoram os quinhentos anos do seu nascimento com uma medalha igualmente absurda!!

      Abraço.

      Eliminar
  7. Amiga São,
    Os gênios são amplos e eternos e “Luís de Camões” é grande e perene!
    Um grande abraço e bom final de semana!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente com suas sabedoras palavras, meu amigo .

      Beijinho e excelente semana :)

      Eliminar
  8. Este soneto que não conhecia é terrível, mas belíssimo... É por causa de sonetos como este que eu tenho a certeza absoluta de não ser genial. É que todos os génios amaldiçoam o dia em que nasceram e eu, humilde mortal, estou muito grata ao universo e aos meus pais por me terem permitido esta viagem pela vida.
    Um abraço, São!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não será genial, mas é excelente, Maria João!

      Este dolorido poema de Luis Vaz é dos mais tocantes de toda a poesia que tenho lido ao longo da minha vida.

      Abraço agradecido e retribuído , boa semana :)

      Eliminar
  9. Passou aqui por Macau e, reza a lenda, não podia ver uma burra de calças :))))
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem muitos homens assim...

      Boa semana

      Eliminar
  10. Camões escreveu muitos e belos poemas, nomeadamente sonetos, para além dos Lusíadas.
    Boa semana.
    Um abraço, minha amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto muitissimo da poesia lírica e , claro, de Os Lusíadas., que tão mal trabalhados foram pela ditadura.

      Abraço, meu amigo, tudo de bom .

      Eliminar
  11. Cinco séculos do nascimento do nosso maior poeta. Bonita a tua homenagem com este belíssimo soneto.
    Tudo de bom, minha Amiga São.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Camões é um poeta genial e de nível mundial.

      Grato abraço, Amiga, tudo de bom para ti .

      Eliminar
  12. Sabes, São, ainda há pouco num comentário rio escrevi que não posso sequer pensar nos Lusiadas, porque, como dizes, ele foi-nos dado a conhecer duma maneira tão " estúpida " que, duvido, que as pessoas da minha idade o tenham apreciado devidamente. Aqueles cantos todos " esmiuçados " frase a frase, tantas orações a dividir, interpretação, enfim....uma trabalheira medonha A minha filha, também de letras gostou muito, porque foi dado de uma maneira muito mais suave. Tenho aqui os dois, o meu e o dela e o tamanho, só por si, já mostra a diferença. Beijinhos, Amiga e desculpa a ausência! A disposição não anda lá muito bem, mas....vai passar
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que surpresa agradável !!

      Como sempre gostei muito de ler e achei completamente estúpida a maneira como no Liceu "Os Lusíadas" nos foram impingidos , destruindo a beleza da poesia e só se preocupando com aspectos gramaticais, decidi que leria a obra após o exame do quinto ano e assim fiz.

      Ainda bem que a tua filha não teve que passar pela nossa desagradável experiência.

      Minha amiga, a tua presença é sempre bem vinda ... e que tudo te corra bem.

      Grande abraço.

      Eliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue