quinta-feira, novembro 29, 2012

quarta-feira, novembro 28, 2012

DESESPERO NA GRÉCIA

"Eu acredito que a juventude sem futuro, brevemente se erguerá, empunhará armas e enforcará todos os traidores nacionais de cabeça para baixo, como os italianos fizeram a Mussolini em 1945."


DIMITRIS CHIRISTOULAS
(2012)

Espero bem que se não chegue a estes extremos, mas receio que tal aconteça, sinceramente.

Porque a Europa em guerra já está e se não há um emendar de caminho face ao precípicio , ninguém pode garantir que não se passe para a guerra convencional aberta.

E mais uma vez , o podemos agradecer à Alemanha!!

terça-feira, novembro 27, 2012

PARA VERGONHA DA PRESENTE DEMOCRACIA



Onde quer que esteja ( e, de certeza, não está em bom sítio) deve estar a rir  de gargalhada...


Porque razão não se levou a julgamento nenhum dos responsáveis da ditadura?!

Incrível como a Justiça jamais desempenhou o seu papel em Portugal em tempo algum!!

domingo, novembro 25, 2012

CATALUNHA : BARCELONA OU MADRID ?

Os catalães vão hoje a votos para referendar a sua saída de Espanha!

Há quem a defenda com unhas e dentes e há quem a recuse da mesma maneira.

Tenho a impressão de que Espanha tal como a conhecemos está por um fio.

A Europa desmorona-se e eu pergunto: qual é, afinal o papel da Comissão Europeia (C.E.)  e que sentido  tem  ?!

Fico furiosa e desiludida quando , para justificar o injustificável ,nos foi dito ser muito bom para Portugal  ter um português como Presidente da C.E.: vê-se perfeitamente que sim, que para o próprio Durão Barroso foi um achado, mas para nós ...

Fiquemos  aguardando então o futuro da Ibéria.

sexta-feira, novembro 23, 2012

quinta-feira, novembro 22, 2012

Egito - Cairo




Já que não vos posso oferecer a viagem real, aqui vos deixo uma virtual...

quarta-feira, novembro 21, 2012

terça-feira, novembro 20, 2012

segunda-feira, novembro 19, 2012

"ATÉ AO FIM DA TERRA", DAVID GROSSMAN


"Até ao Fim da Terra" é o mais recente livro do premiado escritor israelita David Grossman e foi distinguido com  Prix Médicis Étranger, National Jewish Book Award, JQ Wingate Prize  ,além de ser considerado o melhor livro de 2011 pela revista "Lire".


O meu interesse despertou quando li uma entrevista dada pelo autor à revista "Visão" , onde explica que sendo defensor da existência de Israel e sentindo o perigo que o Irão representa, se insurge contra a política de guerra e agressão contínuas efectuada por Benjamim Netanyahu (actual Primeiro-Ministro) e sionistas  sobre os palestinianos porque os judeus têm o dever de entender as razões que lhes assistem.

Segundo as suas próprias palavras, começou a escrever em Maio de 2003 e "tinha o sentimento  - ou mais exactamente o desejo - de que o livro que estava a escrever o protegesse". O rapaz que queria salvaguardar através da escrita era seu filho e cumpria o  período de serviço militar (obrigatório para ambos os sexos, excepto para os religiosos ultra-ortodoxos, que ironicamente pretendem a reconstrução do Grande Israel - o que implicaria a destruição de vários países .  A semelhança com o "Espaço Vital " de Hitler e consequente extermínio de 80% da população polaca é deveras impressionante).

Infelizmente,  a vida de Uri, começada em 1985, terminaria dentro de um tanque do Corpo de Blindados em 12/8/2006 e trouxe uma mudança ao livro:" o eco da realidade em que foi escrita a última versão."

O volume tem 681 páginas , mas a escrita é muito interessante e , consequentemente, aconselho vivamente a sua leitura.

Considero que daria um excelente filme.



O romance tem como tema central a teia de relações complexa e intrincada de Ora, Avram e Ilan, e  através dela o surrealismo que é a existência naquela região.

No Prólogo  este trio judeu conhece-se em 1967 num hospital evacuado , onde estão de quarentena aos cuidados de uma enfermeira árabe.

Em 2000, Ora - cujo divórcio de Ilan era recente - leva Ofer (filho dela e de Avram) para uma acção militar de emergência contra os palestinianos para o qual ele se tinha voluntariado , no táxi  que estava sempre ao seu dispor e que pertencia a Sami, árabe.

Para ela foi um choque , porque o jovem já cumprira o serviço militar obrigatório e tinham planeado uma viagem a pé pelo país. Então decide que para o proteger terá que empreender essa mesma Caminhada.    E decide também que o pai do rapaz, que nem o conhece, a irá acompanhar.

Chama o táxi , mas vê-se confrontada , através de Sami, com a dura realidade de pessoas sem abrigo nem protecção e em constante risco de vida, sómente por motivos raciais. Só depois de entregarem uma criança árabe doente a quem o pudesse auxiliar, vão buscar Avram, farrapo humano desde  o regresso da sua terrível experiência como prisioneiro de guerra.

Tudo se complica ao ponto de Sami em plena noite, os fazer sair do carro e os abandonar em sítio desconhecido, regressando a casa em pragas e lamentos contra a absurda situação em que ali se é obrigado a viver.

E é nesta caminhada , dura e longa, que Ora vai contando a Avram a sua vida com Ilan , que viajara para  a América do Sul com Adam (filho de ambos) após o divórcio.

