Acabei de ver em directo (?) a magnífica cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Pequim.
Uma das personagens mais marcantes nesta edição, para Portugal, foi Calimero.
Aqui têm algumas das sua frases, vindas através de atletas a quem ninguém pedia feitos heróicos, mas a quem se exigia , pelo menos, dignidade na hora da derrota:
"A égua entrou em histeria com medo do ecrã."
Miguel Raião Duarte, cavaleiro (47º classificado no Hipismo)
Será que o único equídeo a nunca ter visto um ecrã logo foi esta égua ?!
"De manhã, só é bom é na caminha. Pelo menos comigo."
Marco Fortes, lançador de peso ( 38º classificado, a menos de dois metros do seu máximo pessoal)
Já disse que foi uma tentativa de humor falhada : espera-se que tenha percebido que em certas ocasiões as piadas são totalmente descabidas.
"Lutei contra os árbitros."
Telma Monteiro, judoca (classificou-se em 9º, após perder dois combates)
Mas já não bastava a gente do futebol ?!
"Agora vou de férias.Treinei para os 3000 metros obstáculos. Não vou aos 5000. As africanas são fortes.Não vale a pena lutar contra elas."
Jessica Augusto (eliminada na prova para que se treinou)
Acabou por correr nos 5000 metros, porém derrotada antes de entrar na pista, não?!
" Não me adaptei àquele lado do campo, onde havia um pouco de vento."
Marco Vasconcelos( eliminado na primeira partida de badminton)
Vento , num pavilhão?!
"Entrar neste estádio cheio bloqueou-me um pouco."
Arnaldo Abrantes (52º nos 200 metros)
Alguém lhe solicitou que subisse a um palco e discursasse para a multidão?!
"A única explicação é que, infelizmente, não sou muito dada a este tipo de competições."
Vânia Silva, lançadora de martelo ( ficou na 46ª posição, abaixo do seu recorde mais de nove metros).
E só descobriu esta dificuldade na China ?!
"Não vou recandidatar-me.Exijo apenas brio e profissionalismo. Não nos podemos esquecer disso."
Vicente Moura, Presidente do Comité Olímpico Português ( em plenos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e antes de terminar a participação portuguesa.Após a medalha de ouro de Nelson Évora, admitiu continuar em funções. )
É disparate esperar que os bons exemplos de coerência, brio e profissionalismo venham de quem tem a máxima responsabilidade?!
Digam-me: como podemos ter esperança no futuro do país?!
Uma reportagem "diferente" sobre os jogos. Aprecio o seu bom humor e fina ironia.
ResponderEliminarUm beijo!
Quanta gentileza a sua, meu caro Oliver!
ResponderEliminarBem haja!
Há mais país para além desse país, felizmente.
ResponderEliminarFelizmente, sim.
ResponderEliminarMas , desgraçadamente, também não me parece que esteja muito bem.
Boa semana.
Salvé Saõ!
ResponderEliminarO que eu me ri com os seus comentários á tristeza da alma de um povo pouco preparado na honra e no carácter! As pessoas vão representar Portugal como se fossem ver um joguinho de fi«utebol, comer uns tantos "mariscos" ou amendoins e ainda beber umas tantas cervejolas que se dão agora pelo nome de "bjecas"(?) será?, ou até pelo degradante comentário publicitário !sou fresca até á ultima gota"!
Quando um país se aprova a si mesmo por este tipo de comentários aliciantes - dizem - a fim de se consimir mais cerveja, o que é que se espera de outros que são seleccionados e depois de despidos de pre-conceitos, fazem as figuras que se viu? Depois é ouvir ainda: "despeço-me...não me despeço", demito-me, mas depoisjá não me demito"!
Sabe? Que bom que era no nosso tempo em que víamos o Calimero...que coisa dice, fôfa e trazia a lume una tantos ensinamentos para as crianças - até isso pufff! desapareceu! é o país que temos a começar pela descaracterização do SER e consequentemente dos Valores que antigamente se valiam pela honra e carácter!...ah! e BRIO!
