segunda-feira, julho 28, 2014

CENTENÁRIO DA GRANDE GUERRA


Completam-se hoje cem anos sobre o início da Grande Guerra.

Morticínio violentíssimo e longo , em que os soldados viveram horrores nas trincheiras e de onde os  sobreviventes regressaram  traumatizados, gaseados e estropiados.

Os portugueses , mal preparados  e sem equipamento apropriado , morreram aos milhares  - ficando tristemente famosa a batalha de La Lys. 

No entanto, toda a linha da frente foi carne para canhão, num dos mais mortíferos conflitos armados de que há memória.

Acabou com a derrota da Alemanha, sujeita a pesadíssima humilhação, donde  surgiu o caldo de cultura para o aparecimento de Hitler e nova guerra no continente e outra derrota para os alemães.

Penso que para compreender melhor toda esta tragédia , cujas consequências, ainda hoje  estão bem à vista  - como o drama israelo-palestiniano - será indispensável ler "A Grande Guerra pela Civilização" de Robert Fisk e que já aqui recenseei. 

Paz a todas as vítimas passadas, presentes e futuras !!

40 comentários:

  1. Ao que parece, os governantes actuais esqueceram essa data e estão a envidar todos os esforços para que uma nova guerra rebente por aí. Não há duas sem três e, como diz o povo, à terceira é de vez.
    Uma boa semana, amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também penso isso...

      Einstein disse que não sabia como seria terceira guerra mundial, mas a quarta seria feita com paus e pedras.

      Por este caminho que vamos e como estou convencida de todo que no nosso planeta já existiu um conhecimento muito superior ao actual, o conflito armado que aparecer ( porque vai aparecer) será mesmo a nível mundial e terá consequências graves !

      A UE , agora já com os EUA envolvidos, provocou a crise da Ucrânia ...e agora acusa Putine de tudo. Até de estar por detrás do abate do avião civil, esquecendo que os EUA abateram , em iguais circunstâncias, um avião iraniano e sempre disseram ter sido um "erro", embora os militares do navio de guerra tivesem sido recebidos como heróis-

      Iraque, Síria, Afeganistão, Líbia e Israel-Palestina...todas estas tragédias têm a mão do império estado-unidense.O que nada aufura de bem, desgraçadamente.

      Amigo, que seja também boa a tua semana :)

      Eliminar
  2. Muito bom o seu post, São. Vale a pena, aliás é indispensável, lembrar o que muitos esquecem.
    Beijos,
    Renata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só o passado nos pode dizer no presente o que devemos fazer no futuro , mas parece que demasiadas pessoas esquecem isso...e é grave!

      Meu bem, grato beijo e feliz semana

      Eliminar
  3. Bom dia pra você amiga!
    Quando acordamos e colocamos um sorriso no rosto, o dia promete ser maravilhoso. Então faça com que seu dia seja assim... simplesmente um luxo!
    Muita luz e paz nesta semana. Beijos e afagos no coração.
    Gracita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda, Gracita!

      Acho que sim, que podemos ajudar a que seja feliz o nosso dia , a nossa vida, as pessoas com que contactamos...mas não temos o poder na mão e muita coisa escapa ao nosso controle.

      Beijinhos, amiga, e feliz semana

      Eliminar
  4. As guerras são sempre estúpidas e o seu resultado é sempre funesto, mas enquanto houver uma indústria de armamento...
    Abraço do Zé

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como não concordar consigo?...

      Pena que sejam crianças e outras pessoas inocentes a sofrer na carne e no espírito a ganância e falta de humanidade das criaturas que obtêm lucros , sejam quais forem, da guerra!

      Beijinho

      Eliminar
  5. Uma guerra que meu avô paterno participou e da qual falava com lágrima no olhar!
    São...meu avô paterno...faleceu com 107 anos...há cerca de seis anos!
    Meu pai com 89...tem a mesma garra...a sua deficiência física livrou-o do tormento da guerra!
    Continuo a não entender a "guerra" e provavelmente até entendo...se pensar em como " vai o nosso mundo"!!!
    Bj amigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagino as interessantes conversas que teve com seu avô!

      A longevidade, pelo que diz, é característica da sua família...o que é muito bom, desde que as pessoas se conservem independentes em todos os sentido e lúcidas.

      A guerra só beneficia quem vende armas e actualmente todas elas têm por trás os EUA, única potência mundial e que se comporta de forma totalmente imperialista, com duplicidade de critérios em consonância com os seus interesses.

