quarta-feira, outubro 31, 2012

S.F.A.L.: 10º ENCONTRO DE POETAS





Estas instituições continuam a ter um importante papel a desempenhar na comunidade onde se inserem, sem dúvida.

A S.F.A.L., inaugurada no século XIX, promove tertúlias, realiza estes Encontros de Poetas, edita livros de poesia, faz Mostras de Teatro e publica mensalmente um jornal, entre outras actividades.

Talvez merecessem mais apoio do Estado do que muitas Fundações das imensas que existem no nosso país. Mas as coisas são como são...

Peter Gabriel e Kate Bush - DON'T GIVE UP (com legendas em português)





Todas as gerações enfrentam os seus próprios problemas causados pela incompetência dos Governos e pela ganância de algumas criaturas.

Em homenagem a todas as vítimas das crises que sempre afectam os mesmos e enriquecem ainda mais quem já é rico, aqui deixo esta excelente interpretação de Peter Gabriel e Kate Bush  de uma canção de protesto contra as dramáticas consequências das medidas efectuadas pela "Dama de Ferro" em Inglaterra.

E que nós estamos a sofrer actualmente sob o jugo de Passos e quadrilha.

terça-feira, outubro 30, 2012

NOITE DE FADOS












Há já muito tempo que não ia ouvir cantar fado a uma casa típica.

Não conhecia esta, mas gostei : o jantar foi muito bom  e quem cantou, fê-lo bem - com bom acompanhamento à guitarra e à viola.

Espero que vos agrade o registo.

domingo, outubro 28, 2012

sexta-feira, outubro 26, 2012

TRAIDORES E TERRORISTAS



"Há aparentemente um enorme desvio entre o que os portugueses acham que devem ter como funções sociais e os impostos que estão dispostos  a pagar para assegurar essas mesmas funções."

Vítor Gaspar, Ministro das Finanças  24/10/2012


Estou indignada, furiosa e só lamento não poder dizer na cara e olhos nos olhos a estes escroques o que penso deles !!

Este grupo de traidores é tão só o pior elenco governamental da Democracia... e nós já tivemos Governos muito mauzinhos.

Gaspar , que só deve conhecer o adjectivo "enorme" e que anda a troçar de toda a gente - enquanto destroça sem remorsos a vida a milhões de pessoas, tem o supremo descaramento de proferir naquela sua voz monocórdica  disparates inconcebíveis como o citado.

A coligação CDS/PSD está a destruir deliberadamente o Estado Social e em guerra aberta com tudo quanto é público, protegendo os altos interesses económicos e atacando ferozmente o Trabalho além de desprezar  olimpicamente toda a sociedade e,  mais ainda,os parceiros sociais.

Como é possível Passos  - ao contrário da Grécia e de Espanha - ir afirmar como um cão amestrado que Portugal não precisa nem de mais tempo nem de mais dinheiro?!

Como é possível ser tão servil face à Alemanha?!

 E este mesmo Vítor Gaspar autoriza a concessão de dez milhões de euros de subsídios num ano à tauromaquia.



Lista publicada no Diário da República  de 21/3/2012:

> Ortigão Costa  - 1.236.214,63 E

>Varela Crujo - 188.957,35 E

> Lupi - 980.437,77 E

> Passanha - 735.847, 05 E

> Palha - 772.579,22 E

> Telles - 472.777,55 E


Compreendem agora para onde vai o nosso dinheiro, a razão dos nossos sacrificios?

Estão a ver a justiça e a equidade de Passos e Portas?

E, já agora, para onde fugirá  esta escumalha (múmia ambulante de Belém incluída) no próximo Primeiro de Dezembro?!

Bem podem andar rodeados de seguranças, porque se assim continuam a saquear o país acabam mal, pois a mansidão também tem limites!

