segunda-feira, julho 28, 2014

CENTENÁRIO DA GRANDE GUERRA


Completam-se hoje cem anos sobre o início da Grande Guerra.

Morticínio violentíssimo e longo , em que os soldados viveram horrores nas trincheiras e de onde os  sobreviventes regressaram  traumatizados, gaseados e estropiados.

Os portugueses , mal preparados  e sem equipamento apropriado , morreram aos milhares  - ficando tristemente famosa a batalha de La Lys. 

No entanto, toda a linha da frente foi carne para canhão, num dos mais mortíferos conflitos armados de que há memória.

Acabou com a derrota da Alemanha, sujeita a pesadíssima humilhação, donde  surgiu o caldo de cultura para o aparecimento de Hitler e nova guerra no continente e outra derrota para os alemães.

Penso que para compreender melhor toda esta tragédia , cujas consequências, ainda hoje  estão bem à vista  - como o drama israelo-palestiniano - será indispensável ler "A Grande Guerra pela Civilização" de Robert Fisk e que já aqui recenseei. 

Paz a todas as vítimas passadas, presentes e futuras !!

sábado, julho 26, 2014

INQUISIÇÃO E SUAS VÍTIMAS

Tirei a foto, em 26-4-2014, no Museu da Tortura em Santillana del Mar(Espanha).


"Alguns autores defendem que o número das vítimas da Inquisição na Península Ibérica não terá sido assim tão elevado se comparado com outros eventos catastróficos( como guerras e epidemias) que grassavam na Europa, no mesmo período; outros autores referem mesmo que a Reforma Protestante no centro e leste da Europa terá ceifado comparativamente muito mais vidas  do que a Inquisição Católica.(...)

Só uma visão hipócrita ou pouco informada pretenderá descontextualizar e equiparar os dois fenómenos(...).

Para além das muitas vítimas directas e indirectas da Inquisição, em 1486 surge também o seu principal testamento intelectual e moral, dando pelo nome de Malleus Maleficarum*. Este manual de caça às bruxas constitui pelo seu carácter persecutório aquilo que de pior o pensamento religioso produziu.Nada de optimismo em relação ao ser humano, nada de positivo em relação ao mundo; apenas perseguição, desconfiança, ódio e a apologia de uma cultura do medo."

LUÍS RODRIGUES
(" História do Ateísmo em Portugal")


*"Malleus Maleficarum" ("O Martelo das Bruxas") , escrito pelos dominicanos Heinrich Kraemer  e James Sprenger  em obediência a uma Bula emitida em 5/12/1484 pelo Papa Inocêncio  VIII, é - além do mais - uma obra machista ,por ser especialmente dirigida contra o sexo feminino ( ainda hoje discriminado pela Igreja Católica) e vigorou durante séculos.

sexta-feira, julho 18, 2014

ADIVINHAM ONDE ESTOU?....EM COMILLAS !

Capela do palacete dos Duques de Comillas
Parque do palacete  ducal
Panorama geral do palacete, do parque e da capela

Parque ducal, com a Universidade ao fundo
 Palacete e capela dos Duques de Comillas
Parque do palacete
"Capricho de Gaudí", agora restaurante

Vistas gerais de Comillas
Universidade de Comillas



Comillas situa-se na Cantábria, ao Norte de Espanha, e faz parte de um trio turístico que se completa com:

Santillana del Mar  e...

San Vicente de la Barquera.


Nota
Tirei as fotos em 26/4/2014

quarta-feira, julho 16, 2014

quarta-feira, julho 09, 2014

" A COXINHA DO TIDE"


Na era pré-histórica em que não havia televisão em Portugal , fez a sua fulgurante aparição quando eu tinha sete anos,  a rádio prendia a si milhares de ouvintes.

Ora , como toda a actual juventude  da minha idade sabe e deve recordar, já na época  havia os folhetins radiofónicos,  antepassados das presentes telenovelas.

E toda a gente parava  a horas certas para seguir os dramas e paixões das personagens. Patrocinadas  por produtos interessados em dar a conhecer as suas superiores qualidades.

Um deles era um detergente , o Tide. Que apoiou um dos maiores êxitos dessas novelas exclusivamente sonoras e que ficou conhecida pela "coxinha do Tide".

Tratava-se da estória  de uma elegante e belíssima jovem , que era coxa  e cuja voz  era linda.