      Abraço amigo, Maria da Graça

      Eliminar
  6. Que morticínio! E a II igual ou pior! Como (e quando) será uma III? A Merkel está a promovê-la há tempos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Terceira está a desenvolver-se sob os nossos olhos... e muito sangue correrá, desgraçadamente.Em especial de quem é inocente e vítima das ambições da Banca - quase toda na mão dos judeus( Goldman-Sachs, com os seus peões em tudo quanto é lugar importante), dos fabricantes de armas, dos EUA e aliados - a começar por Israel, da incompetência da UE - exemplificada exemplarmente por essa criatura sem dignidade , infelizmente portuguesa, chamada Durão Barroso; de Merkel - até porque a Alemanha tem a guerra entranhada nos genes....

      Fica bem, amiga

      Eliminar
  7. Varsóvia foi um rastilho da vergonha dessa guerra...
    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Varsóvia? Conheço a Revolta de Varsóvia, começada às 17H de 1 de Agosto de 1944 contra a ocupação nazi e em que os polacos lutaram sem ajuda e pagaram muitissimo caro esse acto de coragem.

      É a essa rebelião que se refere?

      Saudações.

      Eliminar
  8. Ainda no outro dia vi um documentário sobre a IGG e aquilo foi mesmo uma guerra atroz, de trincheiras e lama, a acabar numa mortandade inigualável até à época.
    Os meus votos vão inteiramente para a paz entre vivos. Ponto.

    Uma grande beijoca!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi algo infernal!

      Pela primeira vez, a população civil foi alvo de ataques militares, por exemplo.

      E estamos só falando do que se passou na Europa, porque em África os portugueses morreram por falta de assistência médica, de alimentação totalmente inadequada, entre outros motivos...

      Abraço grande, ma belle :)

      Eliminar
  9. Olá, São!

    Há os que sendo em grande parte donos deste mundo (EUA), só se contentarão quando o tiverem todo.E que descarada e impunemente vão fazendo por isso, sem olhar a meios e muito menos a consequências.
    Olhando bem o mapa, chega-se à conclusão que vai havendo guerra por muito lado, e não assim tão distante de nós ... Ainda que em boa parte o lado negro que dela não interessa mostrar, seja escamoteado, banido das notícias - e todas têm os mesmos promotores. O caos, miséria e desgraça tornaram-se permanentes nos países que tu referiste acima, ao que eu acrescentarei a Líbia, "o último a ser libertado"...

    E bastará um passo em falso, para que a terceira possa começar...

    Um abraço amigo e boa semana.
    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paz entre os vivos é o que mais importa , como diz a nossa amiga Teté, mas isso não convém nem à Banca sionista nem à indústria de armamento do actual império, isto é, EUA e muito menos a essa nova geração de nazis que comanda Israel e está a fazer, sob os nossos olhos, o genocídio dos palestinianos.

      Na Líbia falei, não falei foi na Ucrânia, cuja crise foi provocada por Merkel ( pois é ela que manda no Continente, já que aquela criatura oportunista e sem verticalidade chamada Durão Barroso só lhe serve de criado) e que levou directamente da rua para o Governo nazis assumidos.

      Evidentemente, Putine saltou em defesa dos seus interesses , com toda a razão. Coisa, aliás, que os EUA sempre fizeram , até bem longe do seu país...

      E quanto ao avião civil abatido ainda não se sabe muito bem por quem, os EUA é melhor não fazerem acusações, pois eles próprios abateram um avião civil iraniano e sempre disseram ter sido "erro" , mesmo quando os militares do navio de guerra culpado da morte de dezenas e dezenas de civis inocentes foram recebidos como heróis!!

      penso que a Grande Guerra ainda aí está, mas que estamos em risco sério de um reacender muito grave e alargado , estamos!

      Abraço amigo, Vítor :)

      Eliminar
    2. Olá, São!

      E da Palestina, que não falei,o que lá vai acontecendo é de facto um horror:alguns chamam-lhe eufemísticamente guerra, ou batalha, quando a verdade é que não passa de cruel chacina, matança sem piedade, cega, ditada por ódio sem limite.Onde não por acaso os jovens e crianças parecem ser o principal alvo, não vão eles reproduzir-se mais tarde...E os poderosos calam-se, ou então apoiam-na;racistas convictos até à medula.E, por vezes, a solução é mesmo mudar de canal, ou simplesmente desligar a televisão...

      Um abraço
      Vitor

      Eliminar
    3. EStou em choque!

      Acabei de saber que à crítica do Governo brasileiro pelo ataque brutal de Israel a Gaza até pela desproporção de meios, o embaixador judeu respondeu que desproprocional era o 7-1 que a Selecção brasileira sofrera!!!

      Uma ironia destas, além da deselegância, demonstra o desprezo que os criminosos de guerra que estão no Governo israelita têm pela vida humana...e não só pela dos palestinianos!