Será bom não esquecer que nem a feroz ditadura de Franco impediu o atentado mortal a Carrero Blanco, cujo carro voou por cima de um edifício de três andares!!

quarta-feira, outubro 24, 2012

St Petersburg, Russia


Garanto-vos que a cidade é linda e merece o nome de "Veneza do Norte". Foi construída por Pedro, o Grande.

 Enquanto isso , D. João V esbanjava dinheiro estupidamente e oferecia a madre Paula uma banheira em prata maciça. Ah, sim ! Mandou construir o Aqueduto das Águas Livres - mas com o imposto que propositadamente lançou para o efeito!!




terça-feira, outubro 23, 2012

A CORAGEM DA VERDADE





Este cidadão luso-brasileiro está de parabéns pela coragem de denunciar a vergonhosa situação vivida em Portugal.

Mas vai pagar caro: o seu futuro aqui, findou!

segunda-feira, outubro 22, 2012

HALINA BIRENBAUM SOB(RE) O HORROR NAZI



" L´ESPOIR EST LE DERNIER À MOURIR - Une adolescente sous la terreur des nazis" é o livro que Halina Birenbaum  escreveu para deixar testemunho da sua dolorosa experiência de viver entre os dez e os quinze anos sob o terror  de Adolfo Hitler. Foi um dos livros que comprei no complexo de extermínio humano de Auschwitz-Birkenau em 25/7/2012.

 Nascida em Varsóvia, os anos entre 1939 e 1945 viveu-os numa Polónia ocupada pelo regime nazi, que tinha como objectivo assassinar oitenta por cento da população do país para repovoação por alemães, sendo os vinte por cento restantes destinados a trabalho escravo. Em proporção foram assassinados mais polacos que judeus no campo de concentração de Auschwitz.

A razão era aquilo que Hitler designava como "espaço vital" da Alemanha, para expansão da raça superior. Aliás, uma das motivações do médico Joseph Mengele nas suas pesquisas exaustivas sobre crianças gémeas era a de conseguir que as mulheres arianas procriassem gémeos para mais rápido crescimento alemão.

O seu drama iniciou-se aos dez anos  no gueto de Varsóvia e prolongou-se  até aos quinze , passando pelos campos de concentração de Majdanek, Auschwitz-Birkenau, Ravensbruck e Neustadt-Glewe.

Numa idade já de si complicada, foi sujeita a vivências terríveis , marcantes para toda a vida.

Denuncia a cumplicidade e cobardia da Autoridade Judaica do gueto de Varsóvia face aos invasores alemães  e recorda particularmente a "selecção da rua Mila. Tristemente célebre(...), foi a primeira do género e  viu partir 100 000 judeus de Varsóvia para Treblinka."

Viu morrer , de forma bárbara, não só familiares como outras pessoas. Ficou também a saber que as próprias  vítimas podem ser carrascos das demais vítimas a viverem nas mesmas péssimas  e precárias condições que elas e conseguirem ser ainda mais cruéis do que os opressores.

Quem já leu livros de sobreviventes dos campos de concentração , tem sempre um choque com o facto de quem os alemães escolhiam para o cargo de Kapo exercer o seu poder de uma maneira geralmente muito dura sobre os seus companheiros/companheiras de infortúnio.

Dá testemunho também da coragem de Mala, uma jovem belga, condenada à morte pela forca à frente de todos os prisioneiros após a sua captura numa fuga que durou algumas semanas: enquanto a comandante do campo discursava à assistência , cortou as veias dos pulsos e feriu no rosto o SS que se lançou sobre ela. Do que resultou ser selvaticamente agredida e levada de seguida para o forno crematório.


"Depois do pesadelo da espera , saímos vivas da câmara de gás(...)

Recontaram-nos e meteram-nos nos comboios, sentadas no chão(...)Dois SS ficaram também  na carruagem (...) A minha segunda viagem para o desconhecido começava. Nós pensámos que não poderia ser pior que em Majdanek(...)

