sábado, junho 30, 2012
sexta-feira, junho 29, 2012
quinta-feira, junho 28, 2012
terça-feira, junho 26, 2012
segunda-feira, junho 25, 2012
sexta-feira, junho 22, 2012
AI DE TI, ISRAEL, AI DE TI !!
" Fui levado a um campo de concentração situado em plena Adis Abeba. Aí se amontoavam talvez dois mil supostos judeus etíopes.
«Benfeitores» judeus de Brooklin pagam as despesas do campo, onde centenas de famílias de Falash-Mor são ´´introduzidas` `ao ensino da Tora e da língua hebraica , trabalhando todos como escravos virtuais executando bordados com motivos do Antigo Testamento, importados de Israel.
Aparentemente, o produto da venda dos bordados virá um dia a pagar o bilhete de ida, sem regresso, para as margens geográficas e sociológicas de Israel.
Segundo os «benfeitores» americanos necessitam de ´´regressar`` ao regaço do judaísmo e ser enviados para colonatos pré-fabricados algures nos montes Golã."
MANUEL JOÃO RAMOS
("Histórias Etíopes")
quinta-feira, junho 21, 2012
quarta-feira, junho 20, 2012
terça-feira, junho 19, 2012
segunda-feira, junho 18, 2012
ROTA DO ROMÂNICO DO VALE DO SOUSA
Saindo das Termas de S. Vicente(Pinheiro, concelho de Penafiel), podemos visitar parte da Rota do Românico do Vale do Sousa:
Igreja do Salvador de Cabeça Santa,
Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa,
Mosteiro de S. Pedro de Cête,
Ermida de Nossa Senhora do Vale,
Memorial da Ermida,
e Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro,
regressando depois às Termas.
É um passeio muito agradável, que recomendo vivamente.
Lamentável é, que estando sempre tão assinalada a Rota do Românico , não seja possível visitar os monumentos, pois estão encerrados.
Consegui visitar os Mosteiros do Salvador de Paço de Sousa e de Santa Maria de Pombeiro por estar integrada num grupo com marcação de visita no segundo caso e por ter encontrado uma empregada do pároco, com boa vontade, no primeiro.
Espanha não deixa os seus créditos por mãos alheias nestes assuntos : é pena não lhe seguirmos o exemplo!
domingo, junho 17, 2012
sábado, junho 16, 2012
"PROMETHEUS"
Lembram-se de "Alien - O Oitavo Passageiro", realizado por Ridley Scott em 1979?
"Prometheus" , do mesmo realizador e estreado recentemente, explica-nos como aparece aquela terrível criatura.Entre outras revelações.
Não aprecio muito ficção científica, mas tendo a concordar com uma amiga minha quando diz ser através dela que nos chegam informações não assumidas oficialmente.
Prometeu, como sabem, foi proscrito por Zeus e pregado para toda a eternidade num penhasco, com uma águia debicando-lhe o fígado, como castigo de ter dado o fogo à Humanidade.
O filme desmente a teoria da evolução de Darwin - que se faz sentido quanto a alguns casos,realmente, noutros não faz nenhum. Especialmente no do ser humano!
Devo dizer que acredito plenamente na existência de formas de vida com inteligência noutros planetas e perfeitamente viável a sua vinda à Terra (através, por exemplo, de portais específicos ). Pelo que a hipótese defendida por Scott - baseada em factos descobertos por historiadores não ortodoxos - não me choca.
E se , efectivamente, fomos o resultado de uma engenharia genética levada a efeito por extraterrestres , Deus (chamemos-lhe assim) nem sequer é posto em causa , pois eles próprios tiveram que ser criados.
Levanta também novamente a questão da construção de robots inteligentes, tema que já tratara em "Blade Runner". Como sempre , escolheu pessoas muito bonitas para os encarnar .
Levanta também novamente a questão da construção de robots inteligentes, tema que já tratara em "Blade Runner". Como sempre , escolheu pessoas muito bonitas para os encarnar .
Mais uma vez , o realizador dá o protagonismo a uma mulher. Neste caso, a Drª Elizabeth Shaw.
Porém, e é pena que assim seja, Noomi Rapace não tem a mesma força de interpretação, a mesma convicção e a mesma presença no ecrã que Sigourney Weaver ( a inesquecível Ripley ) !
Aconselho a ver o filme, pois tem cenas espectaculares. Além de provar que as cenas de sexo explícito não são indispensáveis em qualquer enredo.
Fui propositamente pouco clara para não vos estragar a surpresa.
sexta-feira, junho 15, 2012
AMOR AOS PEDAÇOS - QUESTIONAMENTO
Amor?
Amor, dizem, toda a gente necessita, toda a gente sonha, toda a gente fala.
Mas que é , no fim de contas, o amor?
Que pretendemos significar quando o abordamos ?
Quantas formas de amor existem?
Qual a mais importante?
Qual a mais exigente?
Qual a mais fiável?
Quais as características do amor?
A confiança?
A durabilidade?
A intensidade?
A incondicionalidade?
A capacidade de sacríficio?
A liberdade?
Amor é lâmina de dois gumes?
Amor é...?