      O embaixador judeu em Lisboa assumiu perante Francisco Louçã que Israel tem o direito de assassinar quem quiser, onde quiser e como quiser!!!!

      Os próprios judeus que defendem os direitos dos palestinianos aõ insultados e ameaçados e quem se recusa cumprir serviço militar nos territórios ocupados tem problemas graves.

      Os nazis não foram tão cínicos: assumiram as suas teorias racistas , agiram segundo elas , mas nunca bombardearam um gueto( aliás, muitos judeus colaboraram aí com os nazis) nem se apresentaram como vítimas.

      Os poderosos calam-se porque a Banca judia , tal como Hitler sempre denunciou, tem tremendo poder e os seus tentáculos estendem-se por todo o lado : é só ver o que acontece com o Banco judeu Goldman -Sachs que já colocou todos os seus homens de confiança mos lugares decisórios mais importantes, osto depois de provadamente ter enganado os seus clientes e ter ajudado a Grécia a falsIficar contas públicas!!

      Mas Deus existe e estes canalhas não ficarão impunes.

      Abraço e que tenahs boa noite, amigo.

      Eliminar
  10. Cem anos depois, dá vontade de dizer que não se aprendeu nada, São :((

    ResponderEliminar
  11. Aprenderam, sim.

    Aprenderam a ser mais cínicos, a ter menos compaixão, a inventar pretextos para saquear e assassinar.

    Estão a empurrar o mundo para a primeira guerra verdadeiramente mundial...

    ResponderEliminar
  12. O mais engraçado é que os austríacos e os alemães estavam a ganhar, se os americanos ficassem quietos, os ingleses comeriam couve avinagrada.

    (tenho andado meio desaparecido, a obrigatoriedade da compra de um computador novo, que tem sistema operativo novo, levou-me a perder tempo a carregar em teclas para ver o que fazem, encurtando o tempo para outras atividades).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só que os americanos não estavam dispostos a perder money!

      Já na Segunda guerra se passou igual: só entraram depois dos japoneses atacarem a base militar do Porto da Pérolas, porque até "business as usual "...

      Como gosto de conversar com pessoas inteligentes, já te notara a falta :)

      Boa sorte com o novo computador !

      Eliminar
  13. As guerras são sempre tão cruéis, mas parece que os países se vão esquecendo disso e tudo fazem para se destruírem mutuamente. O que mais custa é pensar que os que mais sofrem são os inocentes...
    Um beijo, São.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem causa as guerras , fica sempre resguardado e só lucra com elas....consequentemente , nem se preocupa com o sofrimento das pessoas nem das vidas destroçadas :(

      Quando Durão Barroso tem o descaramento de responder a um jornalista que o confrontou com a mentira das armas de destruição maciça do Iraque que isso não tinha importância, porque Portugal até ficara a ganhar , pois era um português o Presidente da União Europeia....está tudo dito sobre o carácter destas criaturas!

      Ou quando Obama, Nobel da Paz, face ao genocídio dos palestinianos pelos judeus num ataque cerrado por terra, mar e ar ao gueto que é Gaza, afirma que Israel tem o direito de assassinar crianças para se defender... ficamos a saber a quão baixo o ser humano pode descer!

      Amiga, bom resto de dia :)

      Eliminar
  14. Os anos passam mas parece que tudo caiu no esquecimento e os erros repetem-se! as guerras só servem para destruir, tanto sofrimento trazem!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos, parece , dentro de uma espiral de violência sem fim à vista...e cada vez mais próximo do eclodir de novo conflito armado grave.

      Abraço e bom final de semana, Lilá :)

      Eliminar
  15. ~
    ~ ~ La Lys emociona-me profundamente-- fomos literamente carne para canhão numa guerra que não era nossa-- para cumprirmos acordos de aliança com o Reino Unido!

    ~ ~ O Estado Novo ocultou a heroicidade como uma vergonha!

    ~ ~ Apenas os franceses honram com dignidade o cemitério dos portugueses que pereceram naquela linha, no primeiro confronto com o exército alemão.

    ~ ~ O nosso túmulo ao Soldado Desconhecido está fechado no Mosteiro da Batalha, com cerimónias participadas apenas com representantes oficiais e militares...

    ~ ~ ~ ~ ~ Abraço. ~ ~ ~ ~ ~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. La Lys foi uma carnificina brutal , mas em Angola e Moçambique , o sofrimento dos soldados portugueses ainda foi maior, até porque nem em termos de alimentação houve o bom senso de a adequar ao clima. e quando adoeciam não tinham assistência médica!