Que nos faça sempre sentir o reverso da medalha... pelo humor!! Não há maior prova de inteligência que essa: reverter o que é mau....em riso!
Abraço sincero...e olímpico!Deixo-lhe a minha taça! Ofereço-lhe o meu "award" que fiz amuito custo porque não entendo nada de informática...é por cábulas e noites perdidas a fio, em sucessivas tentativas - traga se nãop colidir com a sua forma de ser, lógico - há pessoas que não gostam destes presentes.
Mariz
*
ResponderEliminara reacção dos atletas,
é um espelho do país,
,
a do comandante
do não sei o quê ...
é igualsinha
aos nossos politicos . . .
,
e eu canto,
,
quando nasce em potugal,
um comandante que comando . . .
,
conchinhas,
,
*
é
Peço desculpa pelas gralhas - como refiro em todos os meus comentários - mas o meu teclado não está famoso e eu como escrevo a "tubo", esborracho as teclas ou pressionando "ao lado"... e depois, dá nesta sopa de letras quase imperceptível - porém, espero que entenda tudo.
ResponderEliminarAbraço.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarPois é São quando alguns procuram encontrar desculpas para a sua falta de convicção e trabalho é o que dá...beijos amiga...
ResponderEliminaré assim, são, gostamos é de mostrar a nossa "febra" nos primeiros desencantos...
ResponderEliminarfuturo??? que é isso???
cada vez mais e apenas só o presente, o dia a dia,
planear e estruturar possíveis condições para um futuro já é uma trabalheira, quanto mais pensar em pôr em prática!
cada um por si!
pode ser...
beijinhos
Boa semana!!! Eu perdinme o peche dos xogos (e tamén os xogos), chégame co resumo, jajajaj. Un saúdo.
ResponderEliminarFoi pena. Perder com dignidade é o que se pede a um atleta,já que não ganha. Também fiquei chocada com algumas das declarações. E triste por sermos um país triste...
ResponderEliminarUm beijo São.
Que linda a foto nova do perfil!!!
ResponderEliminarOlha, São, não sei como são as coisas aí em Portugal. Mas aqui no Brasil, o esporte tem patrocínio zero. Para ganhar algum vc tem que se destacar (como o nadador brasileiro Cesar Cielo que ganhava R$30.000,00 por mês e agora, somente depois da medalha de ouro é que conseguiu deveras um bom patrocínio que pode chegar até R$ 300.000,00). Antes de ser famoso, por aqui vc não tem apoio nenhum (pq o governo só diz que o esporte é importante, mas não faz quase nada...Assim como na educação, alimentação, saúde, e por aí vai).
Então, pelo tanto que o esporte é valorizado e apoiado neste meu país eu fico é muito orgulhosa dos que conseguiram alguma medalha e dos que conseguiram, ao menos, chegar até uma olimpíada.
PS: isso não vale para o futebol masculino, onde aqueles infelizes ganham milhões de euro por ano para correr atrás de uma bola e nem isso conseguem fazer direito...Me matam de vergonha!)
Bjinhos
Se bem que, me desculpe comentar, mas certas frases (seguidas de seus comentários) quase me mataram de rir.
ResponderEliminarHahaha.
Bjinhos e bom comecinho de semana!
-O problema nem foi mesmo a prestação dos nossos atletas nos J.O., afinal estes não falharam mais que muitos outros ao longo da História, mas estas declarações são inaceitáveis. Julgo que no entanto iremos aprender algo, mas não fiquemos admirados se daqui para a frente os atletas (estes e outros, em qualquer competição) venham a optar pela lei da rolha. Será natural que clubes e federações venham a determinar novos códigos de conduta, prevenindo futuros erros e excessos linguísticos.
ResponderEliminarUm post excelente, São! Caricatas as desculpas de quem devia estar preparado para uma competição como é a dos jogos olímpicos.Os nossos jovens levaram ao mundo o nome de Portugal mas a postura tem de ser outra e para isso cabe aos dirigentes incuti-la.
ResponderEliminarEspero que o discurso em próximas competições seja outro. Aceitar a derrota com humildade só fica bem. É coisa de GRANDES!