Estava-se em pleno Verão. O comboio avançava lentamente, a viagem durava já há dois dias e duas noites.Tínhamos fome e sede.Fora-nos proibido mudar de posição sob pena de morte.(...) Jamais imaginara que permanecer sentada pudesse ser uma tal tortura. De repente, a minha vizinha mexe-se ligeiramente. O SS urra uma ameaça, que ela ignora implorando que a deixe levantar. Sem esperar a resposta , tenta erguer-se, apoiando-se nas costas da filha adolesente, sentada à sua frente. O SS aponta-lhe a espingarda . Semi-levantada , continua a pedir-lhe  piedade. Retivemos a respiração. O SS, homem já velho, iria verdadeiramente atirar?(...) Ele fez fogo. Estupefactas, olhámos a mulher cair lentamente(...), a vida a fugir-lhe com uma rapidez incrível. O soldado(...) ficou como se nada tivesse acontecido. Fez-se imediatamente um silêncio terrível, só  entrecortado pelos soluços convulsivos da rapariga que sustinha sobre as costas o cadáver ainda quente da  mãe.

Compreendemos, mais uma vez, que as nossas vidas não valiam nada para estes carrascos.(...) O SS ordenou o lançamento do corpo para fora da carruagem e disse à orfã :" Tu também não viverás muito mais tempo! Silêncio!" (...)

O destino quis que  eu assistisse a estas duas desaparições : a  da mãe e, mais tarde, a da filha."

(Excerto do livro, com tradução minha do francês)


E é por tudo quanto se sabe do horror nazi que quando ouço ser o partido  "Aurora Dourada"  já a terceira força política da Grécia e a Hungria estar a discriminar ciganos e judeus, que fico deveras preocupada.

Ainda mais, quando a União Europeia está a desfazer-se e a Alemanha ,pela terceira vez, a ter a responsabilidade maior da degradação na Europa.

sábado, outubro 20, 2012

A MANUEL ANTÓNIO PINA



Que estejas em paz e , depois do tanto que já se disse, te deixo a simples homenagem de uma flor.

quarta-feira, outubro 17, 2012

DIA CONTRA A POBREZA


"Se for eleito, irei para além das medidas da Troika."


"Só podemos sair desta crise, empobrecendo o país."

As duas frases são de Pedro Passos Coelho: a primeira em período eleitoral, a segunda já como Primeiro-Ministro do actual Governo PSD/CDS.


"Este Orçamento de Estado para 2013 é inegociável. Quem o recusar está a recusar o Memorando com a Troika. Não temos nenhuma margem de manobra."

Vítor Gaspar, ministro das Finanças


Para cumprir os desígnios governamentais  e depois de  Portugal ter cumprido rigorosamente - e até ultrapassado -  todos os requisitos exigidos pela troika , eis como se encontra  actualmente o país:

- Existem trezentas mil pessoas sem nenhum rendimento.

- Portugal é cada vez mais o país  onde o fosso entre ricos e pobres é o maior da Unão Europeia.

- Em Quarteira , a escola recusa almoço a crianças , cuja famílias não pagaram a mensalidade alimentar(cerca de trinta euros) e obriga-as a estarem sentadas ao lado das colegas enquanto estas almoçam. Uma das funcionárias quis pagar o almoço  de uma das crianças , mas não lhe foi permitido. Presumo que Nuno Crato promova Conceição Bernardes a sua Secretária de Estado.

- Existem milhares de pessoas desempregadas.

- O Governo e acólitos insultam a população portuguesa e manda-a emigrar.

- Todas as previsões de Vítor Gaspar falharam ,não sendo atingida nenhuma das metas propostas.

Com esta situação calamitosa e mesmo após o reconhecimento pelo FMI de erros no  efeito da austeridade sobre a economia, eis o que Passos Coelho e Paulo Portas pretendem impor à população portuguesa:

- Redução do subsídio de morte para metade.

- Maior penalização fiscal e de cortes nas reformas do que nos activos.

- Redução em todos os subsídios: doença, desemprego.