Ao longo dos dias e das noites , percorrendo caminhos e tendo vários encontros, o homem consegue reestruturar-se e ir tomando conhecimento duma vida em família que nunca teve.Assim como da razão do divórcio e que teve a ver com o facto de nem sequer Ofer se ter lembrado de um velho árabe atirado durante muitas horas para dentro de uma câmara frigorífica, nu.

O romance acaba com Avram , após ter visto Ofer pela primeira vez  e em fotografia, assumindo a responsabilidade de , em caso de morte do rapaz, nunca se esquecer dele.

Finalmente, Ora deita-se no solo e "pensou: que fina é a crosta da terra."

sábado, novembro 17, 2012

VIVA ROSA MOTA !



Para Rosa Mota o meu abraço de parabéns e gratidão!

Foi considerada pela AIMS a melhor maratonista de sempre.

Além disso, foi a primeira mulher a vencer a maratona, prova proibida ao sexo feminino até 1982!!


Viva também o Sporting, claro!

sexta-feira, novembro 16, 2012

"BRANDOS COSTUMES"

" Sei de um país que, contra todas as evidências históricas, continua a julgar-se de «brandos costumes».

Sei de um país que, uma vez mais, vive tempos perigosos.Onde o desencanto é geral, a desesperança absoluta, o futuro, dir-se-ia, é coisa do passado.

São tempos que deviam convocar-nos, humildemente, a aprender com o passado.

E a primeira lição talvez devesse ser a de reconhecer que não há, na mitologia portuguesa, mentira mais perigosa do que a fábula dos«brandos costumes»".

PEDRO NORTON
("Visão", 1-7/11/2012)

quinta-feira, novembro 15, 2012

CAVACO , O BEM AVENTURADO!!



Afinal, Cavaco ainda está vivo!!

Como sempre, nunca viu nada: uma vez estava no Pulo do Lobo, lembram-se? Ontem, estava a trabalhar.

Mas, abençoado seja, tem a clarividência suficiente para - mesmo sem ter olhado para as reportagens sobre os acontecimentos ocorridos frente à Assembleia da República - poder afirmar convictamente que eram só elementos violentos que ali se encontravam pois o seu objectivo é destruir a sociedade e que , além disso, a Polícia se portou à altura e só atacou com cães e bastões os ditos "profissionais da violência".

Com esta criatura à frente de Portugal décadas e décadas , como poderíamos deixar de estar como estamos?!

terça-feira, novembro 13, 2012

A ISABEL JONET E SEMELHANTES


É de conhecimento público que não tenho a mínima consideração por António Lobo Antunes nem como escritor nem, menos ainda, como pessoa.

No entanto, há três crónicas  suas que gostei de ler . Uma é aquela de que aqui fica o link e dá o exacto retrato das "senhoras de bem " que praticavam caridade na ditadura e de quem Isabel Jonet(Presidente condecorada do Banco contra a Fome) segue fielmente o exemplo. Intitula-se apropriadamente "Os Pobrezinhos" e traz-me à memória um estupendo conto de Urbano Tavares Rodrigues ("A Samarra).


segunda-feira, novembro 12, 2012

A BONDOSA TROIKA



"Não se deixem enganar.  

A troika não veio pagar os salários, nós tínhamos dinheiro para  os salários,não tínhamos era dinheiro para pagar a dívida."

                               
                 EMANUEL  DOS  SANTOS
                              (1-11-2012)


http://www.portugal.gov.pt/media/371372/moupt20110517.pdf

sexta-feira, novembro 09, 2012

BOM FINAL DE SEMANA COM Nico Fidenco - A Casa d'Irene




As pessoas da minha geração lembram-se de certeza do tremendo sucesso desta canção, cantada por toda a gente na altura ... e que , ainda hoje, me agrada tanto quanto como quando eu era adolescente.

Tenham um excelente final de semana, sem a chuva que aqui tudo encharca.

quarta-feira, novembro 07, 2012

segunda-feira, novembro 05, 2012

CINCO ANOS DE "SÃO"


O "são" completa hoje cinco anos de vida.

E este é o milésimo post.

Muitas coisas agradáveis e outras nem tanto aconteceram durante estes anos.

Mas a Vida tem isso mesmo como essência: luz e sombra, prazer e sofrimento, amizade e ruptura.

Sigamos em frente, com coragem e esperança.



Para vós, que são quem verdadeiramente dá sentido à existência deste espaço, vos deixo aqui o meu apertado e reconhecido abraço.

E também as lindissimas hortenses açorianas!

sábado, novembro 03, 2012

PRÉMIO DARDOS





Agradeço muito ao meu querido amigo Rogério Pereira,  ( http://conversavinagrada.blogspot.pt/ 
 a generosidade de me ter distinguido com este Prémio,que é o reconhecimento dos ideais que cada blogueiro/a emprega a transmitir valores de vários tipos e visa promover um bom relacionamento entre blogues.

Passo a enumerar as regras:

 - Colocar o Prémio no blogue.
 - Indicar o nome e o link do blogue que deu o Prémio.
 - Escolher 15 blogues .

OFEREÇO O PRÉMIO A TODAS AS PESSOAS QUE ME DÃO O PRAZER DE ME VISITAR.

sexta-feira, novembro 02, 2012

DIA DE MORTOS



Para quem já atravessou a fronteira que todos os seres vivos vão ter que transpor e que lhes é a única certeza comum , desejo Paz e Luz.

Para meu Pai ,uma ainda maior e mais especial memória!

quinta-feira, novembro 01, 2012

BOM FERIADO COM :JULIETTE GRECO - ACCORDEON


Que tenham excelente feriado até porque só regressará daqui a cinco anos!



Arquivo do blogue