Beijinhos
Oie linda! Por aqui também, os atletas não foram assim tão bem, mas já esperávamos, porque não existe incentivo, nem condições deles treinarem. As empresas não se dispõem a patrocinar e sem ajuda do governo, nem de quadras especializadas de treinamento, fica tudo muito difícil. Temos orgulho dos nossos atletas, que apesar de tudo, com sacrifícios, muitos deram o que puderam. Talvez aí os problemas sejam os mesmos. Não sei bem a realidade,
ResponderEliminarBelo post! E o encerramento, foi muito bonito mesmo.
Boa semana! Beijos
MARIZ
ResponderEliminarBem vinda!
Como pode confirmar, percebi na perfeição quanto escreveu: já tenho o gosto de ter na minha barra lateral a prenda com que me honrou e que lhe agradeço muitissimo!!
É pena, realmente, que Calimero tenha desaparecido dos ecrãs , pois era um modo suave de ensinar às crianças a relidade da vida de todos os dias.
Quanto ao páis, estou completamente desolada com o rumo que está tomando...
Regresse, que a casa é sua, também.
Um abraço.
POETA EU SOU
ResponderEliminarMas este país não tem solução, Nazareno, não tem mesmo?!
Beijos iodados.
AMIGONA AVÓ
ResponderEliminarMinha linda, o que me enfurece é a auto-idulg~encia que grassa neste (nosso) país e a desculpabilização...
Bijinhos, também para a tua princesinha.
GAIVOTA
ResponderEliminarEu nem sei mais que esperar: será que acabo por ter que dar razão a uma amiga minha quando ela acha que deveríamos ter ficado sob o domínio de Castela?!
Beijinhos.
SILVANA
ResponderEliminarTambém vi muito pouco dos Jogos...
E fiquei desapontada com esta (falta de ) atitude dos atletas do meu país.
Beijinhos.
GRAÇA PIRES
ResponderEliminarA falta de condições não justifica tudo, menos ainda este tipo de declarações!
Dá um abraço grande a Montecristo: está muito triste, sabes?
Para ti, feliz semana.
São,
ResponderEliminarDe regresso a casa, são e salvo das recentes tragédias aéreas, que lamento profundamente, deixo com saudade a Gran Canária.
No Haart deixo um resumo de como me sinto actualmente, após estes dias tão bem passados.
Um beijinho amigo.
Boa noite! Boa semana!
ResponderEliminarGrata pela visita! Vim correndo conhecer o seu blog e vejo que tens tres! Precisarei de tempo... risos
Sintonias sempre me encantam! Certamente descobriremos mais algumas afinidades!
Atualizei e nem percebi seu comentario no post anterior, fato agora visto ao abrir o correio. Tambem fiz um post sobre o encerramento da Olimpiada...
Nossos problemas ocorrem com outros focos... Enfim...
Com alegria estou adicionando seus blogs para poder retornar.
Beijo
KARINA
ResponderEliminarPois se mudares "Brasil" e puseres "Portugal" o teu comentário continua bem verdadeiro, até na parte do orgulho da participação dos atletas.
Mas, agora , chegamos ao teu segundo comentário e aí é que reside a minha profunda e total decepção, sabes? Compreendo a tua vontade de rir, pois as "justificações" estão para lá do ridículo. E face a isto quem (quase)entrou em histeria fui eu!!
Beijinhos, minha querida.
ANTÓNIO DE ALMEIDA
ResponderEliminarConcordo: a prestação corresponde ao que (já) se espera. Mas o que me aborreceu foi o tipo de declarações, inaceitáveis - como muito bem diz !!
Este pouco rigor , este passar a mão pelo lombo só nos tem levado a desgraças, nada mais.
Não me agrada a perspectiva do silêncio absoluto, mas antes isso do que este chorrilho de parvoíces...
Feliz semana.
SOPHIAMAR
ResponderEliminarGosto de estarmos de acordo.
Como tu, espero que a postura dos nossos dirigentes e, por arrasto, também a dos atletas melhorem o suficiente para não nos envergonharem.