      Este tão idolatrado Acordo com a Inglaterra só nos trouxe desastres e que eu saiba só duas pessoas lhe fizeram frente: Ssbastião José de Carvalho e Melo e António Oliveira Salazar.

      O Estado Novo é um tristissimo período na nossa História...e o pecado original do 25 de Abril foi não ter levado a Tribunal os responsáveis da ditadura!

      Os portugueses esquecem facilmente , não têm memória nem para o bem nem para o mal. SE espreitar o "SÃO", poderá ler o emocionado testemunho que dou da comovente homenagem feita a quem se levantou em revolta às 17H de 1/8/1944 em Varsóvia.

      POis , por isso o escolhi para ilustrar o texto.

      Deveria estar em campo aberto e acessível a todas as pessoas, mas parece que não é só o Esatdo Novo a querer esconder determinados acontecimentos, não é?

      Um bo fim de semana e um beijo :)

      Eliminar
  16. Tema importantíssimo, para se abordar. Cem anos, contadas e recontadas as devastações provocadas pela guerra entre povos, não param de se repetir cenas semelhantes, apenas com a diferença das armas mais sofisticadas...A gente, que vive em país sem guerra com outra nação, nações, enfrentamos "guerras" internas, como o grande número de assassinatos,balas "perdidas", assaltos... Tudo causado pelo DESgoverno do País (Brasil). Lamentável, todos os "tipos" de Guerra. A Paz é possível, basta vontade política, bom senso, humanismo! Que venha, a Paz tão almejada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oxalá !

      Partilho essa sua ânsia de paz a nível mundial e esse seu desgosto de o Governo ser corrupto, incompetente e completamente indiferente ao sofrimentos dos mais pobres , mas proteger os ricos e os amigos.


      Que a Paz a acompanhe, Lúcia!

      Eliminar
  17. Já cheguei à conclusão que viemos cair neste belíssimo planeta , não para viver em paz .
    A ganância do homem é terrível e transforma-o num ser , muita vez , desconhecido .

    Ainda ontem assisti a uma , em que as armas foram palavras e atitudes , e que ferem e destroem , tanto ou mais que facadas , entre cinco pessoas da mesma família .

    Estamos a perder a capacidade do dialogo e do bom senso ?

    Um abraço , São , e bom fim de semana ,
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nossa-vinda-à -Terra é uma aprendizagem,,,e , geralmente, dura.

      Quem não sabe dispor do seu livre arbítrio acaba por aprender à custa das consequências das opções que faz - através da Lei de Retorno , que é infalível e não aceita subornos....

      As discussões ente família são sempre, acho, as piores porque , como se tenta evitar geralmente o confronto físico, vai-se para o verbal . E este, como bem dizes, consegue muitas vezes sem bem pior e ferir muito mais!

      Penso que estamos num periodo de transição de ciclos planetários e isso contém sempre perturbação, só que me parece estarmos a ir longe demais e corremos sério risco de uma verdadeira primeira guerra mundial. Pelo menos, que nós saibamos. já que dadas as lacunas da História oficial e os vestígios conhecidos, já existiu na terra um conhecimento muito superior ao nosso.

      Beijinhos, muitos :)

      Eliminar
  18. La paz sea con nosotros, mi muy querida amiga Sao.

    Abrazo pleno de carino.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faço eco dos teu votos, querido Ricardo!

      Um apertado abraço e que DEus te acompanhe :)

      Eliminar
  19. Ah as guerras...as guerras!
    Cresci a ouvir histórias de África, aonde o meu avô foi combatente da I guerra...
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se teu avô combateu em África (Angola ou Moçambique) na Grande Guerra , o seu martírio foi ainda pior do que quem foi enviado às cegas para o centro da Europa, pois nem assistência médica tinham e , como em Portugal nada se aprende com a História ...até a alimentação era inadequada ao clima!!

      Bom fim de semana, minha amiga:)

      Eliminar
  20. O Pai do meu Tio, foi o último combatente dessa guerra a falecer com 107 anos de idade.
    As guerras prejudicam tudo e todos e não resolve.
    Em 61 estava ao lado da guerra em Angola, depois a de 73/75. As recordações não são nada agradáveis. Não aprendemos nada de nada. Perdemos e vamos continuar a perder.
    Obrigado pelo teu tempo e pelo tema.
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente assim é: a Humanidade não compreendeu ainda que se a guerra resolvesse algo, há séculos que tudo estaria composto.

      Imagino o que diria o senhor relativamente àquela inferno, que em África (Angola e Moçambique) foi ainda muito pior.

      Grato abraço e boa semana

      Eliminar

"BENVEGUT AQUÈL QUE NOS VEN MANS DEBÈRTAS"
(Saudação Cátara)

Arquivo do blogue