"As elites dirigentes do mundo ocidental, que durante estes dias debitaram acusações e exigências aos dirigentes iranianos, podem ensinar coisas úteis.
O primeiro-ministro italiano Berlusconi pode organizar sessões sobre "good governance" para ensinar como se gere os bens públicos com altos padrões de rigor e moral - no intervalo entre bacanais.
Os responsáveis económicos dos EUA e da União Europeia podem ensinar como se gere uma economia.
Os parlamentares britânicos podem ensinar elevados padrões de ética e moral aos congéneres iranianos, enquanto Tony Blair e o seu ex-ministro Gordon Brown palestram sobre a importância da verdade na vida política.
A União Europeia, que decidiu repetir o referendo ao Tratado de Lisboa na Irlanda ( o único que não conseguiu impedir) pode enviar Durão Barroso para lecionar sobre o enorme respeito que é preciso sempre ter pela vontade dos povos expressa em consultas eleitorais.
Dizem-nos que houve fraude eleitoral. Também nos disseram que havia armas de destruição em massa no Iraque. E genocídio nos Balcãs. E que os fundamentos das economias eram "sólidos".
Porque havemos de acreditar neles?
Se mais este episódio não surtir efeito, talvez Durão Barroso venha a acolher a "Cimeira das Lajes-Parte II".
Os mil milhões(!) de seres humanos que, segundo a ONU, passam fome(BBC, 20.6.09) - mais cem milhões que há um ano atrás(!) - terão de esperar.
O imperialismo tem outras prioridades."
NOTA:
O post é, na sua totalidade, um rearranjo meu de um texto escrito por Jorge Cadima( 25/6/2009).
segunda-feira, junho 29, 2009
sexta-feira, junho 26, 2009
ADEUS, MICHAEL !
Acabei de ser surpreendida pela notícia da tua morte, por paragem cardio-respiratória, ontem em Los Angeles (E.U.A.).
Para mim, o mais relevante não é teres vendido setecentos e cinquenta milhões de discos, dos quais não adquiri um único. Nem que , aos vinte e quatro anos, fizesses de "Thriller" a canção mais vendida de sempre.
Importa-me , isso sim, a tragédia do teu meio século de existência .
Toca-me o desequilíbrio emocional que acabou por marcar os últimos anos da tua vida.
Entristece-me constatar o total falhanço pessoal de um artista com o teu enorme talento.
Há anos, quando mais uma vez enfrentavas acusações de pedofilia, vi uma entrevista tua e a imaturidade que revelaste, a falta de noção acerca da realidade que te rodeava, a carência afectiva que não te deixou crescer, encheram o meu coração de compaixão por ti.
Foste sempre uma vítima: primeiro , de quem te obrigou a cantar profissionalmente desde os cinco anos; segundo, dos oportunistas que te cercaram a fim de sacar proveitos financeiros.
Só lamento que tenhas sido pai, pois nunca tiveste as condições necessárias e indispensáveis para assumir tão exigente responsabilidade: tu mesmo eras uma criança num corpo adulto,necessitando de uma mãe e de um pai que te amassem e respeitassem de verdade. O que me parece nunca teres tido, pois a biologia não é garante de amor.
Estamos agora esperando o resultado da autópsia.
Espero eu, muito sinceramente, que - finalmente - encontres a paz, pois deste lado da vida jamais ta concederam.
Goodbye, Michael!
quarta-feira, junho 24, 2009
AGRADECIMENTO
Quero agradecer publicamente ao extraordinário ser humano que é o meu caríssimo amigo LUÍS F. pois se não fosse a sua inesgotável generosidade eu ainda andaria perdida pelos meandros , para mim, tenebrosos e abissais de um computador em desvario!
Que tenhas o bem que mereces, LUÍS!
A vós , que por aqui passaram, os meus agradecimentos.
Em particular, a quem deixou mensagem.
Saudoso abraço para vós!
Que tenhas o bem que mereces, LUÍS!
A vós , que por aqui passaram, os meus agradecimentos.
Em particular, a quem deixou mensagem.
Saudoso abraço para vós!
domingo, junho 14, 2009
sexta-feira, junho 05, 2009
segunda-feira, junho 01, 2009
DIA DA CRIANÇA
Que me desculpem, mas não tenho nem disposição nem vontade de comemorar este Dia .
Pelo menos, não da maneira habitual, não com suaves e ternos discursos.
ESTOU SATURADA !!!!
Saturada de ver crianças entregues a famílias biológicas incapazes de cuidar delas convenientemente, porque em Portugal os "superiores interesses da criança" passam sempre pela visão estreita de quem decide pelo " sangue comum" !!
Saturada de prantear crianças assassinadas pelos seus próprios pais e mães e de ouvir discursos "explicativos" para estas aberrações inqualificáveis !!
Saturada das imagens de crianças bombardeadas , queimadas, com napalm, com fósforo branco, à revelia de todas as leis internacionais e, como se não bastasse, serem tratadas como animais !!
Saturada de saber de crianças maltratadas, espancadas, abusadas, violadas, por elementos da igreja católica, sem que nada aconteça aos criminosos e criminosas !!
Saturada de me indignar ao olhar para crianças só com pele e osso, morrendo de pura fome !!
Saturada de me enfurecer pela morte de garotas de catorze anos que parem sem condições nenhumas , em África !!
Saturada de doutas criaturas como Carlos Amaral Dias , sempre pronto a defender mais os predadores do que as vítimas - como fez no caso Casa Pia e no recente assassinato de Maria João, estrangulada pelo pai aos sete anos !!
Saturada do cinismo ocidental , que causou a morte a mais de meio milhão de crianças no Iraque em consequência das suas sanções a um regime que só deixou de apoiar quando já não teve interesse em o manter !!
Saturada da cupidez dos especuladores, dos empresários, dos Governos, cujo único e exclusivo objectivo é o do enriquecimento até à desmesura - custe isso a vida e os sonhos de crianças, adolescentes e jovens !!
Saturada da demagogia portuguesa sobre o trabalho infantil, que fecha os olhos à presença de crianças na publicidade, em concursos televisivos, em telenovelas - como se tudo isso não fosse trabalho, e árduo !!
Saturada de me afligir por milhões de crianças-de-rua, que põem totalmente em causa todas as nossas tão estudadas e discutidas teorias de desenvolvimento !!
Saturada de organizações e pessoas que se alimentam destas tragédias para terem protagonismo e se mostrarem caridosas !!
Saturada de inúteis Dias disto, daquilo e daqueloutro, já que nada resolvem - e só servem para nos apaziguar a consciência !!
QUE AS CRIANÇAS NOS PERDOEM !!!