Feliz semana, zogia.
OLHOS DE MEL
ResponderEliminarEm primeiro lugar, parabéns pelas medalhas ganhas pelo Brasil.
A realidade do desporto olímpico em Portugal não está longe da do Brasil, infelizmente.
Mas os atletas sabem desde o início as condições que (não) possuem.
Não se percebe é como chegam à China e nem os seus melhores resultados a nível pessoal conseguem atingir!!
E, como se não bastasse, pretendem tomar-nos por tolinhos com afirmações do teor daquelas que estão no post!!
Um grande abraço, zogia!
PAULO
ResponderEliminarBem regressado sejas!
Já te fui visitar: desejo que esse teu bem estar se prolongue com pilhad Duracel , rrrss...
Beijinhos.
ETERNAAPAIXONADA
ResponderEliminarParabéns pelas medalhas ganhas pelo Brasil na China.
Havemos de encontar afinidades, sim.
Bem vinda é e será.
Um abraço.
Não entendi o seu comentário, são. Vc poderia explicar-me melhor?
ResponderEliminarUm abraço,
Renata
Nada está como eu desejo, são, pricipalmente depois do seu comentário irônico, que me fez chorar. Tudo, nesses dias, me faz chorar. O que lhe fiz eu?
ResponderEliminarRenata
São
ResponderEliminarSim, vamos acreditar porque apesar de tudo vale a pena.
Apesar desses disparates que o teu espírito arguto e humor fino tão bem registaram, ainda há quem nos faça acreditar.
Que o digam o Nelson e a Vanessa.
Beijinhos, querida
Amiga
ResponderEliminarO desporto é o espelho de um País, e tambem a sua saude e cultura.
Salvo raras exceções, voltámos
à cultura dos efes.
Abraço
Mudou o blog, mudou a foto de perfil, está tudo muito bonito.
ResponderEliminarMuito bom o post.
Daqui a pouco chegam os paraolímpicos de Pequim. Portugal participa com 25 atletas. Em seis jogos que eles participaram ganharam 24 medalhas de ouro, 23 de prata, 26 de bronze.
Alguns deles treinam com grande sacrifício. Porque é que ninguém fala deles?
Um abraço e uma boa semana
(se isto fosse uma banda desenhada, aparecia um boneco enfurecido, com caveirinhas a sairem-lhe da boca, num balão contendo 1 série de impropérios- é assim que me sinto em relação a este país e também em relação a estes exemplos paradigmáticos de quem não sabe estar).
ResponderEliminarBom post.
Beijos.
Voltei para falar das minhas gentes, da minha terra, das memórias vivas e reais que perduram na minha alma e no meu coração.
ResponderEliminarBeijinhos
RENATA CORDEIRO
ResponderEliminarAcabei de regressar de seu espaço onde lhe disse o que repito aqui:o que lhe desejei foi que melhorasse. E agora estou eu preocupada : se nada está como deseja, significa que o seu estado de saúde piorou?,,,Espero bem que não!
E, já agora, diga-me por favor: com que motivo seria eu irónica consigo?!
Luz e paz, zogia .
São
Para não haver cofusões infelizes: "zogia" é um termo carinhoso em dialecto veneziano.
SILÊNCIO CULPADO
ResponderEliminarViva, linda!
Sim, temos sempre que levantar a chama da esperança!!
E creio que nos Para-olímpicos as coisas vão correr muito melhor: esperemos que a comunicação social - e a sociedade em geral- recomheça o mérito desses atletas!
Um abraço apertado, Lídia.
POESIA NO POPULAR
ResponderEliminarFado, futebol e fátima : ainda mais do que nos tristes tempos de Salazar - Caetano!!!
Um abraço amigo, caro Zé.
Carissima MARIA ELVIRA, mais uma me toca com a sua inesgotável generosidade, pelo que mais uma vez lhe expresso o meu agradecimento !
