sexta-feira, janeiro 30, 2009

"MAHATMA " GANDHI


MOHANDAS KARAMCHAND GANDHI nasceu na Índia, sob o colonialismo britânico, em 2 de Outubro de 1869 e foi assassinado também na Índia, já como país independente graças á sua luta, em 30 de Janeiro de 1948.
Foi um exemplo da não-violência e de tolerãncia, começando a lutar pelos direitos humanos e cívicos ainda na África do Sul, onde foi vítima de racismo por parte dos colonizadores brancos.
O seu valor imenso como ser humano valeu-lhe o epíteto de MAHATMA, cujo significado é "Grande Alma".
Um dos filmes mais interessantes que vi foi "Gandhi", com uma extraordinária interpretação de Ben Kingsley como protagonista.
Tinha tal grandeza que afirmou não querer o castigo do seu assassino, cujos tiros foram disparados sobre si à queima-roupa.
Considero que são estas pessoas que resgatam a Humanidade dos seus erros e, por essa razão, as respeito.
Para vós, feliz final de semana.

segunda-feira, janeiro 26, 2009

UM HOMEM DE PAZ



GREG MORTENSON é um enfermeiro norte-americano .


O seu trabalho humanitário no Paquistão e no Afeganistão está a fazer mais contra o derrube do terrorismo do que todas as bombas passadas, presentes e futuras lançadas sobre estes países pelos Estados Unidos da América e aliados.


Tudo começou por uma escalada falhada ao K2, na tentativa de homenagear uma sua irmã falecida muito jovem.


Quando foi recolhido e tratado por Haji Ali, chefe da aldeia de Khorpe (Paquistão), e viu as carências inauditas dos seus habitantes - com destaque para a área da Educação - decidiu angariar fundos para ali fundar uma escola.


E como estava em região muçulmana, achou conveniente abrir horizontes às raparigas.


Assim teve início uma aventura de anos em que , mesmo após o 11 de Setembro e nas condições mais adversas, os laços pessoais estabelecidos com os naturais e o respeito demonstrado pelas culturas da zona lhe permitiram continuar a fundar escolas e, inclusivamente, a ser apoiado por entidades religiosas islâmicas conservadoras .


Ouçamos as suas próprias palavras:


"Grande parte das pessoas que praticam os verdadeiros ensinamentos do Islão, mesmo mulás conservadores como Syed Abbas, acredita na paz e na justiça, não no terrorismo.


(.....)


Aqui estava este tribunal islâmico no conservador Paquistão xiita a proteger-me - um norte-americano - num momento em que os Estados Unidos tinham muçulmanos presos em Guantánamo sem acusação formal, às ordens do nosso chamado sistema de justiça".


Para divulgação desta missão de paz, assente especialmente sobre a sua pessoa, escreveu - com David Oliver Relin - um livro extraordinário , de que recomendo vivamente a leitura :


" TRÊS CHÁVENAS DE CHÁ".


A versão portuguesa é da editora Casa das Letras e a capa é a mesma aí de cima.


A leitura é agradável e transmite-nos a verdadeira identidade de países vivida por quem os conhece muito bem, desmontando assim grande parte da propaganda bélica , além de nos pôr em contacto com seres humanos, vivos e reais.


Para mais informações basta ir ao Google e pesquisar Three Cups of Tea.


Se houvesse justiça, este homem receberia o Prémio Nobel da Paz e seria conselheiro do Presidente norte-americano em funções.


Mas como a vida é o que é, ao contrário das vítimas mortas nos atentados de 11 de Setembro, não é considerado herói e recebeu ameaças de morte, que o fizeram temer pela segurança da sua família!


Como a minha área de trabalho se centrou sempre na Educação, sou particularmente sensível ao trabalho verdadeiramente sublime desenvolvido por Greg Mortenson, Deus o proteja.


Que a paz cubra a Humanidade!


