terça-feira, outubro 29, 2013

domingo, outubro 27, 2013

segunda-feira, outubro 21, 2013

A POBREZA SEGUNDO PAULO PORTAS

 


Para um Governo que começa cortes de 10% em ordenados brutos de 600 euros, exige devolução de subsídios de desemprego e doença, corta retroactivamente reformas e pensões de viuvez, aumenta o IRS e baixa o IRC, o seu conceito de pobreza deve abranger sómente quem já se suicidou por puro desespero devido à trágica situação de Portugal!!

quarta-feira, outubro 16, 2013

DIA DA ALIMENTAÇÃO

Irónico a celebração deste Dia (mais um) quando a sociedade impõe como modelo de beleza pessoas esqueléticas, principalmente do sexo feminino.
 
I
Irónico celebrar um dia destes quando , em Portugal,as filas à porta das chamadas "cantinas sociais" são cada vez mais longas .
 

 
Irónico este Dia enquanto crianças morrem de fome ou são subnutridas ....                                                                     
 

 

e outras enfrentam o também grave problema da obesidade.

 
Enfim, é este o mundo que temos e que devemos mudar!

terça-feira, outubro 15, 2013

domingo, outubro 13, 2013

"A FESTA DO CHIBO" , MÁRIO VARGAS LLOSA

"A Festa do Chibo" é o primeiro romance que li do escritor peruano Mário Vargas Llosa, distinguido com o Prémio Nobel de Literatura em 2010, e cuja adaptação ao cinema vi ontem  na televisão.

 O tema é o da terrível ditadura de Rafael Leonidas Trujillo Molina(24/10/1891 - 30/5/1961) na República Dominicana.

Ao redor da  ficcionada história de Urania, filha de uma das figuras gradas do regime, o escritor aborda os excessos concretizados em todas as áreas pelo "Chibo", uma das alcunhas do ditador.

Anti-comunista primário ,apoiado incondicionalmente pelos EUA, reprimiu cruelmente todas as formas de oposição , sem olhar a meios. Inclusivamente, atirando aos tubarões quem lhe caía nas mãos.

Foi o assassinato das três irmãs Mirabal ("As Mariposas"), já presas e torturadas várias vezes anteriormente, em 25/11/1960 a desencadear uma onda de indignação culminada no assassinato de Trujillo seis meses depois.

No entanto, seu filho Ramfis e uns quantos cúmplices ainda  tiveram  o poder suficiente para assassinar em Fazenda Maria  homens que mataram o "Jefe"(outra das suas alcunhas ), hoje considerados heróis nacionais: Pedro Cedeño, Salvador Estrella, Luís Cáceres, Modesto Diaz, Roberto Pastoriza, Huáscar Tejeda.

O livro é bastante  elucidativo do terrorismo de Estado de Trujillo e termina com uma reviravolta surpreendente.

Quanto ao filme , não trai em nada a obra e merece também ser visto.


" Com todo o respeito do mundo permitia-se aconselhar Sua Excelência a reconsiderar a decisão de promover, ainda por cima, por méritos excepcionais, uma pessoa como o tenente Víctor Alicinio Peña Rivera. Tinha um currículo tão negativo, tão manchado por actos condenáveis -talvez injustamente - que essa promoção seria utilizada pelos inimigos, sobretudo nos Estados Unidos, como uma recompensa pela morte das irmãs Minerva, Patria e Maria Teresa Mirabal. (....) Trujillo refreou a cólera que o invadia.
- O senhor tem a sorte de se ocupar só daquilo que a política tem de melhor...Invejo-o!...Mas a governação tem um lado sujo, e sem o qual seria impossível fazer-se o que você faz. E a ordem? E a estabilidade? E a segurança?...Assine a ordem de promoção do tenente Peña ...e faça-lhe chegar uma felicitação escrita e rubricada pelo seu punho."

"-Sabemos que estás aí dentro, Garcia Guerrero! Sai de mãos no ar, se não queres morrer como um cão!
«Como um cão, não», murmurou.Ao mesmo tempo que abria a porta com a mão esquerda, disparou com a direita.Conseguiu esvaziar o carregador da pistola e viu cair, rugindo, atingido em pleno peito, aquele que o intimava a render-se.Mas, ferido por inumeráveis balas de metralhadoras e revólver, não viu que ,além de matar um calié ,acertara noutros dois, antes de ser ele próprio a morrer."

Notas:
 * A  extrema dureza de Trujillo e a crueldade da sua ditadura eram de tal ordem que um alto responsável dos EUA , reconhecendo essa realidade inegável , afirmou: " Trujillo é um estupor, mas é o nosso estupor".

Como é por demais sabido, a política estado-unidense continua a nortear-se pelos mesmos "valores": aos aliados tudo se permite(até que deixem de ser úteis) enquanto aos países que se recusam a prestar vassalagem todos os horrores são imputados(nem que tenham que ser inventados com "provas" falsificadas).


** A 2/10/1937, Trujillo ordenou o Massacre da Salsinha, vitimando , na fronteira com o Haiti, entre  vinte a trinta mil haitianos, sendo presidente dos EUA Franklin Roosevelt.

quinta-feira, outubro 10, 2013

PARABÉNS, MALALA!



Malala Yousafzai é uma adolescente paquistanesa que os talibãs balearam directamente na cabeça , com  o assumido intuito de a assassinarem.
 
O motivo é a defesa que faz  abertamente de que o sexo feminino deve receber educação como acontece com o masculino.
 
Luta, consequentemente, por duas causas: igualdade entre sexos e pela importância enorme da Educação no desenvolvimento do povo de qualquer país.
 
Quanto alguém pôs a hipótese da sua nomeação para o Nobel da Paz, teve a lucidez de afirmar ser demasiado jovem para  receber tal galardão.
 
No entanto, o Parlamento Europeu acaba de lhe outorgar , com toda a razão, o Prémio Sakharov.
 
Para esta jovem corajosa e consciente dos seus direitos,  uma vida de sucesso nos seus propósitos públicos e pessoais!

quarta-feira, outubro 09, 2013

NOCTURNAS


 






 
 


 

 


 

sábado, outubro 05, 2013

sexta-feira, outubro 04, 2013

quarta-feira, outubro 02, 2013

"DO ESTADO DAS COISAS"

"Sem resolver este problema - o da fragilidade do tecido empresarial - nenhum outro problema ficará resolvido.
 
Sem empresas, não há emprego. Sem empresas não há criação de valor, nem exportações, nem mercado doméstico, nem investimento.
 
Investir 25 a 40 biliões de euros do Fundo Soberano (para isso, teríamos que ter uma moratória) em três ou quatro anos significa investir cerca de 15 a 25% do PIB actual, o que teria um impacto brutal na economia. É ousado? Sim. É novo? Sim. É arriscado? Sem dúvida. Nunca foi tentado antes? Não. Resultará? Acreditamos que sim, haja coragem."
 
                                                               RAFAEL SANTOS
                                                                         (2013)

terça-feira, outubro 01, 2013

Arquivo do blogue