ResponderEliminarNinguém fala nos para-olímpicos porque, para além de estarmos numa sociedade preconceituosa e valorizadora da "perfeição" idealizada por exóticas criaturas, Portugal sempre rejeitou os seus melhores, com já dizia o padre António Vieira há centenas largas de anos.
Um abraço amigo.
FILOXERA
ResponderEliminarRRRRssss, achei piada á ideia da banda desenhada!
Partilhamos a indignação, pois claro!
Um abraço.
ALFAZEMA AZUL
ResponderEliminarAinda bem, mas espero que fale também dos temas tratados por aqui quando regressar.
Boa semana.
São:
ResponderEliminarObrigada, querida, por desfazer o mal entendido, pois cheguei a chorar. Mas estou bem, engordei 7 quilos e já voltei a trabalhar. E foi uma decisão difícil, pois trabalho para o Governo Federal em regime de sigilo absoluto, por isso tenho que estar sempre com todos os sentidos aguçados. Gostaria de manadar-lhe uma prenda. Uma foto minha que o Sr. do Vale estilizou. Vi que vc tem várias prendas. SE quiser, mandou-lhe um selo, pois tenho vários. Vamos fazer o seguinte: vá ao meu Blog e pegue o selo que quiser, ok?
Um beijo,
Renata
Fico muito satisfeita por estar tudo esclarecido!!
ResponderEliminarE ainda mais contente estou pela possibilidade de já conseguir trabalhar, mas não se esforce demais, sim?
Agradeço-lhe o selo, que irei buscar logo que possa, pois agora me vou deitar: só estava esperando a sua resposta...
Que o grande Espírito a acompanhe agora e sempre, Renata!
El deporte olímpico ya casi no es deporte.
ResponderEliminarEs una fiesta para profesionales y poderosos.
Cada vez me parecen menos agradables.
Felizmente existen bellas personas que estan mas alla de
estas cuestiones como vos y tantos amigos de Portugal.
Besos, amiga!!!
Pois se che son sincero, eu os xogos olimpicos non lle fixen caso ningún, parecéronme unha auténtica parida. Saúdos
ResponderEliminarSão, querida, publiquei um novo post porque passei por maus bocados enquanto o outro post estava publicado. Espero que vc goste. Como é muito longo, eu sempre aviso as pessoas: escolham algo para apreciar , apertem a tecla "page down" que todo computador tem, e ponham o comentário. Se quiser ler ou apreciar mais coisas, o post és tá lá, basta ir num outro dia. Conto com a sua presença.
ResponderEliminarwwwrenatacordeiro.blogspot.com
Um abraço,
Renata
Por acaso São (2) é vc?
Olá São:
ResponderEliminarPois...
Mas será que isso não foi ...tipo boicote a algo?
Custa-me a crer que haja tanta toleira em Portugal...
Fiquei abismada.
Bom,o termos esperança...é sempre a última coisa a morrer não?
Um dia havemos todos de COMEÇAR a ter ESPERANÇA...
É verdade...
ResponderEliminarE o que pensam meus olhos?
Dizes-me?
http://vemsonharcomigo.blogspot.com/
Beijito
Em desporto exige-se apenas empenho e seriedade aos atletas, e é assim que os resultados podem surgir. O comité olímpico português devia ter evitado que os atletas fizessem declarações sem antes ter feito o seu trabalho junto dos atletas, confortando-os e apoiando-os nas derrotas e nas vitórias, afinal era também para isso que lá estavam.
ResponderEliminarAbraço do Zé
Contribuintes Singulares Devedores ao Fisco
ResponderEliminarJULIO GUILHERME LOPES FREIRE - NIF 137831897
http://www.e-financas.gov.pt/de/pubdiv/pdf/listaFS1.pdf
Não me vou desdizer.
ResponderEliminarDeixou hoje, ou já ontem, não uma súmula tão grandiosa como a da "são, mas os inconvenientes das "LUZES da RIBALTA".
Somos 10 milhões de infelizes que sobrevivem a vagas de "assalto" a tudo o que seja o vil metal.
E não me refiro só a estes banqueteadores ... mas a todos os que numa sucessão infindável, nos têm infernizado a vida e as finanças.
