segunda-feira, abril 07, 2025

terça-feira, abril 01, 2025

SICÍLIA: VILLA ROMANA DE CASALE













Escolhi estas fotos da Villa Romana de Casale , na Sicília, por dois motivos.

Primeiro: a grandiosidade   e a beleza do que resta da Villa, que deveria ser verdadeiramente magnífica no auge do seu esplendor. 

Segundo: por , de diversas maneiras, ser um símbolo poderoso da passagem veloz do  tempo, isto é, a Villa  tem  muitos séculos de existência  (construída no século IV depois de Cristo ) ,  estas fotos tiradas em 2019   só me chegaram às mãos há menos de uma semana e  o primeiro trimestre de 2025  acabou ontem.

Desejo-vos um Abril  excelente !

 


quinta-feira, março 27, 2025

CITAÇÃO : MÁRIO SOARES

 "É preciso confiar no povo português.

Eu confio no povo português e no génio do povo português. "


segunda-feira, março 24, 2025

CITAÇÃO : MANUELA FERREIRA LEITE

 "Qual é o problema do trabalho precário ? 

 Não é toda a vida precária ?"

terça-feira, março 18, 2025

CITAÇÃO : CAVACO SILVA

 "Nunca me engano e raramente tenho dúvidas !"

domingo, março 16, 2025

CITAÇÃO :FILIPE LUÍS (27/2/2025)

 " A ironia é um risco, mas lá vai...

Em 1975, em pleno gonçalvismo, com um primeiro-ministro protocomunista e suspeito de simpatias soviéticas , Portugal viu ser-lhe vedado o acesso a informação classificada da NATO.

De que está à espera a Organização do Atlântico Norte para fazer o mesmo, agora, com os Estados Unidos da América ? ... "

quarta-feira, março 12, 2025

CITAÇÃO : RUI TAVARES GUEDES ("VISÃO" Nº 1688, 2/2025)

 "Em apenas um mês, desde a tomada de posse a 20de Janeiro , Donald Trump dinamitou a ordem mundial, ditou o fim da era de livre comércio global, fez implodir  o que ainda restava do soft-pouwer dos EUA pelos cinco continentes , virou ostensivamente as costas aos aliados tradicionais de Washington, acionou o botão para fazer evaporar a aliança transatlântica e, pelo caminho, ainda teve tempo para iniciar o processo de reabilitação de Vladimir Putin perante a comunidade internacional.

Nos seus primeiros 30 dias no regresso ao poder, Donald Trump conseguiu ainda retirar os EUA do lugar que ocuparam nas últimas décadas e mudar completamente as regras do jogo da política global. Não fez nada disto por impulso ou a reboque de instintos básicos.

Tudo o que tem feito obedece a um plano, que pode parecer louco para quem queria acreditar que as promessas feitas na campanha eleitoral eram só um bluff para enganar incautos, mas que tem objectivos bem definidos : proteger os interesses norte-americanos, sem se preocupar com acordos em vigor ou alianças erguidas numa conjuntura que já desapareceu."

Arquivo do blogue