sábado, outubro 29, 2022
CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DO TARRAFAL : 1936 - 1974
quarta-feira, outubro 26, 2022
MAHSA AMINI, IRANIANA
Mahsa Amini era uma jovem de origem curda, que teve a pouca sorte de nascer no Irão.
A primeira coisa a que foi obrigada consistiu na mudança do nome próprio e, depois, ter que se submeter estritamente à cruel e absurda repressão feita ao sexo feminino em nome de Alá por um clero retrógrado e machista que interpreta a seu talante o Corão.
A abjecta Polícia de Costumes prendeu-a porque o véu islâmico não lhe cobria completamente o cabelo . Foi a sua sentença de morte, pois morreu no hospital , depois de estar em coma.
O mais lamentável ainda é existir muito pouca solidariedade entre as mulheres, pois são endoutrinadas - até pela Religião ( assim , para englobar todos os credos) - a considerar-se impuras, mentirosas e fonte de todos os perigos e tentações.
Por isso, estas patrulhas da dita polícia integram mulheres e na execução da pena de morte por apedrejamento , mulheres infligem esse martírio às vítimas femininas ( como também acontece na Arábia Saudita, grande aliada dos EUA).
Só que a reacção das mulheres não foi a que os clérigos iranianos esperavam : desde o assassinato da jovem morta aos 22 anos que as manifestações contra aquela regime cruel e obsoleto ainda não pararam , incluindo o apoio de muitos homens e até em vários outros países essas manifestações de protesto têm acontecido.
O meu enorme respeito e solidariedade total a quem luta pelos seus direitos arriscando tudo . Até a própria vida!
sexta-feira, outubro 21, 2022
terça-feira, outubro 18, 2022
CITAÇÃO : MAESTRO SERGIU CELIBIDACHE (28/6/1912 - 14/8/1996)
" Music can touch ours souls, deeper than the most profond thought ! "
terça-feira, outubro 11, 2022
domingo, outubro 09, 2022
quinta-feira, outubro 06, 2022
TE BUSCARÉ (TORO SALVAJE - 30/6/2022 )
TE BUSCARÉ
Te buscaré.
Siempre te buscaré.
Te buscaré
por las noches
por los tiempos
por todas las vidas
por todos los mundos
y por todos los universos.
segunda-feira, outubro 03, 2022
CITAÇÃO : ARTURO PÉREZ-REVERTE (9/2022)
"No Ocidente, creio que está a acontecer uma coisa muito grave, trocámos a razão pelos sentimentos.
As guerras são todas iguais. Há só uma coisa que pode mudar : as técnicas usadas, mas desde Tróia até à Ucrânia é a mesma guerra.
Pode haver drones, sistemas avançados de visão nocturna, novos mísseis, mas o factor humano é sempre o mesmo : uns desgraçados em lados opostos, que ali estão para se matarem uns aos outros, em nome dos Putins, Zelenskys, Salazares, Francos, Príamos, Agamamemnons, nos seus postos , por trás de tudo, manipulando bandeiras, pátrias, monumentos...
A tragédia é sempre a mesma : dois infelizes a tentarem matar-se um ao outro. "