É que para as competições não bastam os tempos, as forças, os cavalos e os resultados.
O equilíbrio emoção-atleta ou é trabalhado ou não vale a pena sonharmos com sonhos de adormecer.
Tivemos um caso paradigmático.
O Fernando Mamede ... em provas oficiais foi sempre um soldado raso, sendo batido pelo italiano.
Nos "meetings", era o inverso.
O presidente do Comité está em boa altura de reformular as palavras e reformar-se a si próprio ...
Os atletas fizeram o que era esperado ... só me enganei na Vanessa ...
Mas o pódio é pequeno para tantos atletas, tão grandes.
São!
ResponderEliminarSe dependêssemos das explicações de nossos atletas, ganharíamos fácil, fácil a medalha de ouro em besteiras...
Beijos!
Linda colecção,
ResponderEliminarA esperança em Portugal será a última a morrer, mas há poucas ajudas de muita gente com responsabilidades.
Em vez de irem competir com os adversários, vão lutar contra árbitros, ventos, painéis, palcos.
São uns irresponsáveis. E estão a chupar o nosso dinheirinho para irem de férias!
Abraços
João
Meu estimado RODOLFO estamos em sintonia, para mim os Jogos são já mais uma feira de vaidades que um encontro de desporto verdadeiro.
ResponderEliminarUm forte abraço para ti desde Portugal.
TERTULIAS PARA PEROGRULLOS
ResponderEliminarPois eu , meu caro David, também não perdi muito tempo com os Jogos...
Fica bem.
RENATA CORDEIRO
ResponderEliminarEspero que tudo esteja bem agora.
Já la´fui e apreveitei para trazer o selo: pode espreitá-lo na banda lateral, obrigada.
Beijinhos.
MEU DOCE AMOR
ResponderEliminarPois, até custa a crer, não é?
Mas, infelizmente, é mesmo assim...
E Deus a oiça, que algum dia a esperança esteja connosco!
Beijinhos.
MEU DOCE AMOR
ResponderEliminarOs teus olhos não sei que pensam, mas os meus viram muita beleza...
Beijinhos.
ZÉ POVINHO
ResponderEliminarPenso que sim, mas em Portugal nada se cuida nem prepara e os resultados , claro, são infelizes...
Tudo cde bom.
THOR
ResponderEliminarOlá, deus do trovão...sem nuvem de morada.
XISTOSA
ResponderEliminarMeu caro Zé, as coisas em Portugal ficam sempre pela metade: se correm mal, é natural e se correm bem, é milagre não sei de que santos (em que nem sequer acredito, claro).
Tudo de bom.
PAULO VILMAR
ResponderEliminarAqui, já ganhámos porque depois de todos estes disparates...
Um abraço, meu caro Paulo.
A JOÂO SOARES
ResponderEliminarAlguns são mesmo irresponsáveis, mas mais irresponsável é quem tem poderes de decisão!!
Fique bem.
Lindos blogs!
ResponderEliminarObrigada pela visita; esteja à vontade e volte sempre!
beijo
www.chamkli.blogspot.com
Agradecimentos duplos: pela retribuição da visita e pela ambilidade.
ResponderEliminarTambém gostarei de a ver por aqui.
Beijinhos.
Ó são. Ando distraida, com certeza. Então só agora é que vi este teu post e eu que julgava que tinha os teus blog's em dia?! O que já me ri! Nem tanto pelas frases, pois algumas já as conhecia (não todas). Mas a tua imagem e as tuas observações são de uma perspicácia...
ResponderEliminarO que já me ri!
Beijinhos super divertidos
A única coisa que falhou na presença lusa nos Jogos Olímpicos foi o marketing desportivo. Era necessário alguém que explicasse aos portugas o que estavam a ver.
ResponderEliminarLÚCIA
ResponderEliminarQuanto te agradeço, linda, quanto te agradeço!!
Perspicácia vem dos (quase) 59 anos, pois ser velha não taz só (muito) peso a mais. Felizmente!
Um grande abraço.
TAXI PLUVIOSO
ResponderEliminarAcha?