" <<Escrever poesia depois de Auschwitz é bárbaro>>, disse em 1949 o filósofo alemão Adorno. E quando os descendentes de Auschwitz massacram civis em série, é possível continuar a escrever poesia ?
O primeiro objectivo da educação será que não se repita Auschwitz, disse também Adorno. E os milhões de pessoas que há mais de 70 anos vivem encurralados em campos ou no claustrofóbico perímetro da Faixa de Gaza?
Quando o Estado do povo que sofreu o inultrapassável exerce violência contínua sobre outro povo, sem que o resto do mundo trave isso, onde fica a Humanidade? Ecos da pergunta de Primo Levi, sobrevivente de Auschwitz : se isto é um homem."
Opinião discutível, pelo menos...
ResponderEliminar.
Feliz fim-de-semana.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Se se refere â impossibilidade de escrever poesia depois de tantas tragédias, também considero discutível..
EliminarNo entanto, partindo de que é válida a afirmação, concordo de todo com Alexandra Lucas Coelho : também não se poderia escrever poemas depois do genocídio contínuo dos palestinianos pelos judeus!
Agradeço e retribuo.
É curioso, no meu espaço escrevo sobre os indiferentes, esses que são em larga medida os permissivos...
ResponderEliminarAbraço
Os indiferentes são uma espécie desprezíve!!
EliminarBeijinho, boa semana
Não se vê luz ao fundo do túnel deste conflito.
ResponderEliminarAbraço
Porque os EUA apoiam incondicionalmente os judeus, apesar de todos os crimes contra a Humanidade sobre os palestinianos, e também porque os países árabes estão pouco se importando com a tragédia palestiniana!!
EliminarTe abraço .
El ser humano es auto destructivo cada vez hay más violencia en el mundo y el odio sigue latente. Te mando un beso
ResponderEliminarTens razão , infelizmente!
EliminarTe abraço .
Um conflito sem resolução.
ResponderEliminarBoa semana
SEm solução, porque os EUA fecham os olhos a todos os crimes e desmandos israelitas e os árabes são completamente indiferentes ao drama palestiniano...assim como o resto dos países.
EliminarAgradeço e retribuo.
Todo permitido por USA.
ResponderEliminarQué horror de mundo.
Pobres palestinos.
Como discordar de ti??
EliminarBesos
Talvez escrever poesia não resolva nada, mas não encontro nada melhor...
ResponderEliminarUma boa semana com muita saúde.
Um beijo.
Como não tenho o teu talento, mostro a minha indignação e revolta de outro modo e também sem saber se ajudo a resolver alguma coisa....
EliminarGrato abraço, minha querida, retribuindo os votos.
Thank you for nice information
ResponderEliminarPlease visit our website.. . .
Tudo de bom !
EliminarOlá, São, esse conflito não vai acabar, o ser humano seguirá sendo o que é, o que conhecemos. Porém, poesia relata também as
ResponderEliminartragédias, o egoísmo, a desumanidade, as guerras, os crimes. Para essas há lugar permanente, contam a história trágica da humanidade à sua maneira, sem poesia, sem ilusões.
Uma ótima semana, querida São, cuide-se bastante.
Beijo
Que Humanidade esta, minha querida Taís, que Humanidade cada vez mais desumana, incapaz de evoluir espiritualmente como o faz tecnologicamente!
EliminarAbraço amigo e grato .
Nossa humanidade é muito massacrada pelas guerras, milhares de inocentes sendo mortos e outros sofrendo, sem ter a quem pedir socorro. Isso é muito triste.
ResponderEliminarUm abraço e continuação de boa semana.
Concordo na íntegra, Fatyma: uma triste e cruel realidade a que se está vivendo sob os nossos olhs, sem que nada possamos fazer...
EliminarBeijinho e bom resto de semana .