domingo, março 31, 2013

PÁSCOA COM Georges Moustaki - Le Métèque

Desejo-vos uma Páscoa de renovação e esperança, junto a quem amam!

quinta-feira, março 28, 2013

terça-feira, março 26, 2013

CROÁCIA















Especialmente para ti, Carlos, rrss

Que seja de renovação a tua Páscoa!

segunda-feira, março 25, 2013

JOSÉ RÉGIO E A ACTUALIDADE


Surge Janeiro frio e pardacento,
Descem  da serra os lobos ao povoado;
Assentam-se os fantoches em S. Bento
E o Decreto da fome é publicado.

Edita-se  a novela do Orçamento;
Cresce a miséria ao povo amordaçado;
Mas os biltres do novo parlamento
Usufruem seis contos de ordenado.

E enquanto à fome o povo se estiola,
Certo santo pupilo de Loyola,
Mistura de judeu e de vilão,

Também faz o pequeno "sacríficio"
De trinta contos - só! - por seu ofício
Receber a bem dele...e da nação.

JOSÉ RÉGIO
(1969)

domingo, março 24, 2013

sexta-feira, março 22, 2013

MONTSÉGUR


O castelo de Montségur caiu sob o poder da Hoste em 22/3/1244: era o fim da resistência cátara ao poder unido da Igreja de Roma e do rei de França e seus barões, após  décadas de terror , violência e sofrimento.

Era igualmente o derradeiro suspiro de liberdade do Languedoque, integrado a partir de então em território francês.

O trágico martírio dos cristãos cátaros começara com a Cruzada lançada pelo Papa Inocêncio III (excomungou um dos nossos primeiros reis por atraso no pagamento de determinada quantia) para terminar com aquilo que designou por heresia. Só que , além da visão não oficial do cristianismo, acabou também com os seus irmãos e irmãs de fé atirando-os em vida  e também na morte para as fogueiras da Inquisição, criada por Domingos de Gusmão nesta sanha destruidora, cruel  e odiosa.

A Ordem do Templo (mais tarde ela mesma vítima da perseguição conjunta do rei  Filipe, o Belo, e  do Papa Clemente V,ambos franceses) protegeu o catarismo, mas nada nem ninguém conseguiu deter o fanatismo religioso , a fúria e a perversidade de Simão de Monfort, chefe militar da Hoste,   e de Arnaut Almaric,abade de Citeaux e  legado papal.Com a total cobertura e conivência de Roma.

Esta absoluta e chocante falta de compaixão e de respeito pelo ser humano será exibida inúmeras vezes por ambos.Vejamos só dois exemplos :

- Em Béziers , quando acabada de ser tomada a cidade  perguntam ao abade de Citeaux o que fazer por se saber que havia não cátaros, respondeu "Matai-os todos, Deus reconhecerá os seus!" , provocando assim a morte de milhares de pessoas num massacre que inundou as ruas de sangue e que mesmo na época foi considerado uma barbaridade.

- Em Bram ,conquistada em Março de 1210,  Monfort fez mutilar selvaticamente mais de cem desgraçados a quem cortaram mãos, nariz e lábios, além de lhes arrancarem os olhos, para os enviar , guiados por um deles a quem tinham deixado um olho, a Lastors.

Obviamente, Monfort  é glorificado no seu epitáfio como mártir , Gusmão foi santificado e  a Inquisição ainda existe não queimando pessoas fisicamente , mas destruindo quem não segue  cegamente os ditames ortodoxos.

Passaram séculos sobre séculos e ainda não se ouviu uma palavra de arrependimento por parte dos criminosos perseguidores.

Na planície abaixo do castelo , existe o Prat dels Cremats onde a piedosa e tolerante ortodoxia católica fez queimar nas infames chamas inquisitoriais cristãos e cristãs que só queriam retomar a simplicidade e pobreza do primitivo cristianismo , abandonando os faustos, as cruzes de ouro e jóias preciosas, os paramentos riquíssimos.E para quem a mulher era igual ao homem em dignidade, uma das coisas que os misógenos cristãos católicos ainda hoje, mais de sete séculos depois, não aceitam.

Não consigo compreender  como sobrevive uma Instituição prenhe de crimes horrendos, manchada de sangue e contumaz nas suas práticas e discriminações. Malaquias profetizou que Francisco será o
último Papa  e, depois, terá início o reino de Satã.

Estou mais de acordo com os cátaros que afirmavam ser a Igreja de Roma a origem de todas as abominações e sede diabólica de erros e maus conselhos.Pelo que  Satã já reina há séculos.

Paz às vítimas!!

quarta-feira, março 20, 2013

terça-feira, março 19, 2013

DIA DO PAI











Para si, os nossos bem amados Açores(aqui só a sua Terceira) com muitas saudades!!

Arquivo do blogue