Não me perguntem mais, porque não tenho memória senão deste pormenor.

Acrescento só o desapontamento que foi quando a intérprete da personagem deu uma entrevista a uma revista e se viu a fotografia: a senhora era francamente gorda, pessoa a pesar mais de cem Kgs.

Tudo isto a que propósito? A propósito de , cumprindo a Lei das Séries de que me falava o Dr. João Trincão,  em dois dias caí desamparadamente três vezes....pelo que, como já adivinharam,  sou a nova versão da "coxinha do Tide".

Assim , seguindo o conselho da médica  que me observou, estou a Trombocid, gelo e perna estendida( e, graças a Deus, não se confirmou o meu primeiro receio, isto é, o de ter partido o joelho esquerdo).

Assim sendo, não posso utilizar o computador  muito assiduamente.

Consequentemente,  a minha presença será mais espaçada e responderei aos vossos comentários -tal como as visitas aos vossos espaços - na medida do possível.

Um abraço e  não experimentem saber se ainda têm chão sob os vossos pés, porque garanto que existe ...e é bem duro.


quinta-feira, julho 03, 2014

O JUDAÍSMO E A TENDÊNCIA PARA A VITIMIZAÇÃO

" Saramago não é original.

Embora tenhamos ataques e perseguições, continuamos a existir e a acreditar naquele livro*  desde há milhares de anos!"

* Velho Testamento



ELIEZER DI MARTNO
(Rabino responsável da comunidade judaica)


Inegavelmente, os judeus foram perseguidos injusta e atrozmente durante séculos por fanatismo religioso.

Porém, a sua obsessão pela vitimização é algo que já ultrapassou  todos os limites.

Os judeus de extrema-direita querem a reconstrução do Grande Israel, por exemplo, e isso implica a destruição de vários países. Não traz à memória o "espaço vital"  reclamado por Hitler?

Relativamente ao que José Saramago afirma, tem razão: foram as autoridades judaicas que entregaram Jesus aos romanos, porque só estes podiam aplicar a pena de morte.

E não é o Velho Testamento um livro pouco edificante?! Claro que sim. Para não falar dessa divindade rancorosa e injusta  que é Jeová.

Como alguém já escreveu,  a Entidade de que Jesus fala não é nem poderá ser o Senhor dos Exércitos.

Além de não terem nunca uma só palavra acerca das outras vítimas do nazismo, abrangendo todas as nacionalidades e religiões ( e foram milhões!!),  esmagam os palestinianos brutalmente , sonegando-lhes todos os direitos.Encerrando-os  até  em guetos e continuando   a construção de colonatos.

Alguém esqueceu os três dias de massacre nos campos de refugiados de Chatila e Sabra, por responsabilidade de Ariel Sharon?

Veja-se o que está acontecendo agora mesmo em retaliação pela morte de três jovens judeus(acto que eu condeno vivamente) : destruição de casas, prisão de centenas de pessoas, assassinato de um adolescente palestiniano (queimado vivo, segundo a autópsia !!!!!!) e o que mais se verá. Segundo Benjamim N. , Primeiro-Ministro, ainda não pararam ...naturalmente , como é costume, irão bombardear Gaza, até com o proibido fósforo branco.

Também, como sempre, os EUA darão o seu incondicional apoio a  toda esta violência.

Que se abram ao sofrimento alheio e, principalmente, o não provoquem!

Claro que quem denuncia a prepotência  e desmandos israelitas é acusado de anti-semitismo, como já me aconteceu. 

Não sou anti-semita, sou anti-sionismo.Como sou anti-nazismo.

Para cúmulo,  chegam a fazer juízos de intenções: as pessoas nem sequer estão interessadas nos "palestinianos" ( as comas servem para  negação de identidade e não terem assim direito à Palestina, como se percebe ), fingem só preocupar-se com os Direitos Humanos para conseguirem o seu exclusivo objectivo, isto é, atacar Israel e o "povo eleito".

Poupem-me !!


quarta-feira, julho 02, 2014

PENSAMENTO - S. HAWKING

"O futuro da Humanidade e da  vida na Terra é muito incerto.

   Estamos em risco de nos destruirmos à conta da nossa cobiça e da nossa estupidez! "

                                             STEPHEN  HAWKING

                                                 (Junho , 2014)