- Corte de mil milhões de euros na Segurança Social.

- Corte de cento e sessenta milhões de euros em Educação.

- Despedimento de dez mil funcionários públicos, correspondendo a uma diminuição de 2%.

- Não renovação de 50%  de contratos a prazo no Estado.

- Aumento de electricidade, gás e água.

- Privatizações  a alta velocidade e ao desbarato.

- Alteração no IRS de oito para cinco escalões.

- Sobretaxa de 4% no IRS.

- Corte nas deduções com despesas de educação e saúde.

- Aumento do IMI.

- Aumento dos combustíveis.

- Reforma aos 65 anos na Função Pública.

-20% da população são os mais sobrecarregados com os impostos.

- 35%  de aumento da carga fiscal.


E eu , que desde o início do ataque à União Europeia por essa sacrossanta entidade chamada Mercados, me sinto grega, pergunto:

- Afinal, para que serviu sermos o bom aluno, se não temos nenhuma margem de manobra?

- Porque razão continuamos a seguir uma política de austeridade que não deu nenhum resultado positivo e que o próprio FMI reconheceu prejudicial?

- Porque temos nós que respeitar a Comissão Europeia se Durão Barroso afirma com todo descaramento que só os Governos dos países são os responsáveis pela austeridade? E não nos foi dito que seria muito bom para Portugal ser um português o Presidente da Comissão Europeia?

- Porque motivo o Governo só cumpre a parte do Memorando que visa o Trabalho e não mexe a sério na parte que toca nas receitas excessivas, nas PPPS e afins?

Seria bem mais honesto - e até caridoso - se Pedro Passos Coelho , Paulo Portas e todo aquele bando de crápulas que os rodeiam ,nos  encostassem contra uma parede em frente de um pelotão de fuzilamento.

Mas como estamos em regime de contenção de despesas, eu até sugiro aos nossos inteligentes e iluminados  governantes e apêndices que nos atirem do alto de uma falésia sobre o mar.

Assim poupariam as balas!

terça-feira, outubro 16, 2012

DIA DA ALIMENTAÇÂO






A alimentação passa pelo convívio   mais do que pelos alimentos!

Que acabe a vergonha de haver pessoas a morrer de fome em África  exclusivamente por culpa da ambição desmesurada de criaturas sem ética.

E que em Portugal se não tenha que viver com acentuadas necessidades.

sexta-feira, outubro 12, 2012

quinta-feira, outubro 11, 2012

FINALMENTE ACORDÁMOS?



"Talvez em nenhum outro lado,contudo,  as pessoas estão tão submissas como em Portugal.

Mês após mês, o Governo implementou cortes orçamentais, aumentos de impostos e leis laborais exigidas pelos seus credores internacionais, com poucos protestos dos portugueses."

"NEW YORK TIMES"
(8-6-2012)

quarta-feira, outubro 10, 2012

terça-feira, outubro 09, 2012

CASTELAO : VIOLADO, JÁ!!

José Manuel Castelao Bragaño , esta miserável criatura de setenta e um anos , zero de QI e um machismo digno de homem das cavernas, no desempenho de funções governamentais espanholas (das quais parece se ter já demitido) , afirmou:

" As leis são como as mulheres , existem para ser violadas."

Significa também esta barbaridade que a legalidade é, para este idiota, coisa de somenos.

Convenhamos, duas infâmias numa única frase  é algo de extraordinário.

Quanto a mim , deveria ser processado  e, além disso,castrado.

Lamento profundamente que não seja violado!!!

segunda-feira, outubro 08, 2012

sexta-feira, outubro 05, 2012

DIA DA REPÚBLICA



Foi em nome destas metas perfeitamente irrealizáveis que o Governo PSD/CDS decidiu retirar do calendário o feriado do 5 de Outubro, que festejava a implantação da República em Portugal.

Um país sem memória é um país sem futuro.

terça-feira, outubro 02, 2012

Arquivo do blogue