terça-feira, junho 27, 2017

PASSOS COELHO E A VERDADE

Pedro Passos Coelho , antigo Primeiro-Ministro e dirigente máximo do PSD, tem um problema sério e muito grave com a verdade desde sempre.

Na campanha eleitoral que o levou ao Poder, afirmou, a título de exemplo, não ir aumentar impostos  nem cortar nas reformas .Toda a gente sabe o que aconteceu.

Sempre fez questão de afirmar que iria além das exigências da Troika porque o seu programa partidário se enquadrava totalmente na exigência de austeridade e dos necessários sacrifícios.Quando nada de bom resultou nem do sofrimento dos portugueses nem da saída do país a que convidou  e forçou as gerações mais jovens, disse que nada teve a ver com o Programa , porque quem o assinou fora o PS.

Na campanha eleitoral seguinte, os cartazes de propaganda não tinham  fotos  e a sigla mudou para PAF, sem nomeação nem de CSD nem de PSD - o que induziu muita gente a votar sem saber muito bem em quem( porém , neste caso,  a responsabilidade também é de quem vota por partidarite ou acaso).

Face à tragédia imensurável de Pedrógão Grande, Passos Coelho não acha melhor a dizer de que falar de suicídios por falta de apoio do actual Governo, chefiado por António Costa.

Seria muito mau a todos os níveis que a acrescentar àquele horror colectivo ainda se juntassem estes dramas pessoais.

E ainda que realmente pessoas se tivessem suicidado por desespero, nunca o tema deveria ser tratado com ligeireza   dado o melindre e o sofrimento envolvidos.

Simplesmente - pasme-se ! - Passos deu-se ao luxo de transmitir boatos aos jornalistas  sem cuidar de saber nem confirmar o que ouvira.

Porque para ele todos os meios são válidos para atingir os seus objectivos: derrubar o Governo PS.

E  o PSD , tão lesto a pedir que rolem cabeças e responsáveis, acha natural que ninguém se demita : nem quem deu a informação, isto é, João Marques (Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande e candidato autárquico pelo PSD) nem Passos Coelho .

Que confiança merece esta gente?! Para mim, rigorosamente nenhuma.

Acrescento : que se apurem responsabilidades quanto ao que correu mal - nomeadamente o falhanço do SIRESP - e que o Governo actue em conformidade.

domingo, junho 18, 2017

PEDRÓGÃO GRANDE EM CHAMAS

Escrevo sob uma forte emoção mesclada de indignação.

Ainda nem sequer começou o Verão  e já a calamidade dos incêndios se iniciou - e de maneira bem trágica.

O clima   modificado e manipulado está aí e os resultados são os que nós  conhecemos por os sofrermos na pele.

O incêndio de Pedrógão Grande  foi provocado por uma trovoada seca e espalhou-se por uma enorme área , provocando até este momento mais de uma centena de vítimas , sessenta delas mortais.

E eu pergunto porque  motivo não se tomam medidas concretas e sérias para evitar que Portugal fique mais pobre quer em vidas humanas quer em riqueza natural?!

Estou cansada de debates , de opiniões, de estudos, de não sei quantas coisas mais , sem resultados práticos.

Exijo que algo aconteça de verdadeiro para combater este flagelo sazonal!

Paz para quem partiu ! Solidariedade para quem sofre !

 

domingo, junho 11, 2017

CITAÇÃO - PADRE ANSELMO BORGES

"Pensa-se , de facto, de modo geral, que as religiões caem do céu, havendo até quem julgue que Deus revelou directamente verdades , nas quais é preciso acreditar sem razões...

A fé, no seu nível próprio, tem razões, de tal modo que está sujeita a verificações. 

Há Teologia, precisamente porque a fé exige debate público." 

Anselmo Borges  
( "Francisco - Desafios à Igreja e ao Mundo ")