Tenham excelente fim de semana!
sábado, junho 29, 2013
quinta-feira, junho 27, 2013
CITAÇÃO : PADRE ANTÓNIO VIEIRA
"Não são ladrões apenas os que cortam as bolsas.
Os ladrões que mais merecem este título são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e as legiões, ou o governo das províncias, ou a administração das cidades, os quais, pela manha ou pela força, roubam e despojam os povos.
Os outros ladrões roubam um homem, estes roubam cidades e reinos; os outros , furtam correndo risco, estes furtam sem temor nem perigo.
Os outros se furtam são enforcados; mas estes furtam e enforcam."
Padre António Vieira
terça-feira, junho 25, 2013
"A CIVILIZAÇÃO DO ESPECTÁCULO"
Mário Vargas Llosa, escritor peruano que recebeu o Nobel em 2010, escreveu "A Civilização do Espectáculo" em 2012.
Eu já li dois romances dele e gostei principalmente de "A Festa do Chibo", pelo que decidi experimentar saber como o acharia no seu lado de ensaísta.
Devo dizer que não me arrependi. Claro que talvez tenha a ver com uma certa aproximação geracional e alguma afinidade de gostos e maneira de encarar o mundo.
Uma pessoa muito mais nova , criada já dentro deste caleidoscópio de imagens, sons , cores e vacuidade , poderá eventualmente achá-lo um pouco retrógrado e , talvez, até snob.
A qualidade da escrita é muito boa, como não poderia deixar de ser, e os temas que foca são totalmente pertinentes.
A sua crítica contundente e quanto a mim justa , centra-se na banalização da cultura e no conceito abrangente do termo, fazendo com que tudo seja um espectáculo destinado a divertir as pessoas.
Fique claro que o autor não se insurge contra o divertimento em si, mas sim contra o facto de , actualmente, ele se ter transformado num objectivo omnipresente.
Além disso, a enorme e múltipla informação ao nosso dispor faz com que o conhecimento seja menor e que todos os assuntos sejam pouco aprofundados.
Passou-se em pouco tempo de um extremo ao outro em vários campos e tudo (ou quase tudo) é aceite em nome da tolerância, da arte de vanguarda, da liberdade sexual ou outra.
Llosa dá vários exemplos: aulas de masturbação em programas escolares (com esta, tive um ataque de riso em plena esplanada), o uso de véu islâmico nas escolas ocidentais, o sexo pelo sexo friamente, tubarões em gaiolas de vidro vendidas por milhões como obras de arte.
Para quem não estiver como peixe na água face ao que parece ser tão natural no mundo actual ( é o meu caso), penso que é quase obrigatória a leitura deste ensaio.
Espero ter despertado o vosso interesse e que , depois, tenha o gosto de saber a opinião de quem ler.
"Se quisermos que o amor físico contribua para enriquecer a vida das pessoas, libertemo-lo dos preconceitos, mas não das formas e dos rituais que o embelezam e civilizam e, em vez de o exibir à luz do dia e pelas ruas, preservemos essa privacidade e discrição que permitem que os amantes brinquem a ser deuses e sentir que o são naqueles instantes intensos e únicos da paixão e do desejo partilhados."
"No passado , a cultura foi frequentemente a melhor chamada de atenção para problemas, uma consciência que impedia que as pessoas cultas virassem as costas à realidade crua e dura do seu tempo. Agora, acaba por ser mais um mecanismo que permite ignorar os assuntos problemáticos, distrair-nos do que é sério."
segunda-feira, junho 24, 2013
sábado, junho 22, 2013
quinta-feira, junho 20, 2013
LANÇAMENTO DE "JAZIGO COM VISTA PARA O MAR"
João Carlos Pereira, meu querido Amigo,
Irá lançar, no Barreiro, neste sábado, o seu mais recente romance
"Jazigo com Vista para o Mar"
(Prémio Florbela Espanca)
Aqui deixo o convite para quem possa ter o prazer de participar numa conversa franca e interessante com uma pessoa livre, desassombrada e com uma escrita de alta qualidade.
ADENDA
João Carlos Pereira lançará "Jazigo com Vista para o Mar" às 15H de 29-6-2013 , na sala Pablo Neruda do Fórum Municipal de Almada.
A apresentação estará a cargo do Dr.
José Luís Vieira.