INSHALLAH !

quarta-feira, janeiro 21, 2009

CAPITALISMO, FRAUDE, MADOFF


Este é o rosto responsável por uma das maiores fraudes a nível planetário, que o capitalismo selvagem e sem regulação permitiu.
Segundo foi noticiado, encontra-se em prisão domiciliária.
E aqui em Portugal, que se passa?!
Que se espera quando se permite a impunidade?!
Até quando permitiremos que trocem de nós?!

sexta-feira, janeiro 16, 2009

RELIGIÕES



Egipto:Cairo
( 3 de Junho, 2008)
Eu não sou católica, como é de conhecimento público .
Sou assim insuspeita na posição que agora tomo em defesa do cardeal patriarca de Lisboa, José Policarpo, quando alerta para o casamento de uma não-muçulmana com um muçulmano.

Considero que fez muito bem em alertar as jovens para o risco que correm neste tipo de enlace, dado o estatuto da mulher no mundo árabe. Muito particularmente se for viver para um país onde vigore a sharia.

Eu tive oportunidade de ir ao Egipto e pude constatar - numa mera viagem turística - como é que as mulheres são tratadas : tanto as europeias como as naturais.

Portanto, é conveniente para quem decida assumir um casamento assim, a obtenção da máxima informação possivel, para não sofrer surpresas bem desagradáveis. Como, entre outras coisas, ver o marido casar mais três vezes legalmente e sem sequer a informar se assim o entender.

Mas quando afirma : "Só é possível dialogar com quem quer dialogar. E, por exemplo, com os nossos irmãos muçulmanos o diálogo é muito difícil", parece-me ter tido uma intervenção pouco adequada.


Não que o Islão seja aberto ao diálogo, só que o catolicismo também não é. Basta lembrar o dogma da infalibiladade do Papa, em vigor desde 1870...


Nesse sentido, é sensata a atitude da Comunidade de Santo Egídio, quando promove o Encontro Inter-Religioso, que é um primeiro passo de aproximação entre as várias religiões sem entrar em abordagens teológicas.


E dada a circunstância do ataque brutal e impiedoso de Israel a Gaza , a pouca oportunidade desta declaração acentua-se lamentavelmente.


Quero, no entanto, deixar bem claro que não creio ter sido intenção do cardeal acender polémicas raciais e /ou religiosas, dado que o considero - até como responsável religioso - uma pessoa sensata e aberta.


Bom fim de semana.

quarta-feira, janeiro 14, 2009

SILÊNCIO!

José Oliveira e Costa foi passear , ontem, até `Assembleia da República.

Perante a Comissão Parlamentar sobre o caso Banco Português de Negócios, invocou o seu direito legal de não prestar declarações por se encontrar na situação de arguido e, assim, entrou mudo e saiu calado.

Eu considero algo de extraordinário, esta capacidade de se utilizarem de todos os mecanismos legais que, geralmente, todas as criaturas que não respeitam a Lei têm!!

Veremos o que vai acontecer com Miguel Cadilhe .

domingo, janeiro 11, 2009

PARABÉNS, ISRAEL !


Brilhante:acabaram de assassinar o mais temível chefe do Hamas!

quinta-feira, janeiro 08, 2009

SEM PALAVRAS

Estou estupefacta e sem palavras!

O Governo consegue a notável proeza de piorar um começo de ano que nada prometia de bom!!

Em ano eleitoral, dispensa de concurso obras autárquicas cujo montante ascenda aos cinco milhões de euros!!

Claro, que os autarcas já demonstraram o seu apoio a esta decisão.

Ironicamente, quem discordou foi a parte, em princípio, mais beneficiada : os construtores civis!

E como o principal Partido da oposição continua à deriva no meio da tempestade das suas lutas internas, nada há que nos dê uma luz, bruxuleante que seja.

O país está de pés para o ar!

Ou serei eu?!...

terça-feira, janeiro 06, 2009

DIA DE REIS : ROMÃS PARA VÓS!


Em Dia de Reis e seguindo a tradição de Espanha, aqui vos deixo as romãs para 2009:




DIGNIDADE


FORÇA



BELEZA



SERENIDADE




ALEGRIA






TERNURA


E muita, muita sabedoria !



Aquele abraço...